Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 12/07/2017


Quarta-feira, 12 de julho de 2017


“Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.” (Dalai Lama)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 10,1-7


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe, Bartolomeu, Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu e Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.
Jesus enviou esses doze homens, dando-lhes a seguinte ordem:
- Não vão aos lugares onde vivem os não-judeus, nem entrem nas cidades dos samaritanos.Pelo contrário, procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem isto: "O Reino do Céu está perto."
   
www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
A didática de Jesus é a prova clara que capacitação, vivência, oração e oportunidade podem fazer algo sair do chão e se edificar. Einstein disse um dia uma frase que foi imortalizada pelos cristãos de nossa época: “Deus não escolhe os capacitados; capacita os escolhidos”!
Jesus escolheu pessoas simples, talvez pra dizer a nós “estudados” que a sabedoria não se encontra em livros de faculdade ou bibliotecas, mas sim no contato simples com as pessoas que veem chuviscos onde vemos tempestades; que comem apenas feijão e farinha e mesmo assim dão Glórias a Deus por estarem vivas; que são zombadas, criticadas quando fazem suas “rezas e novenas” pra chuva chegar e se não vem mesmo assim agradece.
“(…) Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós”? (Romanos 8, 31)
Fico a imaginar a nossa fé sem André, que acreditava em João Batista e apresentou Pedro a Jesus (João 1, 41); Imagino a nossa igreja sem Tiago, que tomava conta das igrejas enquanto Pedro percorria a região; ou Felipe que na Santa Ceia consolidou um pedido: a nossa esperança nas mãos de Deus (João 14, 8).
Estes que citei foram “coadjuvantes” dos “grandes” apóstolos. Desempenhavam um trabalho singelo e silencioso. Acredito que nenhum deles tenha se proposto a fazer algo que não tinham a capacidade de fazer.
Uma dura verdade: nossa fraqueza humana nos atrai a holofotes, brilhos, vaidades, tapinhas nas costas, (…). Não vi em nenhuma passagem da bíblia, Jesus ostentando sabedoria ou poder e esse fato intriga alguns estudiosos ao ponto de alguns não acreditarem que Jesus realmente ter existido, pois todo homem tem seu lado previsível e Jesus contradizendo o previsível conseguia ser o senhor do improvável. Batiam em sua face. Esperava-se uma resposta áspera, dura ou um troco e Ele olhava nos olhos do seu algoz e relevava; entre outras.
Em nossas comunidades temos dificuldade em falar com os “grandes astros”. Pessoas que não cantam nas missas e sim fazem shows; não cantam, “se esgoelam”; não fazem comentários, e sim homilias; se pudessem, pediriam pro padre ir embora e eles (as) mesmo “fariam” a missa (…). Vejo também com tristeza a banalização da fé cristã em cultos na TV e como as pessoas por desespero se apegam e confiam em pessoas e aos poucos Deus fica em segundo plano.
“(…) Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis”. (Romanos 8, 31)
Jesus sai mais uma vez a procura de apóstolos. Talvez você, eu, nós não tenhamos o dom de cantar, falar em público, anunciar; mas Jesus conhece profundamente nosso coração e deste coração quer usar para consolar, amar, resgatar, servir aos outros ou de ser um pé de bode em prol de algo maior: “(…) procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem isto: “O Reino do Céu está perto.”.
Em suma…
“(…) Nós devemos ter sempre a convicção de que, se fomos chamados para trabalhar no Reino de Deus, foi Jesus quem nos chamou. Outras pessoas podem até ter participado deste chamado, mas forma instrumentos nas mãos de Jesus para que esse chamado acontecesse. E porque foi Jesus quem nos chamou, é da obra dele que participamos. Não temos o nosso próprio projeto e nem participamos de projetos de outras pessoas, mas na verdade, nos inserimos no projeto do próprio Jesus. Com isso, não realizamos a nossa obra, mas a obra daquele que nos chamou e não agimos pelo nosso próprio poder, mas agimos pelo poder daquele que nos chamou e nos enviou para a realização do seu projeto de amor”. (reflexão proposta pelo site da CNBB)
Um imenso abraço fraterno.








CURIOSIDADES


Fatos que você desconhecia...até o momento


1-Acredite! A polícia norte-americana já registrou o caso de um homem, com 46 anos, que atacou um menino de 13, simplesmente, porque ele havia o matado várias vezes no jogo “Call of Duty”.


2- Na Estônia, você consegue ter acesso Wi-Fi até mesmo nas florestas. O país é conhecido por seu “governo-online”, onde os cidadãos fazem absolutamente tudo pela internet (pagamento de contas, matrículas escolares, prescrições médicas e etc).


3- No século 19, os Pit bulls eram conhecidos como os cães perfeitos para cuidarem de uma criança, pela habilidade em proteger e confortar.


4- Nos Estados Unidos, apenas 40% dos milionários pagam corretamente os impostos dirigidos pelo governo.


5- Sabe quando você não se lembra de uma palavra que tanto quer? Esse fenômeno é chamado de Lethologica.


6-Você sabia que o seu hábito de ver lutas ou coisas violentas vem desde a Antiguidade? Os povos antigos sempre se reuniam para verem gladiadores lutando ou até mesmo cercavam para assistir uma pessoa sendo crucificada.


7- Se você não comer exatamente o que quer, o seu cérebro se frustra e acaba desistindo 50% de qualquer coisa que você esteja fazendo no momento.


8- O céu do Rio de Janeiro foi considerado o mais azul do mundo, segundo pesquisa.


9- Os cães da raça Husky Siberiano são altamente resistentes ao frio. Eles conseguem suportar uma temperatura de até - 60 ºC.


10- O baobá é uma árvore africana, cujo tronco consegue reservar até 121.000 litros de água.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Por vezes, a vida nos oferece maus momentos. Sofrimento, lágrimas e infelicidade nos visitam e nos sentimos desesperançados e infelizes.
Nesses momentos amargos, em que a alma dolorida se volta para Deus e indaga “Por que passo por essas provações?”, é a hora em que devemos lembrar de uma palavra luminosa: a esperança.
Narra a tradição grega que uma jovem chamada Pandora recebeu uma bela caixa com a recomendação de jamais abri-la.
Mas Pandora era curiosa e desobediente. Ao abrir a caixa, ela liberou todos os males, misérias e sofrimentos no Mundo.
Desesperada, Pandora chorou. Mais tarde, viu que, após saírem todas as mazelas, havia ficado, no fundo da caixa, a esperança. Brilhava sozinha a esperança - um fiozinho de luz que pulsava. Mas que poder possuía!
O mito de Pandora deve ser refletido profundamente, em especial quando estamos atravessando momentos difíceis.
Observe que, na lenda grega, é um ato da própria Pandora que liberta os males do Mundo. Na nossa vida não é muito diferente: em geral, somos nós mesmos que, de alguma forma, provocamos muitos males que nos atingem.
Por isso, cada momento difícil é uma oportunidade de meditarmos e analisarmos qual foi a nossa contribuição para aquela situação.
No entanto, a lenda de Pandora vai além: ela mostra que – apesar da gravidade dos sofrimentos – não estamos completamente sós: há uma luz posta por Deus para nos consolar e devolver o brilho em nossos olhos.
Essa luz é a esperança.
Esperança que restaura as forças, reequilibra o coração, acalma as emoções.
A esperança é a mão generosa que acende a luz quando estamos mergulhados na treva profunda. É medicamento quando nos contorcemos em dores.
Esperança é canção suave, que nos acalenta quando nos sentimos desamparados. É um olhar de compaixão no instante em que o Mundo nos rejeita.
A esperança nasce de gestos de generosidade, de atitudes espontâneas, de palavras corretas.
Mas não se habitue apenas a esperar que a esperança venha gratuitamente se aninhar no seu coração. Abra as portas da alma para ela!
Para isso, é necessário educar o coração.
A esperança é como um visitante importante. Devemos nos preparar adequadamente para recebê-la. A primeira atitude é retirar a poeira do pessimismo.
Depois, varrer as sujeiras acumuladas pela mágoa. Essas sujeirinhas têm vários nomes: rancor, maledicência, desejo de vingança.
Em seguida, com a casa mental bem limpa, é hora de perfumá-la com bons pensamentos, sorrisos, serenidade e otimismo.
Então, quando menos se espera, eis que chega a esperança. Viaja em uma carruagem dourada, espalha flores pelo caminho e se instala no Espírito fazendo festa.
É uma presença tão forte, tão bela, que transforma de imediato o ambiente em que se hospeda: impregna a alma de coragem e de alegria.
Esperança é um sol que nasce após uma longa noite escura. Chega trazendo calor e a luz dourada de um dia cheio de boas realizações. Ela aponta, firme, para um futuro radioso.
Basta recebê-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário