Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 12/06/2016


Domingo, 12 de junho de 2016



“Não venci todas as vezes que lutei. Mas perdi todas as vezes que deixei de lutar.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 7,36-8,3

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora".
40Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, Mestre!"
41"Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, cinqüenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?"
43Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente".
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.
47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”.
48E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados".
49Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?"
50Mas Jesus disse à mulher: "Tua fé te salvou. Vai em paz!"
8,1Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher e Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

O Evangelho de Lucas é o evangelho da misericórdia de Deus. Servindo-se das diferenças entre a mulher pecadora e o fariseu Simão, o evangelista apresenta Jesus como o Deus que perdoa e ama sem condições.

A mulher, conhecida na cidade como pecadora, aproxima-se de Jesus. Em silêncio, sem nada exigir, demonstra-lhe todo o seu amor. As suas lágrimas são um misto de dor e alegria, pois carregam o sofrimento de quem é vítima da hipocrisia e do preconceito, mas também a felicidade de sentir-se amada e, por isso, perdoada pelo Mestre. Reconhecendo-se pecadora, a mulher reconhece o amor de Jesus, aproxima-se dele e com perfume demonstra-lhe seu amor. Um verdadeiro caminho de fé e libertação, modelo para todos nós, seguidores de Jesus.

Já o fariseu, em vez de se considerar devedor a Deus, necessitado do seu perdão, faz julgamentos sobre Jesus. Toma distância da pecadora e espera que o Mestre siga sua lógica, que divide as pessoas em boas e ruins, em pecadoras e santas, em merecedoras da bênção ou do castigo de Deus. Mas, com a história dos dois devedores perdoados, Jesus faz o fariseu tomar consciência do rigorismo com que vivia as relações, bem diferente do amor da mulher que sente necessidade de agradecer, com gestos concretos, a quem lhe havia perdoado.

A atitude do fariseu mostra que o amor de gente que se diz religiosa pode por vezes se confundir com uma relação superficial e legalista para com Deus. O Mestre ensina a acolher quem está afastado, quem é vítima da hipocrisia e do preconceito, quem está necessitado de amor. Nossa atitude é a de seguidores de Jesus à medida que nos sentimos necessitados do perdão de Deus e à medida que nos sentimos perdoados por um Deus que vai além de toda mesquinhez desumana.

O amor de nosso Deus é sempre maior, é infinito. Dele só pode vir o perdão, que gera amor e alegria. Mas o que carregam hoje nossas lágrimas, e como estamos demonstrando ao Mestre nosso agradecimento?








VÍDEO DA SEMANA

Escolhas e consequências - Pe. Fábio de Melo

https://www.youtube.com/watch?v=1XayQtVc6vM







MOMENTO DE REFLEXÃO


Se é para ir ao açougue, e se o dinheiro dá, leve a melhor carne, se pode comprar file-mignon vai levar "coxão-duro" para o bife?



Vai comprar uma roupa?
Então escolha o melhor tecido, o melhor caimento e por favor: escolha o número que se ajuste ao seu corpo.
Na hora do perfume, gosto não se discute, cada um com o seu, mas por favor, não exagere, perfume é complemento, não é banho.


Vai prestar um concurso? Então primeiro estude, depois faça promessa, porque eu te garanto, nenhum "santo" "vai descer" em você para fazer a sua prova.


Todo mundo quer o melhor da vida!
Mas, poucos sabem o que é "o melhor".
Nos pedidos que fazem aos céus são infantis, acham que voltar com tal pessoa é o máximo, quando poderiam pedir para conhecer alguém que realmente valha a pena.


Muitos "bacharéis" estão tentando uma vaga de gari na prefeitura do Rio, tentando roubar a oportunidade de quem precisa ser "gari". E pode apostar, "vai chover" promessa para passar no concurso.


Gente desistindo da luta no meio do caminho, gente topando "qualquer coisa" para "ser feliz",
dando dízimo da aposentadoria da mãe, comprando fitinha benzida pelo "sei lá quem", e a auto-estima no chão, derrubada, vazia.


É hora de acreditar no seu potencial!
É hora de pedir caviar aos céus, acreditando que você merece o melhor.


É hora de deixar o vale da lamentação, dos gemidos, das doenças imaginárias e virar o jogo.


CHEGA! Chega de sofrer até pelo que não existe!
Só você, criatura divina, pode mudar o seu jogo. Não tem pastor, santo, anjo, padre abençoado, nem fita mágica que dê um jeito em quem não quer ter jeito!


Faça a sua parte, desperte, lute!
 

Caiu? Levante!
Escorregou? Apoie-se! Errou? Peça perdão e recomece.
Chorou? Limpe o rosto e prossiga! Doeu? Assopre e siga!
Tá sem rumo? Compre um guia.
Amou? Que bom, aprendeu o valor do amor.
Não deu certo? comece de novo.


É este o dia certo, para a pessoa certa, na hora certa:
Você é a pessoa certa, na hora certa, no dia certo.
O resto é confusão mental.
Por favor, queira ser feliz e lute por esse direito, a vitória só depende de você, não aceite migalhas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário