Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 24/08/2016


Quarta-feira, 24 de agosto de 2016


É a nossa conduta verdadeira e não a nossa crença aparente que nos identifica com Deus e  os homens.



EVANGELHO DE HOJE
Mt 1,45-51

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Filipe foi procurar Natanael e disse:
- Achamos aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré.
Natanael perguntou:
- E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?
- Venha ver! - respondeu Filipe.
Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:
- Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.
Então Natanael perguntou a Jesus:
- De onde o senhor me conhece?
Jesus respondeu:
- Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira.
Então Natanael exclamou:
- Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!
Jesus respondeu:
- Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.









MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz

Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.
Este Evangelho narra a vocação de Natanael, que é o Apóstolo Bartolomeu. Filipe é um verdadeiro Apóstolo. Logo após ser chamado por Cristo, já o anuncia ao colega.
Ao saber que Jesus era de Nazaré, e por esta cidade ser pequena, do interior e mal afamada, Natanael duvida se Jesus é mesmo o Messias. Os judeus esperavam que o Messias viesse de uma cidade melhor. Diante disso, Filipe toma a melhor atitude: Leva-o até Jesus. Quando o evangelizador não dá conta, joga as pessoas perto de Cristo, que ele faz o resto.
Que bom quando alguém está mal informado, está “picado” pelo preconceito da sociedade, mas não é fingido, como Natanael! Só assim a graça pode entrar e transformar.
A primeira coisa que Jesus fez em sua vida pública foi chamar companheiros para trabalhar com ele. Filipe também fez isso. É como alguém que assiste a um teatro bom e divulga para que seus amigos também aproveitem.
Jesus, primeiro elogia Natanael, chamando-o de israelita de verdade, homem sem fingimento. “De onde me conhecer?” Apesar de ser um elogio, Natanael quer saber se tem fundamente, ou é apenas bajulação.
Jesus então quebra a segurança de Natanael, mostrando que ele não está falando com um homem comum: “Enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. O prodígio derruba Natanael, que fica pequenino, lá no chão, diante de Jesus, aberto portanto, para a sua mensagem, para a conversão, para atender ao chamado. O nosso testemunho é o maior prodígio, que derruba as falsas seguranças das pessoas e as abre à conversão.
“Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” A fé nos leva a nos humilharmos e nos curvarmos diante de Deus, de Cristo e da sua Igreja, mesmo que ela venha de Nazaré, isto é, esteja cheia de falhas e é vítima de preconceitos. Não compensa passar para uma seita quando descobrimos falhas na Igreja!
“Coisas maiores que esta verás!... Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Trata-se do sonho de Jacó (Gn 28,12). Jacó viu uma escada que ia da terra até o céu e os anjos subindo e descendo por ela. Essa escada é Jesus, que religou o céu com a terra. Natanael vai ver a maravilha da redenção sendo realizada por Jesus. Não só vai ver, mas vai colaborar e dar a vida pela redenção.
Para nós, hoje, esse “homem que veio de Nazaré” é a Igreja que, como Jesus, é humana e divina, cheia de limitações, mas una, santa, católica e apostólica. Se nós a acolhemos, mesmo sendo “de Nazaré”, isto é, fraca e limitada, um dia a veremos, no céu, bela e transformada. “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do cordeiro... Seu brilho é como uma pedra preciosa, como o jaspe” (Ap 21,9-12).
A nossa Comunidade cristã é para nós a Igreja de Jesus. Diante dela, não sejamos como foi Natanael diante de Jesus, destacando suas limitações, mas pelo contrário, procuremos salientar as suas qualidades e virtudes, e torná-la ainda mais virtuosa. Quando uma pessoa se santifica, o mundo fica mais santo; quando uma pessoa cai no pecado, o mundo todo cai um pouquinho e fica mais pecador.
S. Bartolomeu Natanael nasceu em Caná, a cidade onde Jesus fez o milagre da transformação da água em vinho, numa festa de casamento. Conforme antiga tradição, depois que Jesus foi para o céu, ele pregou o Evangelho na Índia e na Síria, onde sofreu o martírio. Os sírios tinham uma forma terrível de tortura: Esfolar, isto é, tirar a pele da pessoa. Conforme uma tradição, Bartolomeu foi esfolado e, em seguida, degolado. Em Roma, na Igreja de Santa Maria Maior, existe uma estátua de S. Bartolomeu, em que ele está segurando um pedaço de sua pele.
Certa vez uma moça estava andando numa estrada e viu uma rosa. Apanhou-a e levou para casa.
Dias depois, outra moça estava andando naquela estrada e viu outra rosa. Achou-a muito bonita. Contemplou-a e a deixou lá, para que outros também a vissem. Aconteceu que o sol estava muito quente e, sem água, a rosa murchou.
Uma terceira moça passava dias depois por aquela estrada e viu também uma rosa. Ficou encantada. Que beleza! Buscou água e a regou.
Estão aí os três tipos de pessoas: Os egoístas e que não pensam nos outros e destroem tudo. Outros não destroem nem constroem. Não fazem o mal nem o bem, não estragam nem consertam nada. Nós sabemos que na verdade essa neutralidade não existe. “Quem não está comigo, é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha” (Mt 12,30). E há os que constroem, melhoram o mundo, protegendo-o e o ajudando a ficar mais bonito.
A exemplo desta terceira moça e do Apóstolo S. Bartolomeu, queremos aproveitar a nossa vida para fazer o bem, e nunca o mal.
Que Maria Santíssima, a Mãe da Igreja, nos ajude.
Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.











CURIOSIDADES

Fatos que você não conhecia


1-Os “computadores” dos anos 50 eram enormes e transportados em caminhões.


2- A Grande Muralha da China não é visível do espaço, mas a poluição do país é.


3- O filme “O Resgate do Soldado Ryan” tem cenas de combate tão reais que muitos soldados antigos saíram da sala de cinema por estarem muito emocionados.


4- Sabe quando você vê um ator cheirando “cocaína” em um filme? Na verdade, aquilo é vitamina B em pó.



5- Existe um livro chamado “Tudo O Que Os Homens Sabem Sobre As Mulheres” com mais de 100 páginas em branco.


6- Leonardo DiCaprio nunca usou drogas e teve que aprender a agir como um drogado para interpretar papéis assim.


7- A Microsoft criou 3 bilionários e uma média de 12.000 milionários no mundo.


8- Hitler planejava matar todos os moradores de Moscou (Rússia) e substituir a cidade por um lago.


9- Na Inglaterra, existe uma competição anual de mentirosos. Os competidores têm 5 minutos pra contar a maior mentira que conseguirem. De acordo com as regras, políticos e advogados são banidos da disputa.


10- Se você morrer em Amsterdam sem nenhum descendente ou amigos, um poeta lhe escreverá um poema e o recitará no seu velório.








MOMENTO DE REFLEXÃO

As palavras – este limitado recurso que possuímos para tentar transmitir conceitos que muitas vezes transcendem a realidade material que nos cerca.
Diante de tal limitação, os Escritos Sagrados das diferentes tradições religiosas frequentemente lançam mão de parábolas e metáforas.
As parábolas representam um símbolo externo que torna acessível uma realidade interna. O Semeador que lança as sementes em todos os tipos de solo, sem distinção.
O amor que emana das mãos d’Aquele que cultiva. O solo que representa o nosso coração, que devemos transformar em terra fértil e acolhedora.
As metáforas, conforme nos recorda o poeta, são pontes poéticas que o amor constrói e que fazem ligação entre coisas e conceitos.
E dentre todas as metáforas utilizadas pelas Escrituras, uma das mais belas é uma passagem dos Escritos da Fé Bahá’í...
...que compara o nosso corpo a uma gaiola, e a alma humana a uma ave que nela habita.
...que compara o nosso corpo a uma gaiola, e a alma humana a uma ave que nela habita. “Imaginar que o espírito pereça ao morrer o corpo, é como imaginar que o pássaro morra ao quebrar-se a gaiola.”
“Nosso corpo é apenas a gaiola, enquanto o espírito é o pássaro...”
“Nada tem o pássaro que recear, porém, com a destruição da gaiola.”
“Nosso corpo é apenas a gaiola, enquanto o espírito é o pássaro...” No dia em que a terra reclamar de volta o pó que compõe o nosso corpo, que alturas haverá de alcançar em seu voo a ave da nossa alma?
“Nosso corpo é apenas a gaiola, enquanto o espírito é o pássaro...” que alturas haverá de alcançar em seu voo a ave da nossa alma? Aproveitar os breves e incertos dias da nossa jornada terrestre, para fortalecer as asas do nosso espírito.
“Asas do espírito” – a pureza de coração, & a generosidade da alma.
 “Asas do espírito” – o ser amante e defensor da Justiça.
 “Asas do espírito” – o cuidado com o próximo, com o pobre e o necessitado.
Da mesma forma que para garantir a saúde física precisamos nos alimentar adequadamente,...
...o bem-estar da nossa alma também depende de uma nutrição espiritual adequada.
Uma dieta espiritual balanceada, onde estejam presentes na medida devida a Caridade, a Compaixão, a Justiça, o Amor, e o Perdão.
Ao fim de cada dia, avaliar se as nossas ações, atitudes, pensamentos e palavras serviram para fortalecer as asas do nosso espírito.
Ao fim de cada dia, avaliar se as nossas ações, atitudes, pensamentos e palavras serviram para fortalecer as asas do nosso espírito. Os pássaros não voam o quanto querem, mas o quanto podem.
Para se alcançar as sublimes alturas, asas fortalecidas se fazem necessárias.
Para se alcançar as sublimes alturas, asas fortalecidas se fazem necessárias. As aves, – a beleza da sua plumagem, as melodias de seu canto inebriante, a suavidade do seu livre voar pelo espaço aberto.
Metáforas visuais e poéticas a nos recordar de que existem outras realidades, belas e sutis, além da nossa superficial rotina dos dias e das horas.
Metáforas visuais e poéticas a nos recordar de que existem outras realidades, belas e sutis, além da nossa superficial rotina dos dias e das horas.
Cada dia é precioso, cada hora, sagrada. Aproveitar nossa breve peregrinação pelo tempo-espaço para acumular virtudes e bens imateriais, de valor eterno.
Viver de tal forma que a cada dia avancemos um pouco mais em direção à nossa Bem-aventurança.
 “Bem-aventurados os que aspiram tornar-se Filhos da Luz.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário