Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 03/09/2016


Sábado, 03 de Setembro de 2016


“A maioria dos jovens da atualidade não tem sonho, nem maus nem bons. Eles não têm uma causa para lutar.” ( Augusto Cury)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,1-5

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Num sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, as debulhavam com as mãos e comiam. Alguns fariseus disseram: "Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?" Jesus respondeu-lhes: "Nunca lestes o que fez Davi, quando ele teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer". E acrescentou: "O Filho do Homem é Senhor também do sábado".



www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?
Este Evangelho narra a cena dos discípulos de Jesus, num sábado, apanhando espigas de trigo para comer, porque estavam com fome, e o protesto dos fariseus, pois , segundo a interpretação deles, fazer colheita no sábado era proibido.
Jesus apresenta dois argumentos justificando a ação dos seus discípulos: 1) A fome justifica desobedecer a leis sagradas, como fez Davi, quando estava com fome, entrou em um lugar do Templo que era proibido e comeu os pães que só os sacerdotes podiam comer. Não só isso, mas deu também para seus companheiros. Davi desobedeceu a uma lei muito mais forte e sagrada do que colher espigas no sábado. 2) Mesmo que ninguém tivesse agido assim antes, Jesus podia fazê-lo, porque Deus Pai lhe entregou todo o poder e toda a autoridade. Jesus tem poder absoluto, é o Senhor do Templo, do sábado e de tudo o mais.
Para Deus, a vida está em primeiro lugar, acima de qualquer lei, mesmos as leis religiosas mais sagradas, como foi o caso de Davi e seus companheiros.
Que bom que nosso Senhor e Rei Jesus Cristo coloca a vida humana em primeiro lugar! Não só ele, mas, em toda a Bíblia, a vida é colocada em primeiro lugar, acima de qualquer lei, por mais forte ou sagrada que seja.
“Eu te proponho a vida e a morte. Tu deves escolher a vida. Se obedeceres aos meus preceitos, que hoje te prescrevo, viverás. Se, porém, o teu coração se desviar, certamente perecerás. Cito hoje o céu e a terra como testemunhas de que te proponho a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida!” (Dt 30,15-19). Esta última frase de Deus, nós nos lembramos, foi o lema da Campanha da Fraternidade de 2005.
O pecado original consistiu em deixar de lado a árvore da vida e comer os frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal, que levam à morte (Cf Gn 2,17). Adão e Eva menosprezaram a vida.
As decisões políticas afetam diretamente a vida dos cidadãos. Por exemplo, decisões sobre a agricultura, a moradia, o transporte, o emprego... As autoridades políticas devem defender e promover a vida em todos os níveis, especialmente a primeira fase da vida humana, quando ela está dentro da mãe, pois é o período em que o ser humano é mais indefeso.
“A concupiscência concebe o pecado e o dá à luz; e o pecado, uma vez maduro, gera a morte” (Tg 1,15). O pecado, seja ele qual for, tem, no fim do seu caminho, a morte.
“Por acaso eu sinto prazer com a morte do injusto? O que eu quero é que ele se converta de seus maus caminhos e viva!” (Ez 18,23). Deus não quer a morte de ninguém, nem do pior criminoso. O que ele quer é a vida. “Vou pedir contas a todo aquele que prejudicar a vida do seu irmão” (Gn 9,5).
Certa vez, uma senhora ficou gravemente enferma e foi internada no hospital. Sua febre era tão alta que ela entrou em delírio. Sonhou que havia morrido e estava diante de Jesus Cristo para o julgamento.
Jesus, logo que a viu, perguntou-lhe: “Quem é você?” Ela respondeu: “Eu sou fulana de tal, esposa de fulano”. Jesus falou: “Não é isso que eu quero saber. Quem é você?” Ela disse: “Eu sou mãe de cinco filhos”. Novamente Jesus disse: “Não é isso que eu quero saber. Quem é você?” Ela respondeu: “Sou psicóloga e atendo clientes no meu consultório...” Jesus interrompeu: “Não é isso que eu quero saber. Quem é você?”
Ela pensou... e se lembrou: “Ah! Sou católica, batizada, crismada e casada na Igreja. Vou à Missa quase todos os domingos”. Jesus disse: “Ah! Quase. Agora você está chegando ao que eu quero saber. Mas ainda não chegou. Quem é você?” A mulher pensou novamente um pouco e respondeu: “A respeito de caridade, Jesus, o Senhor me desculpe, mas não tenho tempo de pensar nisso”.
Jesus ficou meio triste, e com isso ela acordou. Na verdade, acordou duas vezes: do sono e para uma vida cristã mais comprometida.
A senhora interpretou aquele sonho como um recado de Deus. Depois que sarou, tornou-se uma das pessoas mais caridosas do seu bairro.
A exemplo de Jesus, vamos colocar a vida das pessoas em primeiro lugar! “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Maria Santíssima é a Mãe da Vida, pois é a mãe de Jesus, que é a Vida. Que ela nos ajude a sempre colocar a vida em primeiro lugar.
Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?








CASA, LAR E FAMÍLIA


O que pode e o que não pode ir ao micro-ondas


Segundo comprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os alimentos preparados em fornos de microondas não causam nenhum mal à saúde. Portanto, o forno de microondas é perfeitamente seguro. Mas, quais os recipientes que podem ser levados ao microondas?

– Porcelana:

A porcelana é bem-vinda ao microondas, porém se tiver detalhes metálicos, não podem! Por isso, fique atente, os frisos metálicos (prateados ou dourados) são comuns em porcelanas, principalmente as mais finas. Fique atenta!

– Plásticos:

Use somente plásticos rígidos e apropriados para cozimento em microondas. As embalagens plásticas de margarina, queijo, iogurte são derivados do petróleo e não resistem à elevada temperatura do alimento, derretendo ou exalando odores e substancias tóxicas. Definitivamente, não devem ser usados em microondas!

Dica: os recipientes de plástico (inclusive os filmes de PVC) possuem, em sua composição química, uma substância chamada dioxina, que é liberada no processo de aquecimento. Alguns estudos relacionam a dioxina ao aparecimento de câncer de mama, pulmão, próstata e cérebro. Embora as pesquisas ainda não comprovem qual é a quantidade da substância que, acumulada no organismo, torna-se nociva aos seres humanos, o ideal é utilizar somente recipientes de vidros refractários ou porcelanas para cozer ou aquecer alimentos.

– Papel:

Toalhas de papel, papel toalha ou pratos de papel podem ser utilizados somente para o aquecimento de alimentos por curtos períodos e para protecção contra respingos. Não utilize papéis com revestimentos de cera, pois estes podem derreter com o aquecimento do alimento. Para conservar a humidade do alimento e evitar os respingos no forno, recomenda-se tampar os alimentos sempre que for descongelar, aquecer ou cozinhar em microondas.

– Acrílicos:

Os copos de acrílico, a princípio, não têm problemas com o microondas. Contudo, o aquecimento envelhece este prematuramente, criando pequenas rachaduras internas no acrílico que vão tornando-o opaco em pouco tempo. Portanto, não vale a pena levar seus utensílios de acrílico ao microondas!

– Vidros:

A maior parte dos vidros pode ser utilizada em microondas somente para o aquecimento. Para o cozimento é mais recomendado o uso de refractários. Mas lembre-se, que como com a porcelana, nunca utilize peças com decoração em metal (frisos dourados ou prateados) e tão pouco cristais finos.

– Cerâmica Vitrificada:

Recipientes fabricados com este material podem ser usados para cozinhar e aquecer e são muito práticos, pois podem ir directamente do forno à mesa. Não use tampas de plástico que acompanham as tigelas, a não ser que venham com a indicação: “próprio para microondas.”

Teste para determinar se um recipiente é adequado ao microondas:

Coloque um copo de água fria, junto com o recipiente que pretende usar, dentro do microondas. Aqueça na potência alta (100%) durante 1 minuto. A água aquecerá, mas o recipiente colocado a seu lado deverá permanecer frio. Se, pelo contrário, ele aquecer, é porque não indicado para microondas.

Use o microondas para tornar sua vida mais prática e funcional. Afinal de contas, nosso tempo é curto demais e não temos tempo a perder.








MOMENTO DE REFLEXÃO

Era uma vez um grande violinista chamado Paganini. Alguns diziam que ele era muito estranho. Outros, que era sobrenatural. As notas mágicas que saiam de seu violino tinham um som diferente, por isso ninguém queria perder a oportunidade de ver seu espetáculo.
Numa certa noite, o palco de um auditório repleto de admiradores estava preparado para recebê-lo. A orquestra entrou e foi aplaudida. O maestro foi ovacionado. Mas quando a figura de Paganini surgiu, triunfante, o público delirou.
Paganini coloca seu violino no ombro e o que se assiste a seguir é indescritível.
Breves e semibreves, fusas e semifusas, colcheias e semicolcheias parecem ter asas e voar com o toque daqueles dedos encantados.
De repente, um som estranho interrompe o devaneio da plateia.
Uma das cordas do violino de Paganini arrebenta. O maestro parou. A orquestra parou. O público parou. Mas Paganini não parou. Olhando para sua partitura, ele continua a tirar sons deliciosos de um violino com problemas.
O maestro e a orquestra, empolgados, voltam a tocar.
Mal o público se acalmou quando, de repente, um outro som perturbador derruba a atenção dos assistentes. Uma outra corda do violino de Paganini se rompe. O maestro parou de novo. A orquestra parou de novo. Paganini não parou. Como se nada tivesse acontecido, ele esqueceu as dificuldades e avançou tirando sons do impossível. O maestro e a orquestra, impressionados voltam a tocar.
Mas o público não poderia imaginar o que iria acontecer a seguir.
Todas as pessoas pasmas, gritaram OOHHH! Que ecoou por aquele auditório. Uma terceira corda do violino de Paganini se quebra. O maestro para. A orquestra para.
A respiração do público para. Mas Paganini não para. Como se fosse um contorcionista musical, ele tira todos os sons da única corda que sobrara daquele violino destruído.

Nenhuma nota foi esquecida. O maestro empolgado se anima. A orquestra se motiva. O público parte do silêncio para a euforia, da inércia para o delírio.

Paganini atinge a glória. Seu nome corre através do tempo.

Ele não é apenas um violinista genial. É o símbolo do profissional que continua diante do impossível.





Nenhum comentário:

Postar um comentário