Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 17/02/2017


Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017


“O importante é "semear", produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.” (cora coralina)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 8,34-9,1


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. 9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
É importante ler a primeira leitura para refletirmos o evangelho de hoje
“(…) o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. Por isso, foi chamada Babel, porque foi lá que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e de lá dispersou os homens por toda a terra“. (Gênesis 11, 8-9)
Em Babel, Deus interveio diretamente sobre o sonho ambicioso e descontrolado do homem que edificava sobre sua inteligência e conhecimento o seu poder. Nessa profunda narrativa o povo judeu via e acreditava que seu Deus não os havia abandonado e acatava, de certa forma, a vontade de Dele em confundir os tais sábios.
Difícil não tentar imaginar também a “pulga atrás da orelha” sobre eles: Deus estaria punindo a desobediência mais uma vez ou havia um plano futuro? O salmista deixa sua opinião sobre o assunto dizendo: “(…) O SENHOR DESFAZ OS PLANOS DAS NAÇÕES E OS PROJETOS QUE OS POVOS SE PROPÕEM. MAS OS DESÍGNIOS DO SENHOR SÃO PARA SEMPRE, E OS PENSAMENTOS QUE ELE TRAZ NO CORAÇÃO, DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, VÃO PERDURAR”. (Salmo 32)
E o evangelho? É como se Jesus dissesse: Você acredita ou não? Se não acredita corre agora! Repare algo: no evangelho de amanhã Ele se transfigura na presença de Pedro, João e Tiago e cumpria-se assim o que havia dito “estão aqui algumas pessoas que não morrerão antes de verem o Reino de Deus chegar com poder” (evangelho de sábado). Jesus se revelava por inteiro através da transfiguração.
Jesus tem promessas a serem cumpridas com aqueles que acreditam, portanto fique! Acredite! Deus confundiu os “sábios” em Babel e se torna simples e compreendido novamente através da vinda de Jesus e da fé daqueles que ainda crêem.
“(…) Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, ao judeu em primeiro lugar e depois ao grego. Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé (Hab 2,4)”. (Romanos 1,16-17)
O passado foi enterrado sobre as pedras que desmoronaram em Babel e definitivamente soterrados através da mensagem, vida e morte de Jesus Cristo, portanto livres da morte Deus não tem mais intervindo para gerar a dúvida e sim a solução, sendo assim todos aqueles que hoje passam por dificuldades, onde as soluções parecem como as pessoas que restaram de Babel, ou seja, confusas, Deus se revela como um profundo sinal de lucidez em meio ao tormento.
Muitos ainda dizem que “carregam suas cruzes” no entanto, carregar a cruz não é lembrar ou viver sofrendo, é testemunhar a promessa se concretizando ainda hoje. É atestar que a morte do cordeiro não foi em vão! É dizer que, apesar do sofrimento, da tempestade, (…) o brilho da vitória é ainda maior. Carregar a cruz é não ter vergonha de dizer que é católico, que é casado, que ama sua família, que vai a missa, que participa da comunidade, que devolve o dízimo, que se benze ao levantar, que reza o terço todo dia, que acredita na virgindade, na fidelidade conjugal, que lê a bíblia, (…) é não ter vergonha de falar para seus amigos que você não vai “festar”, mas que vai trocar o barulho por um retiro de carnaval; que vai pro Vinde e Vede rezar; é dizer que prefere ler um bom livro a ver novela ou nádegas no Big Brother; é não ter medo de jejuar, se confessar e por fim ter coragem de dizer “Deus te abençoe” ou “Vá com Deus” a quem convive conosco.
 “(…) Presta atenção às minhas palavras, aplica teu coração à minha doutrina, porque é agradável que as guardes dentro de teu coração e que elas permaneçam, todas, presentes em teus lábios”. (Provérbios 22, 17-18)
Um imenso abraço fraterno! Bom fim de semana!








CULINÁRIA

Frango Espalmado

INGREDIENTES

Suco e raspas de 2 limões (100 ml)
1 colher (sopa) de sal grosso (25 g)
20 dentes de alho sem casca amassados (+/- 80 g)
2 sachês de tempero sabor frango
1 colher (chá) de pimenta caiena
Sálvia e tomilho picados a gosto
1⁄2 xícara (chá) de cachaça (120 ml)
1 frango inteiro com pele (+/- 2 kg)
4 batatas descascadas e cortadas em rodelas (+/- 800 g)
1 xícara (chá) de água

 MODO DE PREPARO

Coloque em uma tigela o suco e raspas de 2 limões, 1 colher (sopa) de sal grosso, 20 dentes de alho sem casca amassados, 2 sachês de tempero sabor frango, 1 colher (chá) de pimenta caiena, sálvia e tomilho picados a gosto, ½ xícara (chá) de cachaça, misture e reserve.

Em uma tábua coloque 1 frango inteiro com o peito para baixo e com uma faca afiada abra-o pela coluna e retire-a com cuidado.

Abra o frango e entre as duas costelas retire o osso central.

Com os dedos solte um pouco a pele do peito do frango e tempere bem com a mistura de temperos (feita acima), coloque o frango dentro de um saco plástico e deixe marinar por 24 horas dentro da geladeira.

Retire o frango da marinada e seque toda a pele com papel absorvente. Reserve a marinada.

Em uma assadeira coloque 4 batatas descascadas e cortadas em rodelas, a marinada (reservada acima), o frango com o peito para cima e leve para assar em forno alto preaquecido a 220° C por 1 hora.

Retire o frango e as batatas da assadeira e coloque-a direto na boca do fogão (fogo médio. Adicione 1 xícara (chá) de água, misture, amasse o alho grosseiramente e deixe apurar por +/- 5 minutos e desligue o fogo. Sirva o frango em seguida com as batatas, o caldo da assadeira e pimentões vermelhos assados e cortados em tiras.



Frango ao Vinho
Com manteiga clarificada


INGREDIENTES

FRANGO

2 filés de frango (+/- 450 g)
Sal e pimenta caiena em pó a gosto
1 colher (sopa) de manteiga clarificada
2 dentes de alho cortados ao meio
4 pedaços de 5 cm cada de alho-poró
100 g de cenoura baby
1 ramo de alecrim
240 ml de vinho branco (1 xícara de chá)
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de mostarda amarela

MANTEIGA CLARIFICADA

200 g de manteiga sem sal

 MODO DE PREPARO

FRANGO

Coloque 2 filés de frango entre 2 folhas de papel-manteiga e com as mãos fechadas dê socos na parte mais grossa do frango para nivelar cada filé. Em seguida, tempere com sal e pimenta caiena em pó a gosto e reserve.
Em uma frigideira em fogo médio coloque 1 colher (sopa) de manteiga clarificada, 2 dentes de alho cortados ao meio e deixe derreter a manteiga. Assim que os dentes de alho dourarem, retire-os da frigideira e despreze-os, aumente o fogo, adicione os filés de frango temperados e deixe que dourem dos dois lados (+/- 6 minutos). Transfira os filés de frango para um prato, cubra com papel filme e reserve.
Na mesma frigideira em fogo alto coloque 1 colher (sopa) de manteiga clarificada, adicione 4 pedaços de alho-poró, 100 g de cenoura baby e 1 ramo de alecrim e deixe dourar, mexendo sempre. Abaixe o fogo, junte 240 ml de vinho branco, tempere com sal a gosto, tampe a frigideira e deixe cozinhar até os legumes ficarem al dente (+/- 5 minutos). Retire os legumes da frigideira e reserve.
Adicione na frigideira 2 colheres (sopa) de mostarda, o liquido escorrido dos filés de frango e deixe em fogo baixo por 1 minuto.
Em pratos de servir coloque uma porção de legumes grelhados, um filé de frango cortado em fatias, regue o molho da frigideira e sirva a seguir.

MANTEIGA CLARIFICADA

Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo e deixe derreter lentamente, por cerca de 20 minutos. Durante o cozimento vai se formar na superfície uma camada de espuma (sólidos). Vá retirando esta espuma com uma escumadeira e desprezando.

OBS: Dependendo da qualidade da manteiga, a quantidade de sólidos pode ser grande.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Feliz é aquele que saboreia quando come, enxerga quando olha, dorme quando deita, compreende quando reflete, aceita-se e aceita a vida como ela é.
Há quem diga que felicidade depende, antes de tudo, de bastar-se a si próprio; de não depender de ajuda, de opinião e, sobretudo, de não se deixar influenciar por ninguém.
Será mesmo? Você pode imaginar uma pessoa assim?
Lao Tzé dizia: "Grande amor, grande sofrimento; pequeno amor, pequeno sofrimento; não amor, não sofrimento".
Pode imaginar você um homem sem paixão, sem desejos? A felicidade, entendida assim, não seria apenas um engôdo, algo contra a natureza humana?
Evidentemente! Sem amor, sem paixão, que sentido teria a existência?
A felicidade é proporcional ao risco que se corre. Quem se protege contra o sofrimento, protege-se contra a felicidade.
Quem se torna invulnerável, torna sem sentido a existência.
O homem feliz aceita ser vulnerável. O homem feliz aceita depender dos outros, mesmo pondo em risco sua própria felicidade.
É a condição do amor e de todas as relações humanas, sem o que a vida não teria sentido.

Jean Onimus


Nenhum comentário:

Postar um comentário