Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 19/05/2017


Sexta-feira, 19 de maio de 2017


"A perseverança não é uma longa corrida; ela é muitas corridas curtas, uma depois da outra."(Charles W. Elliot )



EVANGELHO DE HOJE
Jo 15,12-17


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Amar… “(…) O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês”.
Amar talvez seja às vezes relevar; talvez seja por vezes “deixar prá lá”, passar “uma borracha”; “por uma pedra em cima”, (…); talvez seja por vezes pegar o telefone e ligar; talvez seja mandar um email, uma carta; talvez amar seja lembrar-se do aniversário, da data especial; talvez seja participar mais das alegrias e tristezas; talvez seja levar a boa nova a quem precisa, a quem não a conhece, a quem padece…
“(…) O homem, eternamente idealizado por Deus e eleito em Jesus Cristo, só se realiza plenamente como imagem de Deus, e com imagem de Jesus Cristo se conviver com seus irmãos em verdadeira comunhão fraterna para juntos desenvolver uma atuação que chegue a transformar o mundo.” (Cf. PUEBLA §184)
Amar talvez seja também exortar, chamar a atenção, corrigir, restringir, retirar, dizer não, (…). Amar não é só dizer SIM; amar não é dar tudo que se pede; é ensinar o valor que tem as coisas e também o valor que tem as pessoas. Amar é buscar conhecimento, novas alternativas e soluções, é ser criativo, é chegar cedo no compromisso, é devolver o troco que foi dado errado, é cumprir as leis, inclusive do semáforo…
Amar é dar carona; é se compadecer daquele que precisa; é olhar com bons olhos a força da juventude; é ainda dar chances ao velho que ainda quer trabalhar. Amar é ser justo e também lutar pela justiça. Amar é impregnar o ar ao seu redor e daqueles que nos rodeiam do que Jesus deixou, como aquele perfume forte que usamos quando nos arrumamos para sair, ir a festa, passear…
Amar é romper os muros que nos afastam daqueles que mais precisam; é ir atrás, não esperar, é buscar; é emprestar o talento, o dom, o carisma para a comunidade; é levar a palavra a todos os cantos e a todas as pessoas; é não “eleger” os salvos, é preocupar-se com as ovelhas…
(…) Deus “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2, 4), isto é, de Jesus Cristo. É preciso, pois, que Cristo seja anunciado a todos os povos e a todos os homens, e que desta forma a Revelação chegue até as extremidades do mundo: Deus dispôs com suma benignidade que aquelas coisas que revelara para a salvação de todos os povos permanecessem sempre íntegras e fossem transmitidas a todas as gerações. (§ 74 Catecismo da Igreja Católica)
Entender o amor é acreditar que não foi em vão que Ele se entregou na cruz; que nenhum dos seus apóstolos deu sua vida por nada; é entender que cada um tem um chamado, uma missão, um projeto… “(…) O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês”.
Entender o amor é respeitar a sua própria dor, mas mesmo assim ter forças para ajudar aquele que sofre, mas que não consegue se reerguer; é parar de comparar e graduar seus sofrimentos com os dos outros; é aceitar a filiação com o Pai e parar de se comportar como escravo…
Amar é de certa forma transcende apenas o sentimento; amar é um gesto concreto.
“(…) Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens”. (Mateus 24, 45-47)
Amar vai além do abraço e do beijo. Amar é viver! Portanto viva, se importe, promova a vida!
Bom fim de semana!
Um imenso abraço fraterno







CULINÁRIA


Lasanha da TT

INGREDIENTES

1 maço de cebolinha verde

1⁄2 lata (de 30g) de anchova em óleo

6 dentes de alho

700 g de aspargo

500 g de ervilha congelada

300 g de fava congelada

1 maço grande de hortelã fresca

300 ml de caldo de legumes orgânico

2 potes (250g cada) de queijo cottage

2 embalagens (250g cada) de folhas de lasanha fresca

Queijo parmesão

Ramos de tomilho fresco



 MODO DE PREPARO

1 - Fatie finamente a cebolinha. Despeje metade do óleo da lata de anchovas na frigideira, adicione metade das anchovas, a cebolinha, esmague 6 dentes de alho com casca e misture bem.

2 - Apare o talo dos aspargos e corte em fatias finas, deixando as pontas inteiras. Reserve as pontas e coloque os caules fatiados na frigideira com uma pitada de sal e pimenta. Junte um pouco de água quente. Mexa constantemente para não grudar.

3 - Adicione a ervilha e a fava à frigideira e mexa de vez em quando. Pique grosseiramente as folhas de hortelã e coloque na frigideira, junto com o creme de leite. Rale bem fino a casca de meio limão.

4 - Esmague grosseiramente tudo que está na frigideira, prove e retifique o tempero, se necessário. Cubra com caldo e deixe ferver de novo. Adicione 1 pote de queijo cottage à mistura de vegetais, que deve ficar mole e cremosa.

5 - Coloque uma travessa refratária grande (aprox. 30cm x 25cm) em fogo médio. Com uma colher, espalhe ¼ do creme de vegetais no fundo da travessa. Cubra com folhas de lasanha e uma boa ralada de parmesão. Repita as camadas até o creme acabar, terminando com a massa.

6 - PARA SERVIR: quando a lasanha estiver gratinada e borbulhante, leve à mesa com o parmesão para ralar na hora.



Luxúria: Pasta à Pequinesca


INGREDIENTES

MOLHO BRANCO

6 xícaras (chá) de leite

200 g de lascas de pequi

Sal e noz-moscada a gosto

MOLHO VERMELHO

2 latas de tomate pelado com suco (800 g)

2 cebolas pequenas picadas

2 dentes de alho

20 folhas de manjericão fresco

5 pimentas dedo-de-moça

1⁄2 xícara (chá) de água

800 g de linguiça suína caseira local picante sem pele picada e frita

MONTAGEM

300 g de queijo muçarela fatiado

380 g de massa pré-cozida de lasanha

200 g de queijo parmesão ralado

10 castanhas de barú picadas



 MODO DE PREPARO

MOLHO BRANCO

1 - Numa panela em fogo médio coloque 6 xícaras (chá) de leite, 200 g de lascas de pequi e deixe ferver por 5 minutos tendo cuidando para não derramar. Retire do fogo e deixe amornar.

2 - Transfira o pequi cozido com o leite para o liquidificador e bata bem até formar um creme. Desligue o liquidificador, coloque o creme na panela, leve ao fogo tempere com sal e noz-moscada a gosto e misture até ferver e engrossar. Retire do fogo e reserve.

MOLHO VERMELHO

1 - Coloque num liquidificador 2 latas de tomate pelado com suco, 2 cebolas pequenas picadas, 2 dentes de alho, 20 folhas de manjericão fresco, 5 pimentas dedo de moça e bata bem até ficar homogêneo. Desligue o liquidificador e transfira para a panela.

2 - Adicione ao liquidificador ½ xícara (chá) de água e bata rapidamente para retirar o restante do molho que ficou no copo. Desligue o liquidificador e transfira o liquido para a mesma panela com o molho de tomate batido.

3 - Leve a panela ao fogo baixo semi-tampada e deixe ferver por +/- 20 minutos. Acrescente 800 g de linguiça suína caseira local picante sem pele picada e frita, misture, retire do fogo e reserve.

MONTAGEM

1 - Em ramequins individuais untados com azeite, coloque uma camada de molho branco de pequi, uma fatia de muçarela, cubra com massa de lasanha cozida, uma camada de molho vermelho com linguiça, cubra com massa de lasanha cozida. Repita o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes, sendo a última camada de molho branco.

2 - Polvilhe o queijo parmesão ralado e castanhas barú picadas e leve para assar no forno alto praquecido a 200ºC por +/- 15 minutos ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno, decore com molho vermelho e pimentas dedos de moça. Sirva em seguida.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Você só pede desculpas se o outro pedir primeiro? Só demonstra o que sente se a pessoa amada demonstrar primeiro? Só expressa seus sentimentos se tiver certeza de que o outro gosta de você?
Você não "deixa por menos" e responde com grosseria se a pessoa que você gosta assim lhe tratar? Jamais engole sapo e dá o troco quando acha que ela está te sacaneando? Você se sente satisfeito por ter a fama de ser orgulhoso?
Pois eu vou lhe dizer: só você está perdendo com isso! Além de todas as oportunidades de mostrar a sua grandeza, a sua capacidade de transformar as energias e reverter uma situação negativa para positiva, você também está correndo o sério risco de matar o seu amor!!!
A vaidade, os pedidos do ego para que fiquemos sempre "por cima", para que nos vinguemos de todas as pessoas que nos ofendem e nos magoam de alguma forma, mesmo que esta pessoa seja a que mais acreditamos que amamos, não nos faz crescer, não nos faz, de forma alguma, felizes!
Precisamos compreender o verdadeiro significado do amor. Não quero defender a ideia de que devemos aceitar tudo, mas antes, que possamos ao menos identificar essa voz avassaladora do ego, que grita dentro da gente o tempo todo. Que aprendamos a perceber que os impulsos destrutivos só atrasam ainda mais o nosso sucesso e a nossa realização.
Portanto, quando nos sentirmos tomados pela mágoa ou até pela raiva diante de uma situação que nos fez sentir muito mal, diminuído, subjugado ou traído, que possamos nos voltar para dentro, para o coração... e entender que esse sentimento vai passar, que de alguma forma, certamente também contribuímos para que nem tudo desse certo.
Precisamos começar a admitir mais o quanto nos equivocamos, o quanto agimos de forma egoísta, pequena, vazia, especialmente quando "damos o troco na mesma moeda". Todos nós achamos que temos razão, sempre. Aliás, todos nós temos mesmo nossas razões. Tanto você, quanto a pessoa com quem você está brigando... e o pior: esta é a pessoa com quem você mais gostaria de estar bem, de estar feliz, de estar satisfeito...
Por que tantos casamentos acabando? Tantos namoros cheios de brigas, desentendimentos e ofensas? Por que tantas relações frias, distantes, cheias de mágoas, ressentimentos e raiva? Simplesmente porque não conseguimos enxergar nossos próprios erros; porque não conseguimos perdoar os erros do outro, porque não aceitamos o fato de que todos nós erramos, mas alguém tem de perdoar primeiro, tem de admitir seus erros primeiro, tem de baixar a guarda e mostrar o quanto está se sentindo mal por tantas brigas... Enfim, plagiando o filme de Nancy Meyers, "alguém tem que ceder"!!! E que bom se puder ser você... porque isso é ser gente, é ser grande, é realmente "estar por cima"...
Eu sei, não é fácil, mas eu lhe garanto que a sensação de bem-estar que vai te invadir depois que você conseguir dar o primeiro passo, que você conseguir ceder em nome do amor que sente e da paz que tanto procura, será tão boa que terá valido o seu esforço.
Além do mais, pense um pouquinho: palavras como humanidade, honra, evolução, sensibilidade, afeto, doçura, querer-bem, entre tantas outras, nada mais podem significar do que isso – superar o ego e agir com o coração... Falar com brandura, propor uma conversa, chorar, demonstrar o que você está sentindo, tocar em assuntos tão delicados como confessar um erro seu, um sentimento pequeno que guiou suas atitudes, um arrependimento... Todos nós temos tanto a confessar para quem amamos... Experimente, ao menos desta vez, falar dos seus defeitos, dos seus erros, do quanto você deseja ser aceito como é, apesar de reconhecer que tem tanto a melhorar... falar de você ao invés de acusar, criticar, apontar os erros do outro, detalhar os defeitos da pessoa amada tin-tin por tin-tin, e ainda usar aquele tom trivial de "eu tenho razão", "você é quem está errado!", "é você quem precisa mudar", etc...
Desta vez, fale de você, dos seus erros, do seu desejo de ser feliz, de recomeçar, de tentar de novo, mais um dia... e amanhã, quem sabe, errar um pouco menos... e amar um pouco mais...


"Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta." Hebreus 12:1



Nenhum comentário:

Postar um comentário