Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 15/10/2016


Sábado, 15 de outubro de 2016


"A cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas." (Glugiermo Ferrero)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,8-12

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Eu vos digo: todo aquele que se declarar por mim diante do povo, o Filho do Homem também se declarará a favor dele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que me renegar diante do povo será renegado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não vos preocupeis com os argumentos para vos defender, nem com o que dizer. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis fazer.

Neste Evangelho, Jesus trata do testemunho que devemos dar dele, nas horas difíceis. Ele começa dizendo que quem se declarar a seu favor, ele se declarará a favor também; e quem o renegar será negado por ele. Portanto, o nosso julgamento é antecipado e realizado por nós mesmos, aqui no nosso dia a dia, mediante o nosso testemunho a favor ou contra Cristo. É bom lembrar que, em outra ocasião, Jesus disse: “Quem não está comigo está contra mim” (Lc 11,23).

Se alguém, para salvar a sua vida, renegar Jesus, acontecerá o contrário: perderá a sua vida no sentido pleno. É bom lembrar que tomar partido pró ou contra Cristo mostrar-se solidário com o próximo, especialmente com o mais desfavorecido.

Vemos por aí que uma “fé sem obras é morta” (Tg 2,20). Uma fé que não atua pela caridade não salva ninguém. A nossa conduta deve corresponder às nossas crenças, sob pena de incorrer na hipocrisia.

Em seguida, Jesus admite que haverá pessoas que o negarão, ou não admitirão a sua divindade, por motivos mais ou menos compreensíveis, entre os quais está o medo, como aconteceu com o Apóstolo Pedro.

“Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.” O evangelista Marcos, ao narras essas mesmas palavras de Jesus, acrescenta: “Isso porque diziam: ele tem um espírito impuro”. Alguns inimigos de Jesus queriam a todo custo provar para o povo que ele era uma pessoa má. Não conseguindo isso, devido aos milagres que Jesus fazia, apelaram e diziam que os milagres eram feitos por obra de Belzebu, o chefe dos demônios. Assim, pecavam contra o Espírito Santo porque atribuíam ao demônio uma obra que era do Espírito Santo.

“Quando vos conduzirem aos tribunais, não fiqueis preocupados como vos defender, pois nessa hora o Espírito Santo vos inspirará o que deveis dizer.” Em toda a história da Igreja, os cristãos experimentam e comprovam essa assistência do Espírito Santo. Cada vez que um cristão é atacado por dar testemunho de Jesus e de sua Igreja, nessa mesma hora em que é atacado ele dá outro testemunho ainda mais bonito. Na Igreja primitiva, o livro dos Atos dos Apóstolos nos mostram essa ajuda do Espírito Santo.

“Quando vier o Defensor..., ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho” (Jo 15,26-27). Tudo isso nos encoraja a abrir a nossa janela e ver o mundo com seus desafios, e depois abrir a nossa porta e sair para colaborar na sua superação.

Certa vez, uma senhora plantou em seu jardim uma muda de roseira. Regava-a todos os dias, na expectativa de ver suas belas flores. Mas, antes, vieram os espinhos. A mulher ficou decepcionada com a sua roseira, principalmente depois que levou algumas espinhadas. E parou de regá-la. Assim, a pobre roseira chegou até a dar alguns botões, mas antes que aparecessem as flores ela morreu.

A nossa vida cristã tem flores bonitas, mas antes aparecem os espinhos, espinhos doloridos às vezes. Nessas horas não devemos desanimar, ainda mais que o Espírito Santo nos assiste. Se fizermos assim, teremos a alegria de ver lindíssimas rosas.

Maria Santíssima é chamada de Rosa Mística. Que ela nos ajude a seguir o seu Filho, mesmo que levemos espinhadas.

Nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis fazer.








CASA, LAR E FAMÍLIA


10 maneiras de tornar sua vida mais divertida
Há dias em que é quase impossível seguir em frente, mas vale a pena seguir. Existem 10 maneiras para fazê-lo, assim sendo, você encontrará diversão pelo caminho.
Por Roberta Preto

Algumas pessoas não sabem definir o que é felicidade. Esquecem de como precisamos ter gratidão, bondade e alegria para sermos felizes.

Todos nós teremos que passar por tribulações, sofrimento e tristezas na mortalidade, entretanto, foi nos prometido que nunca estaríamos sozinhos e não estamos. É preciso parar ou simplesmente desacelerar e tentar enxergar o porquê das coisas não estarem dando certo na vida, ou talvez as coisas estejam bem a nossa volta, porém, sentimos que interiormente, não estamos nada bem.

Sentimentos como esses surgem na vida em algumas situações, dando a sensação de fracasso interior. Quando temos atitudes para mudá-los, eles não permanecem. Porém, quando esquivamos, a tendência é eles permanecerem até que estejamos completamente destruídos.

Existe um Pai Celestial amoroso que deseja que sejamos firmes e fortes. Ele também espera que sejamos pessoas felizes, pois Ele nos abençoou com uma Terra espetacular, cheia de oportunidades e bênçãos.

Há 10 maneiras de tornar nossas vidas mais divertidas. São elas:

1. Gratidão

A gratidão é um princípio eterno, precioso e sagrado, ela se faz presente em todas as áreas de nossas vidas, sem ela não chegamos a lugar nenhum. Também não se pode construir nada que se perdure se não houver gratidão. Através da gratidão adquirimos a base para construir relacionamentos eternos.


2. Sorria

O sorriso é contagiante! Pessoas bem-humoradas proporcionam alegria e diversão para as pessoas a sua volta e para si mesmas.

A escolha de sorrir ajuda a regular as emoções ao ter que lidar com as diversidades da vida. Também auxilia na capacidade de memorizar as coisas e reduz o cortisol, hormônio do estresse, especialmente em pessoas com idade mais avançada.

3. Esforce-se

Ficar de braços cruzados, lamentando as coisas que não estão dando certo na vida, não irá resolver nada, mas levantar a cabeça, aceitar o que não pode ser mudado e seguir em frente é a melhor escolha a ser feita para se ter mais alegria na vida.

4. Cuide de sua saúde

A saúde é nosso bem precioso e precisa ser prioridade em nossas vidas. Quem possui hábitos saudáveis tem muitos motivos para ter uma vida divertida.

Somente através de uma boa saúde conseguimos manter o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Sem saúde não somos nada, sem ela não vamos a lugar nenhum.

5. Faça novas amizades

Um dos maiores presentes que a vida proporciona é conhecer pessoas, elas trazem "bagagens" diferentes, algumas nos elevam, outros nos ensinam. Através disso que construímos a fonte da alegria.

Contudo, não se deve esquecer os velhos amigos, esses são tesouros. Guarde-os no baú do coração e sempre que possível faça uma visita especial, assim eles tornar-se-ão eternos.

6. Faça boas escolhas

"Você não estará certo se fizer o que é errado; você não estará errado se fizer o que é certo".

Nem sempre será possível acertar em tudo na vida. Erros nos fazem crescer quando assumidos com responsabilidade, mas são somente através das boas escolhas que encontramos alegria na vida.

7. Viaje, mas volte para casa

A vida é feita de momentos bons e ruins, divertidos e tristes. Se ficarmos sempre na mesmice perderemos o melhor da vida. Viajar permite que os melhores momentos sejam possíveis. Conhecer lugares ao lado de sua família poderá uni-los e também garantirá divertimento para todos.

Entretanto, lembrem-se de retornar para casa com alegria. Rotina sempre existirá, cabe a família encontrar atividades salutares para driblá-la.

8. Tempo com qualidade

Administrar o tempo diante dos afazeres diários é bem complicado, porém, é necessário e possível.

O tempo usado com qualidade torna-se produtivo, saudável e divertido de ser desfrutado ao lado das pessoas que amamos. Todavia, é preciso lembrar que ter tempo para si mesmo é fundamental para o bem-estar.

9. Seja positivo

''Eu não posso impedir que os pássaros voem sobre minha cabeça, mas posso impedir que eles façam ninhos nela.'' (Martinho Lutero)

Se você quer ser feliz e espera ter uma vida divertida, comece "agora"; mas tenha cuidado com os pensamentos, escolha pensar positivo.

Há pensamentos que são sempre negativos e que fazem você acreditar que é ruim ou que não têm valor algum. Lembre-se: São apenas pensamentos e você é quem escolhe suas ações.

10. Ame

O amor é a maior virtude celestial capaz de curar qualquer ferida, desânimo ou tristeza. Ele é saudável, puro, prazeroso e virtuoso.

As pessoas que amam sorriem constantemente, porque o amor as preenche e lhes permite sonhar e acreditar no bom lado da vida. Resumindo, o amor é tudo!






MOMENTO DE REFLEXÃO


Não sei se a vida se recicla. Não, talvez não. Mesmo se após um tempo de reflexão decidimos mudar nossa vida, seremos sempre nós mesmos no fim. Mudados, mas nós. Com todas as marcas e cicatrizes  para que não nos esqueçamos do que fomos.
 Sabemos que jamais poderemos recolar os pedaços das coisas vividas e construir novas. Colchas de retalhos são muito bonitas, mas não passam de colchas de retalhos. Remenda-se panos, recola-se papel ou vidro, mas não se remenda vidas, não se recola momentos passados, coisas que deixamos pra trás.
Recomeçar? Sim. Recomeçar é possível, mesmo (e felizmente!) se já não somos os mesmos. Aprendemos, à custa de dor, mas aprendemos. Não cometeremos duas vezes os mesmos erros, não beberemos a mesma água.
Durante anos vivemos como se não tivéssemos outras alternativas. A vida é assim, é o destino. Mas nosso destino, nós fazemos. Nossas prioridades, escolhemos e aprendemos a viver com elas. E só depois, mais tarde, é que nos questionamos sobre o fundamento das nossas escolhas. Há pessoas que acham que é tarde demais para mudar e continuam na mesma linha, mesmo se conscientes de que talvez esse não tenha sido o melhor caminho. Homens e mulheres que se mataram a vida toda para ganhar dinheiro terminam muitas vezes a vida sozinhos, cheios de dinheiro, vazios de amor.
E felizes há aqueles que descobrem que ainda é tempo para fazer alguma coisa. E que podem redefinir as próprias prioridades e assumi-las. Vai doer, mas vai valer a pena, porque no fim das contas vamos ter a consciência tranqüila de que tentamos. Um dos piores sentimentos que existem é o de não poder recapturar um momento que gostaríamos que tivesse sido diferente. O eu de hoje não teria feito isso ou aquilo, mas o que eu era ontem não sabia o que sei agora. Se soubesse, teria cometido menos erros. Mas temos um Deus tão bom e tão grande que Ele está sempre nos oferecendo a opotunidade de nos redimir e fazer novas escolhas.
E agora? Agora sabemos. Não vamos pegar atalhos. Eles podem ser atraentes, mas nos impedirão talvez de aproveitar as belezas da jornada. O caminho da vida é bonito, apesar de ser mais difícil para uns que para outros. 
Mas é bonito se sabemos tirar o máximo do que é bom. Noites escuras podem nos fazer ver mais claramente as estrelas. Só veremos o nascer do sol se acordarmos cedo.  Coisas simples que a natureza nos ensina.
Reciclagem de vida? Talvez sim. Talvez sejamos, no fim das contas, uma colcha de retalhos da vida. Mas que sejamos então uma bela colcha nova enfeitando um quarto, um coração, talvez mesmo muitos corações e muitas vidas, a começar por nós mesmos.

© Letícia Thompson



Nenhum comentário:

Postar um comentário