Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 09/02/2016


Terça-feira, 09 de fevereiro de 2016


“Preocupe-se mais com sua consciência do que com a sua reputação. Porque a sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam é problema deles.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 7,1-13


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.
Neste Evangelho, Jesus desmascara o que está por trás de certas práticas apresentadas como religiosas. E toma como exemplo a desobediência ao quarto mandamento. “Corban” era o voto pelo qual uma pessoa consagrava a Deus algum bem, tornando-o intocável e reservado somente ao tesouro do Templo, mas na verdade a intenção era livrar-se da obrigação sustentar os pais.
Nós precisamos de tradições e costumes, mas eles não podem colocar-se acima da Lei de Deus, nem serem considerados definitivos, pois a vida humana sempre evolui.
Não confundir com a Tradição, que é a maneira que a Igreja tem, inspirada pelo Espírito Santo, de interpretar as Sagradas Escrituras. Esta Tradição vem desde o tempo dos Apóstolos, e é perene. O problema é quando, aferrados a tradições humanas, nos afastamos da verdadeira Tradição da Igreja. Mas o Espírito Santo, que acompanha a Igreja e as Comunidades, nos dá o dom do discernimento para distinguirmos o que vem da Tradição, e o que são meras tradições ou costumes humanos.
A citação do profeta Isaías, feita por Jesus, nos dá a chave para entendermos por que certas pessoas se aferram cegamente a tradições. É porque elas são incapazes de crer, por isso substituem a fé por certos costumes, aos quais se apegam e não querem largar, mesmo que a Hierarquia da Igreja se posicione contra: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Is 29,13).
Certa vez, um jovem sacerdote tomou posse numa paróquia como pároco. Antes aquela paróquia tinha ficado um bom tempo sem padre.
Quando chegou a preparação da festa do padroeiro, a comissão da festa disse ao padre que era costume preparar dois almoços no dia da festa: um para o padre, as autoridades, os músicos da banda e os festeiros; e outro para todo o povão, mais de quinhentas pessoas.
O padre sugeriu que acabasse com essa tradição e fosse preparado um almoço só para todos. Entretanto, a comissão foi irredutível, e o padre acabou ficando calado.
Quando chegou o dia da festa, houve de manhã a procissão, em seguida a Missa e por fim o almoço. O almoço da elite foi preparado num clube, com leitoa assada, vinho e tudo mais; e o almoço do povo foi preparado num parque de exposições, com apenas galinhada, maionese e suco.
O padre, durante a Missa, teve uma idéia: Simplesmente “fugir” e ir almoçar com o povão.
Lá no clube deu o maior transtorno, porque ficaram esperando o padre para começar. Como ele não chegava nunca, foram atrás e o encontraram almoçando junto com as Irmãs religiosas, no meio do povão. Insistiram que ele fosse para o clube, pois a comida estava esfriando, mas ele foi irredutível e não foi. Acabaram almoçando sem o padre. No ano seguinte, ninguém duvidou: foi preparado um almoço só para todos e todas.
Se você fosse o padre naquela paróquia, que atitude você tomaria?
As tradições são necessárias na nossa vida em grupo, e também na Igreja; mas precisamos tomar cuidado para que elas não se tornem um contra testemunho.
Maria Santíssima não seguiu as tradições caducas do seu povo. A mulher não podia falar em público, ela falava. A mulher não costumava tomar iniciativas, ela tomava... Que Maria interceda por nós, a fim de só seguirmos tradições quando elas são benéficas e contribuem para o Reino de Deus.
Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.






­­
COMPORTAMENTO

Tome as Rédeas da Sua Vida

Você é daquelas que não consegue viver sem um livro de cabeceira? Então estamos no mesmo barco e existem alguns livros que simplesmente pode encantar e dar mais brilho e luz para a sua vida. A grande maioria das pessoas tem medo, de tudo, mas principalmente da mudança ou então se fugir de dogmas sociais e convenções. Qual mulher já não ouviu: “você precisa casar”, “você precisa ter filhos”, “se não arranjar logo um namorado vai ficar para titia”. E por aí se seguem infames afirmações na mesa do almoço em família.
É incrível como a grama da vizinha parece mais verde não é mesmo? Mas você está enganada se pensa que aquela mulher que vive um belo casamento, com um homem espetacular e um bebezinho lindo no colo é completamente feliz. A vida é feita de escolhas não é mesmo? Então escolha ter tudo o que sempre desejou. Parece ser tão complicado, mas não é.
Muitas vezes nos acomodamos simplesmente para não ter problemas, para não ter que enfrentar mais uma batalha árdua. Uma crise no casamento pode abalar toda a sua estrutura familiar e principalmente psicológica. Algumas amigas dizem que você deve se separar, aliás, a maioria delas dizem isso, mas todas acabam voltando para casa e dormindo de conchinha com os seus namorados e maridos.

O Comodismo
Esse é sem dúvidas o pior inimigo que uma mulher poderia ter. O medo da mudança é simplesmente apavorante e, portanto, sempre encontramos uma desculpa para ficarmos no mesmo lugar onde estamos mesmo que essa desculpa esteja no fundo da gaveta mais capenga que você tem no guarda-roupa.
Segundo pesquisas, grande parte das mulheres gostariam de poder dar um tempo de tudo: dos filhos, do casamento, do marido. Mas quem não gostaria? Quem não gostaria de ter a oportunidade de viver uma vida diferente e por comparar se a escolha foi a mais correta? Muitas pessoas se casam por puro medo da velhice, de ficar sozinho no final da vida e tantas outras têm filhos pelo mesmo motivo. Será que isso é o melhor a ser feito?

Aventure-se

A nossa cultura ocidental está sempre nos empurrando para uma vida estável, com um casamento perfeito e uma família unida. Não que isso seja ruim, porque não é. Mas você já parou para pensar se você vai casar porque realmente quer passar o resto da sua vida ao lado apenas daquela pessoa ou porque pensa que é correto a se fazer?
Não há felicidade numa vida cheia de regras e de preconceitos onde a mulher como mais de 30 anos que ainda não casou está fadada a viver na solidão e infeliz. E desde quando se estabeleceu que não casar é sinônimo de solidão e tristeza? Será que já não é hora de rever esses conceitos?







MOMENTO DE REFLEXÃO


Gente fina é aquela que é tão especial que a gente nem percebe se é gorda, magra, velha, moça, loira, morena, alta ou baixa.
Ela é gente fina, ou seja, está acima de qualquer classificação. Todos a querem por perto. Tem um astral leve, mas sabe aprofundar as questões quando necessário.
É simpática, mas não bobalhona. É uma pessoa direita, mas não escravizada pelos certos e errados: sabe transgredir sem agredir.
Gente fina é aquela que é generosa, mas não banana. Te ajuda, mas permite que você cresça sozinho.
Gente fina diz mais sim do que não, e faz isso naturalmente, não somente para agradar.
Gente fina se sente confortável em qualquer ambiente: num boteco de beira de estrada e num castelo no interior da Escócia.
Gente fina não julga ninguém. Tem opinião, apenas.
Gente fina não esnoba, não humilha, não trapaceia, não compete, e como o próprio nome diz, não engrossa.
Gente fina não veio ao mundo para colocar areia no projeto dos outros.
Ela não pesa, mesmo sendo gorda, e não é leviana, mesmo sendo magra.
Gente fina não faz fofoca, coloca-se no lugar do outro.
Gente fina é amável, honesta, verdadeira e confiável.
Gente fina... é que tinha que virar tendência.
Se colocarmos na balança, é ELA, quem faz a diferença.
Gente fina é generosa, suas mãos têm sempre algo a oferecer.
Jesus Cristo não julgou quando nos mandou amar.

Não se ama porque é fácil. Ama-se porque Deus é amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário