Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 10/06/2017


Sábado, 10 de junho de 2017


“Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.” (Bob Marley)




EVANGELHO DE HOJE
Mc 12, 38-44


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Uma grande multidão escutava com prazer o que Jesus ensinava. Ele dizia ao povo:
- Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de andar para lá e para cá, usando capas compridas, e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças; preferem os lugares de honra nas sinagogas e os melhores lugares nos banquetes. Exploram as viúvas e roubam os seus bens; e, para disfarçarem, fazem orações compridas. Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda!

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Helena Serpa


Neste Evangelho Jesus adverte aos Seus discípulos que se previnam contra “os doutores da lei” por causa da sua soberba e pretensão, assim como também da falsidade e hipocrisia no trato das coisas de Deus,afirmando: “Tomai cuidado” “eles receberão a pior condenação”. Além disso, Jesus também recomenda-lhes a não imitá-los e não seguir a mesma cartilha por onde eles se guiavam. Hoje também precisamos tomar cuidado porque esta cartilha pode estar servindo de lição para muitos de nós, “doutores da lei” que usamos das mesmas práticas a fim de chamar atenção para nossa “espiritualidade” e “devoção” de fachada. Mais adiante Jesus faz alusão também àqueles que depositavam grandes quantias no cofre das esmolas e à viúva que “na sua pobreza, ofereceu tudo aqui que possuía para viver”. São duas situações claras em que percebemos que as nossas atitudes exteriores muitas vezes não revelam o que se passa no nosso interior. Jesus pôde avaliá-los, poi observava tudo com os olhos do Espírito e podia sondar os corações das pessoas. Isso não nos dá o direito de fazer julgamentos precipitados sobre as ações das pessoas, mas nos serve de lição para mergulhar dentro de nós mesmo e avaliar as nossas reais intenções quando agimos sabendo que estamos em evidência e que outras pessoas nos veem no trabalho do reino e nas ofertas que fazemos. Por mais que tentemos aparentar uma falsa humildade, Deus conhece o nosso coração e pode perceber quais sentimentos se escondem debaixo das nossas ações. Precisamos, pois, ter muita consciência quando formos fazer as nossas ofertas. O muito ou pouco que colocarmos aos pés do altar do Senhor precisa ecoar de dentro do nosso coração, sinceramente. Não podemos, nem tão pouco, precisamos enganar a Deus, mas podíamos ser mais sinceros se confessássemos a nossa covardia dizendo:”Senhor, e sei que poderia dar mais, no entanto, sou apegado, (a) tenho medo de que me faça falta, finalmente, Senhor, eu não estou confiando em Ti, perdoa-me!” Se agíssemos assim, com sinceridade, talvez um dia nós nos envergonhássemos das desculpas esfarrapadas e, como a viúva, oferecêssemos a Deus tudo o que possuíssemos, fosse, muito ou pouco. Não importa a quantia que depositamos, mas a generosidade com que fazemos as nossas ofertas. Jesus não delimita as nossas esmoas, apenas nos propõe a experiencia de sermos livres dos nossos apegos. Ah, sim! Jesus também não quer que “nós recebamos a pior condenação!” Que nós possamos aprender com os conselhos do Mestre. Reflita – Com que intuito você faz as suas orações na assembléia diante de todos? – O que você pode dizer a Jesus, agora, em relação às suas esmolas ao tesouro do tempo? – Qual é o entendimento que você tem sobre generosidade? – Como você poderá dar tudo o que possui – você entende isto?





CASA, LAR E FAMÍLIA


Dicas para deixar o seu café ainda mais gostoso



Quer fazer um cafezinho digno de elogios? Essas sugestões vão te ajudar a inovar na deliciosa e tradicional bebida. Experimente!

1- Dê MAIS SABOR adicionando uma colher de chá de chocolate em pó junto ao pó de café antes de colocar a água;

2- Deixe seu café com leite com GOSTO DE CAPPUCCINO adicionando uma colher de chá de chocolate em pó e um pouco de canela;

3 - O pó de café vai ficar com GOSTO DE MOÍDO NA HORA se ele for guardado na geladeira;

4- Prepare seu cafezinho com água filtrada, o sabor é muito melhor;

5- Nunca deixe a água ferver, pois a água fervida queima o pó e da um gosto amargo;

6 - Ao coar o café molhe todo o pó e não fique mexendo, deixe a água escorrer naturalmente.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali.
Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante.
O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta.
Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama.
Todos os estudantes se manifestaram contra a ideia, mas o velho aceitou o desafio.
Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre.
Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais.
Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
Desapontados pelo fato de o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram:
- Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?
- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? - perguntou o Samurai.
- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre e continuou - quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.
Uma das causas mais influentes da infelicidade é a inveja.
Falar de inveja é falar de comparação.
Quando uma pessoa se compara a outra e se sente inferior em algum aspecto, está com inveja.
A inveja é a vivência de um sentimento interior sob a forma de frustração, de tristeza, de mal-estar, por nos sentirmos menos do que outros, por não sermos o que os outros são.
É o desequilibro íntimo oriundo de um sentimento de inferioridade, fruto da comparação que se faz em relação à outra pessoa em algum aspecto específico.
Quanto maior for o complexo de inferioridade de uma pessoa mais combustível é liberado para aumentar a chama da inveja, naturalmente, para àquelas pessoas que são fracas.
A verdade é que muitas pessoas não estão preparadas para administrar suas próprias frustrações e ficam absortas pela fúria quando as coisas não saem como planejaram.

Rubens Fava



Nenhum comentário:

Postar um comentário