Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 01/06/2016


Quarta-feira , 01 de junho de 2016


"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... Simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!" (Mário Quintana)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 12,18-27

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 18vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: 19"Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão".
20Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. 21O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!
24Jesus respondeu: "Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? 25Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: 'Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'? 27Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados".

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ainda nos dias de hoje temos CAÇADORES DE FANTASMAS. Pessoas que vivem, ou melhor, sobrevivem revivendo os mortos. Não pense que estou falando de zumbis, mortos-vivos, espíritos, mas de pessoas de “carne e osso”.
Ao pronunciarmos algumas palavras, comuns no nosso dia-a-dia, elas surgem.
Quando falamos CASAMENTO… Logo aparecem aqueles que tiveram experiências ruins com os seus ou com o matrimonio de conhecidos. Falar de casamento gera em algumas pessoas a vontade de lembrar tudo que acontece de ruim na relação a dois. Fazem questão de lembrar as brigas, traições, das palavras mal aplicadas. O morto-vivo não fala da concepção e nascimento dos filhos, da compra da primeira casa, do namoro, do acordar, do dividir os problemas, da companhia, do amor…
Quando falamos de RELIGIÃO… Ave! Essa palavra gera um tremendo desconforto no morto-vivo! (risos). Falam que religião é coisa de gente que quer fugir da realidade, que é “coisa de padre”, que limita as pessoas pelo medo do inferno, mas esquecem que pessoas que possuem uma religião são menos acometidas de vícios como bebidas e drogas; que ter uma religião embute-se valores, símbolos, comportamentos e práticas sociais, enfim, adere-se a um amplo e complexo ethos religioso. Por que veem isso como algo ruim?
Voltando… Como Jesus incomodava! Sua popularidade, sua fala, sua sabedoria, sua conduta, seus milagres, seu domínio quanto às leis e preceitos, (…). Como disse ontem, talvez a grande vontade dos chefes e sacerdotes é que Ele fosse um deles! Mortos-vivos também são assim. Enquanto não aderimos a seu jeito de viver não param de criticar; gostam de ser respeitados na diferença, mas não respeitam a nossa vontade de sermos como somos.
No mundo de hoje ter uma religião, falar de casamento, de amar a Deus é ser visto como alguém que segrega pessoas, mas estes que assim o veem, não conseguem notar o quanto nos segregam de suas vidas. Ter uma religião pode levar a cadeia. Respeitamos a vida e o livre arbítrio de cada um, mas somos errados ao declaramos para os nossos, que algumas coisas fazem, em nosso meio, não nos pareça certo. É na minha casa, eu não ter o direito de escolher com que cor devo pintar a sala! (hunf)
Tiraram o ensino religioso da escola. Não digo que deveria ser certa essa ou aquela religião em virtude do proselitismo, mas ao tirar a religião da grade escolar, reduziram uma carga horária importantíssima de valores positivos que eram oferecidas aos nossos jovens. Crucifixos são retirados de logradouros públicos, atacam as igrejas, defendem o aborto…
“(…) Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo Estando embora vivos, somos a toda hora entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus apareça em nossa carne mortal. Assim em nós opera a morte, e em vós a vida“. (II Coríntios 4, 8-12)
Saibam que temos que ser ainda mais fieis. Não precisamos discutir ou entrar em embates teológicos, nós precisamos é viver para entender que: “(…) Deus disse a Moisés: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó.’ E Deus não é Deus dos mortos e sim dos vivos. Vocês estão completamente errados”.
Devemos clamar ainda mais para que Deus dê a paz a quem precisa de paz!
Um imenso abraço fraterno!







CURIOSIDADES


Coisas que você, com certeza, não sabia.


7 fatos sobre os canhotos que intrigam a ciência até hoje


Todo mundo que não é, pelo menos conhece um sinistromano. Não entendeu? Bom, a gente explica para você. Sinistromano e esquerdinho são os dois outros termos utilizados para se referir a pessoas canhotas. Que nada mais são do que pessoas que utilizam mais de seus membros esquerdos para realizarem atividades motoras.

Aproximadamente 10-30% da população mundial possui essa característica, e há muitos anos a ciência vem tentando decifrar e descobrir quais outras características “especiais” essas pessoas podem ter, e claro, se existe outros comportamentos que podem estar relacionados com essa condição.

Alguns séculos atrás por exemplo, canhotos eram taxados como amaldiçoados, e foram até mesmo perseguidos culturalmente, religiosamente e também socialmente. Mas agora vamos para o que interessa. Confira a lista com 7 fatos científicos sobre canhotos que preparamos para vocês.

Publicidade

1- Canhotos possuem maiores chances de ter psicose

Estudos revelam que pessoas canhotas tem 20% mais probabilidade de serem psicóticas, segundo a revista SAGE que analisou estes dados.

Um outro estudo realizado pela Universidade de Yale em New Haven, Connecticut avaliou 107 pacientes de ambulatórios psiquiátricos, dentre os pacientes que sofriam de transtorno de humor, bipolaridade e depressão a taxa de canhotos foi considerada normal, porém dentro do grupo de pacientes com psicose essa taxa subiu 40%. Esses estudos indicam na teoria que existe alguma relação entre a lateralidade cerebral e esse transtorno.

2- Praticamente não existia canhotos entre os Neanderthals

Bom, a predominância de pessoas nascerem destras não é nada recente ou aleatório. Pesquisadores da Universidade do kansas, conseguiram recentemente determinar a lateralidade dos seres humanos antigos.

O estudo revelou que há 500.000 anos atrás o índice de canhotos era baixíssimo ou quase inexistente, mas em algum momento da história, os canhotos começaram a se reproduzir um pouco mais, para hoje termos essa quantidade razoável de canhotos por ai.

3- Canhotos tem mais facilidade para lidar com a arte

De acordo com uma pesquisa publicada no “American Journal of Psychology” existem evidências de que pessoas canhotas são no geral mais criativas. Eles possuem mais facilidade em terem pensamentos divergentes, e também conseguem explorar melhor as possibilidades.

Além disso um grupo dedicado ao estudo e desenvolvimento de produtos para canhotos, chamado “Left- Handers Club” analisou 2.000 pessoas (destras, canhotas e ambidestros), e descobriram que os canhotos são mais propensos a seguir carreiras nas aéreas de artes, música, esportes e tecnologia da informação.

4- A maioria do ex-presidentes americanos eram canhotos

Uma surpreendente e elevada porcentagem de ex-presidentes dos EUA eram canhotos. A extensa lista inclui, o atual presidente Barack Obama, Bill Clinton, George W. Bush, James Garfield e Harry Truman. Apesar disso, não existe uma resposta cientifica para tal acontecimento, que provavelmente é mais um caso de pura coincidência.

5- Canhotos são mais afetados pelo medo

Os canhotos tendem a ser mais afetados pelo medo. Essa divertida descoberta foi apresentada na conferência anual da Sociedade Britânica de Psicologia.

O estudo foi realizado da seguinte forma, uma série de voluntários (canhotos e destros), assistiram por 8 minutos ao perturbador trailer do filme “ O silêncio dos Inocentes”, em seguida os participantes foram submetidos a uma série de pergunta, para testar o seu grau de estresse.

E como resultado, conclui-se que os canhotos se demonstraram mais propensos a revelar sinais de transtorno de estresse pós-traumático.

6- Pessoas canhotas tem tendência a se irritar com mais facilidade

Segundo um estudo publicado no “Journal of Nervous and Disease Mental”, pessoas canhotas são mais propensas a ter emoções negativas.

E não é só isso não, eles possuem também uma maior dificuldade de lidar, processar e interpretar seus sentimentos. A teórica explicação para essa situação segundo o artigo, é o fato de existir uma ligação entre o desequilíbrio da atividade entre os hemisférios direito e esquerdo e a lateralidade motora do corpo.

7- Canhotos tendem a se sentir mais inibidos, tímidos e envergonhados

Já ouviu aquela expressão: “ ter vergonha na cara”. Bom, aparentemente vergonha, timidez e inibição são atitudes e sentimentos que ocorrem mais frequentemente em pessoas canhotas.

Cientistas da Universidade de Abertay, na Escócia, realizaram um teste com 112 pessoas, sendo elas, 46 canhotos e e 66 destros com o objetivo de analisar a impulsividade e contenção pessoal destas pessoas. O resultado foi que os canhotos pertenciam ao grupo de pessoas que mais se avaliaram como inseguras.

E então queridos leitores Ultra Curiosos, podiam imaginar que todos esses fatores podiam ser influenciados pela lateralidade do cérebro? Se surpreendeu ou se identificou com algum dos itens da nossa lista? Comenta pra gente aqui em baixo.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Estava havendo a Santa Missão numa cidade do interior. Acaba de sair a procissão da penitência, às 05:30 da madrugada. À frente, vai um homem carregando a cruz e, ao seu lado, o missionário com o alto-falante portátil. O povo caminha lentamente, alternando ave-marias com cânticos.

De repente, aparece uma valeta bem funda que atravessa toda a rua. Ao lado dela, muita terra. Encontraram, ao lado, uma pequena passagem, pela qual toda a procissão passou, lentamente.

Depois que todos passaram, o missionário comentou, num tom de velhos amigos:
- Vamos pedir ao prefeito que passe por aqui, a fim de ver a situação desta rua?
Todos olharam para o homem que levava a cruz, e não conseguiram segurar um cochicho e sorrisos.

No final da procissão, o homem da cruz, que era o prefeito, aproximou-se do missionário e disse:
- Peço ao senhor que amanhã passe por aquela mesma rua.

No dia seguinte, o buraco havia desaparecido. Para satisfação de todos, quem levava a cruz era o mesmo homem, o prefeito, que ganhou mais simpatia do povo.

A fé e a política são como duas rodas de uma bicicleta. As duas são diferentes, mas caminham juntas e uma depende da outra. Quem ama a Cristo sonha em implantar no hoje e no aqui o mundo novo desejado por ele. E isto não é possível sem a política.

Na democracia, o poder emana do povo. O povo é a autoridade maior. Por isso, vamos, como cristãos católicos, exercer este nosso poder, aproveitando todas as oportunidades, como fez aquele missionário.

(Fonte: Pe. Clóvis de Jesus Bovo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário