Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 27/03/2017


Segunda-feira, 27 de março de 2017


“É na idade da ambição que se prova a têmpera dos homens.”(José de Alencar)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 4,43-54


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Passados os dois dias, Jesus foi para a Galileia. Quando então chegou à Galileia, os galileus o receberam bem, porque tinham visto tudo o que fizera por ocasião da festa. [...] Havia um funcionário do rei, cujo filho se encontrava doente. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, ele foi ao encontro dele e pediu-lhe [...]para curar o seu filho, que estava à morte. Jesus [...] respondeu: “Podes ir, teu filho vive”. O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. [...] Ele, então, passou a crer, juntamente com toda a sua família. Também este segundo sinal, Jesus o fez depois de voltar da Judeia para a Galileia.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Quem nunca foi surpreendido com uma decisão ou resposta que parecia impossível ou improvável? Quem nunca, ao se dar por vencido sobre um assunto, viu algo sobrenatural acontecer e reverter o caso? Quem ao reconhecer um milagre não se põe de imediato a agradecer a Deus e louvá-lo?
Sim! O Impossível visível lembra-nos de agradecer, mas e o simples, diário e corriqueiro? Lembramos? Será que precisamos de milagres ou efeitos extraordinários para acreditar no amor de Deus? Precisamos de confirmação?
Prestemos muita atenção na reflexão proposta pelo site da CNBB
“(…) Jesus declarou que um profeta não é honrado na sua própria terra. Como ele foi criado na cidade de Nazaré, que fica na Galiléia, fazia referência aos galileus, que precisavam de sinais e prodígios para crer e ficavam exigindo que Jesus operasse milagres que testemunhariam que ele de fato era o Filho de Deus. JESUS NOS MOSTRA QUE O PROCESSO É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO: NÃO SÃO OS SINAIS QUE DEVEM NOS LEVAR A CRER, MAS É A NOSSA FÉ QUE DEVE PRODUZIR SINAIS DE REINO DE DEUS, SINAIS DE FRATERNIDADE, DE JUSTIÇA, DE AMOR, DE VIDA EM ABUNDÂNCIA. Porque ter fé significa ter a presença amorosa e solidária de Deus em todos os momentos da vida”.
Mas essa “cultura” não parou por ai…
Também no tempo dos atos dos apóstolos o povo cercava os discípulos em busca de curas e milagres, mas não se convertiam. A falta de fé e o medo de serem vistos como seguidores de Cristo fazia com que as pessoas não se engajassem. Falavam bem deles, mas poucos se entregavam a causa cristã.
“(…) Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas entre o povo, e os seguidores de Jesus se reuniam no Alpendre de Salomão. Ninguém de fora tinha coragem de se juntar ao grupo deles, mas o povo falava muito bem deles”. (Atos 5, 12-13)
Muitas pessoas que participam de momentos de oração, grupos de oração, missas de cura e libertação (diga-se de passagem, toda missa é um momento de cura e libertação) e outros momentos propícios (inclusive uma simples prece), voltam para casa querendo ver aquilo que sentiu, ouviu ou pensou. Como bons “Tomés”: precisamos “ver para crer”. Nossa fé é baseada no que é visível, mas a verdadeira fé não é um ato visível e sim invisível.
“(…) Quem vive procurando nos milagres razões para acreditar (…); Já esqueceu que a fé é um caminho que os olhos não podem ver Que Deus está presente mesmo quando o milagre não acontecer”. (Canção Milagres – Adriana)
Vemos a morte de alguém querido, mas não persebemos a paz que ele (a) se encontrava quando partiu; vemos com tristeza a perca do emprego mas deixamos passar desapercebido a nova oportunidade que se aproxima e bate a porta; reclamamos do vestibular, da prova, do concurso perdido, mas deixamos de ver que talvez não fosse o momento e nem o curso certo para nós ou que não tivemos o empenho que deveríamos ter tido para o êxito; reclamamos do namoro terminado, mas deixamos de ver que talvez precisássemos amadurecer mais para uma nova etapa em nossas vidas.
Hoje talvez Deus esteja passando em sua casa, em sua vida, em sua oração e reanimando a fé na forma de um broto de esperança. Não volte pra casa sem acreditar! Tenha fé
“(…) Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!”. (Romanos 15, 13-14)
Um imenso abraço fraterno!








MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Ele era bom demais
Prof. Marins



Francisco era um "bom demais", disse-me um seu ex-colega de trabalho. Era realmente a pessoa que mais entendia de nossos produtos. Sabia responder a qualquer pergunta técnica que lhe fosse feita.

Só tinha um problema: ele não dividia seu conhecimento com ninguém. Não ensinava ninguém. Quando dava uma informação, o fazia de forma enigmática para que quem perguntasse ficasse sempre numa posição de "ignorante". Ele tinha até um vício de dar um sorriso de deboche quando alguém lhe perguntasse alguma coisa sobre o que tanto sabia.

Quando decidíamos fazer alguma coisa diferente e inovadora e que havia sido decidido sem que ele "comandasse" a decisão, logo ele vinha com ironia sobre ironia dizendo que aquilo não ia dar certo e querendo dizer, nas entrelinhas de suas críticas, que ele, somente ele, poderia fazer a coisa dar certo, mas... "não queria se intrometer..." na área alheia, etc.

Esse comportamento do Francisco irritava a todos. Ninguém gostava dele na empresa. Várias vezes tentamos conversar com ele para que ele mudasse seu comportamento e fosse mais humilde, participativo, cooperativo. Nada surtia efeito. Várias vezes decidimos dispensá-lo, pois o clima que ele criava era demasiadamente ruim. Sempre vinha a dúvida: ele era um "excelente técnico" e todos nos sentíamos inseguros em dispensá-lo.

Até que um dia ele ultrapassou os próprios limites e respondeu mal a um de nossos principais clientes. Foi dispensado.

Qual não foi a nossa surpresa! Após a saída do "grande" Francisco, a empresa tornou-se leve e descontraída. As demais pessoas buscaram rapidamente o conhecimento que só ele dizia ter. Vimos que havia muitas pessoas na empresa que sabiam tanto ou mais do ele e que eram também bons no que faziam e eram humildes, participativos e cooperativos. O clima mudou. A empresa cresceu. A verdade é que nos livramos de um "corvo" que minava a empresa pouco a pouco, com seu comportamento arrogante e individualista.

Nesta semana, gostaria que você observasse se você também não tem na sua empresa esses "excelentes técnicos"  que pouco contribuem para a empresa como um todo e que vivem para seus próprios egos. Meu conselho é: vá fazendo um planejamento para livrar-se deles. Você verá que sua empresa renascerá sem esses prepotentes "franciscos".

 Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!








MOMENTO DE REFLEXÃO



Certa vez, um rapaz estava sentado ao pé de uma árvore, com a cabeça entre as mãos, pensando:
- Quem sou eu?
Já fazia quase um dia que ele estava ali, tentando responder à pergunta, e não conseguia. Estava com a cabeça quente.

Perto havia uma estrada. Ele viu alguém passando, levantou-se, foi lá e perguntou à pessoa: “Por favor, quem sou eu?”
A pessoa explicou. Pronto, o jovem se acalmou.

A criança, primeiro descobre a mãe, como alguém diferente dela. Só depois descobre a si mesma, como um ser diferente dos outros. Nós somos seres sociais, essencialmente sociais. Se uma criança, logo após o nascimento, fosse deixada sozinha, sem se relacionar com ninguém, tornar-se-ia um monstro, não uma pessoa humana.

Está aí mais uma prova de que somos imagens e semelhanças de Deus. Ele não é um ser isolado, mas a relação amorosa de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Também as Irmãs carmelitas que passam o dia em silêncio, e os anacoretas que vivem isolados nas matas, só são felizes a partir da relação com seus irmãos e irmãs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário