Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 13/05/2017


Sábado, 13 de maio de 2017


“Confiar é uma prova de coragem e ser fiel uma prova de força” (Marie Von Ebner-Eschenbach).



EVANGELHO DE HOJE
Jo 14,7-14


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7"Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". 8Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!"
9Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'?" 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Quem me viu, viu o Pai.
Este Evangelho narra um pedido do Apóstolo Filipe a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta! Jesus respondeu: Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai”. “Jesus é a imagem de Deus invisível” (Cl 1,15). Ele é imagem de Deus Pai porque tem as mesmas características e qualidades de Deus Pai: amor, misericórdia, poder, sabedoria, ciência infinita etc. Jesus é o rosto humano de Deus Pai. Aliás, nós sabemos que Jesus é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que se encarnou.
“Quem me viu, viu o Pai.” Mas este “ver” não é físico. Os fariseus viam fisicamente a Jesus e no entanto não conheciam a Deus Pai. Contemplavam os milagres que Jesus realizava, a sua conduta transbordante de bem, a sua doutrina espalhando a verdade e no entanto não viam nele a imagem de Deus invisível. Isso porque não é possível “ver” Jesus na sua identidade divina, a não ser com os olhos do coração. Várias vezes Jesus pediu para contemplarmos as suas obras a fim de vermos nelas a sua união com o Pai e assim nos salvarmos: “Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras”.
“Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias..., falou-nos por meio do Filho... Ele é o resplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser” (Hb 1,1-3).
O evangelista S. João, no início do seu Evangelho, chama Jesus de Palavra de Deus Pai, justamente porque a palavra, que é sensível, expressa a idéia que não é sensível. Jesus é a expressão de Deus Pai para nós.
“Eu estou no Pai e o Pai está em mim... Quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas.” Jesus nos faz entender que ele pertence à Família divina, e que esta Família não está longe de nós, e sim conosco, através de Cristo. Nós entramos, de modo misterioso, na vida das Pessoas Divinas.
“O primeiro homem, formado da terra, era terrestre; o segundo homem veio do céu. Qual foi o homem terrestre, tais são os terrestres; e qual é o homem celeste, tais serão os celestes. E como já trouxemos a imagem do terrestre, traremos também a imagem do celeste” (1Cor 15,47-49). Assim como Cristo é a imagem de Deus Pai, nós somos chamados a ser imagens de Cristo. S. Paulo conseguiu realizar plenamente nele essa vocação que é de todos nós: ser uma imagem de Cristo no mundo. “Não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).
Certa vez, um monge e um noviço caminhavam em uma estrada no meio do mato. Quando atravessavam um rio, por uma pinguela, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, jogou-se na água e estendeu o dedo para o bichinho. Quando o trazia para fora, o escorpião o picou. Devido à dor, o monge sacudiu o dedo e o animalzinho caiu novamente no rio. Ele foi depressa à margem, quebrou um ramo, correu mais embaixo e o salvou.
Continuando a caminhada, o noviço lhe disse: “Por que o senhor quis salvar o bicho novamente, se ele o picou?” O monge respondeu: “Cada um dá o que tem. Ele agiu conforme a sua natureza, e eu agi conforme a minha!”
De fato, na primeira vez, o monge não devia ter estendido o seu dedo para o escorpião, e sim ter providenciado uma pequena vara.
A nossa natureza não é só humana, mas temos uma “janela aberta ao infinito”, participamos da natureza divina. Só nos realizamos plenamente no amor, na doação, na união com Deus e pertença à Igreja que Jesus fundou.
Peçamos a Maria Santíssima que nos ajude a reproduzir em nós a imagem de Cristo, porque assim seremos realmente participantes da natureza divina.
Quem me viu, viu o Pai.






CASA, LAR E FAMÍLIA

Truques de culinária que todo chef usa e que você precisa conhecer
Veja dicas simples e incríveis para você que quer aumentar suas habilidades na cozinha e ser um master chef da sua casa!Leva aveia e


Ser um expert na cozinha é o sonho de muitas pessoas, afinal quem nunca sonhou em repetir os feitos do Master Chef em casa?
Cozinhar é uma arte e para muitas pessoas parece algo inatingível. Você já deve ter ouvido alguém falar que “não nasceu para mexer com as panelas” ou que “o que sei fazer de melhor é miojo”, não é?
Na verdade, não há mistério nem segredo nenhum que torne a arte de cozinhar difícil. Basta saber quais são os truques certos que os chefes utilizam e que facilitam muito a sua vida.
Aprenda os 16 truques mais usados e que você precisa conhecer hoje mesmo para garantir o seu sucesso na hora de colocar a mão na massa!

1. Ganhe tempo cortando os tomares cereja


Coloque todos os tomatinhos embaixo de uma tampa, pressione-os levemente para que não se movam e corte-os pela metade com uma faca.

2. Aprenda a cortar alimentos mais rapidamente


Utilize um cortador de pizza para picar mais rapidamente alimentos que você possa, por exemplo, usar em uma omelete.

3. Utilize cortadores elétricos


Um cortador elétrico de cozinha pode agilizar o seu trabalho na hora de cortar, picar e descascar alimentos.

4. Mantenha suas bananas conservadas


Para evitar que elas oxidem mais facilmente, utilize um papel filme plástico para protegê-las no local do corte.

5. Prepare bacon no micro-ondas


Para ter um bacon bastante crocante e sequinho, esquente-o por 30 segundos no micro-ondas, em potência alta.

6. Molde seus biscoitos mais facilmente


Quer biscoitos redondinhos, com um formato perfeito? Utilize uma taça de vinho para fazer o molde e recortar a massa.


7. Cozinhe ovos no forno


Que tal preparar seu ovo cozido aproveitando o forno ligado para o preparo de algum outro alimento? É só colocá-los apoiados na grade.

8. Faça formas de chocolate com balões


Essa ideia resulta em uma espécie de forminha de chocolate para colocar bolos, doces e sorvete. Basta encher um balão de ar e passar chocolate derretido em banho maria na metade dele, levando ao congelador. Depois é só estourar o balão e retirá-lo dali e servir o que quiser na tacinha de chocolate.

9. Faça omeletes no micro-ondas


Quer fazer uma omelete simples e rápida, sem medo de queimar? É fácil! Prepare a mistura e coloque-a, em uma caneca, no micro-ondas por 45 segundos e pronto! Já está pronta para se deliciar!

10. Asse tortillas na grade do forno


Tal como os ovos, você pode preparar tortillas na grade do seu forno. O bom é que elas já saem no formato certinho, quentinhas e crocantes para serem servidas.

11. Faça um grid de bacon para o recheio do seu pão


Imagine preparar um bacon que, quando pronto, já fica no formato certinho para ser servido no seu pão? Então prepare um grill de bacon! Basta apenas colocar as fatias trançadas, embrulhadas em um papel alumínio e assá-las. Quando prontas, estarão perfeitas para serem colocadas em uma fatia de pão de forma ou para serem servidas em um prato.

12. Garanta o cozimento dos seus hambúrgueres


Se você prepara hambúrgueres de carne moída artesanais, faça um pequeno buraco no centro deles para fazer com que assem de forma mais uniforme, sem ficar as bordas cozidas e o centro ainda mal passado.

13. Aprenda a escolher ovos frescos


Sabe aquela frustração quando você vai abrir um ovo para prepará-lo e ele está podre? Pois é possível diminuir as chances disso acontecer: para tirar a dúvida, mergulhe-os em um recipiente transparente com água. Se ele afundar, sinal de que está fresco.

14. Corte batatas mais rapidamente


Quer cortar batatas mais facilmente para fazê-las fritas no modelo tradicional? Utilize uma ferramenta de cortar maçãs para deixá-las no formato certinho, sem trabalho.

15. Tire cascas de ovo acidentais mais facilmente


Sabe quando você quebra um ovo e cai aquela lasquinha de casca que chega a dar agonia? Pois é, removê-la é simples: basta umedecer o dedo e retirá-la. O desperdício de clara será quase nulo e ela sairá facilmente.

16. Evite derramar água fervente da panela


Uma forma de evitar que a água transborde da panela e molhe seu fogão ao ferver, é utilizar uma colher de pau em cima da panela. Simples e prático!

E então, o que achou dessas dicas incríveis? Adote-as no seu dia a dia e tenha uma rotina mais prática na cozinha!






MOMENTO DE REFLEXÃO

Ele tinha onze anos e, a cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais junto ao chalé da família, numa ilha no meio de um lago de New Hampshire.
A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas ele e o pai saíram no fim da tarde para pegar peixes-lua e percas, cuja pesca era liberada. O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo as ondulações se tornaram prateadas por causa do efeito da Lua nascendo sobre o lago.
Quando o caniço vergou, soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração enquanto o garoto habilmente arrastava o peixe ao longo do cais.
Finalmente, com muito cuidado, ele levantou o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, mas era um dos peixes cuja pesca só era permitida na temporada.
O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as guelras para trás e para a frente sob a luz da lua. O pai acendeu um fósforo e olhou o relógio. Eram dez da noite – faltavam duas horas para a abertura da temporada. O pai olhou para o peixe, depois para o menino.
- Você tem de devolvê-lo, filho – ele disse.
- Mas, papai! – reclamou o menino.
- Vai aparecer outro peixe – disse o pai.
- Não tão grande como este – choramingou o filho.
O menino olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou barcos visíveis ao luar. Olhou novamente para o pai.
Mesmo sem ninguém por perto, o garoto sabia, pela clareza da voz do pai, que a decisão não era negociável. Devagar tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura.
A criatura movimentou rapidamente seu corpo poderoso e desapareceu. O menino desconfiou que jamais veria um peixe tão grande como aquele.
Isso aconteceu há trinta e quatro anos. Hoje, aquele garoto é um arquiteto de sucesso em Nova York. O chalé de seu pai ainda está lá, na ilha do meio do lago, e ele leva seus filhos e filhas para pescar no mesmo cais.
E ele estava certo. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite, há tanto tempo. Mas ele sempre vê o mesmo peixe – repetidamente – todas as vezes que se depara com uma questão de ética.
Porque, como seu pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado. Apenas a prática da ética é que é difícil. Agimos corretamente quando alguém está olhando? Nós nos recusamos a passar por cima de regras para conseguir entregar o projeto a tempo? Ou nos recusamos a negociar ações com base em informações que sabemos que não devíamos ter?
Faríamos isso se nos tivessem ensinado a devolver o peixe para a água quando éramos jovens. Porque teríamos aprendido a verdade.
A decisão de fazer a coisa certa está vívida em nossas lembranças. É uma história que contaremos com orgulho a filhos e netos.
Não é uma história sobre como tivemos a oportunidade de derrotar o sistema e a aproveitamos, mas sobre como fizemos a coisa certa e ficamos fortalecidos para sempre.


Tradução de Sergio Barros do texto de James P. Lenfestey



Nenhum comentário:

Postar um comentário