Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 06/06/2017


Terça-feira, 06 de junho de 2017


“Quando nós falamos, estamos dando vida ao que estamos dizendo, plantando uma semente. Palavras, como as sementes, possuem poder de criação.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 12,13-17


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: "Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?"
15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: "Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja". 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: "De quem é a figura e inscrição que estão nessa moeda?" Eles responderam: "De César".
17Então Jesus disse: "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". E eles ficaram admirados com Jesus.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
No site da CNBB é apresentada a seguinte reflexão inicial: “(…) Dois pontos nos são sugeridos pelo Evangelho de hoje. O primeiro é: por que nos aproximamos de Jesus? Condenamos as autoridades porque mandaram pessoas até Jesus para o apanharem em alguma palavra, mas muitas vezes nos aproximamos de Jesus para a satisfação de nossos interesses pessoais e não para o encontro pessoal com aquele que é nosso Deus e que nos ama com amor eterno”.
O que pertence a Deus em nossa vida, no nosso dia-a-dia, no nosso trabalho, no serviço comunitário que prestamos? Qual é o motivo que nos tem atraído a sua presença? Da hora que levanto, tomo meu café da manhã (quando tenho tempo ou condição) e chego ao trabalho, em que momento tenho para dar a Deus o que é Dele?
Quem vai a missa aos domingos cumpre uma doce obrigação de todo católico; quem clama ao seu santo nome através da oração ou do louvor não deixa de ser ouvido, mas quais são os reais motivos que me levam a missa e quais são os motivo que aumentam minha vontade de rezar? Um cristão não á reconhecido pelo que pede e tão pouco por estar na missa, num grupo ou pastoral e sim, se tenta, a cada dia, ser uma pessoa melhor, que resiste cada vez mais eficientemente às tentações, que conhece suas limitações, mas não as usa como escudo para continuar errando…
Cristão verdadeiro é o que retira o véu dos seus olhos e começa a entender que o que há de Deus em mim é muito maior que qualquer coisa que eu possa conquistar ou comprar.
 “(…) Mas, todas as vezes que o coração se converte ao Senhor, o véu é tirado. Pois o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade. Todos nós, porém, com o rosto descoberto, refletimos a glória do Senhor e, segundo esta imagem, somos transformados, com uma glória cada vez maior, pelo Espírito do Senhor”. (II Coríntios 3, 16-18)
O esforço, a dedicação, a força de vontade fazem parte das armas dos cristãos. Isso entra em conflito com a preguiça, a apatia e a fraqueza na vontade de lutar. Quantos de nós exercemos nossa perseverança ao rezarmos nosso terços no caminho do trabalho dentro do ônibus apertado, no entanto quando vamos de carro ao serviço, no conforto, o espaço reservado do terço é ficar pendurado no retrovisor? Quantos de nós sentamos do lado de uma pessoa na missa pra poder acompanhar juntos as leituras da missa, mas tendo uma bíblia em casa, não dedicamos nem cinco minutos diários para lê-la?
Ser cristão dentro da igreja é fácil. E no domingo também, mas a proposta de Santo Inácio de Antioquia é que possamos viver a semana como se fosse uma extensão do domingo. Dar a Deus o domingo, por uma hora é fácil, mas será que temos essa mesma vontade ao desligarmos a TV no horário do Big Brother ou de outros programas que poderiam ser substituídos por uma boa leitura, um bom filme, uma conversa em família?
Não estou dizendo que assistir TV é ruim, mas não posso reclamar se meu tempo é aproveitado sem verificar o que é prioritário. Tem gente que não vai a escola por causa do fim de uma novela que reprisará no sábado; gente que endividada, não aceita um determinado emprego por orgulho ou pelo que vão pensar, gente que mente tanto que nem mesmo ela sabe o que é verdade em sua vida…
É isso que vemos na primeira leitura. Um homem de Deus, cego pelo orgulho, que recusa ajuda e duvida até mesmo dos seus
“(…) Quando entrou em minha casa, o cabrito começou a balar. Chamei minha mulher e perguntei-lhe: ‘De onde vem este cabrito? Não terá sido roubado? Devolve-o a seus donos, pois não temos o direito de comer coisa alguma roubada’. Ela respondeu-me: ‘É um presente que me foi dado além do salário’. Mas não acreditei nela e insisti que o devolvesse aos patrões, ficando bastante contrariado por causa disso. Ela então replicou: ‘Onde estão as tuas esmolas? Onde estão as tuas obras de justiça? Vê-se bem em ti o que elas são”. (Tobias 2, 13-14)
Esse orgulho e vaidade que também cativamos também não são de Deus. Cativemos o que é de Deus. Esforcemo-nos para abandonar o que não é Dele.
Um imenso abraço fraterno!






COMPORTAMENTO


5 frases de Jesus que irão mudar a sua maneira de enxergar a vida
Shana Padilha


Sempre que ouvimos frases sobre Cristo, aprendemos ou relembramos o quanto Ele era bom e obediente a seus pais, Maria e José. E o quanto Ele era obediente aos ensinamentos de Deus. E que Ele era um homem simples e exemplar. Ele era perfeito.
Mas, para nós hoje, qual o tipo de mudança que vem em nossa mente quando ouvimos falar em Jesus Cristo?
Em cada um de nós virá uma resposta diferente, porque cada um sabe um pouquinho sobre Jesus Cristo, seja por aprender na família, de ouvir por aí, numa aula, algumas frases na época do Natal, escola ou na igreja mesmo.
Já o que realmente nos fará ficar mais próximo de Jesus Cristo é aprender sobre Ele e procurar desenvolver alguns atributos Dele que podemos aprender ao estudar a Bíblia, um conjunto de livros onde relatam os acontecimentos da vida de Jesus Cristo aqui nesta terra.

Ao estudar um pouco mais sobre Jesus Cristo com um sentimento de fé e com o desejo sincero em aumentar a espiritualidade, a proximidade com Ele irá crescer e consequentemente a sua maneira de enxergar a vida vai mudar. Você encontrará mais sentido nas coisas e aprenderá mais com cada experiência vivida em sua vida.
Todos os dias mudamos um pouco, e mudamos de acordo com a maneira que vivemos e o que fazemos com o que aprendemos.
Jesus Cristo nos deixou algumas frases com ensinamentos maravilhosos.

1. Malaquias 4:6
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

2. João 3:3
Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

3. Mateus 18:22
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

4. Mateus 5:7
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

5. Mateus 7:2
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido hão de medir a vós.

Todas as frases acima passam um ensinamento de Jesus Cristo.
O trabalho de unir uma família à genealogia fortalece o amor e livra a terra de uma maldição.
Mas, assim como no passado algumas pessoas não aceitaram seus ensinamentos, hoje também existe.
Jesus Cristo possuía muitas características.
Ele era um motivador de pessoas, amoroso. E era um excelente professor e contador de histórias. Quando tinha que chamar a atenção, Ele chamava. Acreditava que as pessoas poderiam se arrepender e mudar. Ele era um exemplo para os que o amavam e o admiravam. Ele ajudava o próximo. Jesus Cristo era popular onde vivia pela maneira que agia. Mas também existia aqueles que o invejavam, pela sua popularidade e devido ao ódio e inveja no coração dessas pessoas, acharam que era melhor matar Jesus Cristo.
E então montaram um plano e o mataram.
Mas, mesmo com sua morte, sua história continua viva, e ajudando muitas outras pessoas.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Vocês sabem quando sabemos que amamos alguém de verdade? Não é quando está tudo bem, quando nunca houve maré baixa. Assim é muito fácil. Que sejam amigos ou amores, é muito fácil dizer que se ama e desejar a felicidade do outro quando tudo corre como um rio tranqüilo.
Mas o amor mesmo, só pode ser provado quando o coração estiver quebrado em pedacinhos. Não que não exista se nunca ocorrem problemas, claro que existe. Mas quando a adversidade bater na porta da relação, aí então é que podemos estar seguros dos nossos sentimentos.
Amor não se desmancha com mágoa não. Nem com ressentimentos, nem com decepções, nem com problemas. Que amor frágil é esse, se assim for?
Sabemos que amamos alguém quando somos capazes de desejar sua felicidade passando por cima da nossa dor.
E é sobre isso que falo um pouquinho hoje.
E quem nunca sentiu um amor assim de tanta grandeza, ore ao Pai. É um sentimento sublime e só mesmo nosso Divino Pai é capaz de colocar em nosso coração. E Ele não nos dá, Ele nos oferece.Acho que sabemos que amamos verdadeiramente uma pessoa quando a vemos partir, isso nos parte em mil, e ainda assim desejamos que ela seja feliz, mesmo se nossos mil pedaços vagam chorando em cada canto. Só o amor nos torna seres assim tão superiores, capazes de tanta grandeza.
Desejar a felicidade de quem magoou nosso coração não é assim coisa tão fácil. Exige de nós uma força extraordinária. Uma luta se trava em nós: parte nos empurra, nos cega para o bom e abre nosso coração à mágoa e outra parte se enche de ternura com as lembranças do que de bom vivemos. É nosso eu doente e nosso eu são dentro de um mesmo espaço e cada qual tentando falar mais alto. Como desejar a felicidade de quem nos feriu? Como passar por cima? Não somos santos, é o que nos dizemos. Somos feitos de carne, osso, alma e coração. Temos sentimentos... e os bons ficam assim tão miúdos quando os maus aparecem...
Só mesmo um coração maior que nós e nosso eu para vencer uma luta como essa. Só mesmo um amor sem tamanho e uma bondade sem limites.
O amor é uma água bendita! Ele lava as mágoas, ele purifica, deixa branco, sem mácula. Se você for capaz de perdoar a alguém que feriu seu coração e ainda desejar a felicidade dele, saiba que o amor é o dom maior que vive no seu ser e que você é uma pessoa bem-aventurada!
E pessoas bem-aventuradas não só caminham com a felicidade do lado, elas caminham de mãos dadas com ela e vai chegar fatalmente o dia em que essa felicidade vai abraçá-las.

LetíciaThompson



Nenhum comentário:

Postar um comentário