Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 11/10/2016


Terça-feira, 11 de outubro de 2016


“Tente, lute não desista nunca, a inspiração vem dos outros mas a motivação vem da gente.”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,37-41

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Enquanto Jesus estava falando, um fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus foi e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que ele não tinha feito a lavação ritual antes da refeição. O Senhor disse-lhe: “Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.
Este Evangelho conta que um fariseu convidou Jesus para jantar na sua casa, mas ficou pensando mal dele, porque não lavou as mãos antes da refeição. Lavar as mãos antes da refeição, o que era um rito religioso deles, nascido da tradição.
Jesus é claro com o fariseu: “Vós limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades”.
Deus quer a nossa pureza completa, e é da interior que nasce a exterior. Mudando o nosso coração, isto é, as nossas intenções e desejos, vai mudar o nosso agir.
Quem segue a Jesus não tem malícia, maldades, nem segundas intenções. Não é falso nem engana ninguém, mas é verdadeiro e transparente.
“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8). Quem é puro de coração é honesto, sem fingimento e sem máscaras. Essas pessoas são parecidas com Deus, por isso o verão, e nelas podemos confiar, porque falam a verdade. Uma sociedade feita de pessoas assim seria bem mais feliz.
“Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.” A esmola nos deixa muito mais puros do que as repetidas e inúteis purificações. Isso porque, quando partilhamos os nossos bens com os necessitados, atraímos sobre nós a bênção de Deus, que nos purifica.
Os ritos fazem parte da nossa relação com Deus. O perigo é absolutizá-los, colocando-os na frente dos mandamentos de Deus. Foi isso que fizeram os mestres religiosos do povo judeu do tempo de Jesus. De tal modo deram a primazia aos ritos, como este de lavar as mãos antes da refeição, que se esqueceram do principal, que é amar a Deus e ao próximo.
“Eu farei uma nova aliança com a casa de Israel... Colocarei a minha lei no seu coração. Serei o Deus deles e eles serão o meu povo (Jr 31,31-33). É isso que Deus quer conosco, já que vivemos na Nova Aliança. A Lei escrita no nosso coração nos dá liberdade para escolher o que é melhor. Em vez da letra da Lei, passamos a obedecer ao espírito da Lei.
Conta uma lenda que certo dia um bezerro precisou atravessar uma floresta virgem para voltar ao seu pasto. Sendo ele um animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subidas e descidas inúteis.
No dia seguinte, um cão que passava por ali usou esta trilha para atravessar a floresta. Depois foi a vez do carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.
Mais tarde, os homens começaram a usar aquele caminho. Viravam à direita e à esquerda, abaixavam-se para não bater nos troncos de árvores, reclamavam, mas nada faziam para mudar a trilha. Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estrada onde os animais se cansavam sob as cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas um caminho que podia ser feito em uma hora.
Muitos anos se passaram e a estrada tornou-se a rua de uma vida e depois a avenida principal de uma cidade. Eram milhares de pessoas que seguiam a trilha do bezerro.
Os homens infelizmente têm a tendência de seguir cegamente tradições de pessoas que nem sempre conheciam o caminho que estavam traçando. Existem mentalidades ou modos de viver, antigos ou novos, que nem sempre combinam com o principal, que é amar a Deus e ao próximo.
Maria Santíssima era todinha de Deus. Sua obediência era livre e brotava do coração. Que ela nos ajude a evitar a hipocrisia e a tomar cuidado com o fermento dos fariseus (Lc 12,1).
Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.

jailsonfisio@hotmail.com











COMPORTAMENTO

“Só Há Um Luxo Verdadeiro: As Relações Humanas” – Uma Pertinente Reflexão Acerca De Um Luxo Desprezado
Por Erick Morais- Revista Pazes


A fugacidade da vida é algo fascinante e ao mesmo tempo aterrorizante. Em dado momento estamos fazendo planos, sonhando com o futuro e, de repente, anos já se passaram e todo aquele entusiasmo de outrora já não existe. Sendo assim, estamos sempre correndo contra a finitude do tempo, buscando de algum modo impedir que os sinos toquem. Dada a sua finitude, a vida, portanto, deve ser valorizada, já que é isso que lhe confere valor. E, quando chego nesse ponto, questiono-me se estamos vivendo vidas que merecem ser vividas.

Estamos cada vez mais condicionados a uma vida voltada para o consumo, em que há uma desvalorização por completo do ser, uma vez que nesse jogo a única coisa que importa é o “ter”. Desse modo, passamos a vida acumulando coisas, embora, tenhamos vidas vazias, solitárias e desprovidas de amor.

Estamos sempre falando, correndo de um lado a outro do palco, como disse Shakespeare, à procura de plateias que nos escutem. Entretanto, não estamos dispostos a ouvir ninguém, já que não nos preocupamos minimamente com nada que não gire em torno do nosso ego, tampouco, existe vontade de colocar-se no lugar de outrem, buscando de algum modo sentir a sua dor.

Estamos sempre fazendo contas, buscando equações que nos tornem mais poderosos e bonitos aos olhos da sociedade e, assim, nos transformamos em máquinas que fazem sempre a mesma coisa, seguindo as regras e ditames determinados pelos símbolos de sucesso e felicidade. Desse modo, como podemos fazer falta sendo completamente iguais aos outros? Sem algo que nos torne únicos? Sem idiossincrasias?

Estamos querendo levar vidas importantes e por isso nos cercamos de riquezas e sorrisos de pessoas que o máximo que conhecem é o nosso nome. Mas, isso pouco importa quando se está em um carro zero importado, não é? Todavia, ser importante é ter uma vida que chegada ao fim, continua existindo nos sentimentos e lembranças importados por alguém que nos amara.







MOMENTO DE REFLEXÃO


A primeira coisa que um médico faz com uma ferida é limpá-la, livrando-a dos corpos estranhos, drenando a infecção - não importa o quanto doa.
Aos que sofrem de pesar, tristeza ou vergonha, inveja, desapontamento ou ciúme, tenho algo a dizer.
Perto de sua casa, deve existir algum terreno baldio, que quase sempre está cheio de mato.
É um local onde todos despejam lixo.
A princípio alguém joga umas aparas de grama. Outro acrescenta paus e galhos de seu quintal. A seguir, papeis e sacos plásticos, e por fim, latas e garrafas velhas.
E assim ele se transforma num depósito de lixo.
Os vizinhos não pretendiam isso. Mas, uma pequena contribuição aqui e ali, e esta feito.
Este terreno de esquina é muito semelhante às nossas mentes. Nós a deixamos aberta a qualquer um; tudo o que ali depositam, nós aceitamos.
Conscientemente, não permitiríamos ninguém depositando lixo em nossas mentes, nem latas e garrafas velhas. Mas, como acontece com as aparas de grama e papel, as outras coisas parecem não fazer muita diferença.
Nossas mentes podem tornar-se depósitos de sujeira, acumulada aos poucos.
Coloquei anos atrás, várias sinalizações em minha mente: "Proibida a Entrada" Proibido Jogar Entulho" Em certas ocasiões, tem sido necessário mostrá-las aos outros.
Não desejo em minha mente nada que não seja útil. Tenho já tanto trabalho de retirar as ervas daninhas que germinam sem meu consentimento, que não posso deixar que alguém mais a transtorne com coisas inúteis.
Tenho afastado algumas delas em minha vida. Às vezes mando de volta para o lugar de onde vieram, até de maneira pouco gentil..
Tento evitar alguns pensamentos centenas de vezes, antes de impedir sua entrada. Não o consigo, enquanto não coloco algo edificante em seu lugar.
Não quero minha mente como um depósito de lixo, cheio de idéias e pensamentos ignóbeis, desapontamentos, amargura, vergonha, ódio, preocupação, pesar ou inveja.
Se você estiver aflito por uma dessas coisas, é hora de fazer uma limpeza; livre-se do entulho!
Coloque uma placa de sinalização: "É Proibida a Entrada", É Proibido Jogar Lixo"
"Controle-se" Só conserve o que é edificante.
"Nosso Pai" Agradece.

Irani Gennaro




Nenhum comentário:

Postar um comentário