Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 20/08/2016


Sábado, 20 de agosto de 2016


“Se não for hoje, um dia será. Algumas coisas, por mais impossíveis que pareçam, a gente sabe, bem no fundo, que foram feitas para um dia dar certo. (Caio Fernando Abreu)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 23,1-12

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Eles falam e não praticam.
Neste Evangelho, Jesus nos pede coerência entre o que falamos e ensinamos, e o nosso próprio procedimento. Devemos dar testemunho da verdade e da justiça, não só pelas nossas palavras, mas também pela nossa vida.
E Jesus cita alguns contra testemunhos dos mestres da Lei e dos fariseus, cujo procedimento era bem diferente do que diziam e da “santidade” que mostravam. Também nós, freqüentemente nos apresentamos como justos, bons cidadãos e bons cristãos, sendo que, às escondidas, não somos nada disso: enganamos, mentimos etc.
Eles gostavam de ser chamados com títulos de honra e de ocupar lugares de honra nas festas e até na sinagoga. Entretanto, “Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes” (Tg 4,6; Pr 3,34). Se queremos receber as graças de Deus, precisamos ser humildes.
A falta de humildade na sociedade leva-a a nunca dizerem a verdadeira causa dos problemas sociais. Por exemplo, por que existem os menores abandonados? A culpa está toda em nós adultos. A criança em si é boa. São os adultos que lhes ensinam as coisas erradas.
Também nas Comunidades cristãs, quantas vezes falta humildade! Por exemplo, o líder de uma pastoral sofre uma humilhação, ou é vítima de uma fofoca, pronto, desanima e quer largar tudo. Imagine se Jesus tivesse feito assim! Logo no início de sua vida pública já teria desistido, e nós receberíamos esta Vida Nova em que vivemos pelo batismo!
“Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um considere os outros como superiores a si e não cuide somente do que é seu, mas também do que é dos outros” (Fl 2,3-4).
“O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.”
Campanha da fraternidade. A paz é fruto da justiça. Podemos dizer também: a paz é fruto da santidade. Se nós nos convertemos e nos santificamos, a paz aumenta ao nosso redor e vai se expandindo como as ondas de um lago, quando jogamos uma pedra no meio dele. Somos injustos em relação aos nossos irmãos e irmãs que moram nas favelas, colocando neles, de antemão, o “selo” de bandidos, sendo que nas favelas estão as melhores famílias do nosso país.
Certa vez, um pequeno País resolveu por em prática aquelas palavras que Maria disse no seu hino Magnificat: “A minha alma engrandece o Senhor... Ele derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes; encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias...”
Foi tudo feito democraticamente, através de impostos altos aos ricos, aplicando os recursos aos mais pobres e outras estratégias.
Aconteceu que um dia estava, em uma casa de carnes, uma fila esperando abrir para comprar carne. Um senhor muito rico disse, em tom de revolta contra o governo: “Eu nunca imaginei que um dia estaria numa fila para comprar carne!” Uma senhora velhinha que estava um pouco atrás, disse também: “Eu nunca imaginei que um dia estaria numa fila para comprar carne!”
A frase é a mesma, mas os sentidos são contrários. Para o rico foi uma expressão de revolta devido à humilhação de ter de entrar numa fila, coisa que antes não acontecia devido aos privilégios que a riqueza lhe concedia. Já para a mulher foi uma expressão de alegria, pois antes não tinha condições de comer carne e agora tem.
Maria Santíssima era uma pessoa humilde. Ela nunca se promoveu a si mesma. Quando se referiu a ela mesma, chamou-se de escrava: “Eis aqui a escrava do Senhor”. As escravas eram as mulheres mais humildes da época.
Nas horas de triunfo de Jesus, ela não aparecia. Por exemplo, na multiplicação dos pães, quando o povo queria fazê-lo rei, o Evangelho não fala da presença de Maria. Certamente ela estava por ali, mas escondida.
Já na cruz, no meio daquela fúria do povo, lá estava ela, de pé, bem visível a todos, enfrentando as zombarias e humilhações, próprias de uma mãe de condenado.
É interessante que Maria era humilde, mas, como vimos no seu hino Magnificat, não enterrava seus talentos, numa falsa humildade, minha a cabeça erguida e falava o que devia, na hora certa e para a pessoa certa.
Está aí o verdadeiro sentido da humildade: é a verdade. Vamos pedir a Nossa Senhora que nos ensine a ser humildes, mas que tenhamos uma humildade bem ativa e transformadora, principalmente praticando tudo aquilo que falamos para os outros.
Eles falam e não praticam.










CASA, LAR E FAMÍLIA

7 usos diferentes da pasta de dentes

1 Tirar cheiro de cebola e alho das mãos. Depois de preparar um prato com esses ingredientes, lave as mãos com pasta de dente. Ela ira encobrir o cheiro forte dos alimentos facilmente.

2. Limpas unhas. Se a sua unha fica amarelada e manchada depois de tirar o verniz, pode usar a pasta de dentes para diminuir o problema: escove as unhas com creme dental para deixa-las brilhantes e sem manchas.

3. Limpar ferro de passar. Espalhe a pasta no ferro e esfregue suavemente com um tecido fino que não solte pelos. Isso eliminará aquela crosta escura que se forma sobre a chapa de metal.

4. Polir jóias e metais. Objectos metalizados (como torneiras, maçanetas e porta papel toalha), além de acessórios de ouro e prata podem ganhar mais brilho com creme dental. Basta esfregar um pouco do produto neles e limpar com um pano fino.

5. Risco na tela do celular. Espalhe um pouco de creme dental na tela do celular e esfregue suavemente com um pano fino levemente humedecido. Isso irá diminuir a aparência riscada da tela na hora.

6. Remover manchas do tapete. Umedeça a mancha com um pouco de creme dental e esfregue suavemente com um pano úmido, isso ajudará a remover pequenas manchas – de tinta, por exemplo – das fibras do tapete

7. Desembaciar espelho. Depois do banho quente o espelho ficou todo embaciado? Passe um pouco de pasta de dente e esfregue com uma toalha, isso fará com que a superfície volte a ficar limpa rapidamente.









MOMENTO DE REFLEXÃO

Eu tenho uma amiga que vive baseada em uma filosofia de três palavras: Aproveite o momento.
Exatamente por isso, ela me parece ser a mulher mais sábia neste planeta. Muitas pessoas adiam algo que lhes traz alegria só porque não pensaram sobre isto, ou não tem vaga em sua agenda, ou não sabem o que vem pela frente ou são muito rígidas para sair da rotina.
Outro dia eu estava pensando sobre todas aquelas mulheres no Titanic, que privaram-se da sobremesa no jantar naquela noite fatal num esforço para manter a silhueta. Parece meio besta mas pense bem. Daí em diante eu tentei ser um pouco mais flexível.
Quantas mulheres por aí comerão em casa porque quando seu marido convidou para jantar já tinha algo descongelado? Quantas vezes você tinha suas crianças prontas para brincar e conversar e você ficou em silêncio assistindo aquele programa na televisão?
Foram inúmeras as vezes em que eu liguei para minha irmã e disse,
- Que tal irmos almoçar daqui a meia hora?
Ela ofegava e gaguejava um
- Eu não posso.
Sempre completado com um:
- Preciso lavar a cabeça.
- Você devia ter me avisado ontem.
- Eu tomei o café da manhã muito tarde.
- Parece que vai chover.
E o meu favorito: - Hoje é segunda-feira.
Ela morreu alguns anos atrás. E nós nunca almoçamos juntas.
Parece que nós programamos até o horário da dor de cabeça. Nós vivemos com uma lista de promessas que fazemos para nós mesmos para quando as condições forem perfeitas: Visitarei meus avós... quando conseguirmos reformar o banheiro; Faremos uma festa... quando substituirmos o tapete; Sairemos em uma segunda lua de mel... quando as crianças se formarem.
A vida tem um jeito mais acelerado quando vamos ficando mais velhos. Os dias ficam menores e a lista de promessas para nós mesmos vai ficando cada vez mais longa. Uma manhã a gente acorda e tudo o que temos para mostrar de nossas vidas é uma ladainha de "estou indo", "estou planejando" e "algum dia, quando as coisas estiverem ajeitadas".
Quando alguém convida minha amiga "aproveite o momento", ela está sempre aberta à aventuras e disponível para viagens. Ela mantém a mente aberta para novas idéias. Seu entusiasmo pela vida é contagioso.
Meus lábios não tocavam em um sorvete há 10 anos. E eu adoro sorvete. Noutro dia, eu parei o carro e comprei um cascão triplo. Se meu carro batesse em um iceberg a caminho casa, eu teria morrido feliz.
Agora, vá em frente e tenha um bom dia. Faça algo que você QUER fazer e não apenas algo que DEVIA ESTAR NA LISTA.


Tradução SergioBarros




Nenhum comentário:

Postar um comentário