Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 25/05/2016


Quarta-feira, 25 de maio de 2016


“Faça o que puder, com o que tiver, onde estiver. “(Theodore Roosevelt)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 10,32-45

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”
38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós be­bereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.”

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Notamos no evangelho de ontem que tanto os discípulos quanto nós precisamos nos policiar no que se diz a verdadeira face de ser cristão. Ontem notamos que o desapego é um passo importante na construção de pessoas melhores… E hoje?
Sim! É natural e humano que precisamos de elogios e reforços positivos para continuar a caminhar. Sabemos que não é o certo, mas nossa motivação e alegria são bem atreladas aos “tapinhas nas costas” que recebemos. Seria hipócrita se dissesse que isso não existe, mas o que tenho a dizer é que para isso também é preciso disciplina e sobriedade.
Quanto à disciplina…
É importante saber que nem tudo que queremos, teremos, mas que tudo que pedimos, Deus sempre nos ouve. Os apóstolos pediam muito mais do que haviam ganho o direito de ter ou lutado para conseguir. Jesus narrava sua sina e sua morte, no entanto havia apenas a preocupação com que seriam, que posto teriam ou ocupariam no céu.
Jesus sondava seus pensamentos; mexia com seus paradigmas; fazia vibrar os conceitos. Ele já havia exortado que o menor seria o maior, que aquele (a) que fosse, por amor a mensagem de vida, humilhado, seria no fim exaltado, mas como nós, os discípulos estavam presos a uma cadeia, denominada por Augusto Cury como cárcere intelectual.
“(…) Um dos maiores problemas enfrentados por Cristo era o CÁRCERE INTELECTUAL em que as pessoas viviam, ou seja, a RIGIDEZ INTELECTUAL com que elas pensavam e compreendiam a si mesmas e ao mundo que as envolviam. Por isso, apesar de falar da fé como ausência da dúvida, ele também era um mestre sofisticado no uso da arte da dúvida. Ele a usava para abrir as janelas da inteligência das pessoas que o circundavam”. (Augusto Cury – Mestre dos mestres)
A disciplina esta em não se render as pequenas coisas, que aos nossos olhos parecem valiosas.
Quanto à sobriedade…
Estar sóbrio é estar centrado, lúcido, apto a entender e responder pelo que esta acontecendo. O que Deus faz em nós e através de nós deve ser dado os créditos a Ele, portanto nenhum de nós deve “se achar” por ter feito o seu trabalho bem feito. Deus tanto age no “Chico” quanto no “Francisco” e os milagres não acontecem somente pelas mãos desse ou daquele padre famoso, mas pelo filho de Deus que consegue tocar o Senhor.
Quarta feira passada o evangelho narrava o pedido do Senhor para que não segregássemos aqueles que fazem e trabalham em Seu nome, mas algo é preciso ser dito diante desse fato: nossa maldade tem impedido que se cumpra.
Quantas pessoas talentosas existem em nossas comunidades, mas não são treinadas, ouvidas, levadas em consideração? Quantos “Davis” se escondem em meio a irmãos imaturos prontos para conduzir nosso povo, nossos grupos, pastorais, mas que não recebem a devida chance, por não fazerem parte de uma panela, de um grupinho? Quantas comunidades sofrem pelo fato de pessoas assumirem permanentemente coordenações de movimentos, EACs e CPCs como se fossem “donos”?
Sofremos em nossas comunidades, pois nossas lideranças não sabem educar, temem dizer “não”, são relutantes ao novo; nossos grupos sofrem pois ensinaram sobre os milagres que aconteciam a dois mil anos, esquecendo de mostrar que existe um milagre a cada manhã que temos a graça de levantar. Muita gente perdeu a fé, pois espera muito mais do que realmente trabalha para obter.
Observemos a primeira leitura:
“(…) Dai a recompensa àqueles que esperam em vós, mostrai que os vossos profetas tinham razão. Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos”. (Eclesiástico 36, 18-19)
Lembremo-nos do evangelho : Buscai primeiro o reino de Deus e tudo mais nos será dado por acréscimo e não Buscai primeiro “tudo mais” e Deus será lhe dado por acréscimo.
Busquemos a disciplina e a sobriedade! Elogios e prodígios nos movem, mas é a fé, o amor e a caridade que nos sustentam.
Um imenso abraço fraterno.









CURIOSIDADES

Você sabia?


18 fatos raros e bizarros sobre a Segunda Guerra Mundial


Na 2ª Guerra Mundial foi um grande conflito militar global que durou entre os anos de 1939 a 1945, e envolveu a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências mundiais. A Segunda Guerra Mundial foi a maior guerra da história e chegou a ter 100 milhões de militares mobilizados.

Essa guerra foi marcante pois aconteceram milhares de coisas marcantes, como o Holocausto por exemplo, e também a única vez onde armas nucleares foram utilizadas em combate. Existem várias curiosidades sobre essa guerra, e a intenção de nós fazermos essa matéria é justamente revelar algumas curiosidades desse grande e triste acontecimento mundial.

Então, confira agora a nossa lista com os 18 fatos raros e um tanto bizarros sobre a 2º Guerra Mundial:

1 – O primeiro alemão morto

O primeiro militar alemão morto na guerra não foi por um americano, e sim pelos japoneses.

2 – O primeiro americano morto

O primeiro americano morto na guerra também não foi morto por um alemão, e sim pelos russos.

3 – Holocausto

A Polish Católica Stanislawa Leszczynska entregou 3.000 recém nascidos no campo de concentração de Auschwitz, durante o Holocausto na Polônia.

4 – Papeis higiênicos

Na Segunda Guerra Mundial, os soldados britânicos podiam usar até três folhas de papel higiênico por dia, os americanos podiam usar cerca de 22.

5 – Carros

Em 1941, cerca de 3 milhões de carros foram fabricados nos EUA e apenas 139 foram fabricados durante toda a guerra.

6 – União Soviética

Apenas 20% dos homens que nascera na União Soviética em 1923 sobreviveram a Segunda Guerra Mundial.

7 – O soldado mais jovem

Nessa guerra, o soldado mais novo do exército dos EUA se chamava Calvin Grahan e tinha apenas 12 anos de idade. Ele conseguiu ir para a guerra pois mentiu sua idade quando se alistou na Marinha dos EUA e sua idade real só foi descoberta quando ele foi ferido.

8 – Submarinos

Apenas 1 em cada quatro homens que serviram os submarinos na guerra conseguiram sobreviver.

9 – Stalin

O cerco feito por Stalin resultou em mais mortes dos russos (militares e civis) do que a morte dos americanos e dos alemães em toda a Segunda Guerra Mundial.

10 – Hamburguer

Para evitar o nome de som alemão “Hambúrguer” durante a Segunda Guerra Mundial, os americanos usaram o nome “Liberty Steak”.

11 – Adolf Hitler e Henry Ford

Adolf Hitler e Henry Ford possuíam uma fotografia do outro em uma bela moldura e colocada em suas mesas.

12 – Sobrinho de Adolf Hitler

O sobrinho de Adolf Hitler, William Hitler, serviu na Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

13 – México

Nessa guerra, grande parte da rede de espionagem japonesa estava realmente localizada no México.

14 – Russos

A taxa de mortalidade para os prisioneiros de guerra em campos russos era de 85%.

15 – Elefante

A primeira bomba que foi lançada sobre a cidade de Berlim pelos aliados matou o único elefante do zoológico de Berlim.

16 – Tóquio

Se fosse necessário ter uma terceira bomba atômica nessa guerra, a cidade alvo que teria sido destruída seria Tóquio.

17 – Hiroo Onoda

Hiroo Onoda, um oficial da inteligência do Exército Imperial japonês, que lutou na 2º Guerra Mundial, nunca chegou a se render, desde 1945. Apenas em 1974, quase 30 anos depois, seu ex-comandante viajou do Japão até as Filipinas para dizer a Hiroo Onoda que a missão tinha sido abortada, e só assim ele desistiu da guerra.

18 – Número de mortes

Na 2º Guerra Mundial, morreram entre 50 e 70 milhões de pessoas, 80% das mortes que vieram de formulários eram de apenas 4 países: Rússia, China, Alemanha e Polônia. Mais de 50% das vítimas eram civis, a maioria dos civis eram mulheres e crianças.

E aí amigos, já sabiam de todas essas curiosidades sobre a 2º Guerra Mundial?








MOMENTO DE REFLEXÃO


Bom dia!
“(…) Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda“.
Esse é um dos grandes problemas que ainda nos rondam: pessoas acharem que são melhores, “mais certas”, mais “salvas” do que outras. Isso digo, em todas as instancias, inclusive nos relacionamentos que temos em comunidade.
Surpreendeu-me certa vez um sacerdote que usou da homilia para criticar o trabalho da equipe de canto (isso é lugar para fazer esse comentário?); já não surpreende o som alto de alguns ministérios querendo aparecer mais que o próprio Cristo durante a missa (hunf!).
Essas pessoas fazem da vaidade, do orgulho e da soberba suas moedas mais preciosas. Quem tem o direito de impor o certo ou errado tendo várias concepções de certo e errado? Como o reino pode crescer se os súditos se acham mais importante que o rei? Se não houver desapego, como pode esse rico alcançar o céu?
“(…) E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos”! Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: “Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas! É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”. Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: “Quem pode então salvar-se”? Olhando Jesus para eles, disse: “Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível. “. (Marcos 10, 23-27)
Semana passada rezávamos pela união dos cristãos, partindo disso, a falta de união dentro de um ambiente, de forma especial, numa comunidade, se reflete perseverança das pastorais e de forma ímpar na liturgia. Quantas discussões ainda surgem entre cerimonialistas (ou ritualistas) e liturgistas?
Os cerimonialistas desejam uma missa tradicional, onde o povo é um espectador passivo; é repleta de lindos simbolismos, mas padece no feedback com as pessoas. Os liturgistas procuram uma missa com adaptações, pois estamos num outro país, numa outra dinâmica cultural e não no ambiente frio de Roma. Respeitam as rubricas, perdem na tradição, mas ganham em calor humano.
Vai saber quem está correto!! Enquanto não se decidem, não cedem, não partilham, (…) esses dois pesados elefantes arrasam com o capim. Um capim chamado COMUNIDADE. Será que sabem o que a igreja pensa sobre isso ou somente seus quereres (pra não dizer egos) são levados em conta?
Existe um livro orientativo que norteia quase tudo que acontece na missa. Ele é chamado de Introdução Geral ao Missal Romano (IGMR). Como é “introdução” ele oferece pistas e diretrizes para uma celebração que contempla a tradição e a realidade. Vou deixar dois exemplos.
QUANTO AO CANTO esse documento diz “(…) EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES, O CANTO GREGORIANO ocupa o primeiro lugar, como próprio da Liturgia romana. OUTROS GÊNEROS DE MÚSICA SACRA, especialmente a polifonia, não são absolutamente excluídos, CONTANTO QUE SE HARMONIZEM COM O ESPÍRITO DA AÇÃO LITÚRGICA E FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS”. (IGMR, § 41).
Note que tanto Padres quanto Músicos têm que rever suas atitudes. Estão, por vezes, se comportando como Tiago e João e talvez não percebam.
QUANTO AO CELEBRANTE QUE MUDA TUDO NA HORA… “(…) Por conseguinte, na organização da Missa, o sacerdote LEVARÁ MAIS EM CONTA O BEM ESPIRITUAL DE TODA A ASSEMBLÉIA DO QUE O SEU PRÓPRIO GOSTO. Lembre-se ainda de que a escolha das diversas partes deve ser feita em comum acordo com os que exercem alguma função especial na celebração, sem excluir absolutamente os fiéis naquilo que se refere a eles de modo mais direto”. (IGMR, § 352).
O centro da Celebração é Jesus e não o padre ou o músico. Brecar, perseguir, dificultar a livre expressão dos movimentos e pastorais é gol-contra. “Tiagos e Joãos” que servem em suas comunidades deveriam ler mais os documentos da igreja (e segui-los) e verificar que estes dão liberdade para ALGUMAS adaptações e não ficar procurando “cabelo em ovo”.
A missa é a expressão da fé de todos que ali, rezam, cantam e comungam e não de uma pastoral ou um sacerdote. “(…) Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”.
Certa vez, num site de uma equipe de música, havia uma mensagem: “HOJE, NOSSA EQUIPE ESTARÁ SE APRESENTANDO NA MISSA DA COMUNIDADE TAL”… Vê se pode?!! É show? Ai como não dar razão ao padre?
Dom Bosco testava a batina dos seus noviços e jovens padres, pois sendo finas ou delicadas demais não eram adequadas ao serviço. Jovens e crianças se aproximavam tanto deles que por vezes sua roupa era testada aos puxões.
Texturas mais resistentes nem sempre eram as mais belas. A igreja, a messe, precisa de gente disposta ao serviço, a encarrar os puxões (inclusive de orelha)… Então, que tal testar, como Dom Bosco, a força da sua obediência? Esta delicada demais para chamarem sua atenção?
Perceba o que esta escrito no Missal Romano “LEVARÁ MAIS EM CONTA O BEM ESPIRITUAL DE TODA A ASSEMBLÉIA DO QUE O SEU PRÓPRIO GOSTO”.
Façamos mais pelo reino. Quem não ajunta, espalha!
Leve esse texto pra sua equipe de Liturgia!
Um imenso abraço fraterno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário