Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 24/07/2016


Domingo, 24 de julho de 2016



"Ainda que seus passos pareçam inúteis; vá abrindo caminhos como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...”(Antoine de Saint-Exupéry)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,1-13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Um dia Jesus estava orando num certo lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu:
- Senhor, nos ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.
Jesus respondeu:
- Quando vocês orarem, digam:
"Pai, que todos reconheçam
que o teu nome é santo.
Venha o teu Reino.
Dá-nos cada dia o alimento
que precisamos.
Perdoa os nossos pecados,
pois nós também perdoamos
todos os que nos ofendem.
E não deixes que sejamos tentados."
Então Jesus disse aos seus discípulos:
- Imaginem que um de vocês vá à casa de um amigo, à meia-noite, e lhe diga: "Amigo, me empreste três pães. É que um amigo meu acaba de chegar de viagem, e eu não tenho nada para lhe oferecer."
- E imaginem que o amigo responda lá de dentro: "Não me amole! A porta já está trancada, e eu e os meus filhos estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães."
Jesus disse:
- Eu afirmo a vocês que pode ser que ele não se levante porque é amigo dele, mas certamente se levantará por causa da insistência dele e lhe dará tudo o que ele precisar. Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? E se lhe pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião?
Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos vossos filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Isaias Costa


No evangelho de hoje vemos que Jesus ensina aos seus discípulos a oração perfeita! A súplica dos discípulos em querer fazer uma oração perfeita toca no mais profundo do coração de Jesus. Por isso Ele diz: “Quando quiserdes orar, dizei. Pai nosso que estás nos céus.”
A fórmula oracional ensinada por Jesus aos discípulos é simples, todos conseguem compreender e todas as memórias conseguem guardar. Nada falta e nem sobra nesta oração. Tudo nesta oração é novidade, sobretudo as palavras iniciais. Ao usar a palavra Pai, Jesus aproxima o contato das pessoas com Deus. Pai, protetor.
Jesus cria uma intimidade com o Pai. Até então, as orações eram protocolares, ou seja, eram formadas por pensamentos vazios. Ex. “Demanda de Stotoetis, filho de Apinguis, filho de Tesenuphis: Espero ficar livre de minha doença. Concede-me”. Essa era uma típica oração aos deuses, que nada aproximava o humano ao divino. O Pai Nosso aproxima o humano do divino.
Jesus observa os olhares atentos e interrogadores dos discípulos. Por isso, após à oração ele narra uma parábola aos discípulos. Ensinando que em suas orações devem estar presentes a perseverança e confiança. À noite não é fácil atender um amigo importuno. Todavia, a perseverança deve ser essencial.
Em seguida Jesus faz uma comparação com o pão e pedra, peixe, serpente, ovo e escorpião. Se o que pedimos é bom, Deus irá atender nosso pedido, mas se não for bom, com certeza o pedido não será atendido. Deus concede o que é importante para nós!
VIVENDO.
Querido leitor. Assim como eu você deve ter aprendido a oração do Pai Nosso desde criança. Lembro-me quando era, toda a minha família se reunia para rezar o Terço. Em sempre queria rezar apenas o Pai Nosso. Essa oração me aproxima de Deus.
O Pai Nosso é uma oração universal. Não cita religião e nem quer levar seguidores para uma religião. O Pai nosso é a oração de confiança. Mas quais são os momentos que o rezamos? Apenas quando estamos apurados? Ou somente quando vamos à Igreja?
No decorrer da vida com essa oração aprendemos que quando rezamos o Pai Nosso estamos pedindo e agradecendo. As vezes mais pedimos do que agradecemos. Claro que Jesus afirma que devemos ser perseverantes. Porém, devemos, sobretudo agradece o que conquistamos.
Sejamos humanos, nada mais. Humanos que sabem agradecer e sabem pedir. Que em nossas orações nossos pedidos não sejam egoístas, pelo contrário, vamos pedir por aqueles que também necessitam. Seja humano. Simplesmente humano.
Você pode, você consegue







VÍDEO DA SEMANA


10 conselhos para manter um relacionamento - Pe. Chrystian Shankar


https://www.youtube.com/watch?v=_98w2XVoF1U







MOMENTO DE REFLEXÃO


Ressentimento: Poucas pessoas se dão conta de que esta palavra pode ter duplo sentido, quando a analisamos sob a ótica da energia e não exclusivamente da expressão verbal.
No aspecto positivo, pode ser considerada como um sentimento e ser confundida com saudades e, no aspecto negativo, ser interpretada como mágoa.
A maioria prefere encarar como energia negativa porque é mais fácil nos posicionarmos como vítimas e agirmos como ressentidos.
É uma postura pouco recomendada, mas, infelizmente, é melhor propagarmos o que está ruim dentro de nós do que nos posicionarmos como quem não admite isso.
Estar ressentido jamais quer dizer que estamos adubando uma sensação que não nos fez bem. O ato de ressentir-se é ter novamente o mesmo sentimento que em algum momento experimentamos ou vivenciamos.
Sou o que penso ser. Sou o que fiz ontem. Sou o que me permito realizar, portanto, é minha escolha manter este ou aquele sentimento e é minha profunda ignorância aceitar que o retorno do sentimento continue me prejudicando.
Cada momento que iremos viver na sequência é novo. Cabe a nós darmos a ele a importância que queremos dar na continuidade de nossas ações.
Tenho treinado bastante com meu Mestre a postura de abandonar as sensações ruins e me manter firme no cultivo das boas. Este é o primeiro passo de uma evolução consciente.
Confesso que no começo não foi fácil. Eu tinha sido treinado, sem saber, para conviver com emoções que nada agregam. Por quê? Porque é mais fácil assim. Porque o meio era assim. Alguém tem que ter a responsabilidade de zelar e cuidar de mim. Meu profundo engano era quando confundia o evoluir com caminhar.
Ora, entregava tudo isso para um ser superior e me considerava produto dele. Quando não conseguia, era este ser que não queria. Quando realizava algo, era ele que me ajudava. Levei anos convivendo com isso e invariavelmente me posicionava como produto de desejos de terceiros. Tinha que ter, sempre, um protetor...
Quando descobri que eu sou o responsável pelo que colho, consegui algumas vitórias:
A primeira – Deixei de ressentir-me com coisas ruins.
A segunda – Tornei-me muito mais guerreiro e responsável.
Meu Mestre não é meu protetor. É meu professor. Ele me ensina princípios, eu traço o caminho. Ele me mostra que ressentir-se por sentimentos negativos é um sinal de profunda fraqueza humana.
Sentir saudades... Isso é bom. Tão bom, mas tão bom que chega a ser bom de bom que é...

Saul Brandalise Jr


Nenhum comentário:

Postar um comentário