Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 23/05/2017


Terça-feira, 23 de maio de 2017


“A alma não tem segredo que o comportamento não revele.”LAO – TSÉ




EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,5-11


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


E Jesus continuou:
- Eu não disse isso antes, porque ainda estava com vocês. Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: "Aonde é que o senhor vai?" Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza. Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim; estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Reparemos nas reflexões da semana que dia após dia, caminhamos para celebrar pentecostes novamente.
O paráclito é anunciado por Jesus como consolo e edificador da fé dos cristãos. É Ele que virá, mas era preciso que Jesus fosse. O projeto de redenção humana inicia com a entrega, morte e ressurreição de Jesus e culmina com o cumprimento da promessa na grande efusão apresentada a Maria e os apóstolos.
É preciso lembrar que numa das aparições de Jesus a seus amigos Ele oferta, em conjunto com a paz, o próprio Espírito Santo. Esse primeiro contato com o consolador talvez tenha passado despercebido, pois vinha talvez apresentar primeiramente a eles a realidade que viviam, abrindo seus olhos para o projeto salvífico de Deus.
“(…) Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos“. (João 20, 21-23)
Em um segundo momento, fechados em um cenáculo, temerosos e tristes, acontece a manifestação visível do que parecia improvável. Os sinais relatados no dia de pentecostes assustavam as pessoas, pois conheciam as limitações humanas de cada um que estava ali escondido. Era impossível acreditar que aquilo acontecia com pessoas simples, do povo e não no templo em meio aos doutores da lei.
Talvez seja essa a dinâmica da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Talvez Ele, após conhecermos Jesus em seu primeiro contado deseje nos abrir os olhos, nos revelar a verdade, apresentar a realidade do mundo e apresentar uma nova proposta. “(…) Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma idéia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus“.
É talvez então nessa hora, de olhos abertos, mesmo que ainda descrentes, em meio a tantos críticos, céticos, descrentes, (…) que Ele movido pela misericórdia divina se manifesta e age.
Mas quem é esse povo que ainda hoje acredita nesse mover do Espírito? Aqueles que já reconhecem e valorizam o primeiro contato com Ele.
São aqueles que movidos por algo surpreendente renovam a esperança de querer continuar; aqueles que conseguem ver sem máscaras o mundo que criamos cheios de quereres, egoísmo, ataques, desamor; aqueles que reprovam o pecado, mas conseguem enxergar com docilidade a figura frágil do pecador; aqueles que insistem em rezar por seus algozes; são aqueles que são felizes.
Hoje, e de forma crescente, as pessoas perdem um pouco a noção do que é errado. Trapacear, levar vantagem, “ser esperto” são ensinados cada vez mais cedo as crianças. “Colar” era uma exceção ao aluno que não estudava ou não entendia, agora é valorizado como regra para poder “sair da escola”.
Precisamos voltar a nos abrir ao primeiro encontro com o Espírito Santo. Talvez ele passe novamente despercebido, mas deixará pelo menos a paz.
Quem sabe nadar pode dizer bem qual é diferença de se nadar de olhos abertos e fechados. Que apesar do local tão agradável e convidativo, só se consegue ir para o outro lado de olhos abertos.
Deixemos o Doce Espírito nos abrir os olhos e nossos corações. Se abra ao encontro!
Um Imenso abraço fraterno
  






COMPORTAMENTO


Cuidado: coração partido pode matar!
Morrer por ter o coração partido ou de desgosto pode acontecer a qualquer pessoa. Saiba se você corre o risco.
Michele Coronetti


Ainda lembro muito claramente de uma história dos seus antepassados que minha mãe contou. Era sobre sua bisavó e seu bisavô, a quem ela teve o privilégio de conhecer na infância. Eles tinham vivido juntos por muitos anos e eram muito ligados um ao outro. Naquela época, em uma cidade do interior da serra gaúcha, as doenças eram muito raras e as pessoas viviam muito tempo, chegando a passar dos 100 anos.
Ela contou que eles eram muito amorosos um com o outro e gostavam de estar sempre juntos. Ele cuidava dela com uma atenção extrema e ela retribuía da melhor forma. Todos os solteiros que os conheciam desejavam encontrar um amor como o deles.
Então, o dia chegou em que ela adoeceu e veio a falecer. A tristeza entre todos os familiares não foi tão grande quanto a que seu marido enfrentou. Ele não falava mais, não queria se alimentar, a vida perdeu todo o sentido. Ele faleceu cerca de dois meses depois. Todos diziam que ele morreu de coração partido.
Quando eu era criança essa história me marcou muito e eu pensava em como os antigos acreditavam em coisas que não faziam sentido, afinal, ninguém morre de coração partido ou de tristeza. Hoje já existe a comprovação que a Síndrome do Coração Partido é grave e fatal em muitos casos. Também conhecida por Cardiomiopatia Takotsubo, ela pode ser provocada por um fator estressante como a morte de um ente querido, separação conjugal ou perda significativa de algo de muito valor para a pessoa.

O coração humano está muito mais ligado aos sentimentos do que as pessoas imaginam. Segundo o Dr. Pastore, a morte por desgosto ou por coração partido realmente existe e estudos médicos a comprovam. Quando a pessoa passa por períodos de estresse, hormônios são liberados no organismo que podem causar depressão e alterações cardíacas.
Falando ainda sobre o assunto, o doutor explica que as pessoas que passam por essa situação estressante não sentem desejo de se exercitar ou de se alimentar adequadamente e ainda acabam piorando os vícios, aumentando a ingestão das substâncias ilícitas. Isso tudo contribui para desfavorecer o organismo, especialmente no fator cardíaco.
Segundo pesquisas, as mulheres são mais afetadas pela Síndrome do coração partido que os homens. Os sintomas incluem dor no peito e dificuldade para respirar. Palpitações, suor excessivo, tonturas e aumento da pressão arterial podem se manifestar, especialmente no momento de maior estresse.
Nos dias de hoje é mais raro morrer desta cardiomiopatia. Médicos já estão cientes de que, mesmo que os sintomas apontem para uma parada cardíaca e não havendo nenhuma obstrução venal, eles podem estar relacionados a esta síndrome e tratam cuidadosamente para reverter o quadro. Exames de raio X mostram uma anomalia no ventrículo esquerdo, normalmente vinculada ao diagnóstico da síndrome. Alguns dias de cuidados em um hospital e a pessoa pode se recuperar. O cuidado de amigos e parentes ajuda na melhora.
O lidar correto com os sentimentos, especialmente em casos de perda de entes queridos, abandono do cônjuge ou outra situação de grande impacto, evita a síndrome do coração partido. O apego a outros familiares, como filhos dependentes, ajuda na busca da cura.







MOMENTO DE REFLEXÃO


O pensamento positivo logo de manhã é um estimulo que pode mudar o seu humor, fortalecendo sua autoconfiança.
Com este pensamento positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos.
Não deixe portanto que nada afete seu espírito. Envolva- se pela música, ouça, cante e comece a sorrir mais cedo.
Ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça pela oportunidade de acordar mais um dia.
O bom humor é contagiante espalhe-o.
Fale de coisas boas! Evite lamentar-se.
Ajude as outras pessoas a perceberem o que há de bom dentro delas.
Não viva emoções mornas ou vazias. Cultive seu interior. Extraia o máximo de pequenas coisas.
Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas.
Repense seus valores e se dê a chance de crescer e ser mais feliz.
Tudo que merecer ser feito, merece ser bem feito.
Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação.
Mude, opine, ame o que faz.
Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da missão cumprida. Lembre -se de que nem todos têm a mesma oportunidade.
Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere o melhor. Transforme seus movimentos em oportunidades.
Veja o lado positivo das coisas e assim tornará seu otimismo uma realidade.
Não inveje. Admire!!! Sinta entusiasmo com o sucesso alheio como se fosse o seu.
Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que lhe está faltando para chegar lá.
Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo suas habilidades e seu talento. Só assim não terá tempo de criticar os outros.
Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito dos seus problemas e não se deixe abater por eles.
Tenha fé e energia, acredite!!! Você pode tudo o que quiser.
Perdoe!! Seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva e forte para vencer o medo.
Não viva só para o trabalho. O trabalho é uma das contribuições que damos à vida mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações.
Finalmente, ria das coisas à sua volta, de seus problemas, de seus erros, ria da vida.
E ame, antes de tudo, a você mesmo!
Sorria!!! Pois começamos a ser felizes quando somos capazes de rir de nós mesmos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário