Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 19/01/2017


Quinta-feira, 19 de janeiro de 2017


“O medo da morte estampado no coração dos habitantes da Terra é tão impressionável quanto a sua natureza belicosa e destruidora. Teme a morte, mas mata o próximo com naturalidade.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,7-12


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idu­méia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Nessa semana, quem teve a oportunidade de acompanhar os evangelhos viu o empenho do Senhor em realizar o projeto do Pai (curas, milagres, a boa nova aos pobres) e o também “empenho” dos fariseus e diversos homens da lei em encontrar meios de por Jesus em ciladas. Jesus se desvencilha delas uma a uma, no entanto como no tempo em que o Senhor viveu, somos também colocados a prova.
Então qual é a postura que deve ser adotada por aqueles que, como os apóstolos, seguem o Senhor e por seu projeto são perseguidos? O que por ventura nos torna especial para o Senhor ao ponto de presenciarmos seus milagres enquanto projeta e apresenta novos planos que nunca imaginávamos ter? O que ele espera de nós?
“(…) Então eu disse: Quem és, Senhor? O Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem persegues. Mas levanta-te e põe-te em pé, pois eu te apareci para te fazer ministro e testemunha das coisas que viste e de outras para as quais hei de manifestar-me a ti. Escolhi-te do meio do povo e dos pagãos, aos quais agora te envio para abrir-lhes os olhos, a fim de que se convertam das trevas à luz e do poder de Satanás a Deus, para que, pela fé em mim, recebam perdão dos pecados e herança entre os que foram santificados”. (Atos 26, 15-18)
São Paulo deixa bem claro esse sentimento que temos. Mudamos de lado, opinião, de jeito, forma de se vestir e falar; abandonamos velhos hábitos, às vezes rapidamente outras vezes ao longo do tempo; notam nossa mudança, reparam as diferenças e por fim passam ver Jesus no nosso olhar.
Essa mudança não pode nos sufocar, pois a missão deve ser prazerosa e bem planejada. Jesus quando pede para que se encontre um barco para não ser acotovelado pela multidão demonstra também preocupação consigo e o Seu projeto. Como poderia ajudar a outros tantos se fosse sufocado por poucos? “(…) Jesus pediu aos discípulos que arranjassem um barco para ele a fim de não ser esmagado pela multidão”.
Todos que estão imbuídos de algum trabalho em prol de outros, sejam eles catequistas, voluntários, ministros, sacerdotes, pais, mães, (…) devem ter uma coisa em mente: TODOS PRECISAM PLANEJAR SUAS VIDAS. É PRECISO ORGANIZAR SEU TEMPO PARA NÃO SEREM ESMAGADOS PELO EXCESSO DE OFICIO.
Conheço pessoas que estão engajados e três a quatro frentes de trabalho, que não é novidade alguma, mas que horas param para rezar? Semeiam a palavra, catequizam, dão formação, mas em que momento pára para tomar conta da semente que foi semeada em si mesmo? Quantas lideranças conhecemos que após uma dura batalha ou período de trabalho se afastam da igreja e por vezes não mais retornam?
A obra de Deus vai acontecer conforme a vontade Dele, pois é Sua vontade continuar. Uma igreja sem músicos, o povo cantará; um padre bom que vai embora, outro tão ungido virá e assumirá a comunidade. Somos aqueles que se preocupam em encontrar uma barca para o Senhor e não quem senta nela!
Nossa comunidade tinha cerca de onze pastorais e movimentos e hoje são apenas seis ou sete. Dentre tantos motivos do esfriamento esta na falta de novos que “arrumem os barcos”, alimentando em algumas pastorais e movimentos a herança perpétua de algumas pessoas que pelo tempo, já se sentem no direito de sentar no barco (risos)
Nosso empenho deve estar focado em manter a palavra viva na praia. Jesus não deve parar de falar por nossa falta de empenho. Se fizermos nossa parte conseguiremos entender Santa Catarina de Sena quando disse: “Se fores aquilo que Deus quer, colocareis fogo no mundo.“
E “por fogo” no mundo não quer dizer que sairemos com tochas na mão, mas com um fogo abrasador que arde no peito de cada cristão chamado Espírito Santo. Façamos o melhor para manter esse fogo ardendo no mundo. Sejamos verdadeiros cristãos.
Um Imenso abraço fraterno!






MUNDO ANIMAL


Merial alerta para prevenção do “Verme do Coração”, doença comum nesta época do ano


A Dirofilariose canina, também conhecida como doença do Verme do Coração, pode levar o cão à morte se não for diagnosticada e tratada

Apesar de pouco conhecida entre os donos de pets, a Dirofilariose é uma doença silenciosa que acomete os cães e tem como agente transmissor os mosquitos, dentre eles o Aedes aegypti, também responsável por transmitir a dengue aos humanos. Ao picar o animal, o mosquito infectado transmite o verme Dirofilaria immitis, parasita que se desenvolve no coração dos cães.

A partir do momento em que o verme se aloja no coração e nos grandes vasos sanguíneos, lesões importantes poderão ocorrer e dependendo da gravidade, levar o animal à morte. “Esses parasitas alcançam a corrente circulatória e se alojam nas artérias pulmonares e ventrículo direito do coração, iniciando sua fase reprodutiva, liberando assim, novos parasitas para a circulação”, alerta Jaime Dias, Gerente Técnico de Animais de Companhia da Merial.

Quando acometidos, os cães podem apresentar tosse, diminuição do apetite e cansaço ao praticar atividades físicas. “É fundamental que os donos levem seus pets ao médico veterinário regularmente, porque quanto mais cedo o animal for diagnosticado, menor será a gravidade do problema e maiores são as chances de responder positivamente ao tratamento”, explica Dias.

A prevenção é uma das armas para combater a Dirofilariose canina. A Merial oferece uma importante solução para a prevenção desta enfermidade, trata-se de Cardomec Plus, vermífugo à base de ivermectina e pirantel que, além da prevenção da doença, também trata e previne os principais vermes intestinais. Para que a prevenção seja feita de forma correta, Cardomec Plus deve ser utilizado mensalmente, pois assim impede que o verme alcance a fase adulta, o que pode trazer grandes prejuízos à saúde dos pets.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Fico preocupado toda vez que vejo uma pessoa ansiosa, visivelmente angustiada,  falando que vai viajar em busca de um novo sentido para sua vida.
 Estar consigo se tornou tão insuportável, que ela  passa a transferir para os aeroportos e rodoviárias todas as suas esperanças de paz e felicidade.
Isso é o pior que pode acontecer a um ser humano.
Significa que ela está perdendo a confiança em si mesma, está transferindo para terceiros a responsabilidade sobre seu próprio bem-estar.
Isso é a morte em dose homeopática...
O problema que está dentro não pode ser resolvido fora.
Tudo que se buscar no mundo exterior, será um exercício inútil de fugir de si mesmo.
Para uma pessoa angustiada, Paris ou Viena podem se transformar num inferno cheio de luzes.
Um coração triste não enxerga a beleza...
*************
Na Índia, conta-se a seguinte história:
Uma mulher foi surpreendida numa praça procurando algo.
Curiosa, a vizinhança logo quis saber o que ela havia perdido:
Uma agulha, respondeu!
Todos se prontificaram a ajudá-la a achar a tal agulha.
 No final da tarde, já cansados da procura inútil, os vizinhos perguntaram: onde exatamente você perdeu a agulha?
Ao que a mulher respondeu:
Dentro da minha casa, mas como aqui há mais claridade, achei que teria mais chances de encontrá-la...
 Só faltaram bater na mulher: como você nos faz perder tanto tempo procurando aqui fora algo que foi perdido lá dentro?
A mulher, que era na verdade uma monja, disse:
Engraçado, vocês perdem a felicidade em seus corações e partem para buscá-la no mundo exterior...
Fazem a mesma loucura que agora estranham em mim!
Esta tem sido a vida de vocês, que buscam fora o que perderam dentro.
Pois saibam que somente no silêncio de seus corações poderão encontrar a felicidade perdida...
***************
Osho, o líder espiritual indiano, dizia:
Esta é a situação do ser humano.
Você é capaz de olhar para todos os lugares à sua volta, mas é incapaz de ver onde está e o que veio fazer neste planeta.
É incapaz de fazer a pergunta fundamental:

QUEM SOU EU?

Enquanto não tiver resposta para esta pergunta, cancele todas as passagens que reservou.
Não há lugar para onde ir; estar aqui é tão glorioso e gratificante, que não há melhor local no mundo onde você possa se reencontrar...
**************
Feche os olhos para poder ver a realidade do aqui.
Lá é apenas uma ficção.
AQUI E AGORA são as nossas únicas realidades...
Mergulhe para dentro de si.
Tenha coragem de permanecer só e em silêncio.
A mente quer levar-lhe para fora porque teme perder o controle da situação...
Seja mais forte, resista a todas as tentativas de buscar fora a felicidade que só pode ser encontrada dentro de você...

M E D I T E

A mente e a meditação não podem coexistir.
Não se pode ter ambas.
Ou você fica com a mente ou com a meditação, pois a mente é pensar e meditação é silêncio...
A mente significa tatear no escuro.
A meditação significa entrar na infinita beleza do seu próprio ser...
No começo o silêncio parece tristeza, porque você sempre foi uma pessoa ativa, ocupada, envolvida - e de repente se foram todas as suas atividades, seus negócios produtivos, seus afazeres...
Dá a impressão que você perdeu tudo, toda a sua vida.
Até os projetos profissionais parecem perder o sentido.
É uma sensação de tristeza profunda...
Mas seja um pouco paciente, deixe essa tristeza se assentar.
Esse é o começo do silêncio, o começo da paz...
Se você não levar a felicidade na sua bagagem, não vai encontrá-la em nenhuma parte do mundo.
Lembre-se:
O que você está procurando é você mesmo...
Nada neste mundo faz sentido se não tocamos o coração das pessoas.
Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma.

Edson Piazza




Nenhum comentário:

Postar um comentário