Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 08/08/2016


Segunda-feira, 08 de agosto de 2016


A passagem do tempo deve ser uma conquista e não uma perda.



EVANGELHO DE HOJE
Mt 17,22-27

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”
25Pedro respondeu; “Sim, pa­ga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.

www.paulinas.org.br/diafeliz


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira



Evitando o escândalo e a discussão
No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina uma lição: que às vezes é preciso abrir mão de um direito, para se evitar um escândalo. Em outras palavras, às vezes é preciso saber renunciar, para se evitar uma discussão. Como isso se aplicaria na nossa vida? Vejamos alguns exemplos...
Dois irmãos, meninos de rua, recebem um copo de leite. Eles decidem tomar um gole do leite de cada vez, alternadamente. O mais velho, vendo a fome do mais novo, finge que está tomando o seu gole, para que o mais novo possa matar um pouco da sua fome...
A mãe, que deixa de comprar aquela roupa que tanto queria, para poder comprar uma roupa para sua filha...
O pai, que deixa de lado o trabalho, seu tempo de descanso, para dedicar seu tempo para brincar com seu filho, colocá-lo para dormir...
O casal, que renuncia do ciúme, do conforto, da vaidade, do tempo, dos amigos, dos gostos pessoais, do lazer, do orgulho, só por amor um ao outro...
Nós, quando abrimos mão de utilizarmos nossos dons para benefício próprio, e nos colocamos à disposição do Reino de Deus, mesmo que isso implique em renunciar das nossas vontades...
Em todos esses exemplos que citei, alguém abriu mão do direito que tinha, por uma causa nobre. No Evangelho de hoje, Jesus abriu mão do seu direito de não pagar o Imposto do Templo (já que era/é o Filho de Deus), mas resolveu pagar a fim de evitar um escândalo.
Então pensemos... o que está se passando na minha família, no meu namoro, no meu trabalho, entre os meus amigos, no meu colégio/faculdade, na minha igreja, e que eu não estou querendo abrir mão, de jeito nenhum! Onde eu estou sendo um cabeça-dura, um orgulhoso? Onde eu preciso aprender que às vezes é preciso, mesmo estando com a razão, abrir mão, para evitar o escândalo e a discussão? Se Jesus agiu assim, por que eu não posso?

jailsonfisio@hotmail.com







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Cuidado com meias-verdades
Prof. Marins



Todos nós recebemos informações que podem ser meias-verdades. Ao tomar uma decisão, temos que ter muito cuidado e analisar com calma e profundidade o real valor daquela informação. Nem sempre a informação é falsa ou mentirosa. Na maioria dos casos, trata-se de uma simples meia-verdade e muitas vezes de boa fé.
Quando alguém nos diz que todo mundo está reclamando é nossa obrigação saber se esse todo mundo são todas as pessoas ou apenas um pequeno grupo. Quando alguém nos diz que ninguém irá aceitar essa mudança é nossa obrigação saber qual a base dessa informação. Será mesmo ninguém ou apenas algumas pessoas. Quando alguém nos diz que tal coisa é impossível de ser feita, é nossa obrigação saber se todas as alternativas foram pesquisadas ou se trata-se apenas de uma força de expressão.
Da mesma forma, temos que ter o hábito de comparar realidades antes de formar uma opinião. É comum lermos nos jornais notícias sobre outros países. É preciso sempre ter em mente o tamanho relativo desses países antes de formarmos um juízo de valor. Só para exemplificar, segundo os últimos dados do Banco Mundial, a Argentina é a 30a. maior economia do mundo, mas somente o Estado de São Paulo é a 17a. e o Brasil a 10a. . A economia brasileira, portanto, é cinco vezes maior que a Argentina, assim como a economia americana é dez vezes maior que a brasileira. Se não levarmos isso em conta, poderemos ter uma visão distorcida da realidade. No Brasil, somente o interior do Estado de São Paulo, por exemplo, é  economicamente maior que a Argentina. Assim, é sempre útil fazer uma análise comparativa para não sermos induzidos ao erro. E essa análise dependerá muito de nossos objetivos.
Muitas vezes, ficamos impressionados com o crescimento das vendas de uma determinada empresa concorrente, mas temos que analisar qual a base desse crescimento. Quatro é o dobro de dois - o crescimento foi de 100%. Quando a base é baixa, o crescimento percentual elevado não é tão difícil como quando essa base já estiver num patamar alto. Para dobrar vendas de mil para dois mil, certamente será mais difícil do que de dois para quatro. Assim, antes de acreditar em tudo e tomar decisões apressadas, filtre as informações e veja se não são meias-verdades.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Certo dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago.
Todos se sentiram assustados com o teste que viria.
O professor entregou, então, a folha com a prova virada para baixo, como era de costume...
Quando puderam ver, para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro no meio da folha.
O professor, analisando a expressão surpresa de todos, disse:
- Agora vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo.
Todos os alunos, confusos, começaram a difícil tarefa. Terminado o tempo, o professor recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta.
Todas, sem exceção, definiram o ponto negro tentando dar explicações por sua presença no centro da folha.
Após ler todas, a sala em silêncio, ele disse:
- Esse teste não será para nota, apenas serve de aprendizado para todos nós.Ninguém falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto negro.

Assim acontece em nossas vidas. Temos uma folha em branco inteira para observar, aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros. A vida é um presente de DEUS, dado a cada um de nós com extremo carinho e cuidado. Temos motivos pra comemorar sempre. A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá sustento, os milagres que diariamente presenciamos.
No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um familiar, a decepção com um amigo. Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente.
Pense nisso. Tire os olhos dos pontos negros da sua vida. Aproveite cada bênção, cada momento que Deus lhe dá. Creia que , se hoje a folha tem mais pontos negros, amanhã ela poderá estar mais branca.
Tenha essa certeza, tranquilize-se e seja feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário