Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 21/05/2017


Domingo, 21 de maio de 2017


“O céu está ao seu alcance. o inferno está a um passo de você.  É uma questão de escolha!”




EVANGELHO DE HOJE
Jo 14,15-21


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Se me amais, observareis os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós. Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós. Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.


www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Olívia Coutinho


A todo instante Jesus nos chama a fazer a diferença no mundo, a dar um sentido novo à nossa existência, sendo protagonistas de uma  historia de amor que nunca terá fim! 
 É amando Jesus, que faremos a diferença no mundo, pois amando-o,  nós iremos cumprir  os seus mandamentos, e assim realizar a vontade de Deus.
Com os seus mandamentos, Jesus nos oferece diretrizes precisas e importantes para a nossa caminhada rumo à eternidade!
É abrindo  a porta do nosso coração para Jesus entrar, que damos o primeiro passo para  uma vida voltada para o  amor, uma vida de comunhão com Deus e com os irmãos.
Sem conhecer Jesus, sem mergulhar na profundidade de suas palavras, ficamos na superficialidade da fé, gostando de Jesus, mas   sem nos comprometer com o seu projeto de vida nova!
É sob a luz do  Espírito Santo, que vamos entendendo as várias formas que  Jesus  usa para nos falar, Ele nos fala por meio da palavra, dos acontecimentos, da natureza... Muitas vezes não entendemos a sua mensagem, porque analisamos  as suas palavras  sob a ótica  humana.
Não tivemos a alegria de conviver  fisicamente com Jesus como os  primeiros discípulos, mas temos a alegria de conviver com Ele, por meio do Espírito Santo! Esta relação de amor, nos transforma,  mina as forças do mal que as vezes insiste em nos cegar, tentando nos impedir de enxergarmos  a verdade que liberta!
No evangelho de hoje, Jesus, preparando os discípulos, para que eles não se dispersassem após a sua volta para o Pai, chama-os a vivencia do amor, começando pelo o amor a Ele! É o amor a Jesus, que nos leva a observância de seus mandamentos e  é no cumprimento destes mandamentos, que recebemos o Espírito Santo, a fonte de luz, que clareia o nosso entendimento, que nos faz enxergar além do que os olhos humanos alcançam! “Se me  amais  guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor..."
O sentido dos  mandamentos de Jesus, é  destacar a importância do amor na vida de cada um de nós, o que não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele, mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele. O  mandamento do amor supera todos os outros mandamentos, ou seja, quem ama, pratica a justiça, portanto, cumpre os demais mandamentos.
“Daqui a pouco vocês não me verão, mas, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver”. Estas palavras de Jesus, certamente não foram compreendidas pelos discípulos, que  ainda não estavam revestidos da presença iluminadora do Espírito Santo! Só mais tarde, é que o Espírito Santo os faria recordar o sentido destas palavras de Jesus.
É o Espírito Santo, que nos faz compreender as palavras de Jesus,  que nos impulsiona a participar da construção e reconstrução do Reino de Deus aqui na terra.
A alegria de quem se deixa guiar  pelo Espírito Santo de Deus, é uma alegria duradoura, consistente, diferente da alegria superficial  proporcionada pelo mundo. A alegria de origem divina  é permanente, é a certeza da presença contínua de  Jesus em nossa vida, essa alegria,  ninguém consegue arrancá-la de nós!
Num coração que se abre à  luz do Espírito Santo, não existe espaço para as  tristezas,  para as incertezas, pois é um coração tomado pelo amor.

FIQUE NA PAZ DE JESUS!







VÍDEO DA SEMANA



Rompendo relacionamentos - Pe. Fábio de Melo





https://www.youtube.com/watch?v=UVQ0oHZ51SA








MOMENTO DE REFLEXÃO


Há milhares e milhares de anos, havia um pequeno planeta que era habitado por duas raças inteligentes, chamadas “Diurnos” e “Noturnos”. Os Diurnos só eram ativos durante o dia. À noite dormiam e nada era capaz de tirá-los do sono. Os Noturnos só eram ativos durante a noite. Logo que os primeiros raios do sol raiavam, eles dormiam e nada podia acordá-los.
Os Diurnos e os Noturnos eram criativos. Aqueles escreviam poesias sobre as paisagens, as flores, o céu azul... Estes eram fascinados pela majestade dos céus e pela luz bruxuleante da lua e das estrelas, e faziam poesias.
Chegou enfim um tempo em que os Diurnos descobriram os trabalhos literários dos Noturnos. À medida em que os liam, sua curiosidade foi crescendo. Mas se perguntavam: Que história é essa de constelações, de estrelas, de lua?... E ficavam perplexos. Por fim, concluíram: Essas pessoas são sonhadoras. Nada disso existe. O mesmo aconteceu com os Noturnos. Esses Diurnos são sonhadores e ignorantes, pensavam.
Começaram a ver aquelas obras literárias como provocações. Assim, os dois povos deixaram de contemplar a natureza que viam e passaram a criticar o outro povo. Essas pessoas são mentirosas e estão nos insultando, diziam entre si.
As críticas ficavam cada vez mais hostis, até que começaram a suspeitar um do outro, e trocavam insultos. A inimizade foi crescendo a tal ponto que começaram a dizer a si próprios: Essa gente é perigosa, eles derrubam as nossas crenças e tradições. Se os deixarmos assim, eles vão subverter o nosso sistema de valores e destruir a nossa cultura. Portanto, esse povo é uma ameaça a nós.
Até que estourou uma guerra entre os Diurnos e os Noturnos. À noite, os Noturnos assassinavam os Diurnos adormecidos, e vice-versa.
Assim, destruiu-se a vida no pequeno planeta, o qual continuou girando silencioso e triste, sem ninguém para cantar as maravilhas luminosas do dia, nem os mistérios enluarados da noite.
As nossas ideias sobre o mundo ao nosso redor são condicionadas pela nossa cultura. Os Diurnos e os Noturnos estavam totalmente certos naquilo que cantavam e escreviam, mas eles viam só a metade da realidade.
Antes de brigar, precisamos ouvir o outro lado, que vem completar a nossa visão. Assim, juntos chegaremos à verdade. Quantos desentendimentos podiam ser evitados!

(Fonte: Peter Ribes, sj)




Nenhum comentário:

Postar um comentário