Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 23/01/2017


Segunda-feira, 23 de janeiro de 2017


“A inveja é tão vil e vergonhosa que ninguém se atreve a confessá-la.”




EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,22-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.
28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Jesus revela a natureza paterna de Deus em estar sempre aberto a reconciliação, mas deixa claro que determinadas atitudes nossas nos privam da plenitude… Será que temos noção que uma delas é bem comum no nosso meio?
“(…) A inveja nos faz capazes de encontrar os motivos mais terríveis para condenar alguém que pratica o bem. Com Jesus não foi diferente.Os mestres da Lei viam tudo o que Jesus fazia e não podiam negar os fatos, mas quando deveriam aderir à proposta de Jesus, a inveja tomou conta dos seus corações. Como o poder de Jesus não podia ser contestado, resolveram contestar a origem de tal poder, afirmando que este não era a manifestação de uma realidade divina, e sim diabólica, atribuindo a Jesus o que de fato era a origem dos seus próprios pensamentos, uma vez que negavam como divina a ação do próprio Espírito Santo, e isso sim, é algo diabólico”. (Reflexão segundo a CNBB)
São seis os grandes pecados (se assim posso dizer) contra o Espírito Santo, mas em especial um me chamou a atenção: A Inveja da graça que Deus dá aos outros
Quem tem acompanhado os evangelhos dos últimos dias deve ter notado que Jesus precisou de muita sabedoria para desvencilhar das armadilhas feitas pelos fariseus e os partidários de Herodes. Arapucas ou ciladas não parecidas com as que vimos ou conhecemos, mas de estratégia e pensamento. Para continuar sua missão Jesus precisava saber por onde andar, o que falar e quando silenciar.
Hoje ainda temos os mesmos problemas, mas nem sempre temos as mesmas atitudes do Senhor…
Ele sabia por onde andar, nós nem sempre; Ele era hábil no que dizia, mas nós muitas vezes falamos o que não devia; Ele se retirava para rezar, mas nós, ao sermos questionados, não conseguimos nos calar, buscar a Deus, silenciar…
“(…) Lembra-lhes estas coisas e conjura-os, por Deus, a evitarem discussões de palavras, que só servem para a perdição dos ouvintes. Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da palavra da verdade. Procura esquivar-te das conversas frívolas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade. As palavras dessa gente destroem como a gangrena. Entre eles estão Himeneu e Fileto, que se desviaram da verdade dizendo que a ressurreição já aconteceu e transtornaram a fé em alguns. Contudo, o sólido fundamento de Deus se mantém firme, porque vem selado com estas palavras: O Senhor conhece os que são seus (Nm 16,5); e: Renuncie à iniqüidade todo aquele que pronuncia o nome do Senhor (Is 26,13). (II Timóteo 2, 14-19)
O reino de Deus precisa de gente que entenda de estratégia, que planeje seus atos, reflita o que diz. O mesmo Espírito Santo que esta em mim, esta também em você e talvez minha vida não tenha o mesmo sucesso que a dele em virtude da inveja que possuo e não aceito.
Tem gente que mesmo em meio a tantas dívidas faz outras apenas para manter o status aos olhos dos outros. Quantas pessoas nos perguntam diariamente o motivo de nossa felicidade viso que ele (a) não os vê? Quantas pessoas passam a vida inteira juntando dinheiro para comprar um carro, e quando conseguem dizem os invejosos que ela esta “roubando no serviço”? Quantos irmãos diariamente desmerecem nosso trabalho sendo o dele sempre o melhor, o mais duro, o mais cansativo?
Em meio a tanta maldade e inveja Jesus nos surpreende com a vontade de ainda ensiná-los a ver o caminho. “(…) Então Jesus chamou todos e começou a ensiná-los por meio de parábolas”.
Precisamos ter a coragem de não somente repreendê-los e sim ensiná-los e se mesmo assim persistirem agarrados a maldade, um novo pecado contra o Espírito Santo brota e talvez esse seja mais difícil de curar: A obstinação no pecado é a vontade firme de permanecer no erro mesmo após a ação de convencimento do Espírito Santo
Esse foi o pecado que motivou o coração dos fariseus a levar Jesus a Cruz…
Busquemos a luz, fujamos das trevas
Um Imenso abraço fraterno!






MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Dois sentidos não assam milho
Professor Marins


Cheguei cedo para o churrasco na fazenda de um amigo no interior. Quando cheguei, a cozinheira, atarefada me disse:


"- Ainda bem que o senhor chegou! A carne está na churrasqueira lá no fundo e eu tenho que olhar o arroz e o feijão e ainda fazer a farofa. E eu fico correndo daqui prá lá e o feijão começou a queimar. Isso não dá certo! Dois sentidos não assam milho!"

Ouvi aquilo com atenção e fiquei pensando no que significaria aquele "Dois sentidos não assam milho...". Perguntei à velha cozinheira e ela me deu uma verdadeira aula de "foco".

Ela me disse: "- As coisas só dão certo quando a gente presta atenção numa coisa de cada vez. As coisas só dão certo quando a gente faz uma coisa de cada vez. Não adianta querer fazer as coisas com dois 'sentidos' (isto é "direção"). A gente tem que ter um 'sentido' só, uma direção só. Tem gente que quer ir aqui e ali ao mesmo tempo e acaba não indo prá lugar nenhum. E o milho não assa! E o milho queima!"


E eu fiquei pensando na sabedoria popular. Na sabedoria dos mais velhos. Na sabedoria das pessoas simples. A gente estuda, estuda, lê livros complicados, faz cursos no mundo inteiro, para muitas vezes nem chegar perto da sabedoria de uma senhora analfabeta que com "bom senso" diz e sabe das coisas que realmente importam na vida.

As maiores autoridades mundiais em administração e gestão hoje falam da importância do "foco" para pessoas e empresas. As empresas e pessoas têm que ter "foco", isto é, concentrar-se nas suas fortalezas. A falta de foco faz com que as empresas não consigam formar a necessária "identidade" de marca na cabeça de seus clientes. Sem foco as pessoas não conseguem se desenvolver, investir em si próprias, ter sucesso.

Nesta semana, pense nisso. Será que não temos o péssimo hábito de querer fazer tudo ao mesmo tempo e deixamos o milho queimar? Lembre-se que "dois sentidos não assam milho"


Pense nisso. Sucesso!






MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia, certa vez, uma Comunidade cristã que vivia em uma choupana na zona rural. Eram o mestre e dez jovens discípulos. Um dia, o mestre disse aos discípulos:

- Como a nossa igreja aqui está precisando de uma reforma e está difícil angariar recursos, ordeno a vocês que vão à cidade para roubar bens que podem ser vendidos e assim arrecadarmos dinheiro para a reforma.

Os discípulos ficaram espantados por essa ordem vir justamente do mestre, que era um homem tão sábio e santo. Logo em seguida, o mestre disse de modo enérgico:
- Mas, para não mancharmos a nossa excelente reputação, solicito que cometam o roubo somente quando ninguém estiver vendo.
Imediatamente o mestre os deixou e foi para o seu quarto.

Os jovens conversaram entre si: “É errado roubar. Por que nosso metre solicita-nos a cometer esse ato?” Um deles, porém, disse: “O mestre é um homem sábio e justo. E isso permitirá que reformemos a nossa igreja!” Assim todos concordaram e saíram juntos em direção à cidade.

Quando estavam a certa distância, o mestre correu atrás deles e disse:
- Peço que respondam a uma pergunta do catecismo: Onde está Deus?
- No céu, na terra e em toda parte, responderam.

Então o mestre disse:
- Eu estava apenas testando se vocês conhecem o catecismo. Se Deus está em toda parte, é impossível fazermos uma coisa sem que ele a veja.
E todos voltaram para a choupana.

Deus não só vê, mas julga e faz justiça. Ele protege os seus filhos e filhas a fim de que nada de mal lhes aconteça.

“O Senhor é quem me defende. A quem temerei? Quando me assaltam os malvados para me devorar, são eles que tropeçam e caem. Mesmo que contra mim se acampe um exército, meu coração não teme” (Sl 27,1-3).

(Fonte: Prof. Felipe Aquino)



Nenhum comentário:

Postar um comentário