Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 09/05/2016


Segunda-feira, 09 de maio de 2016


“Como faço uma escultura? Simplesmente retiro do bloco de mármore tudo que não é necessário.” (Michelangelo)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,29-33

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora — e já chegou — em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”
 www.paulinas.org.br/diafeliz


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Essa é uma grande verdade: NUNCA ESTAMOS SÓS!
Realmente o mundo que vivemos cada vez mais nos apresenta a solidão, a depressão, o medo. Se trabalharmos, temos que nos “acostumar” com a inveja, as perseguições, os “puxões de tapete”; se queremos crescer ou mudar o mundo ao nosso redor e fugir na inércia, precisamos aprender a filtrar os novos adjetivos que surgirão: como “arrogantes”, “prepotentes”, “exibicionistas” (…).
No trabalho social e comunitário NUNCA teremos sossego, mas em Deus SEMPRE teremos paz. “(…) No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.
Talvez esse seja o grande conforto que precisamos ter ao levantar para um novo dia. Nossas discussões comunitárias, no trabalho, na escola, devem nos monitorar e nos fazer crescer. As posições contrárias devem existir para que eu não cometa o pecado de acreditar que estou sempre certo e fazer sempre o que quero e do jeito que quero.
Ao discutir e apresentar nossas opiniões deve culminar num consenso que seja orientado pela razão. Não podem trazer problemas pessoais com eles, digo isso que por vezes, no nosso dia-a-a-dia tomamos decisões motivadas ou carregadas de sentimentos pessoais. Nossa humanidade às vezes se “desapega” do que Deus quer ai temos algo que chamamos de INTERESSE ÚNICO E PESSOAL.
Agindo assim não desistimos da caminhada, mas passamos a lutar desamparados e sozinhos somos mais susceptíveis às quedas e fracassos. “(…) Então agora vocês creem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho”.
Lembro de um testemunho de um amigo que era um grande pregador. Conta ele que certa vez foi tomado de tanto orgulho e soberba que se “dava ao luxo” de não se preparar para uma condução ou pregação. Tinha muito conhecimento e era visível o quanto Deus agia através de suas palavras.
Certa vez ao sair de casa para uma pregação foi surpreendido por um pombo que defecou sobre ele sujando assim toda sua roupa. Naquele momento fez uma profunda reflexão: que sua soberba não tinha poder algum sobre o mundo ao seu redor. O que havia lhe acontecido talvez tenha lhe alertado da distancia que estava do que Deus realmente queria. Que apesar da sua profunda boa vontade, agia como aquele jovem rico que um dia indagou a Jesus.
“(…) Certo líder judeu perguntou a Jesus: Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: Não cometa adultério, não mate, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe. O homem respondeu: Desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos. Quando Jesus ouviu isso, disse: FALTA MAIS UMA COISA PARA VOCÊ FAZER. Venda tudo o que você tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o homem ouviu isso, ficou muito triste, pois era riquíssimo”. (Lucas 18, 18-23)
O que falta pra mim hoje?
Para vencer as tramas desse mundo precisamos muito mais do que apenas de nós mesmos. Se assim continuarmos a agir, em algum momento também seremos perseguidos e apedrejados e lá sucumbiremos. “(…) Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz”.
Somos ricos quando estamos presos ao tronco, como jabuticabas, em Deus. Nossos frutos estão atrelados a sua presença; murchamos longe Dele.
“(…) Exorta os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança nas riquezas volúveis, mas em Deus, que nos dá abundantemente todas as coisas para delas fruirmos. Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, comunicativos, ajuntem um tesouro sólido e excelente para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida”. (I Timóteo 6, 17-19)
Um Imenso abraço fraterno.









MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Dois sentidos não assam milho
Prof. Marins
Cheguei cedo para o churrasco na fazenda de um amigo no interior. Quando cheguei, a cozinheira, atarefada me disse:


"- Ainda bem que o senhor chegou! A carne está na churrasqueira lá no fundo e eu tenho que olhar o arroz e o feijão e ainda fazer a farofa. E eu fico correndo daqui prá lá e o feijão começou a queimar. Isso não dá certo! Dois sentidos não assam milho!"

Ouvi aquilo com atenção e fiquei pensando no que significaria aquele "Dois sentidos não assam milho...". Perguntei à velha cozinheira e ela me deu uma verdadeira aula de "foco".

Ela me disse: "- As coisas só dão certo quando a gente presta atenção numa coisa de cada vez. As coisas só dão certo quando a gente faz uma coisa de cada vez. Não adianta querer fazer as coisas com dois 'sentidos' (isto é "direção"). A gente tem que ter um 'sentido' só, uma direção só. Tem gente que quer ir aqui e ali ao mesmo tempo e acaba não indo prá lugar nenhum. E o milho não assa! E o milho queima!"


E eu fiquei pensando na sabedoria popular. Na sabedoria dos mais velhos. Na sabedoria das pessoas simples. A gente estuda, estuda, lê livros complicados, faz cursos no mundo inteiro, para muitas vezes nem chegar perto da sabedoria de uma senhora analfabeta que com "bom senso" diz e sabe das coisas que realmente importam na vida.

As maiores autoridades mundiais em administração e gestão hoje falam da importância do "foco" para pessoas e empresas. As empresas e pessoas têm que ter "foco", isto é, concentrar-se nas suas fortalezas. A falta de foco faz com que as empresas não consigam formar a necessária "identidade" de marca na cabeça de seus clientes. Sem foco as pessoas não conseguem se desenvolver, investir em si próprias, ter sucesso.

Nesta semana, pense nisso. Será que não temos o péssimo hábito de querer fazer tudo ao mesmo tempo e deixamos o milho queimar? Lembre-se que "dois sentidos não assam milho"


Pense nisso. Sucesso!







MOMENTO DE REFLEXÃO

Arrume tempo para ser feliz.
É fundamental que você não repare apenas nas flores, mas tenha tempo para sentir seus odores e apreciar suas cores e, principalmente, disponha de tempo para oferecer uma flor para alguém.

Arrume tempo para a boa música.
É fundamental que você ouça uma boa música, mas mais importante ainda é deixar que a música flua e limpe a sua alma, que ela penetre no seu ser e que você viva cada nota.

Arrume tempo para relaxar.
Tenha tempo para se deixar levar pelas coisas simples da vida como meditar, orar, se emocionar, brincar no parque, andar de patins, de bicicleta ou simplesmente não fazer nada...

Arrume tempo para uma viagem.
Pode ser uma viagem curta ou longa, tudo depende de sua disposição, tempo e dinheiro. Mas, o mais importante é ter tempo para curtir a paisagem e não ficar esperando apenas pela chegada ao destino final.

Arrume tempo para uma boa leitura.
Leia um livro, mas tenha tempo para ler e viajar com os personagens até aonde a emoção puder levá-lo.

Arrume tempo para organizar-se.
É fundamental ter tempo para organizar suas coisas, mas é fundamental ter um tempo para organizar suas idéias, seus desejos e reciclar seus sonhos. Sonhos parados são como água estagnada, criam limo, parasitas e doenças.

Arrume tempo para a família.
É fundamental criar os filhos, namorar (mesmo depois de 30 anos de casados), bater papo com os pais, com os irmãos, com os amigos mais próximos. Mas é muito importante que você não guarde mágoas, por isso a conversa ainda é a melhor resposta contra as dúvidas, dores e separações.

Arrume tempo para Deus.
É fundamental contar com Deus. Seja qual for sua crença, seja qual for sua religião, sem Deus é impossível ser plenamente feliz. Quanto tempo de sua vida é dedicado a Ele? Quantos "minutinhos" você dedica à leitura de um salmo, um versículo, uma passagem da Bíblia para meditar e praticar mudanças? Quanto de suas decisões tem a opinião de Deus?

Arrume tempo para o amor.
Ame-se!
Ame muito.
Não se importe com as dores e decepções do amor. Infeliz é aquele que ainda não viveu um grande amor, e todo amor fica enorme quando você respeita o sentimento que habita em você e existe para fazê-lo feliz!

Arrume tempo para você.
Sem medo de ser feliz!

Paulo Roberto Gaefke






Nenhum comentário:

Postar um comentário