Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 29/04/2016


Sexta-feira, 29 de abril de 2016


“Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes.”(William Shakespeare)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 15,12-17

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros.
www.paulinas.org.br/diafeliz


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Amar… “(…) O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês”.
Amar talvez seja às vezes relevar; talvez seja por vezes “deixar prá lá”, passar “uma borracha”; “por uma pedra em cima”, (…); talvez seja por vezes pegar o telefone e ligar; talvez seja mandar um email, uma carta; talvez amar seja lembrar-se do aniversário, da data especial; talvez seja participar mais das alegrias e tristezas; talvez seja levar a boa nova a quem precisa, a quem não a conhece, a quem padece…
“(…) O homem, eternamente idealizado por Deus e eleito em Jesus Cristo, só se realiza plenamente como imagem de Deus, e com imagem de Jesus Cristo se conviver com seus irmãos em verdadeira comunhão fraterna para juntos desenvolver uma atuação que chegue a transformar o mundo.” (Cf. PUEBLA §184)
Amar talvez seja também exortar, chamar a atenção, corrigir, restringir, retirar, dizer não, (…). Amar não é só dizer SIM; amar não é dar tudo que se pede; é ensinar o valor que tem as coisas e também o valor que tem as pessoas. Amar é buscar conhecimento, novas alternativas e soluções, é ser criativo, é chegar cedo no compromisso, é devolver o troco que foi dado errado, é cumprir as leis, inclusive do semáforo…
Amar é dar carona; é se compadecer daquele que precisa; é olhar com bons olhos a força da juventude; é ainda dar chances ao velho que ainda quer trabalhar. Amar é ser justo e também lutar pela justiça. Amar é impregnar o ar ao seu redor e daqueles que nos rodeiam do que Jesus deixou, como aquele perfume forte que usamos quando nos arrumamos para sair, ir a festa, passear…
Amar é romper os muros que nos afastam daqueles que mais precisam; é ir atrás, não esperar, é buscar; é emprestar o talento, o dom, o carisma para a comunidade; é levar a palavra a todos os cantos e a todas as pessoas; é não “eleger” os salvos, é preocupar-se com as ovelhas…
(…) Deus “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2, 4), isto é, de Jesus Cristo. É preciso, pois, que Cristo seja anunciado a todos os povos e a todos os homens, e que desta forma a Revelação chegue até as extremidades do mundo: Deus dispôs com suma benignidade que aquelas coisas que revelara para a salvação de todos os povos permanecessem sempre íntegras e fossem transmitidas a todas as gerações. (§ 74 Catecismo da Igreja Católica)
Entender o amor é acreditar que não foi em vão que Ele se entregou na cruz; que nenhum dos seus apóstolos deu sua vida por nada; é entender que cada um tem um chamado, uma missão, um projeto… “(…) O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês”.
Entender o amor é respeitar a sua própria dor, mas mesmo assim ter forças para ajudar aquele que sofre, mas que não consegue se reerguer; é parar de comparar e graduar seus sofrimentos com os dos outros; é aceitar a filiação com o Pai e parar de se comportar como escravo…
Amar é de certa forma transcende apenas o sentimento; amar é um gesto concreto.
“(…) Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens”. (Mateus 24, 45-47)
Amar vai além do abraço e do beijo. Amar é viver! Portanto viva, se importe, promova a vida!
Bom fim de semana!
Um imenso abraço fraterno







CULINÁRIA

Pizza de arroz.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de sobras de arroz cozido
• 2 ovos
• Meia xícara (chá) de óleo
• 2 colheres (sopa) de queijo ralado
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
(Pode acrecentar uma xicara de farinha de trigo se quiser)
Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador .

• Coloque a massa em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, e leve para assar em forno aquecido 180 graus, por aproximadamente 15 `a 20 minutos.

• Retire do forno, espalhe um pouco de molho de tomate o recheio de sua preferência e volte ao forno por mais 10 minutos,

• O recheio pode ser o que tiver na geladeira como: frango desfiado, frios, queijo, legumes, você inventa seu recheio….


Milk Shake de Ovomaltine


Ingredientes

2 Bolas grandes de sorvete de creme
4 Colheres de calda de chocolate ou cobertura de sorvete
1 Copo e 1/2 de leite
8 Colheres de ovomaltine
Modo de Preparo

Misturar primeiramente sorvete e leite no liquidificador

Depois acrescentar os outros ingredientes e servir.












MOMENTO DE REFLEXÃO

A semente não pode saber o que vai acontecer, a semente jamais conheceu a flor.
E a semente não pode nem mesmo acreditar que traga em si a potencialidade para transformar-se em uma bela flor.
Longa é a jornada, e sempre será mais seguro não entrar nessa jornada, porque o percurso, é desconhecido, e nada é garantido.
Nada pode ser garantido.
Mil e uma são as incertezas da jornada, muitos são os imprevistos e a semente sente-se em segurança, escondida no interior de um caroço resistente.
Ainda assim ela arrisca, esforça-se; desfaz-se da carapaça que é a sua
segurança, e começa a mover-se.
Não havia perigo para a semente, a semente poderia sobrevivido por milênios, mas para a plantinha os perigos são muitos.
O brotinho lança-se porém, ao desconhecido, em direção ao sol, em direção à fontede luz, sem saber para onde, sem saber porque.
Enorme é a cruz a ser carregada, mas a semente está tomada por um sonho, e segue me frente.
Semente é o caminho para o homem.
É árduo.
Muita coragem será necessária.
Existem pequenas flores silvestres que enfrentam o desafio das rochas, das pedras em seu caminho, para aflorarem à luz do dia.
Envoltas em uma aura de luz dourada, elas exibem a majestade do seu pequenino ser.
Sem nenhum constrangimento, equiparam-se ao sol mais brilhante.
Quando nos afrontamos com uma situação muito difícil, há sempre uma escolha: podemos ficar repletos de ressentimentos e tentar encontrar alguém ou alguma coisa em que pôr a culpa pelas nossas dificuldades, ou podemos enfrentar o desafio e crescer.
As flores nos mostram o caminho, na medida em que sua paixão pela vida as conduz para fora da escuridão, para o mundo da luz.
Não há nenhum sentido em se lutar contra os desafios da vida, ou tentar evitá-los ou negá-los.
Eles estão aí, e se a semente deve transformar-se na flor, precisamos passar por eles.
Seja corajoso o bastante para transformar-se na flor que você foi feito para ser.


Gilson Chveid Oen







Nenhum comentário:

Postar um comentário