Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 21/06/2016


Terça-feira, 21 de junho de 2016



“Quem tem uma estrela no seu interior não precisa da luz do sol para se guiar.” (Augusto Cury)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 7,6.12-14

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!
www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.
Neste Evangelho, Jesus nos dá três recomendações:
“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos.” Os porcos e os cães não sabem o valor da pérola, por isso não dão valor nem se aproveitam delas. A comparação é um pouco dura, mas é clara: Para pessoas que estão fora da fé cristã, devemos ensinar coisas que estão ao alcance delas. Coisas muito íntimas, santas e elevadas da nossa vida cristã, eles não vão entender e poderão interpretar mal. Mais tarde, quando receberem os rudimentos da fé, aí sim entenderão. Como aquele pai que falou para a filha, que era do grupo de jovens: “Não sei o que você vai fazer lá na igreja todo domingo de manhã, e fica olhando para o padre durante uma hora. Acho que você está namorando o padre! Por isso não quero que você volte lá”.
“Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.” E Jesus fala que nisto consiste a Lei e os Profetas. Por isso essa recomendação de Jesus é chamada de regra de ouro. Devemos procurar o bem do nosso próximo como procuramos o nosso próprio bem. Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.
“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição.” E Jesus fala que muitos seguem o caminho largo e poucos seguem o caminho estreito.
Em Lc 13,23, Jesus faz esta mesma comparação, em resposta a alguém que lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Fica então claro que o caminho que leva à salvação é estreito.
A vida cristã é exigente, não é para pessoas acomodadas medíocres. Basta ver o que diz o Evangelho sobre o casamento, o perdão, o amor aos inimigos, a partilha dos bens... As pessoas “mais ou menos” logo se desligam da Comunidade, e muitas delas vão para as seitas.
Precisamos lutar contra os desejos imoderados e instintos, que, feridos pelo pecado, nos puxam para o mal. Viver em Comunidade, junto com pessoas às vezes difíceis e complicadas, é também uma porta estreita. Entretanto, muitos superam essas dificuldades e seguem o caminho apertado do testemunho, tornando-se “discípulas e missionárias de Jesus Cristo, para que os nossos povos tenham mais vida” (Doc. de Aparecida).
Certa vez, numa escola, dois alunos se tornaram amigos. Um dia, um deles, q morava bem distante, pois a cidade era grande, convidou o outro para ir à sua casa no domingo, para uma festinha de aniversário da sua irmã. Chegou a hora da festa e nada de o amigo aparecer! Depois que já haviam cortado o bolo, ele chegou, cansado de tanto andar, e foi logo dizendo: “Cara, perdi o mapinha que você me deu!”
Jesus nos deixou o mapinha para chegar ao céu. Mas precisamos tomar cuidado para não errar, porque as ruas são estreitas e apertadas. Que não percamos esse mapa!
A Mãe de Jesus andou sempre pelo caminho estreito. Ela fazia isso espontaneamente, puxada pelo amor, tanto ao Filho como a nós, seus outros filhos e filhas.
Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.








COMPORTAMENTO

Ansiedade: Ciência Dá 7 Dicas Para Diminuir As Preocupações Do Dia A Dia


Em meio as preocupações com o trabalho, problemas pessoais e todo o estresse da vida cotidiana, é fácil que as preocupações de cada dia se tornem insuportáveis. Embora nossas preocupações possam ser úteis, fazendo-nos agir e resolver nossos problemas, em excesso, elas podem levar à ansiedade, o que afeta nossa felicidade e saúde.

A ansiedade crônica pode interferir em seu apetite, relacionamentos, sono e desempenho no trabalho, e pode até mesmo ter consequências mentais e físicas, como depressão, pensamentos suicidas, distúrbios digestivos, supressão do sistema imune e ataques cardíacos.

“O problema com a preocupação é que ela se baseia na incerteza, é muito fácil entrar em um ciclo vicioso em que, por mais que nos preocupemos e nos preparemos para algo, não conseguimos atingir 100% de certeza de que aquilo dará certo”, escreve a psicóloga Amelia Aldao. “Isto nos deixa ansiosos e, então, respondemos à ansiedade com ainda mais preocupação, o que por sua vez nos deixa ainda mais ansiosos”.

Como interromper este ciclo de preocupação? Temos sete sugestões que poderão ajudar você a recuperar o controle sobre seus pensamentos.

1. Faça uma lista

Escreva todas as suas preocupações em um pedaço de papel, reconhecendo-as uma a uma; em seguida, agrupe-as conforme apropriado. Criar um relatório visual das coisas com as quais você se preocupa pode fazer com que você perceba que, na verdade, a lista é bastante curta, especialmente se você observar que várias preocupações pertencem à mesma categoria. Você pode ter a sensação de que está se preocupando com centenas de coisas, mas na verdade as fontes de ansiedade são apenas algumas.

“Pode parecer contra intuitivo, mas é quase como se você esvaziasse sua mente de medos”, disse o pesquisador Sian Beilock, professor de psicologia da Universidade de Chicago. “Você reavalia a situação de modo que se torna menos provável que você venha a se preocupar, já que matou aquele leão”.


2. Dê um passeio

Shinrin-yoku, que significa “banho de floresta” em japonês, isto é, a prática de passar tempo na natureza, é uma forma comprovada de relaxar.

Um estudo de Stanford descobriu que as pessoas que passam algum tempo em espaços abertos “demonstram atividade reduzida na região cerebral associada com um dos fatores-chaves da depressão”. Outros estudos descobriram que a exposição a fitoncidas, compostos encontrados em árvores como pinheiros, cedros e carvalhos, pode diminuir a pressão sanguínea, aliviar o estresse e aumentar a contagem de células brancas.

3. Coma comida saudável e abandone a cafeína

O estresse afeta diferentes pessoas de maneiras diferentes. Alguns podem comer menos, outros comem em excesso, e outros podem optar por consumir comidas pouco saudáveis. No entanto, comer mal pode criar novas preocupações e fazer com que você não se sinta bem de um modo geral.

Tente também evitar cafeína quando estiver estressado. A cafeína estimula o sistema nervoso, causando uma sobrecarga de adrenalina que faz com que você se sinta mais agitado do que normalmente é.

4. Reserve um tempo para se preocupar

Separar algum tempo para lidar com suas preocupações pode fazer com que você assuma controle sobre seus pensamentos, em vez de permitir que suas preocupações assumam o comando.


“Quando você está preocupado, não adianta muito que alguém lhe peça para parar de se preocupar”, disse Tom Borkovec, professor de psicologia na Universidade de Penn State, à LiveScience. “Se você pedir que a pessoa adie um pouco a preocupação, no entanto, isso é possível”.

Portanto, deixe as preocupações de lado até chegar o momento de lidar com elas e, quando for a hora, foque-se em encontrar soluções para o que quer que esteja lhe afligindo.

5. Medite

Começar a praticar meditação pode ser uma excelente maneira de reduzir o estresse e acalmar sua mente preocupada. Uma pesquisa da Universidade Carnegie Mellon descobriu que pessoas que praticaram meditação consciente por 25 minutos durante três dias consecutivos relataram sentir menos estresse, e uma análise de 2014 de estudos sobre a meditação concluiu que a prática é moderadamente eficaz no alívio da depressão e da ansiedade.

6. Mantenha-se ocupado

Distrair-se de suas preocupações pode ser uma forma eficaz de colocá-las de lado. Encontre uma atividade que envolva tanto suas mãos quanto sua mente, como jogar algum jogo ou praticar artesanato, e se dedique inteiramente àquilo.


Um estudo do Conselho de Pesquisa Médica descobriu que manter seu cérebro e suas mãos ocupados interfere no armazenamento e decodificação de imagens, o que explica por quê os kombolói (cordão com contas grego usado para aliviar a ansiedade) são frequentemente úteis para afastar a preocupação.

7. Exercite-se

Provavelmente, você já notou que o exercício é recomendado como tratamento para quase qualquer coisa, mas há um bom motivo para isso: funciona. Exercício regular é um tratamento natural para a ansiedade que aumenta os níveis de serotonina, conhecida como “molécula da felicidade”, no cérebro.

Texto publicado originalmente por Mother Nature Network
Tradução: Henrique Mendes







MOMENTO DE REFLEXÃO


Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:
 -"Qual o peso deste copo d'água? "
 As respostas variaram de 250g a 700g.
 O palestrante, então, disse:
 - "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."
"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu o mantenho levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."
 E ele continuou:
 - "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega a sua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."
"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."
 Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:
 1 * Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.
 2 * Mantenha sempre suas palavras leves e doces, pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.
 3 * Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.
4 * Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.
5 * Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.
6 * Se você emprestar R$200,00 para alguém e nunca mais vir essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dela.
7 * Pode ser que o único propósito da sua vida seja servir de exemplo para os outros.
8 * Nunca compre um carro que você não possa manter.
9 * Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.
10 * Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.
11 * Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.
12 * Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.
13 * Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.
14 * Quando tudo parece estar vindo na sua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.
15 * Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive
16 *Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.
17 * Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.
18 *Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.
19 *Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".
*Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.
"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã. Com tranquilidade."
"Unir-se é um Bom Começo...
Saber Cultivar a União é uma Conquista...
Trabalhar em Conjunto é uma Grande Vitória".





Nenhum comentário:

Postar um comentário