Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 27/04/2016


Quarta-feira, 27 de abril de 2016


“Na discussão, o vencido obtém maior proveito, pois aprende o que ainda não sabia.” (Epicuro)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 15,1-8

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus disse:
- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
- Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.
www.paulinas.org.br/diafeliz


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor










MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
O que posso esperar de mim sem Deus?
É possível viver no mundo sem esquecer-se de Deus?
Uma coisa a ser refletida: Sim, é possível viver sem Deus (calma, vou explicar), pois assim vivem aqueles que não acreditam, não crêem e não amam. É possível viver sem acreditar em nada e somente em si. Sim, isso também é possível. Preferir não acreditar em Deus também é possível, MAS como vive aquele que não crê? Em que se apóia nos momentos de dificuldade? A quem busca?
Então precisamos levantar um grande paradoxo: O descrente desconhece ou não reconhece que Deus ainda continua a acompanhá-lo.
“(…) Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. MAS OS OLHOS ESTAVAM-LHES COMO QUE VENDADOS E NÃO O RECONHECERAM”. (Lucas 24, 13-16)
Se pudéssemos comparar assim, diríamos que aquele que prefere ficar longe ou não acreditar na Boa Nova é um cacto plantado num local onde não falta chuva.
Diferentemente dos seus “irmãos” que tem um motivo real (a seca, a aridez, a falta d água) para ser daquele jeito, esse cacto prefere continuar seco sem motivos aparentes. Ele não é isso que demonstra. Por vezes até vemos flores brotando no calar da noite, mas ao amanhecer as vemos no chão. Tem medo de mostrar que tem flores.
Quem prefere esperar de si sem Deus é o próprio cacto. Tem tudo ou quase tudo ao seu redor e a sua disposição, mas prefere, contrariando as expectativas, a manter os espinhos. Tem talentos, dons, mas os esconde ou só os revela as escondidas. Recebem todos os dias as chuvas de bênçãos dedicadas aos filhos, mas ainda prefere ser escravo.
É escravo da mídia, do prazer, da moda, da TV. É escravo da vergonha de admitir que crê em Deus, que deseja um mundo melhor e mais humano; é escravo de sua própria imaginação á imaginar o que pensam ou que andam falando de si; é um ser cismado, pé-atrás, arisco… Engraçado! Foi por você que Jesus se deu na cruz.
Deus não precisa de nós, mas contrapondo a lógica humana, Ele quer precisar. Sente nossa falta, insiste em nos acompanhar, nos momentos certos nos poda, nos que ver crecer, mas respeita a vontade daqueles que preferem ficar longe.
Talvez Claudinho e Buchecha tenham de forma simples, em uma das suas canções mais famosas, apresentado a relação de nossa existência perante o amor de Deus
“(…) Avião sem asa, Fogueira sem brasa, Sou eu assim, sem você. Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola, Sou eu assim, sem você… Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim Eu te quero a todo instante Nem mil auto-falantes Vão poder falar por mim… (…) Tô louco prá te ver chegar Tô louco prá te ter nas mãos Deitar no teu abraço Retomar o pedaço Que falta no meu coração… Eu não existo longe de você E a solidão é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver, Mas o relógio tá de mal comigo…”. (Fico assim sem você – Caudinho e Buchecha)
Ninguém precisa ser só ainda mais se sabe que Deus o ama. O problema é que ainda existem muito que nunca foram apresentados a esse amor. São ramos secos por não saber da videira.
Temos muito que fazer.
Um imenso abraço fraterno









CURIOSIDADES

Você sabia?

1-As ovelhas cometem suicídio em massa. A maior ocorrência foi registrada na Turquia, em 2005, onde 1500 ovelhas "caíram" de um precipício, resultando em 450 animais mortos.


2- A Suécia é famosa por ter políticos leais e honestos. Um Político ganha o mesmo que um cidadão comum ou até menos, andam de metrô e ônibus como todo mundo. Moram em apartamentos de um quarto, na Suécia os Políticos não tem luxo.


3- A fábrica de Boeings (aviões) de Seattle é tão grande que nuvens de chuva começaram a se formar dentro dela.


4- Em 2015, a Rússia incluiu os transsexuais e transgêneros entre o grupo de pessoas que não podem tirar licença para dirigir.


5- No nosso corpo, há ferro suficiente para produzir um prego


6- Quando as pessoas não comem o que querem o cérebro fica frustrado e desiste 50% mais rápido de tarefas difíceis.


7- Em 2009, Brian Acton tentou arrumar um emprego no Facebook, mas foi rejeitado. Mais tarde, Brian acabou criando o WhatsApp. Cinco anos depois, o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 19 Bilhões...


8- Uma pesquisa feita em 1950 apontou que as pessoas riam em média um total de 18 minutos por dia. Hoje, rimos apenas cerca de 4 a 6 minutos por dia.


9- O jogador Alemão, Mesut Özil, doou sua premiação da copa do mundo para pagar cirurgias de 23 crianças Brasileiras.


10- Os seios envelhecem mais rápido que o resto do corpo.








MOMENTO DE REFLEXÃO

O amor tem muitas faces. As faces que vemos mais freqüentemente são aquelas da paixão e do romance. Nós falamos em estar apaixonados e sentimos, também, aquele friozinho na barriga como se estivéssemos em queda livre. Mas a face de amor que eu mais aprecio não é aquela romântica, mas sim a face da devoção.
Eu vejo isto naquele casal à mesa para o jantar tendo mais uma discordância. Para assombro das crianças, o pai salta da cadeira, agarra duas folhas de papel, e diz para sua esposa,
- Vamos fazer uma lista de tudo aquilo que não gostamos no outro.
Ela concordou e começou a escrever. Ele, enquanto isso, sentado e carrancudo.
Ela olha para cima, pensativa e ele começa a escrever.
Enquanto ela continua listando reclamações, ele olha fixamente para ela.
Novamente, enquanto ela olha pensativa para cima ele se põe a escrever no papel.
Ele pára para observá-la, e todas as vezes em que capta seu olhar, ele novamente se põe a escrever.
Finalmente terminam.
- Vamos trocar as reclamações, ele disse. E entregam, um ao outro, as suas listas.
Ela dá uma olhada em sua folha e suplica,
- Dê a minha de volta!
Em toda a sua folha ele tinha escrito: "Eu te amo, eu te amo, eu te amo".
Suas crianças sempre se lembrarão daquele momento com humor e carinho.
Tanto quanto aprecio o romance, é de uma devoção decidida que eu mais preciso.
Eu gosto daquele amor que diz,
- Estarei contigo para o que der e vier!
É uma face do amor que pode ser freqüentemente vista entre pais e entre avós, entre muitos cônjuges, e até entre bons amigos.
E é nesta face que, quando eu olho atentamente e perto o suficiente, que eu posso ver a face de Deus.
Se você não observou esta face do amor ultimamente, olhe bem de pertinho. Você ficará surpreso quando a encontrar!

Tradução SergioBarros




Nenhum comentário:

Postar um comentário