Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 04/01/2017


Quarta-feira, 04 de janeiro de 2017


“Quem não quer pensar, é fanático; quem não pode pensar, idiota; quem não ousa pensar, um covarde.” Francis Bacon.



EVANGELHO DE HOJE
Jo 1,35-42


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: "Eis o Cordeiro de Deus!" 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: "Que estais procurando?" Eles disseram: "Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?" 39Jesus respondeu: "Vinde ver". Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: "Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)". 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: "Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas" (que quer dizer: Pedra).

  
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ao refletir o evangelho de hoje voltamos a insistir nesse parágrafo:
“(…) Investir, com afinco, na animação bíblica da pastoral e em agentes e equipes leva à instituição e à formação continuada dos ministros e ministras da Palavra [...]; com capacitação não apenas bíblica e litúrgica, mas também técnica. Especial atenção merece a homilia que precisa ATUALIZAR A MENSAGEM DA BÍBLIA DE TAL MODO QUE OS FIÉIS SEJAM LEVADOS A DESCOBRIR A PRESENÇA E A EFICÁCIA DA PALAVRA DE DEUS, NO MOMENTO ATUAL DE SUA VIDA”. (§97 Doc 94 CNBB – Diretrizes Gerais 2011-2015)
Para convencer André e João, Jesus usou muito mais que apenas palavras. Além de serem indicados por João Batista, algo mais os encantou a segui-lo. O que seria? “(…) Venham ver! – disse Jesus”
A pergunta para essa resposta foi: Mestre aonde moras? Parece simples a resposta, mas vai muito mais além disso.
Muita gente ainda hoje busca a Deus na hora das dificuldades e aflições e muitos mais que uma simples resposta de qual é o problema, pois muitas vezes já sabemos qual é, Jesus oferece o conforto e a solução para o problema. Muito mais que o “sermão”, Deus oferece algo que se sintetiza no “venham ver” de Jesus.
Aquele que esta triste, abatido, desesperançoso talvez não se convença com “momentos” ou pregações cheias de sentimentalismos, no entanto vazias. O que talvez mude sua vida é de fato sentir o conforto que vem do alto, que de fato a farão se sentir acolhida como canta Walmir Alencar naquela canção que narra o filho pródigo. Talvez seja isso que a CNBB chame de eficiência e eficácia da Palavra de Deus.
Ontem, duas mulheres testemunhas de Jeová passaram aqui em casa e ao fim da conversa ficaram meio que assombradas pelo fato de eu ter dado atenção para elas mesmo eu dizendo ter uma outra religião. Deram-me aquela revista que carregam consigo, a paz e partiram recebendo de mim um “vão em paz e que Deus as acompanhe”. Sorridentes acenaram e partiram. Pergunta: Como é que normalmente elas são recebidas?
Não! Elas não conseguiram mudar minha religião, mas creio que semeei a esperança em suas vidas. A mensagem que traziam era de preocupações com o mundo e que deveríamos nos preparar para os sinais dos tempos. Falavam de terremotos, desastres naturais, o desamor entre as pessoas, mas saíram da minha casa acreditando que ainda vale à pena acreditar no mundo.
Méritos pra mim? Claro que não! Como diria João Batista ao falar de Jesus: “(…) Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Eu estava falando a respeito dele quando disse: Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia”.
Aquele que vem a missa aos domingos merece ser tratado como ser único para Deus e não confundamos isso com “paparicos”, mas com a qualidade de nosso serviço, pois como vimos hoje, quem convenceu Pedro foi André, e só seremos igreja de verdade se meu jeito de ser conseguir convencer aos que me cercam que de fato conheci Jesus. “(…) Achamos o Messias. (“Messias” quer dizer “Cristo”.)”
Um imenso abraço fraterno.







CURIOSIDADES


1-Quanto mais estressado você é, mais tempo o seu corpo levará para curar feridas e doenças.


2- O que você veste tem total efeito na maneira como você se comporta, apontou estudo.


3- O Gálio é um tipo de metal que derrete no momento em que você o toca. Interessante, não!?


4- Na Rússia, existe uma mina de diamantes inativa tão profunda que helicópteros podem ser sugados por ela.


5- Bruce Lee era tão rápido que os diretores tiveram que desacelerar o filme para que você notasse os seus movimentos.


6- Pelo menos uma vez por dia, o seu sistema imunológico destrói uma célula que se tornaria cancerígena no futuro. Salve a inteligência do corpo humano!


7- Você sabia que um caracol de jardim consegue passar sobre a fina borda de uma lâmina sem se machucar?


8- As mulheres são duas vezes mais propensas a terem insônia do que os homens. Isso ocorre, principalmente, devido às mudanças hormonais que elas experienciam.


9- “Geração Morango” é um termo chinês designado a qualquer um que nasceu depois de 1981. O nome veio da comparação entre a vulnerabilidade da fruta (que estraga facilmente) e as pessoas desse período (que não suportam a pressão social e nem trabalham como a geração de seus pais).


10- Por incrível que pareça, o pombo é um dos pássaros mais inteligentes do planeta. Eles conseguem reconhecer todas as 26 letras do alfabeto e, também, são capazes de conceituar objetos - baseados em tamanho, simetria e movimento. Além disso, os pombos conseguem notar a diferença entre uma fotografia e a realidade.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: "Pai, começa o começo!”
O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Não sou mais criança. E muitas vezes fico tão perdido sem saber pra quem pedir pra pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.
Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário para fazer tudo certo, para não decepcionar as pessoas que me amam, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis…
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: “Pai, começa o começo!”
Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você. Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário