Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 06/07/2016


Quarta-feira, 06 de julho de 2016



“O sábio pode mudar de opinião. O idiota nunca.”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 10,1-7

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'"

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Este Evangelho narra Jesus chamando os doze Apóstolos. “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Nessa recomendação, é importante o advérbio “antes”. O povo de Israel é o povo eleito por Deus que teve a missão de preparar a vinda do Messias, por isso deve receber em primeiro lugar a Boa Nova de Jesus. Mas depois será esclarecido que essa Boa Nova é para todos, sem distinção: “Ide fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). Quando Deus faz aliança, ele a cumpre, mesmo que a outra parte não a cumpra.
Assim como os Apóstolos, todos nós somos chamados por Deus para cumprir uma missão. Aliás, Deus não faz nada à toa; tudo o que ele criou tem uma finalidade, e é feita de acordo com aquela finalidade. Aliás, isso acontece também conosco; qualquer pessoa inteligente, se faz um objeto, é para uma finalidade; ninguém faz nada à toa.
O cumprimento da vocação realiza e faz feliz. Já o não cumprimento deixa a pessoa frustrada e “fora do eixo”. Ela fica andando pela vida como um carro sem alinhamento ou sem balanceamento. E isso vale também para os objetos feitos por Deus ou pelo homem. Imagine tentar fincar um prego na parede, usando uma lâmpada! É o martelo que foi feito para isso. Deus criou a flor para perfumar, a abelha para produzir mel e para espalhar as sementes pela terra.
A nossa vocação foi a primeira coisa que Deus pensou, já antes de nos criar, pois fomos criados já adaptados ao seu cumprimento. Deus tem um plano para a humanidade, e quer realizá-lo através das próprias pessoas que ele cria.
Existe o ecossistema, isto é, tudo na natureza é harmonioso e “trabalha” em conjunto, cada coisa desempenhando a sua tarefa, desde a formiguinha até as grandes estrelas. Nós fazemos parte desse conjunto, com um detalhe: somos os reis da criação. Tudo foi feito para nos servir. “Deus disse: ‘Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais... Eis que vos dou todas as plantas...” (Gn 1,26-29).
Os seres irracionais seguem automaticamente o chamado de Deus. Conosco é diferente, temos de seguir livre e conscientemente o chamamento de Deus a nós. Também a descoberta da nossa vocação não nos vem por si, mas é fruto de um trabalho nosso. Descobrir a própria vocação é descobrir o caminho da felicidade.
“Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder...” Assim como Jesus deu poderes aos Apóstolos para cumprirem a sua vocação, ele no-los dá também.
Numa floresta, havia três leões. Como o leão é o rei dos animais, a bicharada queria saber qual dos três era o rei. Numa assembléia, surgiu uma proposta que os leões aceitaram. Havia no local uma montanha alta e rochosa, dificílima de escalar. O leão que conseguisse subir até o topo da montanha seria o rei. Como fiscais foram escolhidas as gaivotas.
O primeiro leão começou a subir, mas desistiu. Ao chegar embaixo, disse para a assembléia: “Não dei conta”. O segundo leão foi, mas chegou a uma rocha enorme e voltou para trás. Disse também para a bicharada: “É impossível subir essa montanha”. O terceiro leão conseguiu ir até um pouco mais na frente, mas também se cansou e voltou. Ele disse para os bichos: “Desta vez eu não consegui. Mas é só por enquanto. No futuro conseguirei escalar essa montanha”. Pronto, este foi coroado rei. Foi por causa das suas duas expressões: “desta vez” e “por enquanto”.
Quem tem fé vai em frente no cumprimento da sua vocação e nunca desanima, porque sabe que tem Deus ao seu lado, o qual tem poder infinito. E quem tem fé tem esperança, sempre acredita que amanhã poderá dar um passo à frente e ir mais longe, no cumprimento da vocação.
Muita gente desiste da própria vocação, devido aos problemas que encontra. Basta ver o matrimônio, o sacerdócio, a vida religiosa...
Que Maria Santíssima, o melhor modelo, depois de Jesus, de resposta vocacional, nos ajude.
Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel.






CURIOSIDADES

Quer descobrir se uma pessoa é inteligente? Basta fazer essa pergunta inusitada


Quer descobrir se uma pessoa é inteligente? Pergunte qual animal de estimação a pessoa tem. Os cães são considerados os “melhores amigos do homem.” Ele é considerado um companheiro perfeito para a maioria das pessoas. Forte. Corajoso. Confiável. Ao contrário, os gatos são frequentemente associados com pessoas solitárias e antissociais. Apesar disso não provar nada, os cães acabaram tendo uma visão mais positiva perante a sociedade.

No entanto, pesquisas recentes mostram que quem tem um gato de estimação, geralmente é mais inteligente do que o dono de um cão. Denise Guastello, pesquisadora e professora de psicologia na Universidade de Carroll, afirmou que pessoas que tem gatos de estimação gastam seu tempo de forma mais sensata, já que eles são mais propensos a atividades introvertidas, como a leitura.

Devido a este fato, foi demonstrado que os criadores de gatos tem uma inteligência maior do que aqueles que preferem cães. Ela assinala que os gatos têm quase 300 milhões de neurônios enquanto os cães têm cerca de metade disso.

Os cães precisam de sair, socializar e de atenção. As pessoas que gravitam em torno dos cães compartilham dessas mesmas qualidades, por isso o seu tempo livre é gasto fazendo atividades em grupo, geralmente. Você pode pensar em gatos como espertos apenas porque eles são introvertidos e não se divertem com tudo ao seu redor.

Quem ama mais seus donos: cães ou gatos?

Um novo estudo realizado por pesquisadores de um documentário da BBC, “Gatos contra Cães”, concluíram que há cinco vezes mais amor gerado em um cão quando ele vê seu dono do que um gato.

Nosso amor é química, de acordo os cientistas, então é assim que eles mediram esse sentimento em cães em gatos. Como nós aprendemos no ano passado, quando cães vêem seus proprietários, seus níveis de oxitocina, um hormônio que estimula o prazer em nosso cérebro, aumentam cinco vezes mais que o dos gatos. Em abril passado, a revista Science revelou que olhar nos olhos de um cão faz com com que nós, seres humanos liberemos oxitocinas em maior nível.

O que pode vir como uma surpresa, no entanto, é que os cães também são, aparentemente, mais amorosos do que seres humanos. Em média, os níveis de oxitocina de uma pessoa só sobem entre 40-60 por cento depois de interagir com um cônjuge ou filho enquanto o dos cães sobe até 500 por cento.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Odiar todas as rosas porque uma te espetou...
Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou...
Perder a fé em todas as orações porque numa não foste atendido...
Desistir de todos os esforços porque um deles fracassou...
Condenar todas as amizades porque uma te traiu...
Descrer de todo amor porque um deles te foi infiel...
Jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo....
Espero que na tua caminhada não cometa estas loucuras.
Lembrando que sempre ...
Há uma outra CHANCE
Uma outra
Amizade
Um outro Amor
Uma nova Força
É só ser perseverante e procurar ser mais feliz a cada dia
A glória não consiste em jamais cair, mas sim de erguer-se toda vez que for necessário !





Nenhum comentário:

Postar um comentário