Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 31/10/2016


Segunda-feira, 31 de outubro de 2016


“Quem perdeu o trem da história por querer, saiu do juízo sem saber, foi mais um covarde a se esconder.” (Beto Guedes e Ronaldo Bastos)
       
  


EVANGELHO DE HOJE
Lc 14,12-14


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós ti­vésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Quando deres uma festa, convida os pobres... Então serás feliz!
Neste Evangelho, mais do que uma parábola, Jesus nos faz um pedido muito claro: Quando dermos uma festa, não convidemos os nossos parentes, ou amigos, ou vizinhos ricos. Pois estes poderão nos retribuir, convidando-nos também. Pelo contrário, que convidemos os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos... Porque estes não nos poderão retribuir, e receberemos a recompensa de Deus, na ressurreição dos justos.
O pedido de Jesus é facílimo de entender, porque todos nós fazemos festinhas, de vez em quando, seja de aniversário natalício, de casamento, de batizado, por ocasião do Natal... O problema é que a fé ainda não penetrou tanto em nós, a ponto de nos mover a atender o pedido de Jesus. Alguns fazem até uma “releitura”, dizendo que Jesus não quis dizer isso que ele disse, mas outra coisa. Tudo para escapar do pedido dele, que é muito forte.
Sabemos que a recompensa de Deus é infinitamente mais generosa que a de qualquer ser humano. É o que disse Jesus em outra ocasião: “Dai e vos será dado. Uma medida boa, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da vossa veste, pois a medida que usardes para os outros, servirá também para vós” (Lc 6,38). Naquele tempo, o povo usava túnicas, também os homens; e costumavam medir cereais na dobra da própria túnica.
Como é distante a vida que levamos, da vida que Jesus nos propõe! Este é apenas um exemplo; há muitos outros ensinamentos dele que têm a mesma radicalidade. Por exemplo:
- Os que se casam, “já não são dois, mas uma só carne. O que Deus uniu, o homem não separe” (Mt 19,6).
- “Se alguém te der uma bofetada na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mt 5,39).
- “Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!” (Mt 5,40).
- “Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele!” (Mt 5,41). Etc.
Jesus cita o almoço porque eles estavam almoçando. Foi apenas um exemplo. O que ele quer é uma mudança de coração. Quando o nosso coração muda, muda todo o nosso comportamento.
Neste Evangelho, Jesus nos pede para dar preferência aos mais pobres e excluídos. No início de sua vida pública, ao apresentar seu programa de vida, ele disse: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres. Enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor” (Lc 4,18-19).
Isso foi opção de Deus Pai. O mesmo Deus que escolheu uma mãe para seu Filho, escolheu também uma classe social para ele viver, a fim de mostrar ao mundo de que lado Deus está.
Jesus disse que continuaria presente na terra, em quatro situações: 1) Na Eucaristia: “Isto é o meu corpo”. 2) Na Igreja: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei aí no meio deles”. 3) Nas crianças: “Quem acolher em meu nome uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo” (Mt 18,5). 4) E nos pobres: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25,40).
No Evangelho de hoje, após nos pedir para convidar os pobres para o almoço, Jesus diz: “Então serás feliz!” Realmente, é indizível a alegria que sente uma pessoa que tem a coragem de atender a este pedido de Jesus.
Fica para nós a pergunta: A nossa Comunidade tem o mesmo coração de Jesus? Ela atende a esse pedido dele? “Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida.” Que mostremos ao povo do terceiro milênio o verdadeiro rosto de Jesus!
Certa vez, estava se aproximando o Natal, e as catequistas de uma Comunidade resolveram armar o presépio de forma comunitária. Cada criança devia trazer, ou sugerir, aquilo que ela acha que devia haver no presépio.
Um menino trouxe de casa um recorte de revista, contendo a foto de moradores de rua, entre eles várias crianças, e colocou no presépio.
A catequista lhe perguntou por quê, e ele explicou: “Eu acho que Jesus está no meio dessas pessoas, e quer que elas tenham moradia”.
Esse garoto demonstrou um profundo conhecimento de Jesus e do seu Evangelho.
Nossa Senhora seguiu à risca o Evangelho do seu Filho. Além de viver no meio dos pobres, ela, no hino Magnificat, criticou duramente os ricos. “Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias.” Que ela nos ajude a viver com coragem o que seu Filho ensinou, mesmo estando no meio de uma sociedade que segue, muitas vezes, o caminho contrário.
Quando deres uma festa, convida os pobres... Então serás feliz!







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Deixe as velhas folhas caírem
Prof. Marins

Deixe todas as suas velhas folhas caírem neste outono. Não fique com nenhuma delas.  Abra espaço para que novas folhas surjam, quando a primavera chegar.
Neste outono pense também nos frutos que você deve dar, pois é da sua natureza dar frutos para o bem da humanidade.
 Afinal, de que vale a vida se você não der frutos que gerem sementes de novos frutos. Sementes de amor, sementes de liberdade,       sementes de honestidade, sementes de ética. Tantas sementes que o próprio vento se incumbirá de espalhar.
 Mas nunca se esqueça que antes da primavera teremos o inverno. E todos temos nossos invernos. A vida é assim. O outono prepara o inverno, que prepara a primavera, que traz o verão. E cada estação é mais linda que a outra para os olhos que sabem ver.
 No outono as árvores deixam cair suas folhas para armazenar mais energia para enfrentar o inverno. É por isso que as folhas caem. O inverno é necessário pois nele as pragas não sobrevivem. Fortalecida e preparada, a árvore, com certeza, irá florir na primavera, crescer ainda mais no verão, até chegar, de novo o      outono que prepara um novo inverno nesse ciclo sábio da natureza.
 Deixe as velhas folhas que você ainda segura em sua vida caírem neste outono. Prepare-se para mudar. Armazene forças para passar o inverno que por certo terá ao ter deixado as velhas folhas caírem, mas lembre-se que virá a primavera e com ela você poderá ter novas folhas, mais tenras, mais verdes, mais lindas.
 Pense nisso. Sucesso!




MOMENTO DE REFLEXÃO


As pérolas são feridas curadas, são produtos da dor. Resultado de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia. A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar.

Quando um grão de areia penetra as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola é formada.

Uma ostra que não foi ferida de algum modo, não produz pérola, pois a pérola é uma ferida cicatrizada. Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém? Você já sentiu que seu mundo está para desmoronar, que nada dá certo, que os problemas rondam você? Você já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias já foram rejeitadas? Então produza uma pérola!

Cubra sua dor, suas mágoas, suas rejeições sofridas com camadas de amor. Lembre-se apenas de que uma ostra que não foi ferida jamais poderá produzir pérolas. E que as pérolas são feridas cicatrizadas.

O processo de produzir a pérola é a resposta que um pequeno ser pode dar ao insulto que recebe, ao estranho que entra no seu mundo e que o machuca. Podemos dizer então que a pérola é a resposta da ostra quando machucada.

Eu não sei o que você faz das suas dores. Eu não sei o que você faz dos insultos que recebe. Eu não sei o que você faz das dificuldades na sua vida. Eu não sei como é que você lida com aquilo que nós consideramos sofrimento. Eu só sei que a sabedoria nos ensina que quando uma dor nos toca, de alguma forma, uma redenção já se aproxima, porque a redenção só é possível no momento em que a gente descobre o significado do sofrimento.

Há pessoas que sofrem por sofrer. Há pessoas que descobrem o significado do sofrimento. E você já parou para pensar que, quanto mais uma pessoa sofre, mais histórias ela tem para contar depois? E que quanto maior é o sofrimento maior é o ensinamento que fica dele?

Eu sei que é difícil, eu sei que não é fácil utilizar-se dessa linguagem. Eu sei que na prática, quando o sofrimento nos envolve, é difícil a gente descobrir um significado para ele. Mas nós não podemos negar que a gente vai ficando sábio à medida que a gente vai descobrindo o jeito de lidar com a vida. Que todas as suas feridas possam, em breve, se transformar em pérolas!

Padre Fábio de Melo




Diário de Sábado 30/10/2016


Domingo, 30 de outubro de 2016


“Quando damos as boas-vindas para alguém demonstramos a alegria de um reencontro ou a expectativa do início de uma nova amizade.”

  


EVANGELHO DE HOJE
Lc 19,1-10


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Ele queria ver Jesus

O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Este Evangelho narra o encontro de Jesus com Zaqueu. Ele queria ver Jesus. Não apenas ver. O que aconteceu depois mostrou que Zaqueu queria de corpo e alma ver Jesus.
Ele tinha na frente dois obstáculos: A multidão que o impedia de aproximar-se de Jesus, e a sua baixa estatura.
Correu na frente da multidão e subiu em uma árvore. Pronto, superou os dois obstáculos. Nós encontramos na vida muitos obstáculos que nos impedem de nos aproximar de Jesus. Mas nenhum deles é insuperável; com esforço e criatividade, podemos vencer todos.
Zaqueu expôs-se ao ridículo. Imagine um homem conceituado na cidade, trepado numa árvore! Quando queremos encontrar-nos com Deus, precisamos aproveitar as oportunidades, sem nenhum respeito humano.
Interessante: Zaqueu se interessava por Jesus e Jesus se interessava por Zaqueu. Já antes da cena, Jesus tinha planejado ficar na casa dele. Na verdade, Deus é que prepara as ocasiões para o nosso encontro com ele. Quando vamos a ele com a farinha, ele já vem ao nosso encontro com o bolo pronto!
Deus nos chama pelo nome. Como deve ter sido gratificante para Zaqueu, ouvir Jesus falar o seu nome! “Chamei-te pelo teu nome, tu és meu” (Is 43,1).
“Desce depressa!” Não só da árvore; humilha-te, torna-te simples criatura de Deus, e ele te abraçará.
Zaqueu acolheu Jesus de forma ampla: no seu coração, na sua casa com tudo o que havia dentro: família, pertences... E o resultado foi a alegria.
A nossa conversão tem de ser ampla. Não é possível ser amigo de Jesus e continuar apegado, por exemplo, ao dinheiro. Se um copo tem um líquido e nós despejamos outro líquido em cima, aquele que estava no copo transborda e cai para fora. Assim queremos que Jesus faça conosco; que ele tome conta de nós. Não queremos ser como o jovem rico, que preferiu seus bens ao seguimento de Jesus. O nosso modelo de conversão é Zaqueu.
A crítica dos fariseus -“Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” – converte-se em alegria para nós, pois, mesmo que estejamos cheios de pecados, Jesus poderá vir a nós também. O importante é abrir a nossa porta, mesmo que a casa esteja suja, e dizer a Jesus: entre na minha casa, Senhor, coma e beba, depois nós conversaremos.
Quais os obstáculos que me impedem de um encontro mais profundo com Deus? De que modo estou procurando superá-los? Tenho coragem de devolver quatro vezes mais às pessoas que defraudei, e, se Deus me pedir, de dar a metade dos meus bens aos pobres? O respeito humano tem me impedido de participar mais ativamente da Comunidade cristã?
“Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos tenham mais vida nele.” Mesmo que critiquem, nós queremos ir atrás das pessoas afastadas e mergulhadas no pecado como Zaqueu. “O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Certa vez, um palestrante sentou-se numa cadeira, agarrou-se com as duas mãos no encosto da cadeira, e fez uma bela oração de entrega a Deus: “Senhor, estou disponível; pode me chamar. Estou aqui, chama-me para qualquer coisa que o Senhor quiser!...” Como que Deus vai chamar uma pessoa nessas condições?!
Quando rezarmos, que larguemos o encosto da cadeira, isto é, que coloquemos sobre a mesa tudo o que é nosso, como fez Zaqueu, como fez Maria, São Frei Galvão, Santa Paulina e tantos outros e outras, até conhecidos nossos, que já morreram!
Maria Santíssima tem um coração que é todo “sim” para Deus, e todo “sim” para nós, seus filhos e filhas. Maria do “sim”, rogai por nós!
O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.








VÍDEO DA SEMANA

Conflitos que unem - Pe. Fábio de Melo
https://www.youtube.com/watch?v=WnI_YqsSULw&feature=em





MOMENTO DE REFLEXÃO


Somos frutos de hábitos que criamos.
Somos os detalhes de situações já vividas; experiências repassadas pelos nossos pais, situações que assistimos ou que nos contaram.
Tudo isso, forma esse ser especial, mas, por vezes, tão cheio de problemas, que somos nós, os seres humanos.
Poucos estão realmente abertos para viver novas experiências.
A maioria de nós, já tem ideias e atitudes pré-concebidas, preconceitos e pré-julgamentos, quadros mentais, que juntamos, colecionamos e chamamos de "nossas verdades".
Eita coisa dura de modificar em alguém, é essa tal "verdade de cada um".
Aliás, desde o início da humanidade, ficou provado uma coisa:
- Ninguém muda ninguém que não está aberto para mudanças!
Por isso, carregamos dores pelo corpo quando nos preocupamos.
O reflexo direto das preocupações é no corpo físico.
E para complicar, carência afetiva não sai no Raio-X,
Raiva causa problemas em quase todo o organismo, mas não acusa no Tomógrafo.
Não existe remédio para "cabeça dura", para a intolerância, para a angústia de quem quer quem não lhe quer,  ou pior: nem sabe o que quer!.
Grave isso:
Todos aqueles que resolvem que vão modificar alguém, ou acreditam que possuem alguém, é Sofrimento na certeza!
Pare e reflita!
- ande por novos lugares,
- vista uma roupa diferente,
- assista um filme, uma peça de teatro,
- sai para rir com amigos,
- leia um bom livro,
- abra-se para o mundo,
- saia desse mundinho e vá ser feliz.

Viver não dói, não é castigo.,
Castigo é se fechar em suas "verdades", é ser intolerante, e ainda acreditar que é a vítima.
Abra-se  para o mundo e vá ser feliz, antes que o tempo se esgote, e de você, reste apenas, uma vaga lembrança.
Aproveite, o dia é todo seu e cheio de esperança.

Paulo Roberto Gaefke




Diário de Sábado 29/10/2016


Sábado, 29 de outubro de 2016


“Se queres a paz, prepara-te para a guerra.” (Publius Flavius)
  


EVANGELHO DE HOJE
Lc 14,1.7-11


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.
Jesus notou que, nas festas, as pessoas ocupavam os primeiros lugares. Então contou a parábola dos convidados ao banquete, ensinando que, nos banquetes de festa, ocupemos os últimos lugares.
Essa humildade tem a ver com o banquete no Reino de Deus, que é para os humildes, como cantou Maria no magnificat: “derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes”. A simplicidade e a humildade constituem uma opção básica do discípulo que vive na fraternidade do Reino.
Humildade provém do latim “humilis”, que por sua vez deriva de “húmus” = terra. Humildade é estar ao nível do solo e se mover sem sair dali. “A humildade é a verdade” (Sta. Teresa). Ela é a verdade “somos pó e ao pó voltaremos”.
“Se me glorifico a mim mesmo, a minha glória não vale nada. Quem me glorifica é meu Pai” (Jo 8,54).
“Quem quiser ser o primeiro entre vós, seja o escravo de todos” (Mc 10,43).
“Aprendei de mim que sou manso e humilde coração, e encontrareis descanso” (Mt 11,29).
“Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus... Ele humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte – e morte de cruz!” (Fl 2,5-8). Quantos problemas e pecados acontecem, por falta de humildade!
“Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes” (Tg 4,6).
Há humildes passivos e humildes ativos. Passivos são os que são humilhados pelos outros, mas sem que busquem o rebaixamento. Ativos são os que se fazem humildes por opção pessoal, como o convidado que se senta no último lugar. E há também o humildade de anzol: sabendo que o povo gosta de pessoas humildes, a pessoa se humilha só para obter honras e glórias.
A humildade sincera é indispensável para a vida em Comunidade.
Havia, certa vez, um homem que era bom, e muito humilde. Ele gostava de fazer o bem para as pessoas, mas não queria de modo algum chamar a atenção para si mesmo.
Um dia, seu Anjo da Guarda lhe apareceu e disse: “Deus quer que você seja um instrumento dele para distribuir o seu amor às pessoas. O Senhor me mandou perguntar-lhe de que jeito você quer distribuir as bênçãos de Deus. Quer o dom da palavra? O dom de escritor? Um dom artístico?...
O homem pensou... e disse ao anjo: “Eu tenho medo de, recebendo esses dons que você citou, o povo começar a atribuir a mim os benefícios e deixar Deus de lado. Tenho medo também de eu me envaidecer e pensar que eu é que sou o tal. Por isso, diga ao Senhor que eu gostaria que ele abençoasse a minha sombra. Porque, como a sombra fica atrás de mim, as pessoas que receberão as bênçãos não verão o meu rosto nem eu verei o rosto delas nem saberei que benefícios receberam.
E assim aconteceu. Quando aquele homem passava, a sua sombra, atrás dele, atraía as melhores graças para o povo: saúde, inteligência, paz, conversão dos pecadores, emprego, reconciliação etc.
E ninguém ficou sabendo que esses benefícios vinham através da sombra daquele homem. E nem o homem via, pois ele já havia passado.
Vamos também procurar fazer o bem, mas com humildade, atribuindo tudo a Deus.
Maria Santíssima era uma pessoa humilde. Ela nunca se promoveu a si mesma. E, quando se referiu a si mesma, chamou-se de escrava: “Eis aqui a escrava do Senhor”. Que Nossa Senhora nos ajude a ser cada vez mais humildes.
Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.









CASA, LAR E FAMÍLIA

6 maneiras eficientes de se conectar com enteados

Acompanhe estes 6 conselhos trazidos por pesquisadores após conversas com pais na mesma situação em que você se encontra, e descubra que você é capaz de conseguir isso!
Hoje em dia presenciamos cada vez mais famílias formadas por pais que um dia já tiveram outros relacionamentos anteriores e desses surgiram filhos, que diferente de maridos e esposas, nunca deixaram de ser filhos.

Também sabemos, e percebemos, não ser fácil e simples essa convivência entre enteados e padrastos ou madrastas, isso é assim em todo o mundo.

Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, após realizarem extenso estudo sobre o assunto, descobriram que a presença do padrasto ou madrasta torna-se negativa ou positiva dependendo do tratamento que as crianças (ou enteados) recebem da família em geral.

Dessa forma, esses cientistas traçaram 6 passos ou conselhos que podem facilitar essa convivência e trazer paz para famílias com esse padrão. Confira:

1. Recepção no início do relacionamento

Quando pessoas novas se conhecem, passam a construir uma nova amizade, assim acontece também quando enteados e pais postiços se conhecem.

O início de uma amizade pode fazer com que você nunca, jamais, deixe de ser amigo daquela pessoa, ou então que arrume desculpas, e largue essa amizade por outra.

Quando escolhemos ser amigos de verdade uns dos outros em nossos relacionamentos sejam eles quais forem, tudo funciona melhor.

Podemos construir amizades com nossos enteados, se assim desejarmos, e um passo importante é o começo de todo o envolvimento, nossa maneira de receber o outro, tratar, respeitar, etc.

Mas, ainda que essa amizade não tenha sido construída desde o início, a vida deve girar em constante mudança, "relacionamentos negativos não devem durar para sempre" (Larry Ganong, coautor da pesquisa).

2. Mudanças realizadas após o novo casamento

Normalmente quando os pais se separam, isso por si só, já traz uma reviravolta gigantesca em toda estrutura dos filhos, tanto psíquica, como material, e especialmente social.

Essa mudança completa de statusde vida não foi uma opção ou escolha feita pelos filhos, e sim de total responsabilidade dos pais, que precisam fazer todas as coisas possíveis a fim de amenizar os estragos na formação dos filhos.

Assim, a escolha de um novo relacionamento, uma outra vida, também precisa ser colocada de forma pacífica na vida dos filhos, não de forma agressiva ou impositiva. Os pais precisam respeitar os filhos e seus sofrimentos.

O Psicólogo James H. Bray, afirma que o ideal é que as questões dos filhos sejam resolvidas com cumplicidade, em parceria, e com firmeza, deixando claro e combinados, o que pode, e o que não se pode.

3. Exemplo nas ações e palavras

Tanto os pais biológicos das crianças, como os novos pais que estão chegando, precisam sempre lembrar que estão sendo observados e testados pelos filhos, em cada ação e em cada palavra dita, portanto, precisam primeiramente fazer o que desejam que os filhos façam.

Aquela frase usualmente conhecida "faça o que eu digo e não o que eu faço", só irá aumentar as discórdias e conflitos, as crianças, muito menos os adolescentes de hoje em dia aceitam esse tipo de disciplina impositiva e distorcida da verdade.


LeiaAbandono afetivo. O que diz a lei?
4. Inclusão benéfica da pessoa (enteado)

O fato de que o pai ou a mãe já não está presente todos os dias na vida do enteado (filho), não significa que ele deseja substituir essa função de uma hora para outra, e muito menos ainda ser o "saco de ofensas", ouvindo coisas desagradáveis sobre o pai ou mãe ausente.

Dr. James assevera, que a harmonia em ambos os lares acontecerá quando cada um respeitar o outro (referindo-se aos adultos - pais divorciados) em seguida, fazer com que a criança perceba que se respeitam e apenas precisam adaptar-se a uma nova rotina.

5. Participação dos familiares mais próximos

A inclusão de outros parentes mais próximos como avós, tios, primos, etc.; também pode ser um ponto positivo para facilitar essa adaptação, uma vez que essas pessoas não convivem diariamente com o enteado, que pode sentir-se mais parte da família nova através dessas pessoas próximas.

6. Aprendendo a manter a calma

Relações conflituosas e difíceis podem gerar muitos fatores estressantes para todos os envolvidos, contudo, os adultos, como já são adultos, passaram a aprender a controlar mais seu temperamento e explosão de emoções (pelo menos se espera que sim!).

Dessa forma, quando o enteado gritar agressivamente a frase comum "Você não é a minha mãe...ou meu pai!", você adulto poderá e precisará fazer esse esforço para responder de uma forma completamente diferente sem enfrentamentos, dizendo algo como: "Não sou seu pai (mãe), mas me preocupo com você!", isso desarmará a criança e a fará acalmar-se na marra.

A vida familiar sempre será uma eterna construção feitas de constantes negociações. Cada fase, cada decisão trará novas adaptações, mas se o padrão principal for o respeito um pelo outro e pelos demais envolvidos, certamente tudo ficará mais fácil.

Profissionais capacitados podem ajudar com terapias, tratamentos, conversas e outras coisas, nunca faça pouco esforço ao que realmente é importante: Seus filhos!






MOMENTO DE REFLEXÃO


Quando as coisas dão errado, não pense que todos os seus esforços têm sido em vão.
Talvez tudo foi para melhor, por isso sorria...e experimente outra vez.
Pode ser que o seu aparente fracasso venha a ser a porta mágica que  o
conduzirá para uma nova felicidade que antes você jamais conheceu.
Você pode estar enfraquecido pela luta, mas não se considere vencido...
Não vale a pena gastar o precioso tempo em lagrimas e lamentos.
Levante-se e enfrente a vida outra vez..
E se você guardar em mente o alto objetivo de suas aspirações, o seus sonhos se realizarão...
Tire proveito dos seus erros, colha experiência de suas dores.
E, então um dia você dirá:
EU OUSEI EXPERIMENTAR OUTRA VEZ.

Reinilson Câmara





Diário de Sexta-feira 28/10/2016


Sexta-feira, 28 de outubro de 2016


“Diga-me como vc se exibe e eu te direi qual é o seu vazio.”

  


EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,12-19

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judéia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados das suas doenças. Os que estavam atormentados por espíritos maus também vieram e foram curados. Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Hoje é dia do Santo Padroeiro do meu irmão Thadeu.
São Judas Tadeu, filho de Cleófas (Alfeu), conhecido também como irmão de Tiago, era primo-irmão de Jesus, ou seja, seu pai era irmão de São José, pai adotivo de Jesus. Sua família parecia ser muito próxima a Jesus, algo, creio eu, muito além do parentesco.
Seu pai, segundo historiadores, provavelmente era um dos discípulos de que caminhavam para Emaús; a mãe dele também provavelmente era uma das “Marias” que acompanhavam de perto Jesus durante o calvário e Simão, seu irmão também foi um dos discípulos.
Gostaria que ressaltar que Jesus era primo de Judas. Alguém do convívio próximo que talvez tenha crescido junto com ele. Alguém que no inicio da sua pregação, questionavam quem era “aquele” ou “não é o filho do carpinteiro”, a família de Judas Tadeu já acreditava e punha assim por terra a idéia que “santo de casa não faz milagres”.
Um dia fui indagado por um colega de trabalho o porquê Jesus fora àquele casamento em Caná da Galileia. Segundo relatos de estudiosos em história judaica, aquele era o próprio casamento de Judas, ou seja, Judas era o noivo que ficaria sem vinho (alguns dizem que poderia ser o de Simão). Caso seja verdade a hipótese, isso denota muito proximidade a alguém que Jesus, mais tarde escolheu para ser seu discípulo.
Muito mais que o “santo das causas impossíveis” ou dos “casos mais desesperados”, São Judas Tadeu representa um laço familiar um tanto que esquecido na nossa sociedade. Como podemos notar, não somente sua pessoa acreditava ou procurava estar perto de Jesus. É muito clara a presença de seus irmãos, pai e mãe também na caminhada, sendo isso pouco comum nos dias de hoje.
São Judas deve ter uma dura lida no seu dia. Imagino o número de pedidos impossíveis e “desesperados” sendo feito hoje (…)
Imagino muitos lares às 19 ou 20 horas… O filho na rua medindo o tamanho do meio fio (pra não dizer que não esta fazendo nada) ou jogando na LAN HOUSE, a filha no Orkut, o pai sentado no sofá assistindo jornal e a mãe na igreja rezando por eles. E nas dificuldades que possam ocorrer, a santa mãe novamente será a “única” culpada, pois não parava em casa… (hunf!)
“(…) Recorda-lhes isto, para que sejam irrepreensíveis. Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel”  (I Timóteo 5,7-8).
Imagino em muitos bares… Muitos pais de família enchendo a cara, pondo a culpa no chefe pelo salário que tem, por não ter o carro, a casa, a vida, (…) que merece e que chega em casa tonto, brigando com os filhos, batendo na mulher e procurando pelo filho que esta no grupo de oração, na catequese, na crisma, pedindo a Deus força para libertar seu pai.
“(…) Estai alerta para que ninguém deixe passar a graça de Deus, e para que não desponte nenhuma planta amarga, capaz de estragar e contaminar a massa inteira”.  (Hebreus 12, 15)
Imagino nos estádios… Uma porção de homens barbados (risos) pedindo pelo flamengo (padroeiro do time), que consiga conquistar o “caneco”; que ele o defenda da torcida “inimiga” e que ele me perdoe por sair de casa pensando besteira enquanto não tenho o mesmo amor e empenho por minha família, meu trabalho, minha vida…
Vamos apresentar esses “pedidos” acima à machadinha da imagem de São Judas (risos). Vamos pedir sua intercessão e seu exemplo familiar para todos nossos lares, pois talvez seja essas as “causas mais desesperadas” do momento.
São Judas, rogai por nós!
Um imenso abraço fraterno.








CULINÁRIA

Torta de frango Fit


INGREDIENTES:
• 5 Ovos • 03 col. (sopa) de Requeijão light • 03 col. (sopa) de Farelo de aveia • 5g de Fermento (2 col. de sobremesa) • 500g de frango • 2 col. (sopa) de Molho de tomate • 01 Cebola grande • 1 Tomate • Cheiro verde e temperos a gosto (uso sal rosa e vários sabores Mrs dash, vou colocando um pouco de cada)

MODO DE PREPARO:

Tempere o frango à gosto, cozinhe na panela de pressão, desfie e reserve; Enquanto isso bata os ovos no liquidificador por 2 minutos, acrescente o farelo de aveia, o requeijão, o fermento e bata novamente até obter uma mistura homogênea; Em uma panela grande refogue a cebola com o frango, o tomate, o molho de tomate e o cheiro verde. Acrescente a mistura do liquidificador e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 3 minutos; Para finalizar despeje tudo em uma forma antiaderente e leve ao forno por aproximadamente 30' • ela fica sequinha por fora e molhadinha por dentro.


Bolo de Limão com coco

3 ovos
1/2 xícara de óleo de milho
2 xícaras de açúcar
3/4 xícara de leite
1/4 xícara de suco de limão
Raspas de 1 limão
1 colher (sopa) de fermento em pó
50 gr de flococo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (café) de sal

COBERTURA:

1/2 vidro de leito de coco
1/2 lata de leite condensado
Caldo de 1/2 limão
Raspas de limão







MOMENTO DE REFLEXÃO


Por que será que somos tão acomodados? Em quase todos os acontecimentos, a mudança ocorre por motivo de força-maior, ou seja, em muitas situações da vida, acaba acontecendo algo de ruim, inesperado, para alcançarmos a indispensável transformação... e muitas vezes é mais fácil dar sugestões, resolver problemas alheios, fazer críticas do que pensar em uma possível mudança de nossa parte. Seria menos complicado se, em vez de somente ler e ouvir, tivéssemos a coragem de agir, de dar o primeiro passo na busca pela mudança em todos os setores de nossa vida; seja a mais simples, como por exemplo, sermos sempre mais cautelosos ao julgar, ao proferirmos, em determinados momentos, palavras que podem ferir, evitando magoar consciente ou inconscientemente qualquer pessoa à nossa volta. Seria menos difícil se nos envolvêssemos primeiramente com a nossa própria vida, com o nosso bem-estar, buscando expandir a autoconfiança, a abertura para o novo, para a mudança, sendo capazes de sorrir carinhosamente até para um desconhecido. Confesso que não é tarefa simples, mas qualquer um é absolutamente capaz disso; lembro-me de que, quando éramos crianças, bebês ainda, nossa coragem estava na proporção adequada aos desafios, ou ainda não era influenciada por outros, quando, de deitadinhos no berço, de repente passamos a sentar e depois a realizar a parte mais difícil, quando era necessário dar os primeiros passos, sem que muitas vezes tivesse alguém presente para nos dar apoio, nos amparar... não desistimos, fomos adiante, vencemos.

No entanto, parece que vida vai ofuscando a essência da nossa coragem, e deveria ser o contrário, em vista de todas as conquistas até aqui realizadas; deveríamos olhar para trás e lembrar, ter a certeza de que ela fez e faz parte indispensável de nosso crescimento... sem ela, estaríamos ainda deitados!
Não importa o que aconteceu, não importa se não temos ainda tudo que desejaríamos ter... o importante mesmo é não perder esta ousadia... ter sonhos... fazer planos.... perseverar... é isso que fizemos para atingir este momento de transformação.

O Universo é tão generoso, que a cada dia nos oferece uma nova oportunidade, mais uma possibilidade de mudar, de evoluir em todos os sentidos... infelizmente, vejo muito pouco disso nas pessoas. Conseguir um apartamento, um carro, uma companhia, as limita... e não deveria ser desta forma. Somos todos seres de Luz, absolutamente capazes de realizar nossos verdadeiros anseios e sonhos a qualquer momento. Mas é preciso ação, é preciso querer profunda e completamente... e buscar, correr atrás.

Podemos começar desde já a mudar nossos pensamentos, a transmutar aquele negativismo que insiste em rondar nossas mentes; limpando todas nossas toxinas emocionais, perdoando e deletando de vez o passado... permitindo permanecer única e exclusivamente as belas imagens, episódios felizes e alegria, muita alegria... Podemos também mudar nossa postura para conosco mesmos, deixando de lado toda mágoa, todo rancor, por menor que seja; todo orgulho, toda dor....

Sinta-se livre!!! Abra os braços e gire como se estivesse em um lindo jardim florido, respire fundo e sinta a leveza de estar apenas com você, nem que seja apenas por alguns segundos, solte aquela criança corajosa que existe dentro de você. Existem muitos textos sobre o tema, e em cada um o intuito é o mesmo: proporcionar uma nova oportunidade de mudança, de fazer acontecer... desta vez!

Lidiane de França




Diário de Quarta-feira 27/10/2016


Quinta-feira, 27 de outubro de 2016


“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.”

  


EVANGELHO DE HOJE
Lc 13,31-35

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Sai daqui, porque Herodes quer te matar”. Ele disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas não quiseste! Vede, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não mais me vereis, até que chegue o tempo em que digais: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Jerusalém, Jerusalém! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, mas tu não quiseste!
O Evangelho de hoje começa com alguém sugerindo a Jesus que fosse embora de Jerusalém, porque Herodes queria matá-lo. Herodes não se dava bem com profetas. Já tinha mandado matar João Batista, e agora tentava desfazer-se de Jesus, intimidando-o, para que se afastasse do seu território. Herodes tinha medo de os profetas, com a sua influência sobre o povo, desestabilizarem o seu poder e o seu prestígio.
Mas Jesus é um profeta corajoso: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho”. Foi uma referência à sua ressurreição, três dias após a sua morte.
Nenhuma ameaça detinha Jesus; ele continuava fazendo o bem e cumprindo a missão que o Pai lhe confiara.
Jesus não procurou a morte, mas também não correu dela. Ele não queria morrer, como qualquer ser humano não quer morrer. Ele queria viver na terra noventa anos ou mais, a fim de consolidar bem o Reino de Deus.
Mas quando colocaram a morte no seu caminho, ele não arredou o pé. Foi duro para ele, como para qualquer ser humano; chegou a suar sangue, mas ficou firme.
Quando S. Pedro, diante do perigo da condenação de Jesus em Jerusalém, sugeriu a ele que não fosse para lá, Jesus lhe deu uma resposta pesada: “Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!” (Mt 16,23).
“Coisas de Deus” é fazer a vontade de Deus, confiando nele e arriscando até a vida terrena. “Coisas dos homens” é querer salvar a vida terrena, mesmo que se afaste um pouco da vontade de Deus. Jesus caminhava para Jerusalém porque fazia parte da sua missão recebida do Pai.
Que bom se nós fôssemos assim! “Tenham em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2,5).
“Se alguém quer me seguir, tome a sua cruz...” (Mc 8,34).
“Jesus Cristo me deixou inquieto, com as palavras que ele proferiu. Nunca mais eu pude olhar o mundo sem sentir aquilo que Jesus sentiu” (Música do Pe. Zezinho).
Vamos renunciar aos nossos interesses pessoais, e acolher com generosidade as mensagens dos profetas católicos de hoje, ainda que exijam de nós mudanças profundas!
Havia, certa vez, uma jovem, que cursava o primeiro ano de faculdade, e andava muito deprimida. Ela era, por sinal, uma garota muito bonita.
Um dia, ela foi ao banheiro da faculdade, olhou-se no espelho e pensou: como estou feia! E deu-lhe vontade de chorar.
Naquele instante, sentiu algo bater na sua perna. Olhou. Era uma moça cega, com a sua bengala, que lhe perguntou: “Moça, onde é a pia?” A cega também estudava na universidade, apesar da sua limitação. E, ali no banheiro, perdida, pediu ajuda a quem sentiu que estava na sua frente.
A menina que estava deprimida recebeu aquilo como um sinal de Deus. Deus estava lhe dizendo que o sentido da vida não está em ser bonita ou feia; está em servir o próximo.
O mundo está aí, em volta de nós, precisando de alguém que lhe ajude. Não podemos nos fechar em nosso mundinho! A garota ajudou a colega cega, da melhor maneira que pôde, e a tristeza sumiu de uma vez.
Deus nos manda profetas e profetizas, que nos falam das mais diversas formas. Que saibamos entender e acolher as suas mensagens, não imitando o povo de Jerusalém do tempo de Jesus.
A firmeza de Maria Santíssima, cujo coração foi transpassado pela espada de dor, seja para nós um exemplo. E que ela nos ajude a seguir o seu Filho, para onde quer que ele vá.
Jerusalém, Jerusalém! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, mas tu não quiseste!








MUNDO ANIMAL


Convulsão em cães: cuidados durante e após as crises evitam graves consequências para o animal.


Doenças cerebrais, inflamações, infecções e tumores são as principais causas do problema. Se o dono souber como proceder, ele ajuda a diminuir consideravelmente as chances de o cão se machucar ou ficar com sequelas

Muitos donos nem imaginam, mas os cães também podem apresentar crises de convulsão. Associada às doenças no cérebro, como inflamações, infecções ou tumores que se desenvolvem neste local, a principal característica da convulsão são as contrações musculares involuntárias de todo o corpo e de todos os grupos musculares, mas também pode se manifestar com a perda de consciência ou, até mesmo, comportamentos estranhos.

“É normal os tutores notarem atitudes alteradas do animal em relação ao ambiente, por exemplo, ele aparentar não estar prestando atenção ao local e nem respondendo aos estímulos ambientais ao mesmo tempo em que apresenta contrações musculares bem evidentes”, explica Luis Augusto Sansoni, médico veterinário neurologista do Hospital Veterinário Pet Care. Segundo o especialista, as crises de convulsão também podem ser idiopáticas, conhecidas como epilepsia primária, ou ainda consequência de intoxicações, traumas ou hipoglicemia grave.

Tipos de convulsões

Existem vários tipos de convulsões e as mais comuns são as tônico-clônicas ou generalizadas, e as focais, que geralmente envolvem os músculos da mastigação. “Ocasionalmente, ocorrem as crises atônicas, em que o animal simplesmente perde a consciência e a força muscular por um curto período de tempo”, afirma o especialista. Crises psicomotoras e psicóticas, onde há apenas uma alteração de comportamento, também podem ser observadas pelos tutores. Dentro das crises convulsivas generalizadas, o animal pode defecar urinar, e até mesmo chorar e gritar.

Algumas raças têm maior predisposição a apresentar epilepsia idiopática, principalmente pelo fato de existir uma certa hereditariedade na doença, como o Beagle e o Setter Irlandês. Outros animais tem maior predisposição às doenças inflamatórias do encéfalo, que também levam à crises de convulsão, dentre eles o Yorkshire, Maltês e Lhasa Apso. Raças como Boxer e Golden Retriever possuem mais predisposição ao desenvolvimento de tumor cerebral.

Primeiros socorros

A maioria das crises convulsivas não passa de 2 minutos, mas são as 24 horas após o primeiro episódio as mais críticas. Por isso, o animal deve ser levado ao médico veterinário imediatamente para evitar que uma segunda crise aconteça. “É importante que os tutores esperem a convulsão cessar dentro desses dois minutos, para que não haja nenhum tipo de trauma para eles ou para o pet durante a locomoção,” explica.

Em situações como esta, os donos devem manter o animal deitado de lado, preferencialmente em um local acolchoado, evitando beiradas e locais altos. Além disso, nunca deve-se colocar a mão ou objetos dentro da boca do pet, pois existe o risco de acontecerem graves acidentes para ambos.

Tratamento e consequências

A convulsão é sempre uma manifestação clínica, e por trás dessa manifestação existe uma causa que precisa ser investigada, muitas vezes através de exames laboratoriais e também de imagens para se chegar a um possível diagnóstico e instituir um tratamento mais adequado.

Em muitos casos, são indicados medicamentos de uso contínuo, que dificultam o disparo dos neurônios, tornando mais difícil a ocorrência de uma crise. Essas medicações apresentam doses individuais e os animais devem passar por reavaliações periódicas com um veterinário neurologista, a fim de evitar a subdose ou overdose de medicação.

O tratamento também pode ser feito por meio de medicamentos específicos intravenosos (benzodiazepínicos). Em casos mais graves, o paciente precisa ficar internado em unidade de terapia intensiva em coma induzido, a fim de cessar a atividade elétrica cerebral.

Uma crise convulsiva pode deixar o animal desorientado imediatamente após o seu término e, em alguns casos, ele pode permanecer com alterações de comportamento como apatia, apetite depravado, sede em excesso, andar compulsivo e agressividade. “Em crises generalizadas e longas, a contração muscular constante pode causar fadiga muscular no animal e, consequentemente, parada respiratória, levando-o à morte. Nos casos mais graves, pode causar também a morte cerebral,” conclui.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Nossa vida é semelhante a uma casa de muitas janelas, que possibilita contemplar várias paisagens.
O problema é que muitos fazem da vida uma casa de uma só janela.
E ali, ficam debruçadas, por anos.

Quando alguém age assim, o foco da sua atenção fica limitado, impossibilitando-o de ver outros horizontes.
Na vida, por vezes temos que mudar de janela, para contemplar o novo ao nosso redor.

Precisamos fechar algumas janelas para que outras sejam abertas...
A Uma janela que precisa ser fechada é a do ressentimento.
Quem fica debruçado nesta janela olha a vida pelo ângulo da amargura,
do desencanto, da tristeza.
A pessoa ressentida perde a confiança no amor, não investe em novos relacionamentos, fecha as portas para o perdão e tem visão muito negativa da vida.

Mude de janela!

Abra a janela do coração para o perdão.
Perdoar é expressar a arte de amar!
O perdão e o amor se entrelaçam.
A janela do perdão nos faz mais humanos, mais tolerantes,mais cheios de graça e beleza interiore abre para nós a janela do perdão de Deus,
Mt. 6:15.

A outra janela que precisa ser fechada é a do medo.
Esta é terrível.
Milhares de pessoas estão imóveis nesta janela.
Somente vêem os perigos, os obstáculos, as dificuldades.
Na mente delas não existem sonhos, só pesadelos.

Conta-se que, numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto.
Sempre que fazia prisioneiros, não os matava: levava-os a uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa
janela de ferro do outro, sobre a qual viam-se gravadas figuras
de caveiras cobertas por sangue.
Nesta sala ele os fazia enfileirar-se em círculo e dizia-lhes, então:
"Vocês podem escolher entre morrerem flechados por meus arqueiros ou saltarem por aquela janela e por mim serem lá trancados".

Todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros.
Ao terminar a guerra, um soldado que por muito tempo servira ao rei dirigiu-se ao soberano:

-Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
-Diga, soldado.
-O que havia por detrás da assustadora janela?
-Vá e veja você mesmo.

O soldado, então, abre vagarosamente a janela e, à medida em que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente...
E, finalmente, ele descobre, surpreso, que a janela se abria sobre um caminho que conduzia à LIBERDADE !!!

Quantas janelas deixamos de abrir pelo medo de arriscar?
Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro, apenas por sentirmos medo de abrir a janela de nossos sonhos?

Mude de janela!

Troque a janela do medo, pela da coragem, da ousadia,
"porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder,de amor e de moderação." 2 Tm 1:7

Contemple a vida, através da janela da coragem a qual proporciona uma visão de conquistas, desafios e vitórias.

A mais uma janela que precisa ser fechada é a do passado.

Terrível é a vida dos que se fixam na janela do passado.
Não vêem nada em sua frente a não ser motivos para lamentar-se.
Quem vive debruçado sobre o passado não consegue vislumbrar o futuro.
São pessoas que vivem do passado, lastimando:

- Ah! Quando eu era criança, quando eu era solteiro! Ah! Se o tempo voltasse!
"Jamais digas:
Por que foram os dias passados melhores do que estes?
 Pois não é sábio perguntar assim." Ec 7:10

Troquemos os 'por quês' da vida (visão do passado)para os 'para quês' (visão do futuro).

Mude de janela!

Mude para a janela da esperança.
Ela nos faz sonhar com dias melhores.

Nada pode ser triste quando se tem esperança!
A esperança é a âncora da alma!
"Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação,na oração perseverantes." (Rom 12:12)

Quem quer vencer na vida, precisa ter a reflexão no passado, os pés no presente e os olhos no futuro, e caminhar sempre nessa direção!...

Mude de janela!
 
Você não está só.
O Deus da esperança está com você para que seja "rico de esperança".
Outra janela significa novos sonhos, novos começos, novos dias.


De Ivanildo Reis