Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 26/05/2016


Quinta-feira, 26 de maio de 2016


“Faça que seus familiares te reverenciem mais que te temam, pois o amor segue a reverência, mas o ódio ao temor.” (Demóstenes)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 9,11b-17

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


E Jesus os recebeu, falou a respeito do Reino de Deus e curou os que precisavam ser curados.
Estava anoitecendo, e por isso os doze apóstolos foram e disseram a Jesus:
- Mande esta gente embora. Eles podem ir aos povoados e sítios que ficam por perto daqui e lá encontrarão o que comer e onde ficar, pois este lugar é deserto.
Mas Jesus respondeu:
- Dêem vocês mesmos comida a eles.
Os discípulos disseram:
- Só temos cinco pães e dois peixes. O senhor quer que a gente vá comprar comida para toda esta multidão?
Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Jesus ordenou aos seus discípulos:
- Mandem o povo sentar-se em grupos de mais ou menos cinqüenta pessoas.
Os discípulos obedeceram e mandaram que todos se sentassem. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus por eles. Depois partiu os pães e os peixes e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda encheram doze cestos com os pedaços que sobraram.

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITANDO O EVANGELHO
Rvdo. D. Manuel COCIÑA Abella
(Madrid, Espanha)


Hoje é o maior dia para o coração de um cristão, porque a Igreja, depois de comemorar a Quinta-feira Santa a instituição da Eucaristia, busca agora a exaltação deste augusto Sacramento, tratando de que todos o adoremos ilimitadamente. «Quantum potes, tantum aude...», «atreva-se a tudo o que possas»: este é o convite que nos faz santo Tomás de Aquino em um maravilhoso hino de louvor à Eucaristia. E este convite resume admiravelmente quais devem ser os sentimentos do nosso coração ante a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Tudo o que possamos fazer é pouco para tentar corresponder a uma entrega tão humilde, tão escondida, tão impressionante. O Criador do céu e da terra se esconde nas espécies sacramentais e nos oferece como alimento de nossas almas. É o pano dos anjos e o alimento dos que estão em caminho. E é um pão que nos dá em abundância, como se distribuiu sem taxa o pão milagrosamente multiplicado por Jesus para evitar o desfalecimento dos que o seguiam: «E todos comeram e ficaram fartos. Do que sobrou recolheram ainda doze cestos de pedaços.» (Lc 9,17).

Ante essa super abundância de amor, deveria ser impossível não ter uma resposta. Um olhar de fé, atento e profundo, a este divino Sacramento, deixa passo necessariamente a uma oração agradecida e a um despertar do coração. São Josemaria acostumava fazer eco em sua prédica das palavras que um ancião e piedoso prelado dirigia aos seus sacerdotes: «Trate-o bem».

Um rápido exame de consciência nos ajudará a advertir que devemos fazer para tratar com mais delicadeza a Jesus Sacramentado: a limpeza de nossa alma —sempre deve estar em estado de graça para recebê-lo—, a correção no modo de vestir —como sinal exterior de amor e reverência—, a freqüência com a que nos aproximamos a recebê-lo, quando vamos visitá-lo no Sacrário... Deveriam ser incontáveis os detalhes com o Senhor na Eucaristia. Lutemos por receber e por tratar a Jesus Sacramentado com a pureza, humildade e devoção de sua Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos santos.








MUNDO ANIMAL

7 dicas valiosas para adotar um gato

A população de gatos nos lares brasileiros vem crescendo nos últimos anos, acompanhando uma tendência já bastante comum em lares americanos e europeus.
A falta de espaço, a falta de tempo, a rotina frenética das cidades são alguns dos fatores que levam as pessoas escolherem o gato como animal de estimação. Um dado curioso é que, diferentemente do que ocorre com os cães, a maioria das pessoas opta pela adoção na hora de ter um gatinho. Algumas dicas são valiosas para o sucesso na introdução e na adaptação dos novos amigos.

1 – Você está preparado?
Evite tomar atitudes por impulso ou modismo. Adotar um gatinho exige responsabilidade, dedicação, cuidado, paciência e afeto. Reflita se você está pronto para os prazeres e benefícios desta companhia, mas também para as responsabilidades e escolhas necessárias do dia a dia.

2 – Informe-se
Busque saber mais sobre a espécie, seus hábitos, preferências e curiosidades. Pesquise as particularidades de machos e fêmeas para decidir qual perfil se enquadra melhor na sua preferência. Converse com pessoas que têm gatos e saiba como é a experiência, quais foram as dificuldades e quais as soluções encontradas para elas.

3 – Levante referências sobre os locais onde pretende realizar a adoção
Visite, pesquise, pergunte. É importante saber as condições do ambiente e de saúde dos animais para não ter surpresas desagradáveis apos a adoção. Nada impede uma pessoa de adotar um animal doente que precise de carinho e cuidados, mas ela precisa estar ciente e concordar com isto.

4 – Consulte um veterinário
Durante toda a vida o bichano precisará de cuidados médicos na prevenção de doenças, orientações de manejo, higiene, além de tratamentos específicos. Por isso vale a pena conversar com um veterinário para se orientar antes de trazer o gato para casa.

5 – Interaja antes de decidir
Na data escolhida para a adoção, reserve tempo na agenda. É importante observar e interagir com os animais antes de escolher aquele que será seu companheiro por uma vida. Pode ser adulto ou filhote, alguns minutos de brincadeiras e observação já podem direcionar a sua escolha.

6 – Prepare a casa
Antes de levar o gato para casa deixe-a preparada com a caminha, bandeja sanitária, comedouro, bebedouro, ração, brinquedos e arranhador. A rotina deve ser pensada antes da chegada do novo hóspede para facilitar a convivência e a adaptação.
7 – Vacine, vermifugue e castre
Caso isso ainda não tenha sido feito no abrigo, faça o mais rápido possível. Só assim você terá um animal saudável e livre de várias doenças.
Seguindo estas dicas, as chances de sucesso desta história que se inicia são enormes.








MOMENTO DE REFLEXÃO



Havia, na antiguidade, um rei que gostava de ser elogiado e homenageado. No entanto, ele tinha um defeito físico notável: Seu monstruoso nariz era extremamente feio e deformado. Por isso, não deixava nenhum pintor retratá-lo, já que naquele tempo não havia fotografia.

No entanto, quando estava velho, seu filho e sucessor insistiu tanto que conseguiu que o pai permitisse ser pintado em uma tela, a fim de ser colocada na galeria dos reis do reino. Mas o pai estabeleceu uma condição: Só aceito se o artista me pintar a contento. Os três melhores pintores do reino foram convocados.

O primeiro retratou o monarca tal e qual, com o seu narigão horripilante. O rei recusou a pintura e mandou prender o artista.

O segundo pintou o rei fielmente, com exceção do aberrante nariz, em cujo lugar colocou um belo e irrepreensível nariz. O rei sentiu-se ridicularizado e mandou prender também este artista.

Chegou a vez do terceiro pintor. Este, conhecendo a paixão do rei pela caça, retratou-o portando uma carabina e apontando-a em direção a uma raposa. E a arma cobria-lhe justamente o nariz. Vendo o quadro, o soberano sorriu satisfeito e recompensou largamente o artista.

A estória retrata três atitudes nossas. A primeira é a franqueza exagerada, que pode ferir as pessoas. A segunda é a mentira, distorcendo os fatos, a fim de agradar aqueles a quem desejamos conquistar. E a terceira atitude, a ideal, é expor sempre a verdade, mas evidenciando o que é útil e edificante, e desfocando os aspectos menos construtivos.
Que o bom Deus nos ajude a sermos sempre fieis à verdade, mas não a expondo quando isso pode prejudicar o nosso próximo. Nós temos o direito de ocultar aquela parte da verdade que pode prejudicar alguém.

(Fonte: Pe. Jesus Bringas)





Nenhum comentário:

Postar um comentário