Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 18/09/2016


Domingo, 18 de Setembro de 2016


“Há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer.” (Mário Quintana)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 16,1-13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus disse aos seus discípulos:
- Havia um homem rico que tinha um administrador que cuidava dos seus bens. Foram dizer a esse homem que o administrador estava desperdiçando o dinheiro dele. Por isso ele o chamou e disse: "Eu andei ouvindo umas coisas a respeito de você. Agora preste contas da sua administração porque você não pode mais continuar como meu administrador."
- Aí o administrador pensou: "O patrão está me despedindo. E, agora, o que é que eu vou fazer? Não tenho forças para cavar a terra e tenho vergonha de pedir esmola. Ah! Já sei o que vou fazer... Assim, quando for mandado embora, terei amigos que me receberão nas suas casas."
- Então ele chamou todos os devedores do patrão e perguntou para o primeiro: "Quanto é que você está devendo para o meu patrão?"
- "Cem barris de azeite!" - respondeu ele.
O administrador disse:
- "Aqui está a sua conta. Sente-se e escreva cinqüenta."
- Para o outro ele perguntou: "E você, quanto está devendo?"
- "Mil medidas de trigo!" - respondeu ele.
- "Escreva oitocentas!" - mandou o administrador.
- E o patrão desse administrador desonesto o elogiou pela sua esperteza.
E Jesus continuou:
- As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz. Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno. Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?
- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Professor Isaías da Costa


Vamos caminhando e procurando entender o evangelho de Lucas. Cada domingo é uma nova descoberta que fazemos. Assim como os outros redatores deste site o meu objetivo é fazer com que você leitor, compreenda o sentido real do evangelho.
A parábola de hoje reflete sobre o “ecônomo prudente”. Muitas vezes é visível no evangelho de Lucas a distinção entre ricos e pobres. O contexto sócio-econômico da época é marcado por uma realidade de divisão de classes.
O admisntrador tem ação de um fraudador. Ele, com receio da crueldade do patrão para com si, procura utilizar a sua sabedoria para enganar o patrão. O administrador tenta realizar o seu gesto de hospitalidade. Quando ele chama os devedores, que podem ser mais de dois, ele quer que estes prestem constas de suas dívidas, mas sem rigor.
Jesus elogia as astucia desonesta do administrador. Ele se tornou um ser esperto e fez isso não com bons objetivos, mas com intenções negativas. Entretanto, o administrador não usa o dinheiro como um fim, mas como um meio. Ou seja, ele quer escapar dos castigos que o mestre irá lhe impor. Ao fazer isso o administrador trás para perto de si as pessoas mais pobres e faz amigos.
Jesus observa que esta personagem tem, não só uma astúcia pessoal, mas a coragem de um homem de conseguiu fraudar o sistema de endividamento e de pagamento. Este homem supera os padrões econômicos da sociedade. Criar uma relação para a alternativa legal.
“Os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz”! O dinheiro é uma armadilha dupla. Pois, ele nos faz acreditar que vamos garantir a felicidade, mas chega um dia em que vamos retirar tudo o que nos faz felizes.

VIVENDO O EVANGELHO

Olá vivo leitor. Uma vez mais nos encontramos nas páginas da web para compartilharmos pensamentos.
A parábola que nos é apresentada faz nos observar os administradores astutos que existem. O ser humano, como é sabido, é o único animal racional, capaz de usar a sua inteligência. Porém, com toda essa capacidade nem sempre ele usa sua inteligência para o bem.
É interessante perceber como as pessoas arquitetam planos para fraudar uns aos outros. Há pessoas que passar dias tramando ações para matar o seu semelhante. Fato observável nos casos de assassinatos que vemos quase todos os dias na mídia.
Estamos em período eleitoral e nossos administradores estão apresentando suas propostas. Mas será que eles serão como o administrador do evangelho ou não se deixarão enganar-se pelo dinheiro? Escolha bem. E lembrem-se os filhos das trevas são bem mais espertos que os filhos da luz.
E você. E um filho da treva ou da luz? Serve a um ou a dois senhores? Tudo isso é necessário para vermos se em nossos pequenos atos estamos sendo fiéis as nossas propostas.
Não coisas outro mundo saber o que é bom ou o que é mal. Basta parar e pensar.
Você é melhor do que pensa ser!
SEJA SIMPLESMENTE FELIZ!


isaiasdacosta@hotmail.com









VÍDEO DA SEMANA


Avaliando relacionamentos - Pe. Fábio de Melo




https://www.youtube.com/watch?v=N7WFaJFRCls








MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, uma senhora e sua netinha foram ao zoológico. A menina tinha o rosto salpicado de sardas vermelhas e brilhantes. As crianças estavam esperando numa fila para que um artista pintasse suas faces com patinhas de tigre.
- Você tem tantas sardas que ele não vai ter onde pintar – falou um menino que estava na fila.

Sem graça, a garotinha abaixou a cabeça. A avó curvou-se e lhe disse sorrindo:
- Gosto de suas sardas.
- Mas eu detesto – replicou a menina.

- Quando eu era criança, sempre quis ter sardas – continuou a avó, passando o dedo pela face da criança – Sardas são tão bonitas!

A menina levantou o rosto e disse:
- São mesmo?
- Claro! Quer ver? Diga-me uma coisa mais bonita que sardas.

A criança olhando para o rosto sorridente da avó e respondeu suavemente:
- Rugas.

Foi um momento bonito de amor entre avó e nata. O amor transforma o feio em bonito, o mau em bom, o triste em alegre. Se olharmos para os outros com olhos de amor, não veremos o que eles possam ter de defeitos, mas apenas o que têm de bonito.

Deus, como bom Pai, vê em nós mais belezas que feiuras, mais qualidades que defeitos. E, com um sorriso, ele estende a mão para que a peguemos e assim ele possa nos levantar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário