Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 17/10/2016


Segunda-feira, 17 de outubro de 2016
 
 
“O fantástico da vida é estar com alguém que sabe fazer de um pequeno instante um grande momento.”
 
 
 
 
EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,13-21
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
 
 
Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Ele respondeu: “Homem, quem me encarregou de ser juiz ou árbitro entre vós?”. E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens”. E contou-lhes uma parábola: "A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: 'Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita'. Então resolveu: 'Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe e goza a vida!' Mas Deus lhe diz: 'Tolo! Ainda nesta noite, tua vida te será retirada. E para quem ficará o que acumulaste?' Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus”.
 
  
 
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



 
​ 
MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira
 
 
O tema de hoje é a ganância, que está diretamente relacionada ao "ter". Não é de hoje que as pessoas querem ter mais do que precisam. Inclusive o "precisar" é muito relativo: do que você precisa para ser feliz? Do que você REALMENTE precisa para ser feliz?
O mundo de hoje vive a cultura do consumismo, e o tempo inteiro somos conduzidos a acreditar que precisamos cada vez de mais e mais...
No Evangelho de hoje, alguém grita lá do meio da multidão para que Jesus falasse com o irmão dele, pedindo para que repartisse a herança. Jesus respondeu: "Homem, quem me encarregou de julgar ou dividir vossos bens?" Em outras palavras: "O que é que eu tenho a ver com isso?" Em seguida fala sobre a ganância e conta a parábola do homem que só quis juntar bens, mas morreu, e teve que deixar tudo. Ele esqueceu o principal: o que nos torna ricos diante de Deus.
Padre Léo costumava dizer que era contra a herança, pois "o filho mau não merece, e o [filho] bom não precisa". E hoje ele nos conta uma história muito engraçada, mas que traz uma lição belíssima no final. É sobre uma mulher que quer comprar um animal de estimação para lhe fazer companhia, e acaba tendo muitas surpresas com esse bichinho. É uma daquelas histórias no melhor estilo "Padre Léo", então quem o conhece, já sabe que vai rir muito, mas ao final, vai levar uma mensagem belíssima para refletir...
Eis a semente... Você só precisa permitir que ela germine...
 
 
 



 
 
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
 
 
Dê valor ao que você tem
Prof. Luiz Marin
 
 
Conheço pessoas que não têm sucesso simplesmente porque não dão valor àquilo que já têm. Vivem pensando no que não tem e muitas vezes esse sentimento é carregado de uma das maiores armadilhas para o sucesso: a inveja.
São pessoas que não valorizam sua saúde, a casa em que moram, os filhos que têm, a esposa ou o marido com quem se casaram, o emprego que possuem, o país em que residem, etc. Nada é realmente bom. Bom é sempre o que os outros possuem. Sentem-se infelizes.
Conheço pessoas que reclamam de coisas absolutamente normais da vida. Outro dia uma delas reclamou que seu patrão era muito exigente. Outra me disse que sua casa sempre estava precisando de reparos. Teve quem dissesse que o trânsito estava muito difícil e que se cansava de dirigir da casa para o trabalho todos os dias. Outra ainda me falou que estava com dores nos joelhos porque estava muito gorda e assim por diante. Pergunto: isso não são coisas normais da vida? Será que essas pessoas pensaram: ainda bem que tenho um emprego e um chefe exigentegraças a Deus tenho uma casa para morarainda bem que tenho um carro para ir trabalharestou gorda porque tenho fartura de alimento?
 Sei que os leitores me dirão que sou a favor de fazer o jogo do contente da Pollyanna. Que sou uma Alice no País das Maravilhas ou ainda que sou um alienado porque não tenho problemas. Isso tudo não é verdade. A verdade é que temos que aprender a dar valor ao que temos: à saúde, à família, aos filhos, etc. A dar valor ao pouco que temos. Quanto mais dermos valor, mais seremos motivados a cuidar desses verdadeiros presentes, pois nem todos têm o que temos e sempre haverá pessoas em situações muito mais difíceis do que a nossa, em qualquer sentido.
Conheço empresas que não dão valor aos clientes que possuem e reclamam deles o tempo todo. Da mesma forma agem com fornecedores e representantes. Não conseguem ter gratidão pelo que já possuem e não buscam com serenidade melhorar os aspectos positivos daquilo que possuem e daqueles com quem convivem.
 Assim, em vez de reclamar de tudo, faça um bom exame de consciência e veja quantas coisas boas você tem. Aproveite e veja o quanto os outros não têm. Não olhe somente para quem tem mais. Olhe para quem tem menos e agradeça, valorize, preze e cuide de tudo o que você tem e de todos com quem convive.
Pense nisso. Sucesso!
 
 
 
 
 
 
MOMENTO DE REFLEXÃO
 
 
*Um certo dia, a professora perguntou às crianças quem saberia explicar quem* *é Deus, uma das crianças chamada Arthur, levantou o braço e disse:*
*- Deus é o nosso pai, fez a terra, o mar e tudo que está nela e Ele nos fez como filhos Dele.*
*A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:*
*- Como você sabe que Deus existe, se nunca o viu?*
*A sala ficou toda em silêncio... Arthur que é um menino muito* *inteligente, levantou a sua mão e disse:*
*- A minha mãe e meu pai me disseram que Deus é como o açúcar no *meu* *leite que* *ela faz todas as manhãs.* *Eu não vejo o açúcar que está* *dentro da caneca no meio do leite, mas se eles tiram, fica sem* *sabor. Deus existe, e está sempre no nosso meio, só que não o* *vemos, mas se Ele sair de perto, nossa* *vida fica... sem sabor algum.*
*A professora sorriu, e disse:*
*- Muito bem Arthur, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que* *tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e está todos os dias* *adoçando a nossa vida!*
*Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquele menino muito esperto.*
 
*🍃🌸Então, não* *esqueça de colocar:*
*"AÇÚCAR" EM SUA VIDA!*

Nenhum comentário:

Postar um comentário