Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 12/07/2016


Terça-feira, 12 de julho de 2016



“Falemos sempre de qualquer pessoa como se ela estivesse presente.” (Chiara Lubich)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,20-24

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Então Jesus começou a acusar as cidades onde tinha feito muitos milagres. Ele fez isso porque os seus moradores não haviam se arrependido dos seus pecados. Jesus disse:
- Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça! Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida. E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos! Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje. Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que de você, Cafarnaum.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Fr. José Luís Queimado, CSsR   

Um projeto esperançoso!

Corazim, Betsaida e Cafarnaum. Três pequenas cidades (ou vilarejos) à época de Jesus, mas todas confirmadas pelos estudos científicos de nossa época (Arqueologia). Por que, será, a indignação de Jesus com essas cidades? Sem falar que Jesus também lamenta a situação de Jerusalém, que, no tempo dos evangelistas, já havia sido atacada ou destruída (Mt 23, 37 e Lc 13, 34).
Ele sofre pelo endurecimento dos corações daquele povo. Jesus andava pelas vilas e cidades pregando a palavra de Deus, nas sinagogas. Mas muitos ainda não haviam aceitado a Boa-Nova que ele trazia. Era muita mudança, era muito radical!
Não podemos afirmar que os judeus não aceitaram Jesus e a sua mensagem, pois os primeiros discípulos eram genuínos judeus; a multidão que o seguia era judaica; Maria e José eram judeus; e, é claro, Jesus era um bom judeu. São João usa o nome de “judeus” para rivalizar com Jesus porque a realidade em que escreve o seu Evangelho é bem diferente da realidade em que o Mestre viveu!
De Betsaida, vieram André e Pedro (Jo 1, 44) e Filipe (Jo 12, 21). Cafarnaum foi a morada de Jesus (Mc 9, 33; Mt 4, 13), onde ele passou a maior parte de seu tempo, pregando, curando e ensinando àquela população. Corazim, citada quatro vezes no Evangelho de Mateus e Lucas, também parece ter sido lugar de grade apreço para o Mestre. São todas cidades do norte: da “rústica” Galileia, queridas por Jesus.
Jesus ama essas cidades e esse povo sofrido, que corre atrás de milagres e de comida. E isso aflige o coração de Jesus, pois eles não entendiam que o Amor de Deus era algo imensamente maior àquelas futilidades passageiras. Mas é claro que o povo não tinha culpa. Muitas vezes, pensamos conosco mesmos: “Se eu tivesse vivido na época de Jesus, eu seria muito mais feliz, pois jamais teria rejeitado a sua pessoa!”. É aí que nos enganamos! A cultura e a tradição são realidades muito fortes em nossas vidas. Por exemplo: chega um louco à comunidade na qual você participa, e diz que é Deus, e que vai mudar a sua vida se você o seguir, você o seguirá pensando ser ele o verdadeiro Deus? Exatamente! E por que as pessoas na época de Jesus deixariam a sua religião e cultura para seguir um galileu pobre e fazedor de milagres?
Jesus desafiou a confiança humana. Deus quis se revelar plenamente, mas não quis se impor para as pessoas. Ele esperava um ato de fé, uma escolha livre e incondicional pelo seu Amor e pelo seu Reino de Redenção. Por isso, não nos assustemos quando ouvirmos essas duras palavras escritas acima, pois Jesus sabia que seria incompreendido por muitos.
No entanto, outros poucos aceitaram essa loucura! Isso nos mostra que o projeto não era totalmente um absurdo, mas era esperançoso! Jesus chora pelas cidades que não o acolheram, mas também se alegra pelo pequeno grupo que foi capaz de professar o seu ato de fé!
Hoje, podemos dizer: ai de vós, São Paulo; ai de vós, Rio de Janeiro; ai de vós, Salvador; ai de vós, Belo Horizonte; ai de vós, Fortaleza; ai de vós, Curitiba; ai de vós, Brasília; ai de vós, Porto Alegre etc. Porque o amor quis muito habitar nas suas gigantescas pilhas de prédios, mas vocês não quiseram abrir as portas para ele entrar. Por outro lado, alguns de seus habitantes tiveram essa coragem. Por isso, louvemos a Deus por esses poucos, que não deixam a chama que flameja se apagar por completo! Por sorte humana, Deus-Amor ainda habita os esconderijos dessas cidades!

 (jlqueimado@ig.com.br)








COMPORTAMENTO

Não conte nada a ninguém e seja feliz!
Revista Pazes


“Que as grandes fortunas foram feitas em silêncio e a velha guarda dos bilionários às vezes é flagrada até viajando numa classe econômica. Não sei porquê, mas boa parte dos homens mais ricos que conheci tinham a camisa meio surrada e, quando tinham avião, sempre era em sociedade com amigos. E jamais entraram numa Ferrari ou sabem o que é um camarote de boate. A não ser que tenham sociedade na boate, é claro.

Um dia, perguntei a um poderoso amigo Francês por que os ricos de sua terra eram discretíssimos em relação à dinheiro, a ponto de jamais tocar no assunto e levar uma vida de classe média.

Num surto de sinceridade, meu amigo, cujas filhas só ficaram sabendo aos 30 anos que o pai tinha um avião, disse: ” Tão perigosa quanto a inveja é a capacidade de o ser humano achar que chegou ao topo. Quando ele acha que pode tudo, começa o fim.” Bruno Astuto para a GQ Brasil de dezembro, n.º 33 – Edição Especial Men Of The Year

Minha avó já dizia, contra a inveja, o silêncio. Ninguém precisa saber da sua vida, das suas conquistas, dos caminhos que pretende seguir, dos tombos, fracassos, enfim, da sua rotina. Você não deve explicação à ninguém.

Não precisa sair por ai gritando a felicidade ou reclamando no facebook, viver a sua vida, já está de bom tamanho. Ninguém é feliz e tão bem sucedido como no facebook.

Você não precisa fazer propaganda da sua vida em uma rede social para dizer que é melhor do quê o outro. Ninguém é melhor do quê ninguém, o dinheiro faz (de conta) que umas pessoas são melhores que as outras, quanto engano.

Uma meta para 2016: Ficar mais em silêncio. Tenho à péssima mania de contar algumas conquistas e coisas bacanas para os outros. Mesmo sendo bem seletiva, descobri como poucas que a inveja não tem nome ou sobrenome, vem de quem a gente menos imagina.

Além do silêncio, a outra meta é fazer coisas acontecerem, sem ninguém perceber. Como já disse e repito, não conte a sua vida para ninguém e verá como sera feliz.

É Bruno Astuto, se tem uma frase que marcou a minha vida e vai ser levada à risca agora em diante é essa:

” Tão perigosa quanto a inveja é a capacidade de o ser humano achar que chegou ao topo. Quando ele acha que pode tudo, começa o fim.”

Desejos para 2016? Pés no chão, boca fechada, olhar para frente e coração-bussola. Se a gente tem isso e saúde, não há mal que sempre vença. Que o bem prevaleça. Amém!
Por Juliana Manzato – Dona Oncinha







MOMENTO DE REFLEXÃO

- Esperar o amanhecer para começar uma nova tarefa.
Muitos passam o tempo esperando o amanhã, sem saber que o futuro começa agora.
Não deixem que o entardecer faça temível a noite. O tempo é muito relativo. A concepção que vocês tem a respeito do tempo e do espaço é muito limitada, pois não ha hora certa para lutar, para ajudar a um irmão necessitado. Apenas faço uma revelação de que, muitas vezes, a maioria de vocês deixa para outro dia as suas tarefas e pensa que não fará falta.
Toda ajuda a mais é bem vinda.
Criem raízes dentro de vocês mesmos. Não escolham a evolução espiritual como o planejamento de uma empresa.
A parte racional do ser humano tem uma importância muito grande, mas não pode limitar lhe o desenvolvimento espiritual. Procurem incentivar os colegas que estão mais desleixados, mesmo que apenas mentalmente. Lembrem-se: todos são seres únicos.
Não há um fio de cabelo exatamente igual ao outro. Todos são de grande importância, todos devem cumprir sua função. Talvez, cair  e levantar faça parte da história do crescimento do grupo. Mas caminhem agora, como se já houvesse chegado o amanhã. Não deixem que o passado tome conta de si mesmos.
O que passou não pode mais ser refeito. Consertem o que quebrou e sigam em frente, não esmoreçam, a seara do Pai e algo indescritível. E bom ver a edificação que vocês fazem para glorificar esta senda.
O caminho  é o de perseverança e dedicação.
Cada gota d 'água tem sua importância no oceano.
Cada gota de orvalho que cai ao anoitecer é resultante da transformação de muitos elementos químicos. Deixem que essa transformação ocorra também em vocês. Ninguém viu a reação química que houve nessa gota de orvalho. Mas, ao amanhecer, viram na em cada folha. E assim é com todas. Muitas vezes, para se ter um resultado, é preciso esforço, empenho e até que se tenha reações inusitadas, como quedas, desistências e desânimo. É assim mesmo.
A árvore tem que ser derrubada para que possamos ter uma mesa para escrever.
O importante é não nos omitirmos da função que temos a desenvolver, não só em casa mas em todos os meios sociais em que vivemos. Chegará o dia em que a perfeição será maior e seremos Energia Pura. . .
Mas, para isso, temos que trabalhar e trabalhar, sem deixar de lado nossa vida,  pois cada ato é um passo nessa caminhada de evolução!...





Nenhum comentário:

Postar um comentário