Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 08/06/2016


Quarta-feira, 08 de junho de 2016



“A vida na Terra é somente uma passagem. No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente e se esquecem de ser felizes.”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,17-19

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não pen­seis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.

19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade



Bom dia!
O povo, por longo período de anos, não teve a preocupação de documentar ou guardar sua história em manuscritos ou outra forma concreta de arquivo ao não ser o que era passado de boca a boca, de pai para filho. Apenas após a passagem de Josias e Esdras, ouve uma preocupação em se compilar as tradições judaicas, mas mesmo tendo sua história e normas guardadas no que chamaram de TORAH, a tradição cultural continuava sendo passada de pessoa a pessoa.
Muitas leis eram locais ou de interpretação conforme a localidade, realidade e situação do povo, é o que popularmente chamamos de “cada caso tem um caso”. Por vezes, as leis eram mais culturais do que escritas por Deus. Jesus aparece e mostra que a lei continua correta, mas propõe que haja um NORTE na sua interpretação, para que ela não fosse tendenciosa e usada de forma a oprimir, ao invés de libertar e corrigir o seu povo. “(…) Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, MAS PARA DAR O SEU SENTIDO COMPLETO”.
Esse sentido completo esta na presença de Jesus no meio deles. Se buscarmos a passagem que diz que a fé sem obras é morta, Deus nos ensina e demonstra através da vinda de Jesus que Ele é um Deus que vai além dos ensinamentos ou das tábuas da lei, Ele é presente e sua presença é que torna completa a lei
“(…) Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida (Deuteronômio 4, 7-9a)
A presença de Deus é que torna nossa pregação forte e ungida; Sua presença é que dará sucesso às nossas obras inclusive em nossas pastorais. Não conseguirei tocar o coração de ninguém com palavras lindas se não forem inspiradas por Deus e aí que esta o grande diferencial do cristão e aquele que decora a passagem.
Deus não habita no coração demagogo e prepotente e tão pouco naquele que usa da palavra para promoção pessoal e receber “tapinhas nas costas”; Deus fica ofuscado quando tentamos “aparecer” mais que sua presença ou quando fazemos a superprodução esquecendo-nos da humildade que ainda encanta… Baseando-se nesse meu breve argumento, será que é correto usar Deus nos discursos políticos ou na justificação dos nossos erros?
Quantas pessoas conhecemos que sua cristandade não vai além do belo discurso?
Uma ação, uma mensagem, uma palavra se não tem a essência de Deus, não convence, não exorta, não corrige, não alimenta… Qualquer ação cristã precisa ter sentido completo. Se vamos trabalhar pra Deus, que seja mergulhando de cabeça; se vamos falar em Seu nome, que seja de toda alma, de todo coração e com todas as nossas forças.
Nosso Deus é muito próximo. Tudo o que fazemos em Seu nome e por Ele, será abençoado.
Um imenso abraço fraterno!








CURIOSIDADES

10 coisas que os estadunidenses pensam sobre o Brasil


O Brasil é um país muito querido pelos americanos. A nossa Terra é conhecida pelo vasto atrativo cultural que os estados oferecem, a música, o esporte e várias outras coisas que fazem os estadunidenses pensarem muito sobre o Brasil.

E antes de vir visitar a nossa terrinha de clima tropical, os estadunidenses criam imagens e pensamentos sobre o Brasil que os próprios brasileiros jamais se questionaram sobre.

Você sabia que eles pensam coisas sobre nossos hábitos, por exemplo, que para nós pode ser normal, mas que eles acham interessante ou mesmo bizarro?

O site Thrillist listou algumas coisas que os estadunidenses pensam sobre o Brasil. Coisas sobre o carnaval, o nosso arroz com feijão e até o modo como rimos na internet foi algo pensado por eles a respeito. Confira aí:

1 – “Por que eles gostam tanto de arroz e feijão?”

O hábito brasileiro de comer o famoso e básico arroz com feijão, em suas refeições, foi algo muito pensado pelos estadunidenses antes de virem visitar o Brasil. Eles acharam peculiar o que os brasileiros comem no almoço e no jantar.

2 – “Por que os brasileiros são bons no futebol?”

O talento dos brasileiros no futebol foi algo questionado pelos americanos. Somos considerados o “país do futebol” e eles admiram o talento dos brasileiros na modalidade esportiva. Eles se surpreendem e se questionam sobre a habilidade dos brasileiros no futebol.

3 – “Por que eles odeiam os argentinos?”

Essa “rivalidade” entre o Brasil e a Argentina é algo que surgiu nos meios esportivos, principalmente no futebol, e se propagou para outros campos. Os gringos se questionam sobre o motivo desse ódio sobre os argentinos.

4 – “Por que lá eles não falam inglês?”

O inglês é um idioma falado em vários países do mundo. E no Brasil, os americanos se perguntam qual o motivo de os brasileiros não falarem inglês.

5 – “Por que eles são calorosos ao cumprimentar?”

Os brasileiros são muito calorosos ao cumprimentar uma pessoa que eles conheces, seja ela amiga, parente, conhecido, colega de trabalho. E eles se questionam sobre o motivo de o povo brasileiro ser tão caloroso ao cumprimentar uma pessoa.

6 – “Por que eles amam tanto o carnaval?”

O carnaval é uma festa brasileira que deixa o país paralisado por cerca de 5 dias e, em alguns estados como a Bahia, até algumas semanas. E esse amor por essa festa popular foi um questionamento dos gringos sobre o brasileiro.

7 – “Por que as mulheres de lá são tão lindas?”

A beleza da mulher brasileira foi questionada pelos americanos. As mulheres brasileiras são conhecidas por serem pessoas de uma beleza considerada “diferenciada” por conta do corpo e rosto, em comparação com as mulheres de outros países.

8 – “Por que os brasileiros falam ‘kkkk’ na internet ?”

A linguagem da internet é bem peculiar e própria para aquele tipo de ambiente, no Brasil. E o modo como nós rimos usando o “kkkkk” ou mesmo o “rsrsrsrsrs” foi algo que os americanos ficaram pensando sobre.

9 – “Por que eles dão beijos na bochecha ao se despedir?”

O brasileiro tem um jeito de cumprimentar e se despedir muito diferente dos americanos ou qualquer outra nação gringa. Aqui na terra da caipirinha e do futebol, os americanos se questionam sobre o modo como as pessoas dão tchau e se encontram.

10 – “Por que eles buscam dar um jeitinho em tudo?”

O “jeitinho brasileiro” também é algo muito pensado a respeito pelos gringos. Aqui, os brasileiros tem o costume de tentar dar um jeito em todo tipo de situação que eles passam.








MOMENTO DE REFLEXÃO


O ancião descansava sentado em velho banco à sombra de uma árvore, quando foi abordado pelo motorista de um automóvel que estacionou ao seu lado:
- Bom dia!
- Bom dia! Respondeu o ancião.
- O senhor mora aqui?
- Sim, há muitos anos...
- Venho de mudança e gostaria de saber como é o povo daqui. Como o senhor vive aqui há tanto tempo deve conhecê-lo muito bem.
- É verdade, falou o ancião. Mas por favor me fale antes da cidade de onde você vem.
- Ah, É ótima! Maravilhosa! Gente boa, fraterna... Fiz lá muitos amigos. Só a deixei por imperativos da profissão.
- Pois bem, meu filho. Esta cidade é exatamente igual. Vais gostar daqui.
O forasteiro agradeceu e partiu. Minutos depois apareceu outro motorista e também se dirigiu ao ancião:
- Estou chegando para morar aqui. O que me diz do lugar?
O ancião, lançou-lhe a mesma pergunta:
- Como é a cidade de onde você vem?
- Horrível! Povo orgulhoso, cheio de preconceitos, arrogante! Não fiz um único amigo naquele lugar horroroso!
- Sinto muito, meu filho, pois aqui você encontrará o mesmo ambiente...
Assim somos nós....vemos no mundo e nas pessoas algo do que somos, do que pensamos, de nossa maneira de ser.
Se somos nervosos, agressivos ou pessimistas, assim será o mundo e só acharemos problemas e conflitos.
Em outras palavras, o mundo tem a cor que lhe damos através das nossas lentes...da nossa maneira de ver as coisas.
Se vemos o mundo com lentes escuras do pessimismo, tudo à nossa volta nos parecerá escuro...envolto em trevas.
Se estamos turvados pelo desânimo, o universo que nos rodeia se apresenta desesperador.
Mas, se ao contrário, estivermos otimistas, sentiremos que em todas as situações há aspectos positivos e cheios de entusiasmo.
 A cor do mundo, portanto, depende da nossa ótica...da maneira como estamos nos sentindo, afinal, o exterior estará sempre refletindo o que levamos no interior.
Ser otimista é ser gerador de adrenalina emocional, que estimula o sangue, impulsionando ao avanço, à alegria. Cultivando o otimismo nos sentimentos adquirimos visão para perceber o lado bom da vida que nos rodeia...teremos confiança em Deus e tudo será belo, e ao nosso redor teremos alegria e felicidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário