Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 18/06/2017


Domingo, 18 de junho de 2017


“Muitos daqueles que não querem ser oprimidos querem ser opressores.” (Napoleão Bonaparte)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 9,36-10,8


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu Irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;  Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Josué Pereira Souza

Jesus se compadece das multidões cansadas e abatidas, que sofrem todos os tipos de problemas e exclusões. A compaixão revela o lado maternal de Jesus e resume sua missão. Ter compaixão de alguém significa sentir suas dores e sofrimentos. Para ajudar essas multidões, Jesus constitui um grupo de discípulos e apóstolos. Entre outras coisas, esse grupo tem, segundo o evangelho, quatro importantes compromissos: curar os doentes, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos e expulsar os demônios.
CURAR OS DOENTES. Jesus sempre se preocupou com a saúde do povo. A saúde é o grande dom de Deus e por ela devemos zelar. Não podemos desperdiçá-la com irresponsabilidades e extravagâncias. É missão da Igreja estar do lado dos doentes e se preocupar para que o poder público cuide do povo, criando hospitais e postos de saúde para atender a população.
RESSUSCITAR OS MORTOS. Ressuscitar no original, significa também despertar ou pôr em pé. Ninguém de nós consegue ressuscitar um morto, mas podemos despertar os que estão alienados pelas drogas, animar os que estão desanimados, conscientizar os que já não encontram sentido para viver, pôr em pé os que estão caídos….
PURIFICAR OS LEPROSOS. O leprosos eram os excluídos da convivência social. Purificar os leprosos significa reintegrar na sociedade os excluídos de hoje, tratá-los com dignidade garantir-lhes cidadania.
EXPULSAR OS DEMÔNIOS. A tarefa dos demônios é alienar as pessoas. Os demônios podem aparecer disfarçados em gente mal-intencionada, em mídia antiética e alienante, em consumo exagerado suscitado pela propaganda… Expulsar os demônios significa mostrar a essas pessoas que estão sendo enganadas e desviadas do caminho de Jesus.
A missão da Igreja, como continuadora da missão de Jesus, é ter compaixão de todas as pessoas doentes, excluídas, alienadas… que são as ” ovelhas perdidas “.







VÍDEO DA SEMANA

Padre Fábio de Melo - Descer da árvore

https://www.youtube.com/watch?v=2e6GVwoS_Yg&feature=em-subs_digest-vrecs








MOMENTO DE REFLEXÃO


Benny tinha setenta anos quando morreu subitamente de câncer, em Wilmette, Illinois. Como sua neta de dez anos, Rachel, nunca teve a oportunidade de dizer adeus, ela chorou durante vários dias. Mas depois de receber um grande balão vermelho em uma festa de aniversário, voltou para casa com uma idéia - uma carta para o vovô Benny, enviada para o Céu em seu balão.

A mãe de Rachel não teve coragem de dizer não e observou com lágrimas nos olhos o frágil balão subir por entre as árvores que cercavam o jardim e desaparecer.
Dois meses depois, Rachel recebeu esta carta com carimbo do correio de uma cidade a 900 quilômetros de distância, na Pensilvânia:
"Querida Rachel, Vovô Benny recebeu a sua carta. Ele realmente a adorou. Por favor, entenda que coisas materiais não podem ficar no Céu, por isso tiveram que mandar o balão de volta para a Terra - eles só guardam os pensamentos, as lembranças, o amor e coisas desse tipo no Céu.
Rachel, sempre que você pensar no vovô Benny, ele saberá e estará muito perto, com um amor enorme por você.
Sinceramente, Bob Anderson (também um vovô)."


(Michael Cody)



Nenhum comentário:

Postar um comentário