Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 07/07/2017


Sexta-feira, 07 de julho de 2017


"A dor que machuca é a mesma que ensina."



EVANGELHO DE HOJE
Mt 9,9-13


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
  
www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!



Será que um olhar pode mudar a nossa vida? O que um olhar diferenciado pode fazer na vida de quem perdeu a esperança, de um jovem, de uma comunidade?

De fato não temos a convicta certeza que logo após o olhar de Jesus, Levi mudou de vida, mas é fato que mudou. Esse olhar compenetrado e convicto de Jesus era muito mais que um cartão de visita e sim a chave que rompia o lacre de um coração que aguardava ansioso uma chance para amar algo.

Creio que Levi, que virou Mateus, já tinha ouvido falar daquele homem de Nazaré e de seus prodígios, mas como Zaqueu, não esperava que Ele tivesse tempo e disposição para mudar a sua vida. A aproximação de Jesus deve ter gerado uma tremenda angústia em alguém que se acostumou a ser odiado pelas pessoas. Ninguém o viu com bons olhos imagine dar-lhe uma chance.

Aquele que ninguém acreditava, Deus percebeu! Onde apenas viam o pecado, Jesus viu uma grande possibilidade.

“(…) Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. MAS ONDE ABUNDOU O PECADO, SUPERABUNDOU A GRAÇA. Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor“. (Romanos 5, 20-21)

Alguém com o destino já “traçado” resolve, mediante a um olhar, rever seus planos.

Quando lançamos o olhar de Jesus sobre os que nos cercam podemos de fato ver o que ninguém vê ou não quer ver. O mundo vê jovens desmotivados para as coisas da igreja; os olhos de Jesus acreditam ainda no engajamento comprometido.

Nossas igrejas, pastorais e movimentos aos poucos envelhecem, pois negamos ter o olhar de Jesus que cative os mais jovens. Não adianta culpar a internet, as lan-houses, os bailes funk, a televisão pela falta de oportunidades que NÃO DAMOS ao protagonísmo juvenil. O jovem não fica na igreja que o quer velho e triste… Normalmente antes dele se apaixonar pelo rosário e pela oração ele se encanta pelo violão, pela bateria, pelos retiros, pelos amigos, pela atenção…

Mateus foi o primeiro a colocar no papel todo o aprendizado de Jesus a qual chamou de Evangelho. Relatos dizem que Bartolomeu quando saiu a levar a Boa Nova pela Índia levou uma cópia dele. Aquele que não tinha chance foi um dos grandes divulgadores e é somente no Evangelho que leva sua assinatura que vemos talvez a real sensação de como Jesus mudou a sua vida.

“(…) O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. O Reino dos céus é ainda SEMELHANTE A UM NEGOCIANTE que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta“. (Mateus 13, 44-48)

Quem será esse negociante que resolveu vender tudo que tinha por ter encontrado uma pérola de grande valor?

São Mateus, rogai por nós! Abre nossos olhos para ver o que Jesus deseja que vejamos nos irmãos!

Um imenso abraço fraterno






CULINÁRIA

Galinhada com creme de feijão


Ingredientes

½ xícara (chá) de óleo
1 galinha (ou frango) cortada nas juntas
5 dentes de alho espremidos
1 cebola picadinha
1 pimenta dedo-de-moça picadinha
1 tomate em cubinhos
2 cubos de caldo de galinha
1 xícara (chá) de salsinha picada
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
Cerca de 1,5 litro de água quente
Suco de ½ limão
1 cenoura ralada
1 xícara (chá) de cebolinha verde picada para salpicar

Creme de feijão

5 conchas de feijão cozido e temperado
3 dentes de alho
½ pimenta dedo-de-moça sem sementes
Pimenta-do-reino
Cebolinha verde picadinha para salpicar


Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a galinha até dourar bem. Adicione o alho, a cebola e a pimenta dedo-de-moça e refogue.
Agregue o tomate e os cubos de caldo esfarelados e misture. Acrescente a salsinha e o arroz, tempere com pimenta-do-reino a gosto e refogue um pouco.
Cubra com parte da água e o suco de limão e deixe cozinhar, com a panela semitampada, até a carne e o arroz ficarem macios (veja se há necessidade de mais água ao longo do cozimento).
Assim que estiver quase secando, misture a cenoura e a cebolinha delicadamente, tampe e retire do fogo. Abafe por 10 minutos e sirva acompanhada do creme de feijão.

Creme de feijão

Bata os ingredientes no liquidificador até formar um creme. Reaqueça, se necessário, e sirva salpicado com cebolinha verde a gosto.



Arroz de forno da Regina Duarte

Ingredientes

4 colheres (sopa) de óleo
2 xícaras (chá) de arroz
2 tomates sem pele e sementes picados
1 dente de alho triturado
Sal
4 xícaras (chá) de água fervente
2 colheres (sopa) de manteiga
4 ovos mexidos preparados em azeite
6 azeitonas verdes picadas
6 azeitonas pretas picadas
3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
Salsa picadinha a gosto
¾ de xícara (chá) de parmesão ralado
2 cenouras em cubos médios cozidas al dente
1 pacote de batata palha (140 g)
500 g de carne cozida e desfiada (acém ou pá)
2 colheres (sopa) de parmesão ralado para polvilhar


Modo de preparo

Aqueça 3 colheres (sopa) do óleo e refogue o arroz, mexendo bem. Afaste o arroz do centro da panela e adicione o óleo restante, o tomate, o alho e sal a gosto. Esmague bem os temperos e misture-os ao arroz até que estejam bem desmanchados.
Acrescente a água fervente, misture e, assim que levantar fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até a água secar e o arroz ficar cozido.
Com um garfo, solte o arroz e acrescente os demais ingredientes. Misture bem, disponha em um refratário e polvilhe o parmesão.
Leve ao forno médio preaquecido (180°C) por cerca de 20 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Todos os anos, milhares de jovens atletas do mundo inteiro reúnem-se para os Jogos Olímpicos Especiais. O alarde, a presença de celebridades, a música e a euforia são quase tão grandiosos quanto os dos Jogos Olímpicos tradicionais. Os atletas sabem o que significa dar o melhor de si. Treinaram durante meses e anos e querem vencer.

Alguns anos atrás, cinco finalistas deficientes físicos reuniram-se na linha de largada. O coração de cada um batia forte. Todos queriam vencer. Foi dado o tiro de partida, e os atletas, que estavam agachados, começaram a correr com todas as suas forças. O público pôs-se em pé, gritando e aplaudindo.

De repente, um dos corredores tropeçou e caiu com o rosto no chão. Ele esforçou-se para levantar, mas não conseguiu. A platéia emitiu um gemido lamentando o que havia acontecido e, em seguida, um profundo silêncio tomou conta do estádio.

No mesmo instante, outro competidor parou de correr e abaixou-se para ajudar o companheiro caído a levantar-se. Os dois terminaram a corrida juntos.

- Michael Broome, em Histórias Para o Coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário