Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 13/06/2017


Terça-feira, 13 de junho de 2017


"Sempre que o homem seguir com sinceridade o caminho da fé, ele será capaz de aproximar-se de Deus e operar milagres." (Paulo Coelho)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,13-16


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não pen­seis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.

19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade



Bom dia!
De que vale ser cristão se não tentamos pelo menos mudar algo ao nosso redor, ou melhor, TEMPERAR A VIDA? Já vi tantos exemplos do sal em nossa vida, mas um novo (ou pelo menos diferente) eu gostaria de inserir na nossa reflexão diária.
Num aniversário do meu filho, enchi um grande isopor com água, refrigerantes, gelo e sal. Se o “trem” já estava gelado, o sal deixou ainda mais, pois a temperatura cai abaixo de zero, mas a água não congela. O refrigerante “coitado” não tem a mesma sorte, acaba, se ali ficar muito tempo, congelando. O sal não permite que a água congele diferentemente da água que esta confinada na garrafa de refrigerante.
O que aprendemos com isso? O sal que temos nos faz resistir às dificuldades sem congelar, ou seja, nossa oração, nossa fé, nossa esperança pode até esfriar, mas não congela tão facilmente. Se isso é verdade por que temer ser sal no isopor?
O isopor representa esse mundo que aos poucos se acostumou a se manter na mesma temperatura. Um mundo insosso, nem quente, nem frio, que não se indispõe, sempre “na dele”. O refrigerante representa as “panelinhas” que se resumem nossas vidas. Tornamos-nos pessoas doces, cheias de gás, mas que temem se misturar, enfrentar, opinar…
“(…) Todos nós devemos testemunhar Jesus e os valores do Reino dos céus a fim de que o mundo não se corrompa, mas descubra os caminhos da santidade, da justiça e da graça. Com isso, é de suma importância que o anúncio da Palavra seja acompanhado pela coerência de vida, pela busca da santidade e pelo seguimento de Jesus a partir da vivência dos seus mandamentos. O Papa Paulo VI nos falava sobre isso na sua Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, quando se referia à exigência da santidade em todo trabalho evangelizador. Todo trabalho evangelizador deve começar pela caridade, pelo serviço, ou seja, pela explicitação, através da vida, dos valores do Evangelho”. (reflexão proposta pela CNBB)
Quando o assunto é religião reserva-se apenas a sua pastoral, movimento, grupo… No mundo somos chamados a ser SAL e não garrafas fechadas de refrigerante. “(…) Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu”.
Não pensem aqui que estou afirmando que nunca congelaremos, pois até quimicamente isso é provado que não. Esfriar, até grandes estrelas sofrem disso.
Uma vez fui a Campos do Jordão a convite de um amigo padre (Wilson). Nossa que frio! Dois negativos durante a madrugada. Foi uma das piores noites da minha vida, pois quem mora em Cuiabá esta acostumado com quarenta e cinco graus (45ºC). Aprendi pela manhã com um dos donos da hospedaria, que testasse colocar água quente numa garrafa PET e a enrolasse com Jornais. Feito isso a pusesse sobre a cama e a cobrisse por completo com um edredom.
Ao deitar descobri que lá dentro eu poderia me dar o luxo de dormir com poucas roupas de frio, pois o ambiente estava agradabilíssimo. \o/
Não é porque sou SAL que devo me expor ao mundo “esperando” não congelar. Esse mundo é paciente e esperará um bom momento. Se quero ser GARRAFA PET, devo me revestir do que tem de melhor e mais saudável desse mundo e assim, bem aquecidos, possamos servir para aquecer aqueles que não esperavam o frio, a surpresa, a tristeza…
“(…) De vossa boca não saia nenhuma palavra maliciosa, mas somente palavras boas, capazes de edificar e de fazer bem aos ouvintes. Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes marcados, como por um sinal, para o dia da redenção. Desapareça do meio de vós todo amargor e exaltação, toda ira e gritaria, ultrajes e toda espécie de maldade. Pelo contrário, sede bondosos e compassivos, uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4, 29-32)
Saibam, sendo SAL ou GARRAFA não importa, mas se não SERVE, NÃO SERVE!
Vulcões que surgem no meio do oceano travam batalhas titânicas contra as águas frias do mar, Parece até desleal, o calor certamente sucumbirá ao frio imposto pela grande qualidade de água, mas uma coisa é certa: SUGIRÃO ROCHAS.
Ao enfrentar a TIBIEZA, que é algo bem comum (frio espiritual), deixe o calor de Deus mantê-lo aquecido, levante a cabeça, enfrente, torne-se uma rocha! Mas se me sinto a água e não o fogo, saiba que Deus fará com que o seu SAL não o deixe congelar. Evite se isolar em garrafas.
Um imenso abraço fraterno!







COMPORTAMENTO



Comece hoje mesmo a desenvolver estes atributos nobres
Saiba destas qualidades indispensáveis que estão se tornando cada vez mais raras.
Fernanda Britto Teixeira de Borba



Ninguém é perfeito. Todos nós temos dificuldades e elas surgem para que sejam vencidas, portanto, trago aqui alguns atributos indispensáveis para que possamos nos esforçar em desenvolver, e assim, ser pessoas melhores no ambiente familiar, social e profissional.

Paciência

Quando você é paciente, você se torna capaz de suportar muitas adversidades, de esperar as coisas acontecerem em seu devido tempo, e de resistir a tentação de se irar com alguém. Vivemos uma geração de mensagens instantâneas, nos acostumamos com este fato e acabamos por não ter paciência para esperar nada mais. A paciência é indispensável para que sejamos pessoas agradáveis em constante progresso.

Gratidão

A ingratidão é um dos piores defeitos que alguém pode ter, e que pode muito facilmente ser desenvolvido. Precisamos estar atentos. Vivemos tão atarefados que por muitas vezes podemos nos esquecer de agradecer alguém, ou de reconhecer alguém que nos ajudou. A gratidão é um atributo que deve ser exercido diariamente. Nós amamos quando alguém nos agradece, então devemos fazer o mesmo para as outras pessoas.

Fidelidade

Ter fidelidade é ter respeito, firmeza, consideração, lealdade com algo ou alguém. Ser fiel é ser responsável, é ter caráter.

Autocontrole

Nada pior do que lidar com pessoas descontroladas, que não podem ser contrariadas, ou que não conseguem lidar com nenhum tipo de situação imprevista que já ficam completamente enlouquecidas. Não seja essa pessoa. Tenha autocontrole, respire fundo, conte de um até dez se for preciso, pense coisas positivas. Se você sofre deste problema, certamente no início será um pouco difícil, mas este atributo advém também de prática. Todos perceberão sua mudança e estar em sua companhia se tornará mais agradável.

Mansidão

A mansidão é uma qualidade nobre, que, nos dias conturbados atuais, tem-se tornado cada vez mais escasso. Ser manso é ter autocontrole, é ser humilde e paciente. É não se irar facilmente; é ser pacificador e ter calma para procurar soluções de problemas.

Caridade

Que atributo maravilhoso! Quando somos caridosos, nós nos importamos com o bem-estar de outras pessoas, logo, evitaremos sentimentos ruins sobre elas. A caridade não é somente fazer uma boa ação, é também não falar mal de alguém, não criticar, é saber perdoar quem lhe ofendeu.

Honestidade

O mundo já tem pessoas desonestas demais. Ninguém gosta de ser enganado, portanto, sejamos honestos! A honestidade traz paz ao coração. Precisamos exercer este atributo em todos os ambientes em que nos encontrarmos.

Diligência

Ter diligência é ser dedicado e cuidadoso ao executar uma tarefa. O descaso é tão triste, principalmente quando é de alguém que você ama ou de alguém que você está contratando um serviço. Seja diligente, principalmente quando alguém lhe responsabiliza por alguma incumbência.

Humildade

Ter humildade nunca significou ter fraqueza. É preciso muita coragem e força para admitir que precisamos de ajuda ou que falhamos em algum momento. O orgulho destrói. Precisamos ser humildes e reconhecer que somos falhos, e que por muitas vezes precisaremos da ajuda de alguém.
É importante ressaltar mais uma vez que ninguém é perfeito. Todos nós temos nossas deficiências e fraquezas. Mas estes atributos nobres citados acima são indispensáveis para que sejamos pessoas confiáveis, agradáveis e amáveis, e para nos destacar em um ambiente profissional.
Se você possui dificuldade com algum destes atributos, faça uma meta de duas semanas, por exemplo: se ter gratidão é difícil para você, faça a meta de durante duas semanas buscar ser grato, se esforçando diariamente para reconhecer a ajuda e o trabalho de outras pessoas, e registrando no final do dia coisas para agradecer. No final destas duas semanas você certamente se sentirá uma pessoa melhor, terá o desejo de continuar exercendo a gratidão continuamente. Nossa vida deve ser um progresso constante. Não custa nada esforçar-se um pouquinho para fazer isso realmente acontecer.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Contam que um dia um camponês pediu a Deus permitir-lhe mandar sobre a Natureza para -segundo ele - conseguir melhores colheitas.
E Deus lhe concedeu!
Então quando o camponês queria chuva ligeira, assim acontecia; quando pedia sol, este brilhava em seu esplendor; se necessitava mais água, chovia mais regularmente; etc.
Mas quando chegou o tempo da colheita, sua surpresa e estupor foram grandes porque o resultado foi um total fracasso.
Desconcertado e meio aborrecido perguntou a Deus por que aconteceu aquilo, se ele havia escolhido os climas que achou adequado.
Mas Deus respondeu - "Tu pediste o que quiseste, mas não o que de verdade convinha.“
“Nunca pediste tormentas, e estas são muito necessárias para limpar a semente, afugentar aves e animais que a consomem, e purificá-la de pragas que a destroem..."
Assim acontece conosco, queremos que nossa vida seja puro amor e doçura, nada de problemas.
O otimista não é aquele que não vê as dificuldades, mas aquele que não se assusta com elas, não se deixa ultrapassar.
Por isso podemos afirmar que as dificuldades são vantagens, as dificuldades amadurecem as pessoas, as fazem crescer…
Por isso faz falta uma verdadeira tormenta na vida de uma pessoa, para fazê-la compreender o quanto se tem preocupado com bobagens, por chuviscos passageiros.
O IMPORTANTE NÃO É FUGIR DAS TORMENTAS, MAS TER FÉ E CONFIANÇA EM
QUE LOGO PASSARÃO E NOS DEIXARÃO ALGO DE BOM EM NOSSAS VIDAS.
Há derrotas que têm mais dignidade do que a vitória...
Uma retirada a tempo é em si uma vitória...
O primeiro êxito não significa vitória e o primeiro fracasso não significa derrota.
Pergunta-te se o que estás fazendo hoje te aproxima do lugar aonde queres estar amanhã.
Antes de por uma barreira em tua vida, recorda o que vais deixar dentro e o que ficará fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário