Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 12/02/2017



Domingo, 12 de fevereiro de 2017


“A mais extrema forma da ignorância é quando você rejeita algo sobre o que você não sabe nada.” (wayne dyer)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,17-37


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22aEu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo.
27Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
33Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ´cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34aEu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. César Augusto dos Santos SJ


Deus nos criou livres e depende de nós a escolha que nos fará felizes. O que dependia do Senhor já foi feito. Ele nos criou à sua imagem e semelhança, ou seja, livres, tendo no íntimo de nosso ser buscar o bem e evitar o mal. Somos feitos pelo Sumo Bem, evidentemente, só poderemos estar voltados para a prática do bem. Contudo o Senhor, exatamente porque nos criou à sua imagem e semelhança, nos fez livres. Como diz a leitura do Livro do Eclesiástico “Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir”. Consequentemente, cada um de nós é sujeito de sua felicidade ou desgraça, à medida que tiver feito escolhas a favor da vida ou da morte.
Evidentemente, tendo herdado o pecado original, sabemos também que nossa natural inclinação ao bem foi atingida, de modo que, muitas vezes, como nos diz São Paulo, “não faço o bem que quero, mas o mal que não quero”.
No Evangelho vemos a proposta sobre a justiça do Reino dos Céus. Como vimos no domingo passado, somos chamados a sinalizar a aliança de sal, a perene, que não se corrompe. Essa aliança de Deus com cada um dos seres humanos é alimentada por todos nós batizados, que assumimos o projeto do Senhor. Também faz parte de nossa opção aceitarmos essa vocação dada por Jesus, de colaborarmos com Deus na construção da nova sociedade, do Reino de Justiça.
Por fim, a Primeira Carta aos Coríntios nos fala que a perfeição está na sabedoria, mas não na sabedoria deste mundo, muito menos na de seus poderosos, pois ela está voltada para a morte, para a destruição. A Sabedoria de Deus, ao contrário, seu plano de amor em benefício dos homens, está escondida e foi destinada para nossa glória, é o projeto de Deus, sua opção pelos simples, pelos marginalizados. Os poderosos não a conheceram porque, mantendo sua opção, condenaram Jesus à morte e o crucificaram. Contudo, “o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu” escreve São Paulo.
Concluindo, a liturgia deste domingo nos exorta a mantermos nossa missão, nossa vocação optando livremente pelo anúncio do projeto de Deus, de anunciar a construção de uma nova sociedade onde a sabedoria de Deus triunfará e os marginalizados deste mundo a conhecerão. Aliás, à medida em que optamos fazer a vontade de Deus, já desfrutamos no próprio ato de fazer o bem, a alegria e a felicidade que almejamos.







VÍDEO DA SEMANA

Amor não é prisão - Pe. Fábio de Melo





https://www.youtube.com/watch?v=R3hSpc1895c






MOMENTO DE REFLEXÃO


Sou feliz, Senhor, tu vais comigo

Certa vez, um senhor sofreu um grave acidente de trânsito e desmaiou. Horas depois, acordou na UTI de um hospital. Vendo a movimentação de médicos e enfermeiras, percebeu que seu estado era gravíssimo.

O sofrimento aumentou quando lhe contaram que o seu grande amigo, que dirigia o carro, havia falecido. Ele não tinha forças nem para lutar pela própria recuperação. Sentia-se a pessoa mais sofredora do mundo.

Foi quando entrou na UTI um rapaz muito jovem, usando roupas de médico, e lhe disse:
- Bom dia! O senhor é um homem de muita sorte. O maior especialista nesta área está aqui no hospital e o senhor será operado por ele.

Ao ouvir essas palavras, o doente encheu-se de esperança e começou a acreditar na própria recuperação. Respirou fundo e foi levado para a sala de cirurgia.

Depois que acordou da anestesia, a primeira coisa que fez foi perguntar pelo médico que o operou, pois queria agradecer-lhe. A enfermeira foi chamá-lo e, para surpresa sua, apareceu o mesmo jovem médico que havia conversado com ele.
 
- Onde está o médico que me operou? Perguntou o doente.
- O senhor está diante dele, disse o rapaz, sorrindo. O senhor estava muito fragilizado, e eu queria que se sentisse seguro e confiante. Se lhe tivesse dito que o cirurgião seria eu, o senhor não ficaria tão confiante, o que foi fundamental para o sucesso da cirurgia.

“Ainda que um exército inteiro se levante contra mim, eu nada temerei, porque o Senhor está comigo” (Sl 27,3). “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Cada um de nós, se olhar para trás, perceberá a presença desse grande médico ao nosso lado, nas horas difíceis que enfrentamos, fazendo a diferença.

(Fonte: Prof. Felipe Aquino)



Nenhum comentário:

Postar um comentário