Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 10/09/2016


Sábado, 10 de Setembro de 2016


“Quando não defendemos nossos direitos perdemos a dignidade
e a dignidade não se negocia.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,43-49

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


- A árvore boa não dá frutas ruins, assim como a árvore que não presta não dá frutas boas. Pois cada árvore é conhecida pelas frutas que ela produz. Não é possível colher figos de espinheiros, nem colher uvas de pés de urtiga. A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio.
- Por que vocês me chamam "Senhor, Senhor" e não fazem o que eu digo? Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela. Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída. Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Por que me chamais “Senhor! Senhor!”, mas não fazeis o que eu digo? Neste Evangelho, Jesus nos pede a coerência entre a Palavra de Deus que ouvimos ou lemos, e a vida que levamos, pois seremos julgados não pelos conhecimentos que temos da Bíblia, mas por nossos atos. Assim como conhecemos uma árvore pelos seus frutos, conhecemos uma pessoa, e a nós mesmos, pelas obras. A pessoa boa faz boas obras, a pessoa má faz coisas erradas. Está aí a chave para conhecermos os outros e para nos avaliarmos.
Por exemplo, um padre, uma irmã religiosa, um pai ou mãe de família que perseveram na sua vocação e vivem fazendo o bem, são pessoas boas. Por outro lado, um ladrão, um explorador, um viciado, um violento, alguém que não gosta de trabalhar, são pessoas más. Nós não conhecemos as pessoas por dentro, mas as conhecemos pelas obras, e isso basta.
Numa campanha eleitoral, nós devíamos seguir esse critério. Por isso que seria melhor o voto distrital, porque os eleitores teriam mais condições de conhecer o passado dos candidatos, pois eles são do seu distrito eleitoral, vizinhos portanto. Mas apesar de o nosso sistema eleitoral não nos ajudar nesse ponto, devíamos fazer um esforço para conhecer a vida familiar, religiosa e pública dos candidatos. Não nos basearmos apenas em cara bonita, discurso bonito, promessas ou acúmulo de cartazes nas ruas ou propagandas no rádio e na televisão.
“Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?” Pouco adianta louvar a Deus, se continuamos praticando obras más. Deus espera a nossa conversão. Ele tem paciência, mas a conversão tem de acontecer. Chega de fariseus! Deles o mundo já está cheio!
Em seguida, Jesus nos conta a parábola da casa sobre a rocha. Ela vem reforçar a mensagem anterior. Ouvir a Palavra de Deus e não praticá-la é construir a sua casa sem alicerce. Quando vier uma chuva forte, e a correnteza da enxurrada bater na casa, ela vai para o chão, perdendo tudo o que está dentro e arriscando a vida dos moradores. O mesmo se deve dizer de quem apenas ouve o Evangelho e não o pratica.
Nós, em geral, gostamos de ouvir a Palavra de Deus. O problema é que, muitas vezes, paramos no ouvir ou na leitura. Se, após uma Missa de domingo, alguém nos perguntar: “O que foi que você aprendeu hoje lá na igreja?” Será que teríamos uma resposta? Ou diríamos: “Nem sei quais leituras bíblicas foram proclamadas, e não me lembro de nada que o padre falou!”
Essa parábola nos pega a todos. Se nos olharmos com sinceridade, vemos que existe uma distância entre a Palavra de Deus que ouvimos e a vida que levamos. Por isso, se formos acolhidos por Deus no Céu, o que esperamos, será por misericórdia dele.
Muitos ouvem a Palavra de Deus e poucos a colocam em prática porque é mais fácil ouvi-la do que praticá-la. Veja que comparação bonita o livro do Apocalipse usa para expressar essa verdade: “Uma voz do céu me disse: vai, pega o livrinho e come-o. Na tua boca ele será doce como o mel, mas, ao cair no estômago, será amargo como o fel” (Ap 10,8-10). Esse livrinho é a Palavra de Deus. Ela é gostosa de se ouvir de se ler, mas, quando alguém resolve levá-la a sério, ela desperta conflitos dos mais diversos tipos.
Que as pessoas, quando se referirem a nós, não tenham de dizer como Jesus falava a respeito dos fariseus: “Sigam o que ele ou ela fala, mas não imitem as suas ações”.
E mais: a Palavra de Deus não é difícil de ser praticada, pois é acompanhada da força do Espírito Santo. Ela é como a semente que vai germinando e crescendo por si mesma, se não encontrar obstáculos. Deus programou tudo certinho, visando a nossa salvação. Da nossa parte basta ir dizendo “sim” a ele pela vida afora.
Havia, certa vez, um homem que tinha o costume de, quando estava nervoso, mandar as coisas para o inferno. Mandava cachorro, gato, ferramenta, cadeira, sapatos, comida...
Um dia ele morreu e chegou à porta do Céu. S. Pedro não quis deixá-lo entrar logo, mas pediu a um anjo que o levasse para dar uma volta. Passaram perto do inferno e ele ficou horrorizado. Viu lá dentro todas aquelas coisas que ele havia mandado para lá: gato, cachorro, comida, cadeira, enxada...
O homem é o senhor do universo. Ele manda nas coisas do mundo e da natureza. “Eis que vos dou...” (Gn 1). Não dá frutos bons nem constrói sobre a rocha uma pessoa que xinga, fala palavrões ou, pior ainda, manda coisas e até pessoas para o inferno.
Maria Santíssima é uma árvore boa que produziu o melhor fruto que existe: Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Que ela nos ajude a construir a nossa casa sobre a rocha!
Por que me chamais “Senhor! Senhor!”, mas não fazeis o que eu digo?









CASA, LAR E FAMÍLIA

15 Utilidades diferentes do papel alumínio


Use o papel alumínio a seu favor para resolver pequenos problemas da casa
O papel alumínio é o querido das donas de casa na hora de cobrir tigelas sem tampa, ou forrar as formas que vão abrigar alimentos que vão soltar muito líquido e gordura, como frangos, carne suína ou bovina a serem assadas. Porém, seu uso vai muito além do que a maioria das pessoas conhece.
Confira 15 maneiras diferentes que pode utilizar o papel alumínio de modo a resolver pequenos problemas do dia a dia da casa:

1. Para manter o calor do pão quentinho ao ser servido à mesa, basta forrar a forma em que ele será disposto com papel alumínio. Se não quiser que o papel alumínio apareça, faça uma camada por cima, com guardanapos de papel.

2. Proteger maçanetas e dobradiças de respingos, na hora de pintar portas, cobrir as maçanetas e dobradiças com papel alumínio é uma boa medida para evitar que estas percam seu brilho original.

3. Mover móveis pesados com facilidade, para tal basta colocar pedaços de papel alumínio em baixo dos pés do móvel e arrastá-lo. O papel alumínio, além de não arranhar o piso, promove um fácil deslizamento.

4. Os compartimentos onde são colocadas as pilhas de um equipamento muitas vezes ficam com a mola torta, o que impede que a pilha funcione. Para resolver este problema, basta encaixar na folga existente um pedacinho de papel alumínio, pois ele ajudará a pilha ficar mais firme, sem atrapalhar sua condução de energia.

5. Os sabões envoltos em papel alumínio duram mais, pois este produto afasta a umidade que promoveria o desgaste.

6. Colocar algumas folhas sob a cobertura da tábua de passar faz com que haja a retenção do calor do ferro também na tábua, tornando o processo mais ágil.

7. Muitas mulheres que tem algum problema de visão precisam usar os óculos enquanto aplicam tinta no cabelo. Para evitar que o objeto manche, basta envolver a armação com papel alumínio.

8. Tecidos como seda, lã ou viscose ficam enrugados muito facilmente. Para não ter que contar com um serviço profissional somente para mantê-los lisos, basta colocar uma folha de papel alumínio em cima da peça de roupa na hora de passar, pois assim o calor necessário para deixar a roupa lisa será transmitido sem danificar o tecido.

9. A receita para fazer o açúcar mascavo ficar com grânulos finos é simples: pré-aqueça o forno a 300 graus, forre uma assadeira com papel alumínio, espalhe o açúcar mascavo por cima e leve ao forno por cerca de 5 minutos.

10. Os sacos de confeiteiro podem ser substituídos por folhas de papel alumínio enroladas em forma de cone com a parte inferior aberta e a superior presa. Portanto, não há mais desculpas para não fazer coberturas com belíssimos desenhos.

11. Um método fácil e infalível para fazer com que as massas de tortas fiquem crocantes e ao mesmo tempo impedir que queimem é retirar a torta do forno um pouco depois do meio do processo de cozimento e cobri-la com papel alumínio.

12. Forre uma panela grande ou tigela com papel alumínio, encha com água fria e adicione duas colheres de chá de sal. Coloque seus objetos de metal escurecidos ou enferrujados submersos nesta água e deixe de molho por se cerca de três minutos. Depois é só lavar a água e deixar secar.

13. Antes de usar o grill forre seu fundo com papel alumínio, assim,  poderá recolher mais facilmente a gordura e os restos de alimento. Além disso, o papel alumínio também ajuda a remover a sujeira grudada nas grades, basta esfregar um bolinho deste papel sobre elas.

14. Ninguém gosta de manipular tesouras cegas. Para afiá-las, basta fazê-las cortar folhas de papel alumínio.

15. Para não ter que deitar fora a lã de aço humedecida após um breve uso por conta das possíveis ferrugens, é só dispô-la sobre uma bola amassada de papel alumínio. É possível também guardar a lã de aço já usada no freezer envolta no papel alumínio.

Sabe qual é o lado correto de usar o papel alumínio?O lado brilhante é o lado que deve ficar em contacto com o alimento a ser assado. Por ser a parte que reflecte as ondas de calor, colocá-la para dentro facilita e torna mais rápido o processo. Outra vantagem de usar o lado brilhante para dentro é que como este lado é mais liso, a comida grudará menos, assim seu prato fica mais bonito e  não perde as partes crocantes do seu assado. Portanto, lembre-se: lado fosco para fora, lado brilhante para dentro.








MOMENTO DE REFLEXÃO




Certa vez, um homem estava andando em um campo e encontrou uma cisterna velha de 8 metros de profundidade. Lá no fundo estava um rapaz. O homem pegou um bambu e o desceu até o fundo. O moço começou a subir, mas escapou e caiu.

O homem foi à sua casa, pegou uma corda, veio e jogou uma ponta dela lá no fundo. O moço começou a subir, mas escapou e caiu novamente.

Então o homem desceu até o fundo do poço, pôs o rapaz nas costas e foi subindo. Mas quando estava no meio, os dois caíram.

Mas o senhor não desistiu. Voltou à sua casa e trouxe uma escada de 10 metros. Desceu-a até o fundo. Nesta hora, o rapaz lhe falou:
- Quem disse que eu quero sair daqui?

Nós não devemos ficar parados onde estamos, mas querer sempre crescer e superar os obstáculos.

(Fonte: Pe. Dalton)



Nenhum comentário:

Postar um comentário