Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 12/05/2017


Sexta-feira, 12 de maio de 2017


“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não ouve”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 14,1-6


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Sempre que esse evangelho aparece trago à tona a reflexão do que é para nós ter felicidade. Será que conseguimos enxergar, em meio às dificuldades do dia-a-dia, a felicidade?
Certa vez divagando sobre a teologia da graça, comparei o nosso dia-a-dia a um trapézio voador. Sim, Já acordamos no trapézio e desde cedo já temos o objetivo de cumprir com êxito a acrobacia e acalcar com segurança o bastão. Então vem a reflexão do que seria sucesso.
Veja e reflita: Sucesso é a conquista de algo muito especial que se iniciou com um sonho, virou uma proposta e um objetivo e por fim se concretizou; felicidade é conseguir viver bem com que se tem, naquele momento ou instante e não esta condicionada ao sucesso”.
Ao se levantar e novamente encarar o trapézio temos consciência que talvez não conseguiremos cumprir com êxito aquele objetivo; sabemos que por vezes cairemos e que também por muitas vezes voltaremos para casa, no fim do dia, vitoriosos sabendo e louvando pelo ótimo dia que tivemos, ou seja, acrobacia cumprida e salvos novamente no bastão.
Os que vivem o medo e em especial os que estão em processo de depressão nem sobem no trapézio; os descrentes vão para o trapézio acreditando apenas na sua perícia; já os fieis acreditam e sabem que Deus é a rede de segurança. Tendo sucesso ou não na acrobacia e no retorno ao bastão sabem que Ele sempre estará lá.
“(…) Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: ‘O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’, ou: ‘Está ali’, pois o REINO DE DEUS ESTÁ NO MEIO DE VÓS”. (Lucas 17, 20-21)
Vida e trapézio interagem entre si. Sucesso e insucesso são variáveis. Felicidade e Deus pertencem ao processo, só não os vê quem não quer.
Levantar pela manhã é um simples gesto rotineiro; sabemos ao levantar que a felicidade e Deus estarão à espera no trapézio. Tal entender requer maturidade para aceitar que as situações de fracasso, descrença e medo fazem desse processo. Enfrentar é uma condição de vida e não pode ser feita com desgosto, pois quem assim o vê já levanta mal humorado e possivelmente tentará tornar tudo ao seu redor também sombrio e chato. Quem não conhece pessoas assim, que já levantam de “cueca virada”?
Dizem “você não sabe o que eu estou passando”! Ou tornam suas dores, dívids e sofrimentos sempre maiores que a dos outros…
A busca da felicidade perdida inicia dentro de nós mesmos. Se acordo parecendo que chupei tamarindo ninguém tem culpa disso. O sucesso após cada acrobacia é uma conseqüência natural das tentativas e não é algo obrigatório na vida.
Se condicionarmos nossa felicidade diária ao sucesso, a um novo carro, a casa nona, a promoção no serviço, ao novo salário, deixaremos aos poucos de ver o sucesso e a felicidade dos outros. Não mais perceberemos o dez na prova de matemática que o filho com dificuldade tirou, não nos comemorará o novo emprego da filha, não veremos o cabelo cortado da esposa, não será visto ou notada a felicidade do marido que mesmo sem dinheiro feliz volta pra casa… Pessoas infelizes dificilmente elogiam o sucesso dos outros, Caminham a passos largos para um processo duro chamado INVEJA. A inveja é ir todos os dias para o trapézio não mais pra saltar e sim para derrubar os que tentam ser agarrar a cada nova manobra.
Engraçado que foi para esse irmão e para os descrentes, que parecem que vivem fora mundo, que Jesus veio, morreu e nos envia
“(…) Mas ele disse-lhes: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, pois é para isso que fui enviado“ (Lucas 4, 43)
Olhando bem a situação do trapézio que explanamos, deve ser então por isso que seja mais fácil de encontrá-lo na dor ou no erro ao depararmos com a rede de proteção, pois poucas pessoas após uma acrobacia perfeita se lançam na rede para agradecer ou demonstrar sua felicidade.
Por fim, “(…) Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”. Quer sucesso? Jesus é o caminho. Caminhe com Ele; Quer ser feliz? Jesus é a verdade! Ele esta no trapézio!; Esta desanimado, triste, abatido? Ele é a vida! Portanto aceite a vida que vem Dele e enfrente o trapézio!
Minha prece por todos aqueles que estão deprimidos, agoniados e abatidos… Que Deus os dê forças a medida que cada um esboçar, mesmo que timidamente, uma reação.
Um imenso abraço fraterno







CULINÁRIA

Bolinho de queijo minas
Leva aveia e queijo parmesão ralado


INGREDIENTES

400 g de queijo minas amassado (2 + 1/3 xícara de chá)
2 ovos
6 colheres (sopa) de tomate sem sementes picado (65 g)
1 colher (sopa) de alho picado e frito (4 dentes)
1 colher (chá) de molho de pimenta
Cebolinha picadinha, orégano e sal a gosto
3⁄4 xícara (chá) de aveia em flocos finos (75g)
120 g de queijo minas padrão ralado no ralo grosso (1 + ¼ de xícara de chá)
1⁄2 xícara (chá) de aveia (50 g) misturada com 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino (95 g)



 MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque 400 g de queijo minas amassado, 2 ovos, 6 colheres (sopa) de tomate sem sementes picado, 1 colher (sopa) de alho picado e frito, ½ colher (chá) de molho de pimenta, cebolinha picadinha, orégano e sal a gosto, ¾ xícara (chá) de aveia em flocos finos e misture bem até obter uma massa homogênea.

OBS: Essa massa deve ser enrolada assim que for feita pois o queijo minas e o tomate soltam água.


Com as mãos pegue porções do queijo minas padrão ralado no ralo grosso e faça bolinhas.

Reserve.


Pegue uma porção de massa com as mãos untadas e recheie com a bolinha de queijo, passe em ½ xícara (chá) de aveia misturada com 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino e frite em óleo quente. Sirva quente.



Bruschetta Queen


INGREDIENTES

3 pães tipo francês

250 g de muçarela de búfala

100 g de tomate italiano

2 unidades de alho-poró

1 maço de manjericão

1 cabeça de alho

1 amido de milho



 MODO DE PREPARO

1 - Corte o pão em fatias diagonais e leve a dourar em um grelhador ou frigideira com um pouco de azeite.

2 - No final, esfregue o dente de alho em cada fatia. Fatie a muçarela de búfala em 3 partes e coloque no pão, juntamente com os tomates italianos picadinhos em cubo. Coloque uma folha de manjericão em cada um.

3 - Corte o alho-poró, passa no amido e penere. Em uma frigideira bem quente, frite o alho-poró, depois de frito coloque por cima da bruschetta para finalizar.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Filhos são do mundo!
Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos. Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.
Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.
E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!
Três dias na cobertura da tragédia na pousada Sankay ( Angra dos Reis), olhos grudados em fotos, tevê e internet, vozes chorosas de mães e tios ao telefone me fizeram pensar nessa dor gigantesca que deve ser para um ser humano devolver o que mais amou nessa vida, mas nunca foi seu! E, principalmente, me fez entender que mais do que corajosos, nós, pais, somos loucos por correr o risco de amar tanto sem garantias.
Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles.


Lenice Viana- jornalista



Nenhum comentário:

Postar um comentário