Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 21/01/2017


Sábado, 21 de janeiro de 2017


“Onde quer que você vá, vá com todo o coração.” (Confúcio)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,20-21


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Quando Jesus foi para casa, uma grande multidão se ajuntou de novo, e era tanta gente, que ele e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Os parentes de Jesus souberam disso e foram buscá-lo porque algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


No evangelho de hoje, quando Jesus volta para casa, a quantidade de gente que vem em busca dele é tão grande que ele não consegue parar nem para se alimentar, de novo. Vendo isso, os parentes de Jesus chegam fazendo um escândalo, para tentar tirá-lo do meio da multidão. Chegam a dizer que ele enlouqueceu!
Com quem você se identifica hoje: alguém da multidão (que buscava a solução dos seus problemas, e só!), com Jesus (sobrecarregado com os problemas dos outros) ou com os parentes de Jesus (preocupados com aquele que está "enlouquecendo" por se sobrecarregar com os problemas dos outros)?
Se você é como alguém da multidão, ou seja, que está com um problema e o considera mais importante que o dos outros, talvez esteja na hora de parar um pouco e tentar ver que as outras pessoas também têm problemas. Talvez até maiores que o seu!
Se você se identificou com o que Jesus enfrentou talvez esteja na hora de parar um pouco, ou pelo menos diminuir o ritmo. Todos precisam descansar! Jesus também descansava e parava para comer. Se percebesse que estava no seu limite físico ou mental, Ele certamente teria pedido às pessoas que esperassem um pouco para que Ele pudesse descansar ou se alimentar. Se não, como Ele poderia continuar ajudando?
E se você se viu no lugar dos parentes de Jesus, será que provocar um escândalo, dizer que o seu parente "está fora de si", não seriam atitudes extremas para uma situação que poderia se resolver com uma conversa educada? Atitudes extremas costumam colocar as outras pessoas na defensiva, o que dificulta muito uma resolução pacífica. Pessoas experientes e maduras sabem que uma boa e discreta conversa a dois é muito mais produtiva do que um escândalo, ainda mais quando o seu parente é alguém tão inteligente.
Por outro lado, os parentes de Jesus estavam certos... Jesus, de fato, "saía de si" e enxergava o problema do outro como se fosse o outro. Jesus se importava de verdade com cada um que o procurava. E é assim que Ele nos ensina a ser para com as pessoas que nos procuram com um problema.
Três lições ficam para hoje: 1) Não olhar só para o nosso problema; 2) Não olhar só para os problemas dos outros; 3) Não substituir uma conversa discreta por um escândalo.

jailsonfisio@hotmail.com







CASA, LAR E FAMÍLIA


O item mais importante na criação dos filhos
Criar filhos de maneira correta é um desafio cheio de surpresas. Sentir que o melhor foi feito é a maior recompensa.


Para os pais sempre há uma dúvida soando ao vento: Será que estou ensinando e educando corretamente meus filhos? Uma questão que geralmente não pode ser respondida até que eles cresçam e se tornem adultos. Depois disso, pouca coisa pode ser feita.

Com todos os compromissos da vida moderna é realmente desafiador criar e educar a progênie. Não existe passo a passo e cada pessoa é diferente da outra, mesmo sendo irmãos criados em uma mesma família. Alguns conselhos são muito bons e vêm de muitas gerações.

Exemplo

O item mais importante de ensino sempre foi e será este. As palavras e lições podem ser ouvidas e absorvidas, a criança aprende o que é o certo e o errado. Porém, se for ensinado que a mentira é ruim e os pais mentirem, o filho até entende que é errado, mas agirá como seus pais. A lição de vida para eles é ser no futuro o que seus pais são hoje.

Ensinar agindo

Em séculos passados os filhos aprendiam suas profissões com seus pais, e em algumas culturas até adquiriam seu sobrenome pela sua profissão. A maneira de agir, enfrentar os desafios, se portar em meio às tempestades e a determinação em vencer certamente incentivarão os filhos a serem desta forma. Dizer apenas como a criança deve ser não resolve como descrito nesta entrevista com o filósofo Mário Sérgio Cortella.

Ao observar a natureza um homem relatou o que aprendeu com uma mãe ave. Seu filhote estava próximo e ela aproveitou que ele estava observando, ciscou a terra, encontrou uma suculenta minhoca e a pegou. O filhote rapidamente abriu o seu bico esperando pelo alimento, mas para sua surpresa a mãe o engoliu. Ela então voou até uma árvore próxima e bicou a casca até sair de lá com um inseto. Voltou para perto do filhote, que aguardou novamente pelo alimento, mas ela também o engoliu. Então voou para longe, deixando o filhote sozinho. Passado algum tempo o filhote ciscou a terra e logo encontrou sua refeição.

Evitar fazer tudo por eles

Talvez hoje em dia os pais devam deixar um pouco mais de responsabilidades nas mãos dos filhos. Amar não é fazer tudo por eles, na verdade, o nome disso é falta de amor. Enquanto pequenos eles já podem aprender a guardar seus próprios brinquedos. Conforme eles forem crescendo e desenvolvendo mais habilidades, maiores responsabilidades poderão ser passadas.

Regras e limites

Para que a criança se sinta feliz e segura ela precisa desta dupla estabelecida pelos pais, os chefes do lar. A falta disso a deixará confusa. Normalmente as crianças e adolescentes fazem de tudo para burlar uma regra. Estarão testando se os pais realmente são firmes. Neste artigo os responsáveis são aconselhados a respeitarem seus próprios NÃOS, evitar concessões, estabelecer regras justas e serem firmes sempre. Filhos assim se tornarão adultos seguros e mais humanos.

Jamais compensar a falta de atenção com produtos

Já que o tempo é escasso, o dinheiro é necessário e o cansaço também faz parte da rotina. Dar presentes no lugar de tempo, carinho e atenção nunca é favorável. A criança cresce com o entendimento que ter tudo o que quer é muito fácil, que os outros são obrigados a fazer suas vontades e que os relacionamentos, afinal, não são tão importantes assim.








MOMENTO DE REFLEXÃO


O que você tem feito do seu tempo de vida?
Será que ele não tem escorrido pelos seus dedos pelo desperdício das reclamações fúteis, pelos gastos excessivos com o supérfluo?
Será que você tem tempo para as coisas que realmente importam?
Você tem tempo pra você?
Não deixe os minutos se amontoarem porque eles viram horas e horas somam-se, e formam um dia, e dias se multiplicam, e acabam virando anos, e quando você vê, Dezembro chegou, e mais um ano terminou.
Pare de "matar" o tempo com bobagens.
Com gente que não vale um pensamento sequer...
Descubra o que realmente te faz feliz  e lute para "conquistar tempo" para viver.
Viver com conforto não significa luxo, nem vida abastada.
Basta paz interior.
Quem segue com paz, conquista.
Quem conquista se alegra, e quem se alegra, modifica situações, transforma o mundo com um sorriso.
E o tempo responde com mais dias de vida, e vida com abundância.
Valorize o tempo, cada minuto é direito seu, use-o com sabedoria.

Paulo Roberto Gaefke 




Nenhum comentário:

Postar um comentário