Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 02/07/2016


Sábado, 02 de julho de 2016



“Pipas sobem mais alto contra o vento, não com ele.” (Winston Churchill)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 9,14-17
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?" 15Disse-lhes Jesus: "Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.
16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam".




Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITANDO O EVANGELHO
Canção Nova


João Batista, cujo ministério tinha por finalidade preparar o povo para a chegada do Messias, tinha discípulos que ainda haviam ficado com ele durante o princípio do ministério do Senhor Jesus.

Eles observavam os discípulos do Messias, alguns dos quais também haviam sido de João, e vieram perguntar porque eles não jejuavam como os de João e os fariseus faziam? Era uma crítica, pois o ritual do jejum representava muito para eles.

Para compreendermos melhor o que se passou naquela ocasião, devemos lembrar que João Batista fora ainda um profeta do Velho Testamento, e ele e os seus discípulos ainda estavam presos à lei de Moisés, com seus preceitos e rituais. Ele apresentara o Messias, e foi Este que deu início a uma nova era, ou dispensação, introduzindo o Novo Testamento entre Deus e a humanidade com a propiciação feita com o Seu sangue.

O curto ministério do Messias aqui na terra foi um intervalo durante o qual Ele anunciou o início do Seu reino e preparou os Seus discípulos para a nova dispensação.

Os “filhos das bodas” mencionados na resposta são uma expressão idiomática da época significando os convidados a um casamento. O jejum entre os judeus era um ato de abnegação devido a tristeza e contrição. Assim como os convidados não podem demonstrar tristeza na presença de um noivo no seu casamento, também não era próprio para os discípulos demonstrarem tristeza enquanto o seu Salvador estivesse junto com eles.

Mas haveria ocasião para jejum quando Ele voltasse para o céu, completada a obra de redenção que viera fazer, quando então estaria fisicamente ausente dos seus discípulos.

Não existe um mandamento para jejuar como havia no Velho Testamento. O jejum é encontrado junto com a oração na igreja primitiva, em ocasiões em que a direção de Deus era pedida para a tomada de grandes decisões. Também, nas versões mais antigas, aparece com a oração em 1 Coríntios 4:5. É um ato de abnegação diante de Deus, aprovado aqui pelo Senhor Jesus.

Em seguida o Senhor usa duas ilustrações para mostrar a mudança da dispensação do Velho Testamento para a do Novo Testamento, e para ensinar que os seus princípios não devem ser misturados: Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho

A utilidade do Velho Testamento, com a lei de Moisés, estava no fim, e o Senhor Jesus não veio para lhe dar continuidade mediante alguns remendos pois estes só podiam piorar a sua situação. O Velho Testamento não podia conter o Evangelho da salvação unicamente mediante a fé na obra redentora de Cristo.

O Senhor Jesus veio para introduzir uma veste totalmente nova, um vinho completamente novo, para substituir de uma só vez o que existia naquela época. O apóstolo João abrevia isso assim “a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”.

Pelo jejum devemos proclamar que temos fome de Deus e significar que só encontramos sentido para nós na verdadeira liberdade face a tudo que é terreno e material. O nosso coração só encontra felicidade quando repousa em Deus.

Pai dá-me suficiente bom senso para reconhecer o que corresponde ao projeto de Jesus, sem querer misturá-lo com esquemas incompatíveis com a novidade do Reino.










CASA, LAR E FAMÍLIA


Dicas para facilitar pequenas obras em casa


Neste post tem 10 dicas muito úteis para facilitar a nossa vida e ajudar a fazer menos estragos nas pequenas obras feitos em casa:

1-Esta dica é para evitar respingos quando precisar pintar o teto ou qualquer parede. Basta utilizar uma tampa plástica encaixada no pincel para reter o excesso da tinta ou um elástico na lata para limpar o pincel.

2-Para furar a parede no local exacto para  encaixar aparelhos, crie moldes impressos em um scanner ou fotocopiadora e cole-os na parede com fitas adesivas. Desta forma  terá a medida exacta dos furos.

3-Se precisar tirar a medida entre dois furos  pode utilizar uma fita adesiva. Basta marcar com uma caneta o local a ser furado e colar na parede para que sirva como referência.

4-Para não fazer a maior sujeira ao furar a parede com furadeira a solução é bem simples: utilizar um “post it” dobrado e colado na parede logo abaixo do local a ser furado!

5-Ao perfurar superfícies lisas como azulejos, o berbequim  acaba indo para o lado e o furo fica sem precisão. Basta colar um pequeno pedaço de fita adesiva para dar aderência para a broca.

6-Para não correr o risco de martelar o dedo ao utilizar um martelo para pregar, temos duas dicas … Utilize uma mola de roupa para segurar o prego ou um pente de cabelo!

7-Para evitar aquele excesso de tinta que se acumula na borda da lata e que causam a maior sujeira, basta fazer um ou mais furos com um prego na borda da lata para a tinta escorrer novamente para dentro da lata.

8-Faça um suporte para fitas adesivas com uma caixa de suco ou de leite e um lata de condimento. Super simples…


9=Sabe quando o tapete não para no lugar, fica escorregando, levantando a ponta… Para acabar com isso, basta passar algumas linhas de silicone frio na parte de baixo do tapete e esperar secar

10-Quando a fita adesiva fica velha, sem cola, e não cola mais? Basta colocar no microondas por 10 segundos e ela votará a colar.

Incrível como medidas tão simples resolvem probleminhas tão chatos que encontramos no nosso dia a dia.










MOMENTO DE REFLEXÃO


Bom dia, dia!

Você está a bordo de um novo dia.
Diga: bom dia, dia!
Bom dia, vida!
Bom dia, sensibilidade!
Bom dia, fé!
Bom dia, coragem!
Bom dia, talento!
Bom dia, trabalho!
Bom dia, alegria!
Bom dia, felicidade!
Bom dia pra você!
Tem muita coisa boa para você aproveitar.
Há sensações que vem de dentro e que precisam ser colocadas parafora.
Há sensações que vem de fora que precisam ser interiorizadas.
Esteja aberto e pronto para emitir sinais.
E também para captar o que está no ar.
Se o caminho que você planejou é muito longo, não se desespere com a distancia que ainda falta para chegar.
Concentre-se no próximo passo. Ou mesmo no primeiro passo.
Hoje você pode comecar algo novo que vai levá-lo muito longe.
Inicie algo hoje nem que seja uma mudança.
Se você resiste a mudanças tenha ao menos desculpas novas para dar pelo que você deixa de fazer.
Tenha atitudes simples, mas honestas.
O início de qualquer coisa nova para sua evolução, pessoal, espiritual, ou profissional, começa aí dentro de você, silenciosamente, enquanto organiza seus pensamentos para mais um dia.
Está no ar uma nova manhã...
Um novo dia...
Uma nova semana...


Nenhum comentário:

Postar um comentário