Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 28/11/2016

Segunda-feira, 28 de novembro de 2016


“Com muita loucura ou pouca, tem uma grande verdade: Ninguém pode torná-lo infeliz sem o seu consentimento.”
 


EVANGELHO DE HOJE
Mt 8,5-11


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!





Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.

http://www.paulinas.org.br/


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Queiroz


Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu.
Este Evangelho narra a cura do empregado do oficial romano. Chamam a nossa atenção a fé e a humildade do oficial, resumidas na sua frase: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. Junto com Jesus, a Igreja expressa a sua admiração à atitude desse oficial, repetindo a sua frase em todas as Missas, na hora da Comunhão.
Ele tinha tanta certeza da divindade de Jesus e do seu poder sobre as doenças, que achava que apenas uma palavra de Jesus já devolveria a saúde ao seu empregado.
A fé é o segredo da felicidade. Quem tem fé “tira de letra” todas as dificuldades e obstáculos que aparecem na vida. Quem tem fé sabe que uma doença, por mais grave que seja, para Deus é um grãozinho de areia.
A fé é uma graça que Deus dá a quem ele quer, do Oriente ou do Ocidente, do Norte ou do Sul. Jesus se referiu aos pontos cardeais, para dizer, primeiro, que todas as pessoas do mundo recebem as graças suficientes para ter fé, esperança e caridade, e para se salvar. Deus ama a todos e não faz distinção de qualquer espécie entre as pessoas.
Segundo, para dizer aos judeus que eles não eram o povo privilegiado de Deus, como pensavam. Não existe povo privilegiado diante de Deus. Simplesmente, Israel recebeu a missão de preparar a vinda do Messias, só isso.
A fé é uma graça que Deus dá a todos os seres humanos indistintamente, sem nenhuma restrição em relação à raça, ao país ou a qualquer outra distinção.
Quem tem fé faz como o oficial fez: vai atrás de Jesus, expõe o seu problema e acredita que Jesus quer e pode resolver, portanto vai resolver. Por isso, quem tem fé não entra em pânico, não se revolta, não desilude, não alvoroça, não perde a alegria nem a esperança, mesmo nas situações mais desafiadores, pois sabe que nenhum problema é maior que Deus.
Ter fé é muito mais que acreditar com a cabeça; é acreditar com o corpo inteiro; por isso já dá o primeiro passo no novo caminho que pediu a Deus. Mas, é claro, ter fé é seguir um caminho novo, traçado não por nós, mas por Deus para nós.
“A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem” (Hb 11,1). É caminhar “como se visse o invisível” (Hb 11,27).
O exemplo de Moisés, na travessia do Mar Vermelho, nos mostra bem o que é fé: “Moisés estendeu o bastão sobre o mar e durante a noite inteira o Senhor fez soprar sobre o mar um vento leste muito forte, fazendo recuarem as águas... E assim os hebreus puderam atravessar” (Ex 14,21-22).
Dá impressão que no início as águas não se afastavam, mas Moisés ficou firme, com o seu bastão estendido sobre o mar. Deus quer que nós mostremos a fé nele, mesmo sem ver uma resposta imediata. Em vez de uma noite, ele pode demorar dias ou até anos para nos atender. Mas se permanecermos com o nosso bastão estendido, ele se manifesta e, com toda a certeza, separará as águas.
Nós queremos crescer na fé, porque dela nasce a esperança, e das duas nasce a caridade. Assim, vivendo as três virtudes teologais, seremos certamente felizes, agora e por toda a eternidade.

Certa vez, em um mosteiro, um noviço chegou para o mestre e disse: “Padre mestre, penso que não tenho vocação. Não consigo guardar na memória o que leio na Bíblia, nem as palestras do senhor”.
O mestre não respondeu imediatamente a questão. Apenas disse ao jovem: “Pegue aquele cesto de junco, desça ao riacho, encha-o de água e traga aqui”.
O noviço olhou para o cesto, todo furado e sujo, e achou muito estranha a ordem. Mas obedeceu. Desceu ao riacho, encheu o cesto de água e começou a subir. Quando chegou até o mestre já não havia água, pois se escorreu toda pelos buracos.
O mestre lhe pediu que repetisse a viagem. O noviço voltou ao riacho, afundou o cesto na água, encheu-o e veio trazendo. Mas novamente chegou com o cesto vazio.
Então o mesmo perguntou: “Meu filho, o que você aprendeu?” O rapaz respondeu na hora: “Que cesto de junco não transporta água”.
O mestre lhe disse: “Olhe para o cesto. Vê alguma diferença?” O noviço olhou e disse com um sorriso: “Vejo que o cesto, que antes estava todo sujo e empoeirado, agora está limpo. Se a água não chegou aqui, pelo menos lavou o cesto!”
O mestre concluiu: “Nada importa que você não consiga guardar na memória os textos bíblicos e as palestras; o importante é que a sua vida fique limpa diante de Deus”.
Em relação ao Evangelho de hoje, podemos dizer também: Importa obedecer as Leis de Deus, mesmo que não as entendamos na hora. Deus, o legislador, é mais inteligente que nós, e sabe que seus mandamentos, se não transportam água, pelo menos lavam o cesto.
Isabel elogiou a fé da sua prima Maria Santíssima: “Feliz aquele que acreditou, pois aquilo que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido” (Lc 1,45). Maria nunca vacilou na fé, nem na hora mais difícil, que foi a cruz. Que ela nos ajude a crescer na fé.
Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu.








MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Desesperados pela sexta-feira
Luiz Marins

“Gostaria de sugerir um tema para reflexão. Constantemente vemos as pessoas ansiosas pela sexta-feira, pelo dia do pagamento ou vale, pelo feriado.
A impressão que tenho é que elas vivem em função da sexta-feira e acabam se esquecendo de viver na segunda, na terça e nos outros dias.
Hoje não percebemos a falta destes dias despercebidos, mas é comum as pessoas dizerem quando chega o fim do ano, que nem viram o ano passar.
Acredito que seja por essa sede de sexta-feira”.

Recebi de um assinante a mensagem acima e vejo que ele tem razão. Vejo isso acontecer em quase todas as empresas.
Mas também fiquei pensando no porquê isso acontece. Por que as pessoas não veem a hora de chegar a sexta-feira e irem embora da empresa em que trabalham. O que será que acontece? Quem estará certo? Quem estará errado? O próprio assinante, autor da mensagem, não deu o seu juízo de valor. Ele nos pediu uma reflexão!
Se é verdade que, as pessoas se infelicitam durante a semana toda por pensarem apenas na sexta-feira e como disse eles “acabam se esquecendo de viver na segunda, na terça e nos outros dias”, também me parece verdade que eles assim fazem por não terem um sentimento de missão e propósito no trabalho que realizam. Aí vejo um enorme desafio para as empresas e para a liderança.
Sem um sentimento de missão e propósito; sem se sentir constantemente treinadas e crescendo profissionalmente; sem chefes leais, que as desafiem e as chamem a atenção quando erram, as pessoas se sentem “des-motivadas”, isto é, sem motivos para dar tudo de sua inteligência e vontade e, portanto, não veem a hora de chegar a sexta-feira, as férias e mesmo a aposentadoria.



Lembro que é também responsabilidade das pessoas buscarem a automotivação e não só ficarem esperando que seus líderes as motivem, pois motivação é uma porta que só se abre por dentro.
Assim, para atender o que nos pediu o assinante, temos que refletir sobre nossa desmotivação e buscar, tanto a empresa com as pessoas, os caminhos para viver com intensidade e vontade todos os dias de nossa semana.
Pense nisso. Sucesso!








MOMENTO DE REFLEXÃO


Por que será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos, perdemos e erramos?
O mundo não acaba quando nos enganamos; ele muda, talvez, de direção.
Mas precisamos tirar partido dos nossos erros.
Por que tudo teria que ser correto, coerente, sem falhas?
As quedas fazem parte da vida e do nosso aprendizado dela.
Que dói, dói.
Ah! Isso não posso negar!
Dói no orgulho, principalmente.
E quanto mais gente envolvida, mais nosso orgulho dói.
Portanto, o humilhante não é cair, mas permanecer no chão enquanto a vida continua seu curso. O problema é que julgamos o mundo segundo nossa própria maneira de olhar e nos esquecemos que existem milhões e milhões de olhares  diferentes do nosso.
Mas não está obrigatoriamente errado quem pensa diferente da gente só porque pensa diferente.
E nem obrigatoriamente certo.
Todo mundo é livre de ver e tirar suas próprias conclusões sobre a vida e sobre o mundo.
Às vezes acertamos, outras erramos.
E somos normais assim.
Então, numa discussão, numa briga, pare um segundo e pense: "e se eu estiver errado?"
É uma possibilidade na qual raramente queremos pensar.
Nosso "eu" nos cega muitas vezes.
Nosso ciúme, nosso orgulho e até, por que não, nosso amor?
Não vemos o lado do outro e nem queremos ver.
E somos assim, muitas vezes injustos tanto com o outro quanto com a gente mesmo, já que nos recusamos a oportunidade de aprender alguma coisa com alguém.
E é porque tanta gente se mantém nessa posição que existem desavenças, guerras, separações.
Ninguém cede e as pessoas acabam ficando sozinhas.
E de que adianta ter sempre razão, saber de tudo, se no fim o que nos resta é a solidão?
Vida é partilha.
E não há partilha sem humildade, sem generosidade, sem amor no coração.
Na escola, só aprendemos porque somos conscientes de que estamos lá porque não sabemos ainda; na vida é exatamente a mesma coisa.
Se nos fecharmos, se fecharmos nossa alma e nosso coração, vai entrar.
E será que conseguiremos nos bastar a nós mesmos?
Eu duvido.
Não andamos em cordas bambas o tempo todo, mas às vezes é o único meio de atravessar.
Somos bem mais resistentes do que julgamos; a própria vida nos ensina a sobreviver, viver sobre tudo e sobretudo.
Nunca duvide do seu poder de sobrevivência!
Se você duvida, cai.
Aprenda com o apóstolo Pedro que, enquanto acreditou, andou sobre o mar, mas começou a afundar quando sentiu medo.
Então, afundar ou andar sobre as águas?
Depende de nós, depende de cada um em particular.
Podemos nos unir em força na oração para ajudar alguém, mas só esse alguém pode decidir a ter fé, força e coragem para continuar essa maravilhosa jornada da vida.

Letícia Thompson





Diário de Domingo 27/11/2016


Domingo, 27 de novembro de 2016


“Seja Otimista! Viva com a certeza de que tudo vai terminar bem.”
 


EVANGELHO DE HOJE
Mt 24,37-44


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!



A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem.
- Naquele dia dois homens estarão trabalhando na fazenda: um será levado, e o outro, deixado. Duas mulheres estarão no moinho moendo trigo: uma será levada, e a outra, deixada. Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.

http://www.paulinas.org.br/


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Advento: Tempo de Preparação para a vinda de Jesus
Neste primeiro domingo do Advento, somos convidados a nos preparar para a vinda de Jesus... para a primeira vinda, que acontece no Natal, com o seu nascimento, mas também para a segunda vinda, que irá marcar o fim dos tempos. Durante toda a semana refletimos o capítulo 21 de Lucas, que trata desse assunto.
Num ponto todos concordam: haverá um fim para este mundo em que vivemos. Mas quando e como será esse fim? As especulações são das mais variadas. Desde pequenos escutamos muitas pessoas dizerem que o mundo iria acabar na passagem para o ano 2000. Aqui estamos nós em 2011! De vez em quando algum criador de seita diz que o mundo vai acabar, como agora tem uma seita russa que o chefe dela está dizendo que o mundo vai acabar em maio do próximo ano, e já está abastecendo de mantimentos uma caverna na montanha para abrigar os seus. Semana passada o Jornal Hoje da Rede Globo mostrou que conseguiram pegar de volta as crianças que eles não estavam querendo devolver... Uma trilogia de Hollywood ("Deixados para trás"), que foi um grande sucesso do cinema, tenta colocar os sinais citados no livro do Apocalipse e nas palavras de Jesus para mostrar como seria o fim dos tempos, se fosse nos dias de hoje. Claro que é uma obra fantasiosa, e que deve ser assistida com senso crítico. Mas, finalmente, o que PRECISAMOS saber sobre o fim dos tempos?
Em Lucas Jesus diz que virão muitas pessoas dizendo que "Ele está aqui", ou "Ele está ali"... Como se quisessem dizer: o fim do mundo será no dia XX de XXXXX de XXXX!!! "Não sigam essas pessoas!" Ninguém sabe quando será o fim do mundo. Isso só cabe a Deus. O que cabe a nós e o que precisamos saber sobre o fim dos tempos é: "Estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes."
E o que seria "estar preparado"? Após refletir muito, cheguei a seguinte idéia: Estar preparado para a vinda de Jesus é estar de consciência tranqüila de ter feito o melhor que poderia, usando os talentos que Ele nos deu. Nesse tempo do Advento, vamos procurar usar da melhor forma os nossos talentos para tornar esse mundo um lugar melhor... Vamos preparar o berço do nosso coração para receber o Jesus Criança no Natal... e assim já estaremos nos preparando para receber o Jesus Glorioso que está por vir... Vem, Senhor Jesus!

jailsonfisio@hotmail.com








VÍDEO DA SEMANA


Mesmo no sofrimento não podemos desistir - Pe. Fábio de Melo
















MOMENTO DE REFLEXÃO


Eu era uma mesa novinha. Bonita. Feita pelas mãos do melhor carpinteiro do mundo... Fui entalhada com amor, com matéria prima de qualidade. Nasci forte. Meus detalhes foram esculpidos com sentimento, com o carinho das mãos do meu pai. Não há outra mesa como eu em toda Terra. Participei de bons momentos. Ajudei muito. Estive presente nos tempos de alegria e nos tempos de dificuldade. Sempre firme, segurando tudo e a todos. Jamais rejeitei uma carga, mesmo que estivesse acima da minha capacidade... Quanto significado tive na vida dos que me rodeiam! Participei do progresso, da luta. Recebi lágrimas e risos. Sempre me doei e sei que se não estivesse ali, faria muita falta. Mas, como sempre estava, quase nunca era notada. E assim transcorreu minha vida. Como a vida da maioria das mesas: sempre muito participante, cooperando, mas sem reclamar muitos cuidados. Afinal a função da mesa é servir. Mas o tempo passou, e com ele, e a falta de cuidado, fui me desgastando. Minhas quinas um pouco rachadas tornaram-se ásperas. Às vezes, acabava ferindo alguém, mas não era de propósito. Talvez, se tivessem me restaurado no início, eu voltasse a ser bela e útil como antes. Mas a vida é tão corrida e não há tempo a perder com restaurações... Mesmo apesar do desgaste, do mau uso e da falta de cuidado, prossegui em minha missão, doando o melhor de mim. As pessoas ao redor acostumaram-se com minhas arestas e, para evitar um ferimento, desviavam-se de mim. Quando necessitavam, chegavam com cautela para que não houvesse atrito entre nós. Apesar do meu esforço em resistir, pude perceber que algo me roía por dentro. Já não tinha a mesma força de antes. Sentia minhas pernas fraquejarem ao menor peso. Meu tampão antes tão belo e forte, agora cheio de manchas e rabiscos, parecia afundar em si mesmo. Senti medo, pois não sabia o que estava acontecendo, mas ainda queria servir e estar presente. Um dia, quase sem perceber, desmoronei. O peso era pequeno, mas para mim parecia uma tonelada! Quebrei o que estava sobre mim e também algumas coisas à minha volta. Feri os que eu mais amava, pois estavam mais próximos na hora da queda. Todos me olharam com espanto, alguns com indignação, outros com raiva. Ninguém esperava aquilo. Nem eu. Mas já havia sido devorada, em meu interior, por bichinhos rápidos e silenciosos chamados “cupins”. Os cupins costumam deixar uma “sujeirinha”, mas a pressa, às vezes, nos impede de parar e socorrer a mesa antes que ela desabe. Afinal ela ainda está servindo para a sua finalidade... Sabe, amiga, esse cupim se chama DEPRESSÃO. A mesa sou eu. A mesa é você. É sua mãe que lhe importuna. É seu avô que reclama demais. É seu filho rebelde. É seu namorado ciumento e estressado. O marido ausente e pessimista. Relendo a história da mesa, você poderá considerar sua própria vida, e a vida daqueles que a cercam. Estamos caminhando para o mesmo fim? Eu lhe digo. Mesmo que sua mesa tenha caído, mesmo que ela tenha quebrado muitas coisas e pareça imprestável; mesmo que vá dar muito trabalho consertá-la, CONSERTE-A! Não descarte seus pais, seus filhos, seu cônjuge, seus amigos. Não descarte a si mesma! É possível a restauração! A pessoa deprimida é aquela que doou tudo de si, que esvaziou-se por completo para alcançar algo que ela considerava um bem... A pessoa deprimida precisa de companhia. Alguém que ajude a encontrar o melhor material para preencher os vazios que a depressão causou. 
Que ajude a aparar as arestas. Alguém que a queira nova outra vez. Se, para todo bem, há uma participação Divina, Deus neste momento está providenciando o necessário para que você encontre forças e alternativas para ajudar. 
Se você está em depressão, erga os olhos. A ajuda vem do alto. Mas também vem dos lados: de um abraço, uma conversa, uma carta, um e-mail. Lembre-se de que, para Deus, tudo é possível. É POSSÍVEL SER UMA MESA NOVA! “A depressão é uma travessia. Ela pode durar muito ou pouco. Mas, em qualquer das hipóteses, fica mais fácil na companhia de Deus, da família, e dos amigos verdadeiros. Confie!





Diário de Sábado 26/11/2016


Sábado, 26 de novembro de 2016


“O maior preço que se pode pagar por alguma coisa é ter que pedi-la.” (Marcel A. Ferreol)

  



EVANGELHO DE HOJE
 Lc 21,34-36

 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



​ 


MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força.
Neste Evangelho, o último do ano litúrgico, Jesus volta a nos falar do fim do mundo. Mas num sentido amplo, que inclui também o fim da vida terrena de cada um de nós. Essa força que devemos ter é para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficarmos de pé diante de Jesus, o Juiz, com quem nos encontraremos.
Ninguém consegue prever o dia da própria morte. Ela vem de forma inesperada. “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha”. Quantas pessoas vivem como se não fossem morrer nunca!
Recordando o catecismo, após a morte nós iremos para um destes três lugares: para o céu, para o purgatório ou para o inferno. O purgatório é um sofrimento passageiro, apenas um tempo de purificação. Mas o inferno... Deus nos livre!
Na prática, a escolha do nosso lugar é feita por nós mesmos. Jesus, o Juiz, vai apenas confirmar. E ele o fará com tristeza, se morrermos longe do seu Evangelho e dos mandamentos de Deus, pois a mesma direção que tivermos dado à nossa vida aqui na terra, o Juiz deverá confirmar depois, em respeito à nossa liberdade. Portanto, somos nós que escolhemos o lugar onde viveremos eternamente.
Daí a importância de levarmos a sério os mandamentos de Deus. Jesus veio para nos salvar, e quer nos ver todos no Céu; por isso que nos deixou palavras claras como as do Evangelho de hoje.
Certa vez, um raio de uma bicicleta resolveu abandonar o seu trabalho. Ele pensou: são tantos raios ao meu lado, todos presos no eixo e segurando a roda, um a menos não vai fazer falta.
E foi-se embora, desligando-se da bicicleta. Mas ele estava enganado. O dono colocou a sua filha na garupa e foi levá-la à escola. A estrada era esburacada e cheia de pedras. No caminho, a roda se entortou, os dois caíram e se machucaram!
Todas as funções na sociedade são importantes.
“Quando Jesus passar, eu quero estar no meu lugar.” Que bom se, quando a nossa vida chegar ao fim, nós estivermos cada um no seu lugar, cumprindo com fidelidade aquela missão que Deus nos confiou!
Maria Santíssima, a nossa Mãe, está pronta a nos ajudar dia e noite. Peçamos a intercessão dela. “Maria, ó Mãe cheia de graça... nós queremos contigo estar no Céu!”
Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força.







CASA, LAR E FAMÍLIA


Esta especialista explica por que o casamento moderno é muito mais difícil
Observe as dificuldades apontadas pela especialista Cátia Damasceno sobre o casamento moderno.
Roberta Preto



Todo mundo anseia e deseja a felicidade. O mundo inteiro está à procura dela, ela não está à venda, portanto, não se pode ser achada nas pedras preciosas, no ouro e nem na prata. No entanto, ela pode ser encontrada nos laços familiares, porque o amor mora nas famílias e a felicidade caminha ao lado do amor.

O valor do amor difere para muitos, nem todos dão valor ou importância à família como deveriam, por isso não são dignos da felicidade.

De acordo com a coach de relacionamentos, criadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas, Cátia Damasceno, os relacionamentos devem ter raízes entrelaçadas como em árvores.

Atualmente, não são apenas as esposas que estão desapontadas e infelizes pela falta de comunicação e por não conseguirem ser compreendidas no casamento. Há muitos maridos descontentes também.

A especialista explica que o casamento deve ser como um jogo de frescobol. Um tem que jogar para o outro e, quando um ganha o outro também ganha. É extremamente importante que as duas partes queiram chegar no mesmo lugar e sempre juntos.

Cátia aponta quais são as dificuldades do casamento moderno:

Falta de diálogo

No início tudo é maravilhoso, mas, com o tempo, as pessoas cessam as conversas, não há mais planos, projetos ou metas a serem traçadas para esses casais.

Conflito de interesse

Muitos casais estão jogando "tênis" com a relação, onde cada bolinha rebatida é com a intenção de derrotar o outro. Esse é um dos piores erros dos casamentos modernos.

Desistir da relação

Os cônjuges que desistem da relação, abandonam seus votos sagrados e fogem no primeiro obstáculo são imaturos e estão jogando seu casamento no abismo. Os obstáculos existem para serem superados.

Falta de paciência

Qualquer dificuldade é motivo para uma das partes explodir com o outro nos relacionamentos modernos.

Se um está com problema, o parceiro não tem paciência com o problema do cônjuge e devolve o problema para que ele resolva sozinho.

A falta de paciência detona qualquer relacionamento.

Comodismo

A acomodação é a grande vilã de muitos casamentos que, por consequência, desencadeiam outros fantasmas.

Tanto a acomodação de aparência quanto a emocional levam o casamento à ruina.

Anulação

Com a chegada do filho, principalmente no primeiro ano, o casal tende a se afastar um pouco, pois bebês requerem cuidados especiais.

Todavia, é importante que o casal não se anule. A frequência no sexo é fundamental para a relação.

Autoestima baixa

Geralmente, a mulher após dar à luz fica com a autoestima bem baixa, parte disso são as noites maldormidas. É preciso que ela não deixe de se cuidar.

A mulher deve ficar bonita para si mesma, os mesmos cuidados com sua aparência que era antes do casamento precisam ser mantidos com ou sem filhos.

Desgaste

O cônjuge inventa desculpas sem necessidade alguma para ficar no trabalho, e o trabalho de repente torna-se mais interessante do que voltar para casa, cuidado! É sinal de que a relação está desgastada.

É melhor sentar e conversar, tentar chegar a um acordo sobre os motivos que estão desgastando essa relação.

Segundo Cátia, é importante que todo casal tenha algumas atitudes como: Ser flexível com as falhas do cônjuge. Aceitar as próprias mudanças e as do parceiro. Não abandonar sua individualidade. Construir novos sonhos juntos. Programar noites especiais. Sorrir sempre.

São as coisas simples que o casal deve fazer um pelo outro para que seu casamento seja duradouro e feliz.

​ 





MOMENTO DE REFLEXÃO


Conta-se uma história de um empregado em um frigorifico da Noruega.
 Certo dia ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorifica.
Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele  ficou preso dentro da câmara.
Bateu na porta com força, gritou por socorro mas ninguém o ouviu, todos já  haviam saído para suas casas e era   impossível que alguém pudesse escutá-lo. Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura  insuportável.
De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.
Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia por que ele foi abrir a porta da câmara se isto não fazia  parte da sua rotina de trabalho...
Ele explicou:
- Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem daqui todos os dias e ele é o   único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã disse “Bom dia” quando chegou. Entretanto não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...
Pergunta: Será que você seria salvo?

Diário de Sexta-feira 25/11/2016


Sexta-feira, 25 de novembro de 2016


“Dê sempre o melhor. E o melhor virá.” (Madre Teresa de Calcutá)  



EVANGELHO DE HOJE
 Lc 21,29-33


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


E Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, basta olhá-las para saber que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade vos digo: esta geração não passará antes que tudo aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.

http://www.paulinas.org.br/



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz



Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.
Neste Evangelho, Jesus continua nos falando a respeito do final dos tempos. Deus nos manda sinais para sabermos que a sua segunda vinda está próxima. A certeza da segunda vinda de Jesus nos dá segurança e um novo sentido para a vida.
“Essas coisas”, a que ele se refere, são os problemas sociais e cósmicos citados um pouco antes: guerras, mortandades, terremotos, maremotos...
Quando as folhas das árvores caem, e começam a aparecer os brotinhos das novas folhas e dos frutos, esses brotinhos são os sinais pelos quais sabemos que a primavera está chegando. Da mesma forma, aquelas calamidades são os sinais de que a nossa salvação está próxima.
Quando Jesus fala: “Tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração”, ele está se referindo, não tanto ao final dos tempos, mas à queda de Jerusalém e à abertura do Evangelho e do Reino de Deus aos não judeus.
Jesus exclui toda tentativa de precisão cronológica da sua segunda vinda. Isso desqualifica qualquer especulação adventista nesse sentido.
Também, para tirar preocupações exageradas dos seus discípulos, ele que a sua segunda vinda será tão clara como um relâmpago, desses relâmpagos grandes que brilham de um ao outro lado do horizonte. Portanto, ninguém deve preocupar-se com isso. Naquele tempo, havia uma idéia muito generalizada de que o final dos tempos estava próximo.
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” A afirmação vai além da questão de quando acontecerá a sua segunda vinda. A nossa esperança, baseada no Evangelho, é eterna e ultrapassa este mundo material. O verdadeiro fim dos tempos acontece para quem não segue a Jesus, pois está ao léu deste mundo, que tem como fruto a destruição e a morte. O cristão fiel sempre vê uma luz no fim do túnel, e essa luz chama-se ressurreição, que lhe abre as portas para o mundo novo e eternamente feliz.
A Palavra de Jesus não falha. Mesmo as coisas mais sólidas, como o céu e a terra, passarão, mas a Palavra do Senhor permanece eternamente. Ao contrário da palavra do homem, que é instável, não tem consistência. Até as teorias científicas, que são consideradas descobertas imutáveis, amanhã já serão negadas.
É importante para nós vivermos sempre vigilantes e com a antena ligada em Deus, a fim de captarmos os sinais da sua vinda na nossa vida, o acontece a qualquer momento, independente da segunda vinda de Jesus. A tecnologia tem receptores de sinais com alta precisão, o mesmo devíamos ter em relação à vinda de Deus. Entretanto, infelizmente, como o próprio Jesus previu, a sua vinda nos pegará se surpresa.
Luiz XI foi rei da França, de 1461 a 1483. Era um homem mau, cruel e violento.
Um dia lhe contaram que um adivinha havia previsto a morte de uma funcionária do palácio, e isso acontecer. Disseram-lhe também que esse adivinho era extraordinário, adivinhava tudo com precisão.
O rei mandou trazer o adivinho, e instruiu os seus guardas: “Se eu fizer tal sinal, vocês o matem imediatamente”.
O homem veio e o rei lhe disse: “Dizem que você adivinha as coisas, é verdade?” O adivinho respondeu: “É, às vezes, com a graça de Deus”. “Então me diga” – indagou Luiz XI: “Quando você irá morrer?” “Três dias antes de vossa majestade”, respondeu o adivinho. Diante disso, o rei preferiu não matá-lo, pois tinha muito medo da morte. E com razão, pois era um homem mau.
Acontece que não basta ter medo da morte. Precisamos estar sempre preparados, porque com medo ou sem medo, a morte vem, e vem para todos.
Maria Santíssima era uma mulher vigilante, e vivia sempre preparada para o encontro com o Senhor. Santa Mãe de Deus, rogai por nós!
Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.







CULINÁRIA


Pudim de Limão com Licor



CARAMELO

220g de açúcar
2g de sal
40ml de água quente
50ml de licor de limão


CREME

700ml de leite
30g de raspas finas de dois limões siciliano
200g de creme de leite de caixinha
600ml de leite condensado
180g de gemas
100g de ovos

 MODO DE PREPARO

CARAMELO

Em uma panela coloque 220g de açúcar, 2g de sal e leve ao fogo baixo até formar um caramelo.
Adicione 40g de água quente, misture e deixe até dissolver os grumos.
Acrescente 50g de licor de limão e misture.
Transfira a mistura para uma forma de pudim girando para cobrir toda a forma com a calda. Reserve.

CREME

Coloque no liquidificador 700 ml leite, 30g raspas finas de limão siciliano e bata bem até misturar bem.
Desligue o liquidificador e passe a mistura por uma peneira.
Volte a mistura para o liquidificador, adicione 200g de creme de leite de caixinha, 600 ml de leite condensado, 180g de gemas, 100g de ovos e bata até misturar.
Desligue o liquidificador e deixe descansar na geladeira por 12 horas.
Transfira a mistura do liquidificador para a forma caramelada, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 170ºC no banho-maria por cerca de 1 hora e meia.
Retire do forno, passe uma faca sem ponta na lateral para desgrudar e deixe esfriar por cerca 12 horas.
Desenforme e leve para gelar.
Sirva em seguida.



Torta Holandesa repaginada


LATERAL

Cerca de 11 biscoitos doces cobertos com chocolate (75 g)
BASE

14 biscoitos doces sem recheio e moídos (70 g)
50 g de manteiga em temperatura ambiente (1/4 xícara de chá)

CREME MANTEIGA

4 claras
130 g de açúcar cristal (½ xícara de chá)
300 g de manteiga (1 ½ xícara de chá)

COBERTURA

1⁄2 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado
1⁄2 xícara (chá) de creme de leite de lata sem soro



 MODO DE PREPARO

LATERAL

Na lateral de uma forma de fundo falso (20 cm de diâmetro X 7 cm de altura) coloque em pé 11 biscoitos doces com a parte do chocolate virado para fora.
Obs: Caso você não tenha esse biscoito coberto com chocolate pincele os biscoitos doce redondos com 200 g de chocolate meio amargo temperado e derretido. Em seguida coloque os biscoitos banhados para secarem numa assadeira forrada com papel manteiga e utilize.

BASE

Em uma tigela misture 14 biscoitos doces sem recheio e moídos com 50 g de manteiga em temperatura ambiente até formar uma farofa e forre o fundo da forma. Com os dedos acerte a farofa para que preencha os buracos entre os biscoitos. Reserve.

CREME MANTEIGA

Em uma panela misture 4 claras com 130 g de açúcar cristal e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até dissolver o açúcar.
Retire a panela do fogo, transfira para uma batedeira e bata bem, em velocidade alta, até formar um merengue liso, fofo, branco e brilhante (+/- 10 minutos). Desligue a batedeira, retire o merengue e reserve.
Coloque na batedeira 300 g de manteiga e bata bem até que fique lisa, fofa e esbranquiçada (+/- 10 minutos). Desligue a batedeira, adicione o merengue (reservado acima) e bata até ficar homogêneo (+/- 5 minutos). Desligue a batedeira e despeje este creme manteiga sobre a base de biscoitos (que está na forma), apertando para que entre fique compacto.

COBERTURA

Em uma tigela em fogo baixo e no banho-maria coloque ½ xícara (chá) de chocolate meio amargo picado, ½ xícara (chá) de creme de leite de latinha sem soro e misture até o chocolate derreter.
Retire do banho-maria e deixe esfriar. Despeje sobre o creme manteiga e leve à geladeira por +/- 2 horas.









MOMENTO DE REFLEXÃO



A depressão por ser uma doença tão incompreendida é que muitos evitam falar.
Quem não experimentou, não sabe o que significa não ter forças emocionais para abrir a janela para ver o sol.
O depressivo busca refúgio no isolamento, ele não se sente abandonado, abandona-se, desiste de si, de uma certa forma.
Há pessoas que choram seu destino, mas ao depressivo isso não acontece, pois se chora é porque não consegue ver destino, nem bom, nem ruim, apenas um vazio instalado a alguns metros dos seus olhos.
Falta vontade pra levantar, pra andar, pra sair, pra viver... a única vontade que sobra é a de dormir, pois esta não pede esforço, não exige ajuda e não obriga ninguém a enfrentar o dia.
Na depressão só as lágrimas são companheiras, pois vêem sozinhas e ficam juntas sem tentar consolar e sem fazer perguntas ou exigências. Elas ficam, simplesmente, presentes.
Que a vida é bela eu sei! Ela é bela para quem ri e para quem chora, para quem espera e para quem desespera. Ela é bela quando é noite, quando é dia, quando a chuva canta na janela e os ventos assobiam estranhas canções.
Mas a beleza da vida não é atrativo bastante para encher uma alma de querer, para injetar nela a vida e novas perspectivas.
É preciso mais, muito mais que a luz do dia ou a suavidade de uma flor para dar a uma pessoa o desejo de se levantar e recomeçar o caminho.
É difícil buscar forças quando já utilizamos todas as reservas possíveis, mas é exatamente esse o momento de dirigir-nos a Deus, pois se nossas forças físicas parecem mortas, nosso pensamento está bem vivo.
E é quando abandonamos completamente nosso desejo ao desejo de Deus que nos tornamos mais fortes.
Que o depressivo não pense que chegou ao fim do caminho, ele apenas fez uma parada. Há ainda muita estrada pela frente, novas perspectivas e novos horizontes.
Quando Deus toma a direção das nossas vidas é que as janelas começam a se abrir, que nosso coração bate um pouco mais apressado e começamos a encontrar as soluções para o que antes parecia perdido.
Podemos atravessar a dolorosa estrada da depressão, mas chegaremos ao fim dela, pois se sozinhos nos sentimos, sós já não estamos.
A vida continua linda, continua bela. E se já não sabemos mais olhar, Deus nos ensina como abrir os olhos.
É preciso muita fé em Deus, muita força e coragem para enfrentar essa doença e acima de tudo pedir ajuda , pois sabemos que a depressão quando não tratada , muitas vezes com medicamentos e ajuda psicológica pode levar a pessoa ao suicídio.
Mas a vontade de sair dessa doença , a fé em Deus e uma religião que nos mostra o que é o amor, e o verdadeiro caminho no bem , nos ajuda a sair dessa tristeza da alma, que é a depressão...
Hoje posso dizer que sou uma pessoa muito feliz , e com muita vontade de viver e ajudar meus irmãos.
Pois, graças a Deus sai de uma depressão muito forte , no qual eu não queria levantar mais da cama e só chorava.
Deus é nosso Pai amantíssimo, nosso porto seguro, ele nunca abandona um filho seu.
Por isso é na fé que temos que buscar a cura para essa doença...
Que Deus nos guie sempre e nos dê muita coragem para vencer os obstáculos que a vida nos impõe!
Transforme suas lagrimas em sorrisos!