Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 04/03/2017


Sábado, 04 de março de 2017


"Todas as escolhas têm perda. Quem não estiver preparado para perder o irrelevante, não estará apto para conquistar o fundamental."(Augusto Cury)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 5,27-32


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Maria Elian


Lucas nos conta hoje sobre a vocação de Mateus. Jesus o chama e prontamente, Levi deixa tudo e segue Jesus.  Levi era cobrador de impostos, era odiado, pois explorava o povo prestando seus serviços ao Império Romano. Levi abandona o seu emprego, tudo o que possuía para seguir Jesus. Para Levi estar com Jesus seria seu sustento e isso bastava. Ao deixar aquela vida, Levi deixa para trás também, uma vida de pecado, de exploração dos pobres e oprimidos, e sua vida é transformada ao dizer sim a Jesus. Uma mudança tão forte e radical, que Levi muda de vida e também de nome, passa a chamar-se Mateus, um dos os evangelistas. E para comemorar sua nova vida, Mateus oferece um banquete, fez o melhor banquete para Jesus, para comemorar seu encontro com Ele e deixando para trás sua vida de pecado e cobiça.
E os convidados, seus amigos eram também cobradores de impostos e excluídos. Mateus se mostra disposto à partilha. E não poderiam faltar os fariseus, para mais uma vez questionar a atitude de Jesus e seus discípulos por estarem sentados à mesa com cobradores de impostos e com pecadores. E Jesus responde dizendo que não veio para os sadios, mas sim para os que estão doentes, e chamar os pecadores que precisam de conversão. Jesus veio para libertar e salvar a todos.
Com certeza não foi nada fácil Mateus decidir largar tudo, talvez como nós ele já tivesse ouvido falar de Cristo, já guardava no coração o desejo de conhecê-lo, de estar perto dele, e estivesse então só esperando o momento para encontrá-lo. E quando o encontro aconteceu, Mateus já estava pronto, e decidido a segui-lo e mudar de vida.
De qualquer forma, que tenhamos a segurança de Mateus, na opção por Cristo, no desejo de mudar de vida, de atitude, colocando em primeiro lugar o projeto do Reino. Tenhamos a segurança de que Jesus, por mais que nos achemos indignos de estar ao seu lado, Ele nos chama, nos quer ao seu lado.
Nossos padres, freiras, religiosos e religiosas são exemplos de homens e mulheres que abriram mão de suas vidas, para se dedicarem ao projeto de Deus, para ajudarem os mais necessitados, aqueles que vivem em situação de miséria, que realmente necessitam de nossa ajuda... Quantos a nós, leigos e leigas, nem somos tão exigidos assim, não precisamos abandonar família, trabalho, marido, esposa e filhos.  E nem sempre encontramos tempo para Igreja, para comunidade, para o irmão,para Cristo. Será nunca ouvimos de Jesus: "Segue-me"? Necessitamos tanto de Jesus a todo instante e Ele sempre tem tempo para todos, cuida de todos.  Ao acordamos estamos recebendo a graça, o dom da vida, e muitos de nós, não sente sequer o desejo doar um pouco de seu tempo se quer, de sua vida e colaborar na construção do Reino. Não esqueçamos que Jesus feito homem, morreu para salvar a todos. Que nada nos impeça de irmos ao encontro de Jesus.
Oração de Santo Ambrósio: "Como ele, eu também quero deixar a minha antiga vida e não seguir outro que não sejas Tu, Senhor, Tu que curas as minhas feridas. Quem poderá separar-me do amor de Deus que se manifesta em Ti?"

Um abraço a todos.











CASA, LAR E FAMÍLIA


Dicas que vão facilitar sua vida


01. Remover tinta de cabelo do tecido: é comum estar pintando o cabelo e acabar com alguma mancha na roupa ou na toalha. Para removê-la ainda fresca, aplique água oxigenada sobre a mancha e esfregue com uma escova de dentes em linhas retas. Depois, seque com um pano e lave a peça normalmente.

02. Passar peças com mangas: para ter mais firmeza na hora de passar as mangas de uma peça, enrole uma revista e coloque dentro da manga. Ela vai desenrolar e se transformar em um ótimo apoio para a atividade.

03. Engomar roupa de seda: quer renovar o caimento de uma peça de seda natural? Dissolva uma folha de gelatina branca em um litro de água fervente. Depois, junte essa mistura a uma quantidade de água fria que cubra a peça e molhe-a. Torça a peça, deixe secar um pouco e passe-a ainda úmida, coberta por um papel de seda.

04. Manter as toalhas macias: você sabia que usar amaciante de roupas industrializado nas suas toalhas pode fazer com que elas percam a capacidade de absorção? Para mantê-las macias e sem correr esse risco, basta substituir o amaciante por vinagre na hora da lavagem.

05. Pré-lavar roupas muito sujas: para remover manchas mais difíceis de roupas – como as de maquiagem e suor, por exemplo – você pode esfregar sabonete branco umedecido na mancha. Depois, é só prosseguir normalmente com a lavagem.


06. Guardar roupas com bojo: para armazenar blusas e vestidos com bojo sem danificar as peças, jamais pendure-as! O melhor a fazer é dobrar a peça ao meio, encaixar um bojo dentro do outro e continuar dobrando a roupa até ficar exatamente do tamanho do bojo. Depois, é só guardá-la em pé na gaveta.

07. Ganhar espaço na mala: quando a mala não fecha nem com a clássica sentadinha em cima para forçar o zíper, é hora de buscar outros meios de ganhar espaço. Colocando as roupas em sacos que fecham à vácuo (de preferência, com ajuda do aspirador de pó) você consegue compactar o tamanho e levar mais coisas!

08. Armazenar roupas de couro e camurça: se bem cuidadas, peças de couro e camurça podem ser suas companheiras por um longo tempo. Na hora de guardar, pendure-as em cabides de madeira ou plástico e proteja-as com uma capa de TNT, mantendo-as sempre em locais que não fiquem expostos à luz.

09. Guardar meia-calça: para garantir que a meia-calça esteja segura a objetos que possam desfiar os fios, o ideal é manter a peça dentro de sacos com fechamento ziploc. Resistente, a embalagem vai proteger a meia de objetos pontiagudos.

00. Guardar documentos: todo cuidado pode ser pouco na hora de armazenar documentos importantes. Para mantê-los sempre secos e sem marcas de dobras, enrole-os bem apertados e envolva com uma toalha de papel.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Não pense que a vida é um maço de flores lindas e perfumadas.
Que os amigos virtuais serão presenças marcantes no seu tempo.
Que os seus relacionamentos serão eternos e melados.
Que o Papai Noel existe e trará presentes de verdade...
Sinto lhe dizer que as coisas não são bem assim.
As rosas tem espinhos e podem machucar.
Os carros, quando batem, podem matar.
Bebidas alcoólicas podem viciar.
Então, pare de acreditar em tudo o que você ouve.
Pare de se lamentar por tão pouco.
A sua dor não vai sair no Jornal Nacional, nem vai virar tema do filme do Jabor: pobre de mim, ai a minha dor...
Por isso, é extremamente recomendável que você acorde.
Viva a sua realidade com desejo de transformá-la.
Já que o que está ruim, pode ficar pior...
Nada de desanimar no meio do caminho.
Voltar pode ser mais doloroso, e avançar pode revelar caminhos maravilhosos.
As frutas amargas de hoje podem madurar, e no processo do tempo, ficarem docinhas.
Nada é definitivo, nem o fermento e nem o pão.
Nem a dor que hoje machuca, nem a alegria que faz rir.
Por isso, só por isso, vale a pena lutar.
Ser pelo menos neste instante, a transformação real que você tanto sonha.
Amar-se como nunca imaginou ser possível.
Gostar do seu cheiro, ter misericórdia de você.
Não se maltratar, não se culpar.
Simplesmente amar.
Hoje, e somente por hoje, nada mais do que hoje, você vai dizer diante do espelho: eu mereço o melhor!
Eu não aceito migalhas. Eu sou a própria alegria.
E decidi ser feliz, sem levar em conta os outros.
Sem me importar com os problemas.
E atire a primeira pedra aquele que nunca errou, porque o tempo de sofrer, já passou!

Paulo Roberto Gaefke



Nenhum comentário:

Postar um comentário