Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 15/08/2016


Segunda-feira, 15 de agosto de 2016


"Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado." (Lincoln)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 19,16-22


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.
20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira

Por esse mundo afora, existem pessoas muito ricas. Muito ricas mesmo! Que têm dinheiro para comprar o que quiserem nesse mundo. Essas pessoas têm tanto dinheiro, que nem têm noção do que fazer com ele. Essas pessoas vivem juntando dinheiro como se nunca fossem morrer... E se pudessem, pagariam o preço que fosse para não morrer mesmo! Se um cientista descobrisse a fórmula da vida eterna, existiriam pessoas que pagariam QUALQUER PREÇO por esta fórmula!
Pois era isso que o jovem do Evangelho de hoje queria de Jesus: saber o que fazer (de bom) para ter a VIDA ETERNA. Observe que ele não diz "entrar no Reino dos Céus", isso é Jesus quem diz. O que o jovem quer é viver eternamente! Imagine o mundo de possibilidades que se abririam se você pudesse viver eternamente... Se Jesus tivesse dito ao jovem: "Dê-me todo o seu dinheiro, que eu lhe digo o que fazer pra ter a vida eterna." Talvez o jovem tivesse dado. Porque se ele pudesse viver para sempre, poderia recuperar o dinheiro de várias formas, mesmo que durasse 500 anos... Só que, no final, Jesus diz: "Se queres SER PERFEITO, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um TESOURO NOS CÉUS. Depois, VEM E SEGUE-ME." Depois disso o jovem vai embora triste, e o evangelista conclui: "porque era muito rico". Será que o jovem foi embora porque era muito rico? Ou será que ele ficou triste por outro motivo? Vejamos...
Jesus era um exímio conhecedor do comportamento humano. Nesta passagem, ele percebeu as verdadeiras intenções do jovem, e utilizou uma técnica bastante utilizada por Sócrates, há mais de 400 anos antes de Cristo... Ele conduz o interlocutor por um caminho fácil, seguindo uma linha de raciocínio lógico, através de perguntas e respostas simples, para no final colocá-lo em uma situação na qual seu interlocutor se vê obrigado a reconhecer a fragilidade da sua convicção sobre o assunto. Na prática: O jovem queria saber o que fazer para ter a VIDA ETERNA. Jesus, basicamente, citou os mandamentos da lei de Deus. E como um judeu que se preze, o jovem cumpria tudo, e foi o que ele falou para Jesus. Mas o jovem não se deu por satisfeito, pois ele sabia que muitos também seguiam aqueles mandamentos e MORRIAM! Então ele perguntou ao mestre, com todo o respeito: "O que me falta?" E é nesse momento que Jesus dá a resposta que está no versículo 21:

1) "Se queres SER PERFEITO...": na verdade, o rapaz queria mesmo era a VIDA ETERNA, mas Jesus levou por esse caminho porque o jovem concordou que seguia os mandamentos...

2) "...e terás um TESOURO NOS CÉUS": Aí já envolve a questão da fé. O rapaz teria que acreditar que depois de sua morte, na outra vida, ele teria a recompensa desse ato de doação. Mas para isso ele teria que morrer... mas e se não existisse a outra vida???

3) "...VEM E SEGUE-ME": Esse é o cheque-mate. Com certeza, a medida que Jesus foi pronunciando este versículo, foi observando a expressão corporal do jovem rico, e verificando a sua tristeza e provável decepção...

Conclusões: 1) Seguir Jesus como missionário requer desapego a qualquer coisa deste mundo, pois não levaremos nada dele. 2) Ou o jovem rico queria uma vida eterna terrena e se decepcionou com a vida celestial prometida por Cristo, ou achou o preço muito alto para correr o risco.
Uma história conclui essa reflexão: Madre Teresa de Calcutá recebeu a visita do 1º ministro da Inglaterra, que se sentiu profundamente tocado e enojado pelo trabalho que a madre desenvolvia com os pobres e doentes. Ele disse a ela: "Por dinheiro nenhum eu faria isso que a senhora está fazendo." Ao que ela respondeu: "Por dinheiro eu também não faria."

jailsonfisio@hotmail.com











MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Cuidado com o abstracionismo
Prof. Marins


Temos que tomar muito cuidado para viver de forma concreta e não abstrata. Muitas pessoas fogem da realidade concreta através do que chamo de abstracionismos.
Os perigos do abstracionismo é que podem levar as pessoas ao autoengano. Por exemplo: Amo a humanidade. Minha pergunta é: o que faço por uma pessoa concreta? Amo a juventude - o que faço por um jovem? Amo a infância - o que faço por uma criança? É claro que existem políticas públicas de apoio à infância e juventude, mas é preciso descer ao concreto e ver como, de fato, as crianças e os jovens estão recebendo essas políticas.
Da mesma forma na empresa. Muitos dizem: Aqui os clientes estão em primeiro lugar, mas quando descemos à realidade de cada cliente vemos que concretamente as pessoas não são bem atendidas, nem estão em primeiro lugar. Assim, é fácil criar slogans, frases de efeito e pendurar cartazes nas paredes. O difícil - e é para isto que estou querendo chamar a atenção neste texto - é fazer as coisas acontecerem concretamente.
Isso também acontece muitas vezes com o que chamamos abstratamente de qualidade. Podemos dizer: Nossa empresa tem qualidade excelente. A pergunta é saber como cada cliente sente essa qualidade concretamente ao utilizar nossos produtos ou serviços. Será que o que dizemos ou pensamos sobre a nossa qualidade se traduz, concretamente, em cada produto ou serviço que entregamos?
Há pessoas que vivem buscando estrelas no céu, sonhando, vivendo num mundo que fingem existir e não no mundo que realmente existe. Há pessoas que vivem culpando os outros pelos problemas da humanidade, mas se esquecem de fazer a sua parte, pequena que seja, mas concreta para tornar esses problemas um pouco menores. Conheço pessoas que têm a solução teórica para todos os problemas do país, da cidade, da empresa, mas pouco fazem de concreto, elas mesmas, para mudar essa realidade. Há pessoas que vivem esperando que outros resolvam os seus problemas em vez de enfrentar a realidade concreta de que devem mudar o quanto antes sua forma de agir. Gostaria que você pensasse se não está também sendo vítima de abstracionismos em vez de agir concretamente para mudar a realidade.
Pense nisso. Sucesso!







MOMENTO DE REFLEXÃO


As pessoas vivem angustiadas, preocupadas e depressivas, com medo de tudo. Medo de perder o emprego, de ser roubadas, de ficar sozinhas, de arriscar e de que as suas tentativas não deem certo. Elas têm receio de falhar e de não dar conta do que se propõem a fazer. O medo está virando um estilo de vida.
O mundo está tomado pela insegurança. Isso mata a alegria de viver e sufoca o seu desejo de ser feliz e de se realizar. No entanto, se você quer mais da vida, essa não é uma boa opção. Você não pode deixar que os seus receios se tornem o seu estilo de viver.
No meu novo livro, A Coragem de Confiar, alerto que o medo não pode ser nosso companheiro de viagem. No máximo, ele pode ser uma placa na beira da estrada, assinalando uma curva perigosa no caminho.
Falo também da minha experiência com a espiritualidade, como um caminho para o poder interior, e proponho um método inédito, que chamei de “Programa de Ativação do Poder Interior”, para você se autoanalisar e agir de modo a obter o máximo de poder interno e de satisfação com a vida.
A saída para eliminar os seus medos é ir além do sentimento de angústia e estabelecer uma confiança que o mova para frente – acreditar sempre em você mesmo, no outro e em Deus é o segredo para superar seus receios e dar a volta por cima.
É preciso ter a coragem de confiar, pois essa é a melhor vacina contra a insegurança e as preocupações.
Convido você a empreender mais essa revolução na sua vida!
Um grande abraço,

Roberto Shinyashiki



Nenhum comentário:

Postar um comentário