Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 16/05/2016


Segunda-feira, 16 de maio de 2016


“Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.”(Sócrates)




EVANGELHO DE HOJE
Mc 9,14-29

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco".
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio".
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos".
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!"
Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei".
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco".
27Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mais fiel".
28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!"
29Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"
30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
“(…) Todos nós queremos dar soluções rápidas para todos os problemas e, por isso, podemos ser surpreendidos porque não conseguimos revolvê-los de forma satisfatória ou eles voltam a acontecer. Isso acontece principalmente porque não paramos para refletir sobre o problema e não buscamos todos os meios necessários para a sua superação. Jesus, antes de realizar o exorcismo, conversou com o pai da criança e exigiu dele uma postura de fé. Depois, chamou a atenção dos discípulos sobre a necessidade da oração. DEVEMOS CONHECER PROFUNDAMENTE OS DESAFIOS QUE NOS SÃO COLOCADOS NO TRABALHO EVANGELIZADOR E NOS PREPARAR EM TODOS OS SENTIDOS PARA A SUA SUPERAÇÃO”. (Reflexão proposta pela CNBB)
Outro ponto de reflexão…
Jesus interpelava os discípulos que talvez “disputavam” com os mestres da lei sobre as verdades. Conseguem imaginar uma cena possível: Os mestres da lei tentando provar suas “teses” e os discípulos tentando convencê-los através da voz e dos milagres.
Uma cena provável e bem comum nos nossos dias… Pessoas sobre a “batuta” de cristãos tentando provar que Deus esta aqui e não ali, e às vezes cobrando financeiramente seus fieis, através da voz e dos milagres. Quantas aglomerações acontecem em templos e “igrejas” que se especializaram em “curar” pessoas de todos os males, visto que estes, na visão deles, são obra única do inimigo de Deus.
Esse “desencapetamento” (riso) é comum ser visto em igrejas neo pentecostais (pois não vemos isso nas igrejas evangélicas sérias). Ritos recheados de muita gritaria e cenas teatrais. Mas por que as pessoas procuram essas aglomerações? Por que essa prática tem chegado também a alguns segmentos católicos? Fácil de entender: Por que não gera compromisso!
A cura advém do compromisso e não somente da fala ou da esperança de um milagre. Sim! O milagre é obra de Deus, mas a fé é que move a insistência em continuar. Moisés, em Gênese, poderia “entregar os pontos” quando não viu o corvo voltar ou quando a pomba regressou sem novidades, mas ele insiste e é agraciado.
“(…) Passados quarenta dias, Noé abriu a janela, que tinha feito na arca, e soltou um corvo, que ficou revoando, até que secassem as águas sobre a terra. Soltou, também, uma pomba para ver se as águas tinham baixado sobre a face da terra. Mas a pomba, não achando onde pousar, voltou para junto dele na arca; porque as águas ainda cobriam a superfície de toda a terra. Noé estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e recolheu-a na arca. Esperou, então, mais sete dias e soltou de novo a pomba. Pela tardinha, ela voltou, e eis que trazia no bico um ramo de oliveira com as folhas verdes. Assim, Noé compreendeu que as águas tinham cessado de cobrir a terra“. (Gênesis 8, 6-11)
As pessoas que têm problemas que parecem sem solução têm dois convites: um a soltar novamente a pomba, ou seja, insistir e outro a buscar um “jeitinho”. Claro que não recrimino aquele que esta desesperado, mas mesmo no desespero é preciso continuar acreditando.
Nós que ajudamos a orientar os confusos, não podemos alimentar a esperança sem semear a fé, pois não esta sob nossa batuta a realização do milagre. Gerar expectativa sem alimentar com a fé pode gerar desanimo e incredulidade e conseqüentemente o afastamento das pessoas: “vou procurar uma igreja que resolva meu problema!”.
Jesus nos pergunta: Tens fé!?? “(…) Tudo é possível para quem tem fé”.
A nossa resposta deve ser bem parecida com o homem da narrativa desse evangelho
“(…) Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda”!
Deus nos concedeu talentos, dons e carismas e dentre eles anunciar a cura ao doente, mas antes disso é preciso semear a Boa Nova, para que ele (a) compreenda de fato de onde vem o poder de mudar sua vida. Conseguimos então entender a raiz da primeira leitura de hoje.
“(…) Toda sabedoria vem do Senhor Deus. Ela esteve e está sempre com Ele. Quem pode contar a areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? Quem poderá medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundeza do abismo? Antes de todas as coisas foi criada a sabedoria, a inteligência prudente vem da eternidade. Fonte da sabedoria é a palavra de Deus no mais alto dos céus“. (Eclesiástico 1, 1-5)
Um imenso abraço fraterno!







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Dominando a inveja
Luiz Marins


Há pessoas que ao em vez de olharem para os progressos, sucessos, coisas e fatos positivos de sua própria vida, ficam o tempo todo prestando atenção e "vivendo" as outras pessoas, querendo para si o que as outras têm, querendo ser o que as outras são, querendo viver o que as outras pessoas vivem. São pessoas que fazem da "inveja" o seu padrão de relacionamento humano. Não conseguem viver a própria vida e com isso atraem para si o descaso e o desdém dos normais. São dignos de pena, pois jamais conseguirão livrar-se de suas próprias amarras que as levam ao fracasso. É preciso dominar a inveja.
E como se comporta o invejoso ou invejosa? Ele fala mal de você por todos os motivos. Se você faz muito, é porque quer "aparecer". Se você não comparece é porque não quer participar. Se você fala está ruim. Se você fica quieto, é pior. Não há como agradar ou contentar pessoas que não estejam felizes consigo próprias e que vivem concentradas na vida alheia, no sucesso alheio. Essas pessoas não compreendem que quanto mais invejam, pior lhes será a própria vida, pois terão sempre a dimensão de seus fracassos pelo sucesso dos outros.
O invejoso não consegue a necessária paz para empreender, para ser proativo, para realizar coisas certas em benefício de sua empresa, das pessoas, de seus subordinados, de seus superiores. Ele está sempre "alerta", vendo, estudando, observando o que os outros estão falando, o que os outros estão fazendo, o que os outros estão ganhando, o que os outros estão sentindo. Nessa obsessão de "viver a vida alheia", o invejoso perde a si próprio e não sabe mais do que é capaz de pensar, realizar ou sentir.
Essas pessoas precisam de ajuda. Aconselhe. Faça-as ver que da forma como vivem e veem o mundo, nunca serão felizes. Mostre-lhes que a dimensão da felicidade e do sucesso está em fazer mais do que os outros esperam que façamos, em sermos "credores", pois no relacionamento humano e social, a inveja impede o sucesso.
Leve-as a ver seus próprios pontos positivos, suas virtudes e suas possibilidades de vencer pelos próprios méritos. A pessoa invejosa é uma pessoa doente que não suporta a si própria, não suporta sua imagem e somente consegue se olhar através do espelho do sucesso alheio.
Pode parecer antigo falar de "inveja" em pleno 2014, mas sempre é preciso falar dela, pois é um mal que precisa ser dominado por quem queira ter sucesso. Dominar a inveja é o primeiro passo para ser feliz!
Pense nisso. Sucesso!






MOMENTO DE REFLEXÃO


Desde crianças, somos mal-educados sobre o uso do dinheiro – seus vários perigos e como ele pode ser bom demais para a gente. Não se trata de maldade por parte de nossos pais, mas de ignorância mesmo. O brasileiro parece ter repulsa por quem tem dinheiro. Ou inveja. Não sei o que é pior. É melhor ter saúde que ter dinheiro!, dizem e a gente repete, com um rostinho de humildade, interiormente se congratulando por sermos tão “puros”.
O problema é que a antítese de saúde é enfermidade - não dinheiro. O contrário de prosperidade é miséria – não saúde! O melhor é ter saúde e ter dinheiro. Ruim é estar doente e não ter dinheiro. Misturamos tudo e saímos vida a fora, inimigos da prosperidade. O que devemos rejeitar é ser servo do dinheiro. Todas as minhas células rejeitam adorar dinheiro!
Adoro somente ao Senhor. Mas, em Cristo, posso experimentar vida com abundancia – quer espiritual, quer material. João faz votos pela prosperidade da gente: “desejo que te vá bem, assim como bem vai a tua alma. Deuteronômio 28 fala da prosperidade dos que temem ao Senhor. Leia todos os textos que fala sobre bem-aventuranças. No primeiro salmo, escrito está e está bem escrito que o justo “tudo quanto fizer prosperará”.
Muitos homens de Deus foram prósperos e não negociavam a fé, entre eles cito Jó e Daniel. Todo cuidado é pouco com a ganância, a avareza, a cobiça – enfim, com o amor ao dinheiro. Mas, isso não deve nos empurrar para o lado oposto – o amor à miséria e à mediocridade financeira.

Pr. Geraldo Magela



Nenhum comentário:

Postar um comentário