Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 14/02/2017


Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017


“Nunca confunda conhecimento com sabedoria. Um te ajuda a ganhar a vida, o outro te ajuda a viver.” (sandra carey)




EVANGELHO DE HOJE
Mc 8,14-21


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Os discípulos haviam esquecido de levar pão e só tinham um pão no barco. Jesus chamou a atenção deles, dizendo:
- Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes!
Aí os discípulos começaram a dizer uns aos outros:
- Ele está dizendo isso porque não temos pão.
Jesus ouviu o que eles estavam dizendo e perguntou:
- Por que vocês estão discutindo por não terem pão? Vocês não sabem e não entendem o que eu disse? Por que são tão duros para entender as coisas? Vocês têm olhos e não enxergam? Têm ouvidos e não escutam? Não lembram dos cinco pães que eu parti para cinco mil pessoas? Quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?
Eles responderam:
- Doze.
Jesus perguntou outra vez:
- E, quando eu parti os sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?
Eles responderam:
- Sete.
Então Jesus perguntou:
- Será que vocês ainda não entendem?

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Sinais? Que mais sinais e milagres esses homens ainda precisavam ver para crer?
O suspiro dado pelo Senhor revela o lado humano de Deus. O próprio milagre encarnado a sua frente e os fariseus preocupados com milagres. É duro, mas somos assim também. É definitivamente impossível agradar o ser humano.
Os fariseus não queriam mais um profeta a denunciar suas mazelas, mas talvez aceitariam o milagreiro. A presença de Jesus trazia certo desconforto àqueles que já tinham se acostumado com regalias, bajulações e a acobertações dos seus erros. Esses mesmos homens que viam Jesus como um problema eram os mesmos que frequentavam os templos a procura do cumprimento da palavra de Deus em suas vidas. Eram homens vividos, inteligentes, bem sucedidos, mas não conheciam a Deus.
Outro ponto: É intrigante tentar entender o comportamento humano de Cristo.
Tentemos compreender alguém, que por ser Deus conhecia as nossas aflições e angustias, mas nunca as havia vivido na pele e como afirma Augusto Cury: “Enxergava as nossas lágrimas, mas nunca as tinha chorado”. Se fez humano para talvez senti-las. Jesus sabia o teor do coração daqueles que o indagavam. Talvez visse neles grandes potenciais a serem explorados, esperança, alegria, pois ninguém é ruim por completo. Somos vítimas de boas ou más escolhas que fazemos. Sim! De opção própria, nos entregamos a busca de coisas de menor valor espiritual e maior material. Como então  não suspirar de decepção com esse fato?
“(…) Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus; CUIDAI DAS COISAS DO ALTO, não do que é da terra. Pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, cheios de glória”. (Colossensses 3, 1-4)
O Senhor sabia das coisas belas que poderia compartilhar conosco se quiséssemos, mas as necessidades e interesses mais imediatos os cegavam e ainda nos cegam. Todo aquele tesouro a disposição dos que compartilhavam da sua presença, trocado por um milagre.
Esse mesmo autor nos revela as características mais marcantes desse Deus feito homem. As possuía e desejava que buscássemos.
“(…) Na sua humanidade, escondem-se as coisas mais belas e de que mais necessitamos: a paciência, a tolerância, a capacidade de superação do medo, a singeleza, domínio próprio, o diálogo aberto, a capacidade de contemplação do belo nas pequenas coisas. A fantástica noticia é que apóstolo Paulo comenta que todas essas características podem ser comunicadas ao homem através do Espírito Santo. O homem frágil e débil pode ter acesso à natureza de Deus. Pode ser comum por fora, mas especial por dentro”. (Augusto Cury)
Como o próprio texto em destaque cita, eles devem ser buscados.
Outro ponto: Estamos em ano eleitoral. Quantos serão levados a votar nesse ou naquele candidato por interesse de outro? Sim! Interesses. Somos movidos por eles, se são justos ou não ai cabe a reflexão.
Na promessa de algum privilégio ou promessa cumprida do candidato “A” que às vezes já tem toda uma escola de facilitações, injustiças, desvios de conduta, (…); arrebanho o maior número de amigos e conhecidos para que votem nele. Omito que no fundo o grande beneficiado serei eu mesmo, e ainda justifico que isso é normal, comum,… Quem é que perde com essa nossa opção? Conseguimos dormir bem logrando êxito sobre a desgraça anunciada sobre outros?
Pode até parecer que os pontos citados não se casam, mas convenientemente, eles são bem atuais. A Campanha da Fraternidade que esta pra se iniciar pergunta: Como posso eu SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO? Como posso tocar as coisas que são eternas por coisas que seu valor é transitório e temporal?
Sim, Ele disse que veio para que tivéssemos vida em abundancia (João 10, 10), mas também abandonou de mãos vazias os poderosos, os que escondem seus interesses, os gananciosos, invejosos. Enalteceu os humildes, se revelou aos puros de coração, curou quem o tocou, mudou e muda até hoje, a vida de quem acredita em seus valores; se rendeu ao pedido depositado nas duas moedas de uma viúva; e viu dentro do coração de um centurião a maior prova que podemos mudar mesmo em um sistema já corrompido.
“(…) Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado” (Mateus 8, 8).
Um imenso abraço fraterno!





COMPORTAMENTO

Relacionamento e a diferença de idade, como lidar?
Muitos casais deixam de ser felizes devido às diferenças de idades e, principalmente, por causa dos julgamentos alheios, mas, a especialista Cátia Damasceno dá algumas dicas de como driblar tudo isso e ser feliz.

Roberta Preto

Sabemos que o futuro é incerto e para encará-lo é preciso "mãos" firmes para nos segurar e os "ombros" fortes para nos carregar quando não tivermos forças para caminhar.

Quando digo, "mãos e ombros" fortes e firmes, não estou referindo-me a pessoa "malhada", pois há muitos "homens" com o físico definido, mas sua alma é miserável e mesquinha. Refiro-me àqueles que possuem características nobres como um caráter imutável, lealdade, honestidade, respeito e integridade, e isso vale para o homem como para a mulher.

Ao longo de nossa vida, enfrentamos desafios, mas, nada se compara a escolha do cônjuge, pois decidir com quem vamos desfrutar nossos melhores ou piores momentos de nossa jornada terrena é uma decisão que requer cautela, porém, só cabe a pessoa decidi-la.

Segundo a especialista Cátia Damasceno, do programa Mulheres Bem Resolvidas, o que determina se uma relação dará certo ou não, está na maneira como os parceiros respeitam-se e doam-se para a relação e não a diferença de idade deles.

Cátia relata uma experiência própria, em que foi casada por muitos anos com um homem mais velho que ela e não foi feliz como é hoje, pois está casada novamente com outro homem alguns anos mais novo que ela.

A especialista oferece algumas dicas para lidar com a diferença de idade:

Esqueça os julgamentos alheios

Uma relação não deve ser julgada pela diferença de idades, mas, pelo comprometimento dos parceiros, por isso é preciso muito cuidado ao fazer rápidos julgamentos negativos sobre a diferença de idade dos casais, pois pode ser tão equivocado quanto julgar que as pessoas são mais felizes juntas, principalmente os jovens, quando possuem a mesma idade. Se o fossem não haveriam tantos divórcios envolvendo a juventude.

Se você gosta e sente-se bem com seu relacionamento, então procure ser feliz. Esqueça os julgamentos alheios. Se você tentar agradar aos outros, você jamais será uma pessoa realizada na vida.

Façam coisas prazerosas juntos

Não importa qual seja a idade para se concretizar uma relação, o importante é que ambos estejam prontos para fazer o outro feliz; pois a parceira e o tempo com qualidade é o que determinará se valeu ou não a pena investir nesta relação.

Quando a diferença de idade é superada, isso deixa de ser um obstáculo e torna-se um trampolim, pois pessoas mais velhas possuem "bagagens" de maturidade e, uma pessoa mais jovem costuma trazer a "bagagem" do divertimento, ou seja, a pessoa mais velha saberá lidar com as coisas fúteis que surgem numa relação e provocam atritos e a mais nova não deixará a relação tornar-se monótona, ambos se completam.

Não abra mão de quem você é

Muitos casais abrem mão de quem são e do que gostam, tentando fazer o outro feliz. Isso ocorre muito, principalmente quando há diferenças de idade. Não faça isso! Você pode perder sua identidade divina e nem se reconhecer mais com os anos.

Às vezes, é preciso ceder e fazer algumas coisas para agradar o cônjuge, entretanto, tudo o que você fizer, precisa ser bom para ele e para você também.

Esforce-se por se sentir completa e, dessa maneira você fará do seu parceiro uma pessoa mais feliz, porque ele irá perceber que ao lado dele você se sente realizada.

Lembre-se que o tempo que você se desgasta, tentando ser "boa o suficiente" nunca será o bastante, nem para você nem para a pessoa ao seu lado, independente de qual seja a idade de ambos.








MOMENTO DE REFLEXÃO


O otimismo é uma virtude

Havia, certa vez, dois irmãos. Um era otimista, vivia sempre alegre. Já o outro era pessimista, passava o dia cabisbaixo, triste, vendo defeito em tudo.

Quando chegou perto do Natal, o pai chamou ambos e quis saber o que cada um queria de presente. O otimista foi lago pedindo um cavalo para passear com os amigos. O pessimista pediu uma bicicleta.

Quando chegou a véspera do Natal, o pai trouxe a bicicleta, mas, como ainda não havia encontrado um cavalo bom, trouxe um cabresto.

Quando entregou a bicicleta ao pessimista, este lamentou dizendo:
- Eu não sei bem se queria mesmo esta bicicleta. Tenho de cuidar dela, estar sempre atento para que ninguém a roube e, além disso, eu posso cair e me machucar.

Já o otimista, ao receber do pai o cabresto, saiu pulando de alegria, sem nem esperar o pai explicar que ainda não conseguira comprar o animal.
 
Quanto mais perto de Deus uma pessoa está, mais alegre ela é. O contrário também é certo: Quanto mais longe de Deus, mais triste. Até na hora do sofrimento, Deus nos chama a ser alegres: “Considerai uma grande alegria, meus irmãos, quando tiverdes de passar por diversas provações” (Tg 1,2).

“Irmãos, estai sempre alegres” (1Ts 5,16). “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: Alegrai-vos. Seja a vossa alegria conhecida de todos... Não vos preocupeis com coisa alguma, mas em toda ocasião apresentai a Deus os vossos pedidos em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças” (Fl 4,4-7).


Nenhum comentário:

Postar um comentário