Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 20/06/2017


Terça-feira, 20 de junho de 2017


“Na vida é preciso ter raiz, não âncora. A raiz te alimenta, a âncora te imobiliza.”



EVANGELHO DE HOJE
Mt 5, 43-48


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1os publi­canos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.
14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome’. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Ô Jesus, não tinha uma coisinha mais fácil pra pedir, não?
No Evangelho de ontem vimos que Jesus começa a nos pedir para olhar com outros olhos àqueles que nos fazem o mal, que são injustos conosco, que nos pedem algo emprestado... Na reflexão, Vitinho nos lembra algo importantíssimo: essas pessoas que não sabem ou não conseguem agir com amor, é porque não se sentiram amadas primeiro. Como alguém pode dar o que não tem?
Essa é uma lição que nós precisamos ter gravada no coração para conseguir acompanhar o raciocínio de Jesus, que hoje diz: "Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem." De tudo o que Jesus poderia pedir, será que Ele poderia pedir algo mais difícil? Mas observe: a quem Jesus pede isso? Ele pede àqueles que querem ser chamados Filhos de Deus. Àqueles que querem agradar ao Pai. Àqueles que, como você e eu, querem se parecer com Ele.
Você já conheceu O Amor? Aquele amor que faz tudo sem esperar nada em troca? Aquele amor de quem se coloca no lugar do próximo para poder sentir a necessidade dele? Aquele amor de quem consegue ver a maldade do próximo como uma expressão da falta de amor que aflige o coração dele... E o que Jesus fez com quem agiu com maldade para com Ele? Amou e... rezou: "Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem."
Quando você lê no Evangelho "amar os inimigos e rezar pelos perseguidores" você pensa: "Mas eu não tenho inimigos..." No entanto tem aquela pessoa que você não quer ver "nem pintada de ouro"... Pois é com ela que você precisa praticar essa lição de Jesus. É, meu irmão, minha irmã, eu sei... Toquei na sua ferida... Mas não se engane... Também é a minha... Quem não tem alguém, na sua história, que prefere evitar? Até as crianças são assim... E é por isso que elas precisam aprender desde cedo que as pessoas boas devem amar não só os seus amigos, mas também seus inimigos...









COMPORTAMENTO

Sempre atrasada? Veja algumas dicas para mudar esse hábito


Planejamento e dormir cedo: aprenda com os hábitos das pessoas pontuais como não chegar mais atrasada a todos os seus compromissos.
Chegar sempre atrasada aos compromissos pode ser um problema. Se eles forem profissionais, isso pode te render até uma demissão. Já se você se atrasa para encontrar os amigos, eles podem se indispor e nem te chamar para alguns encontros.
Se como resolução de Ano Novo você prometeu não ser mais uma pessoa atrasada, é preciso se organizar e seguir algumas dicas de pessoas pontuais, reunidas pelo site "Pop Sugar". Veja só:

Se planejar

Pessoas que estão sempre atrasadas geralmente subestimam o tempo que elas levam para ficar prontas. Elas falam que estarão no compromisso em meia hora, quando ainda precisam tomar banho, se arrumar e ainda levar tempo no trânsito até o local. As pessoas pontuais calculam o tempo correto antes de marcar um evento com outra pessoa. Tente então ser mais realista e prestar atenção no quanto você demora para fazer cada coisa.

Não procrastinar

Para ser pontual, é preciso fazer as coisas na hora, não deixar tudo para o último minuto. Isso significa separar as roupas na noite anterior, preparar lanches para o trabalho e arrumar a mala com antecedência para uma viagem.  Ao fazer algumas coisas de forma antecipada, você não deixa sua manhã antes de um compromisso virar um caos.

Botão soneca proibido!

Para chegar na hora certa aos eventos matutinos, é preciso selecionar uma hora certa para acordar, e realmente levantar da cama quando o despertador tocar. Só assim você terá tempo para fazer tudo o que precisa.

Dormir cedo

Essa é outra dica para que você não se atrase quando tiver compromissos pela manhã. Se o seu corpo descansar bem durante a noite, você acordará mais disposta e conseguirá fazer tudo pela manhã de forma mais rápida - e sem apertar o botão soneca.

Prepare-se para imprevistos

Quem é pontual, não sai exatamente na hora programada de casa. É importante também ter um tempo de sobra para imprevistos que possam acontecer no meio do caminho. Você pode esquecer alguma coisa, ou então ser atrasada por um dos maiores problemas das grandes cidades, o trânsito, entre outros imprevistos. Por isso, planeje-se sempre para sair de casa um pouco antes da hora necessária para chegar a tempo ao local desejado.

Fonte: Delas - iG @ http://delas.ig.com.br/comportamento/2017-01-09/dicas-mudar-atrasada.html








MOMENTO DE REFLEXÃO


O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse.
- Qual é o gosto? - perguntou o Mestre.
- Ruim - disse o aprendiz.
... O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago.
Então o velho disse:
- Beba um pouco dessa água.
Enquanto a água corria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
- Qual é o gosto?
- Bom! Disse o rapaz.
- Você sente o gosto do sal? Perguntou o Mestre.
- Não. disse o jovem.
O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse: - A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras: É deixar de ser copo para tornar-se um Lago.
Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para  mudar o que somos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário