Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 09/06/2016


Quinta-feira, 09 de junho de 2016



“Como culpar o VENTO pela desordem, se fomos nós que esquecemos de fechar as JANELAS?”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,1-12

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus olhou para os seus discípulos e disse:
- Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
- Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz



Bem-aventurados os pobres em espírito.
Neste Evangelho das Bem-aventuranças, Jesus nos apresenta as virtudes que os cristãos adquirem, quando o seguem e participam da Comunidade cristã. E ele mostra também as conseqüências, tanto neste mundo pecador, como na vida futura.
O termo "bem-aventurado" designa uma pessoa feliz, nesta vida e na outra. Não só nesta vida nem só na outra, é a felicidade plena.
O Evangelho começa dizendo que Jesus subiu ao monte e sentou-se. Jesus sobe ao monte para nos lembrar o Monte Sinai, onde Deus fez a Aliança com o seu povo, através de Moisés. Lá, Deus deu os Dez mandamentos, como a constituição, a lei maior do povo dele. Aqui, Jesus apresenta a constituição do novo Povo de Deus. Ele sentou-se para falar ex-cátedra, como o Mestre e o legislador qualificado do povo de Deus.
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” A pessoa que segue a Jesus, se não é pobre acaba ficando, porque não explora, não mente e sente compaixão dos necessitados, partilhando com eles os seus bens. Isso é ser pobre em espírito, isto é, pobre não só de bens materiais, mas também de coração. Porque há muitos pobres que tem um coração ganancioso.
“Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.” O cristão não se conforma diante do sofrimento dos outros. Ele se aflige, mas nem por isso perde a alegria, a esperança e a felicidade. O egoísta fala: “Senhor, obrigado por eu ter comida na mesa, quando há tantos que não têm”. O cristão fala o contrário: “Senhor, eu lhe agradeço este alimento, mas me preocupo com os que não têm. Abra o meu coração à partilha!”
“Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.” Quem segue a Jesus, sabe relevar as fraquezas dos outros. Sabe suportar, compreender e perdoar. Não julga ninguém, porque nós não conhecemos o coração nem as intenções dos outros. Não usa de violência, não é impaciente nem briguento. Ninguém resiste a uma pessoa assim, e esta pode resistir a todos. A mansidão é a chave que abre a porta de todos os corações. Ser manso é ser humilde; o orgulhoso geralmente é violento. Quem é manso é também paciente; faz o que é possível, e cria condições para que o impossível hoje se torne possível amanhã. Uma pessoa mansa procura ouvir as motivações e as explicações da outra pessoa. E nunca corta a comunicação com ninguém, mas sempre acredita que ainda é possível negociar e se entender. Onde existe amor, Deus aí está, e onde está Deus, existe paz e mansidão. Quem é manso dialoga, e nunca desiste de resolver os conflitos pelo entendimento. O terrorismo é a atitude desesperada de quem não acredita mais no diálogo. O terrorismo é o pior veneno do mundo atual. Quem é manso perdoa. A falta de perdão gera ódio, vingança e violência. “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.” O cristão não é acomodado nem conformista diante do mundo injusto que está aí. Ele anseia por uma sociedade nova e luta por ela. O cristão só será saciado no céu.
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” Uma pessoa misericordiosa, que sabe relevar os defeitos dos outros e sente compaixão, uma compaixão que se transforma em ação, será tratada por Deus também com misericórdia.
“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” Quem segue a Jesus não tem malícia, maldade, nem segundas intenções. Não é falso nem engana ninguém, mas é verdadeiro e transparente. Estes verão a Deus porque Deus é assim.
“Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” O cristão trabalha pela paz em todos os níveis: na família, nos vizinhos, na Comunidade, no País, no mundo. Ele une os separados e integra os excluídos. Quem não é pacífico, faz o contrário: desune através de fofocas, maledicências...
Havia, certa vez, uma vila rural cujo povo era muito individualista. Eles não se ajudavam uns aos outros. Um dia, chegou um senhor de fora e espalhou a notícia: “Em um poço abandonado, na ponta de uma corda está a felicidade”. As pessoas começaram a procurar este poço. Um dia um homem o achou. Era um poço muito fundo, e dele saía uma corda com um bom pedaço para fora do poço. O homem logo pensou: Vou puxar sozinho a corda e ficar com essa fortuna só para mim. Mas não conseguiu, pois o objeto era muito pesado lá dentro. Então chamou um amigo. Os dois também não conseguiram. Chamaram outro, mais outro, os jovens, as mulheres... Até que todo o povo da vila se reuniu para puxar a corda. E conseguiram retirar. Mas, que decepção! Era uma pedra! Uma enorme pedra, sem valor nenhum!
Entretanto, dali para frente, o povo aprendeu a se unir, a lutar juntos, e todos ficaram mais felizes. E descobriram que o sábio estava certo: a felicidade estava na ponta da corda, mas não naquela ponta lá do fundo do poço, e sim na ponta de cima, na qual todos se uniram.
A felicidade, a bem-aventurança, não cai pronta diante de nós. Às vezes a felicidade está juntamente na luta, no fato de nos unirmos para vencer os obstáculos.
Quando Isabel recebeu Maria em sua casa, disse, exultando de alegria: “Feliz aquela que acreditou” (Lc 1,45). Esta é mais uma bem-aventurança, a nona, podemos dizer. Que Maria Santíssima nos ajude a viver as bem-aventuranças, inclusive esta, a felicidade de ter fé.
Bem-aventurados os pobres em espírito.









MUNDO ANIMAL

Como cuidar de um hamster

Os hamsters são, em algumas ocasiões, o primeiro animal de estimação para os adolescentes. Os hamsters são um bom "primeiro" animal de estimação porque são adoráveis, pequenos, e o melhor de tudo, são fáceis e baratos de manter. Com a devida atenção e cuidado, os hamsters podem viver até cinco anos.
Procure o hamster ideal para comprar. Um hamster ideal deve ter entre 4 e 7 semanas de idade. Os hamsters são mais fáceis de domesticar quando são novos. Existem dois tipos de hamster: o hamster dourado e da Sibéria ou o hamster anão. O hamster dourado existe numa imensa variedade de cores e pelos, enquanto o hamster anão, mais pequeno, apenas existe em algumas cores. No entanto, a grande diferença entre os dois é que o hamster anão não é muito fácil de domesticar enquanto o dourado pode converter-se num animal de estimação dócil e de confiança.

Quando trouxer o hamster para casa, coloque-o na jaula ou gaiola num lugar longe de correntes de ar e luz solar direta. Escolha um lugar da casa em que possa visitar o seu hamster com frequência.
Cubra o chão da jaula com uma camada de serradura. A madeira de pinho tem a vantagem de ser mais absorvente e não é tóxica.

Mantenha uma garrafa de água potável ligada à jaula a uma altura acessível ao hamster, mas que não toque na serradura de madeira. Se molhar a serradura pode comprometer a saúde do hamster e fazer com que ele fique doente. Lave e renove todos os dias.
Providencie alguns brinquedos para ele roer. Os hamsters adoram os tubos de papelão que se encontram dentro dos rolos de papel higiênico e toalhas de papel.


Faça uma caixa para que o hamster durma lá dentro. Recorte uma porta com uns 4 ou 5 centímetros numa caixa pequena de cartão fechada. Coloque a caixa num canto da jaula. O hamster vai encher a caixa de serradura e bocados de cartão mastigados, vai utilizar a caixa como dormitório. Não vai urinar na caixa, por isso pode ser utilizada por muitos meses sem ter que a mudar.

Alimente o seu hamster com uma mistura de alimentos preparados comercialmente para hamsters uma a duas vezes ao dia. Administre uma pequena quantidade de frutas e verduras durante todo o ano. Ao introduzir novos alimentos, comece com pequenas quantidades para que o seu sistema digestivo se adapte a eles.

Proporcione exercício para o seu hamster, colocando uma roda de exercício na sua jaula. Deixe que se exercite fora da sua jaula numa bola especialmente desenhada para eles, facilmente encontrada em lojas de animais. Feche as portas do seu quarto, tire-o da jaula, e deixe-o correr na sua bola.

Lave a jaula do seu hamster pelo menos uma vez por semana. Remova o hamster para um local seguro e limpe a jaula com água e um pouco de desinfetante. Limpe todos os resíduos, seque o interior e acrescente serradura nova antes de voltar a pôr o hamster.

Retire a fruta da jaula que ele não comeu da à pelo menos dois dias. Os alimentos frescos desenvolvem bolor que pode fazer com que o hamster fique doente.

Não dê banho ao seu hamster. Os hamsters limpam-se sozinhos. Se pensa que o hamster cheira mal está enganado, o cheiro é provavelmente da serradura suja. Limpe a jaula do hamster com mais frequência.

Leve o hamster consigo ou encontre alguém que possa cuidar dele se for de férias por mais de três dias.

Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes.
Muitas flores são colhidas cedo demais.
Algumas, mesmo ainda em botão.
Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento.
Mas a gente não sabe adivinhar.
A gente não sabe por quanto tempo estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor.
E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós, dos outros.
Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos.
Perdemos dias, às vezes anos.
Nos calamos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio.
Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação.
Não damos um beijo carinhoso "porque não estamos acostumados com isso"e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos.
E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós.
Reclamamos do que não temos, ou achamos que não temos suficiente.
Cobramos. Dos outros. Da vida.
De nós mesmos consumimos.
Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que a gente.
E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos?
Isso faria uma grande diferença.
E o tempo passa...
Passamos pela vida, não vivemos.
Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa.
Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos pra trás.
E então nos perguntamos: E agora?
Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar o abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos. Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso. Não olhe para trás.
O que passou, passou.
O que perdemos, perdemos. Olhe para frente!
Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor.
Ainda é tempo de voltar-se para Deus e agradecer pela vida, que mesmo passageira, ainda está em nós. Pense!...
Não o perca mais!...

SEMPRE QUE POSSÍVEL
Onde estejas e por onde passes, sempre que possível, deixa algum sinal de paz e luz para aqueles irmãos que estão vindo na retaguarda, a fim de que não se percam do rumo certo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário