Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 14/11/2015


Sábado, 14 de novembro de 2015


"Para todos os males existe dois remédios, o tempo e o silêncio"



EVANGELHO DE HOJE
Lc 18,1-8

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’. Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Não temo a Deus e não respeito ninguém. Mas esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir!’”. E o Senhor acrescentou: “Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra?"

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Deus fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele.

Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola do juiz injusto, que não queria atender a viúva e, no fim, só a atendeu devido à insistência dela. O centro da parábola não é o juiz, evidentemente, mas a viúva, e mais precisamente, a insistência da viúva.
Quando rezamos, Deus nos atende logo e não nos faz esperar. Acontece que ele faz o que é bom para nós e do jeito que é melhor para nós, o que nem sempre coincide com o que nós pensamos.
O evangelista S. Lucas começa a narração com as seguintes palavras: “Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir”. Está aí o objetivo da parábola. Devemos ser, diante de Deus, como a viúva diante do juiz: pedir, pedir, pedir... e ficarmos insistindo até receber o que queremos.
Devemos persistir na oração, mesmo quando dá impressão que Deus não está ouvindo. Deus é Pai amoroso. Ele nos escuta com atenção, desde o primeiro pedido que fizemos. Escuta e atende. A forma dele atender é que, muitas vezes, é um mistério para nós.
A oração é também uma escola. Ela purifica os nossos afetos, organiza as nossas idéias, direciona os nossos pensamentos e vai, aos poucos, colocando-nos no caminho certo da nossa felicidade. O resultado da oração perseverante é sempre uma grande alegria, ânimo e vontade de lutar e vencer.
Quando rezamos, Deus nos atende mostrando-nos os primeiros passos do caminho. Os outros passos, ele vai mostrar depois que dermos os primeiros passos. Se ele nos mostrasse todos os passos logo no início, correríamos o risco de esquecê-los. “Não vos preocupeis com o dia de amanhã”.
Quem não reza, afoga-se num copo d’água. O horizonte das nossas possibilidades é bem pequeno, termina logo ali. Nós não dominamos nem a nós mesmos! Daí a angústia. Mas com Deus as nossas possibilidades tornam-se infinitas e sem fronteiras.
Santo Afonso Maria de Ligório dizia: “Quem reza se salva, quem não reza se condena”. Nós não queremos ser condenados, por isso vamos rezar.
Rezar de manhã, rezar ao meio dia, rezar à noite; rezar quando estamos tristes e quando estamos alegres; rezar principalmente quando somos tentados. As tentações começam pelos nossos pensamentos. Portanto, desde aí, já devemos rebatê-los com uma prece. Pode ser uma oração curtinha, que chamamos jaculatórias, feitas mentalmente. “Vigiai e orai para não cairdes em tentação”. Em resumo, rezar sempre e nunca cessar de o fazer.
A oração age em nós como limpa-brisa de carro. As falhas diárias vão embaçando a nossa visão, obscurecendo a inteligência, enfraquecendo a vontade, descontrolando os sentimentos... É hora de ligar o limpa-brisa, através da oração.
Deus caminha ao nosso lado nas vinte e quatro horas do dia. Mas, por respeito à nossa liberdade, ele não entra na nossa vida, se não pedirmos. Ele fica nos esperando em cada esquina da vida, com seus sinais, alertas, advertências e convites. Ele é capaz de morrer na Cruz, na nossa frente, mas sem interferir na nossa liberdade. Agora, se pedimos, abrindo a porta para ele, maravilhas acontecerão.
A oração é estrada de duas mãos. Nós falamos com Deus e Deus fala conosco. Imagine um amigo encontrar-se com você e falar o tempo todo! Seria chato, não? Às vezes, somos chatos com Deus, pois não o deixamos falar nada para nós! Ele nos fala através da Sagrada Escritura.
Quem toma a iniciativa da oração é sempre Deus. Ele que percebe as nossas necessidades, e nos inspira, movendo-nos a pedir, a agradecer, a pedir perdão, a louvá-lo... “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,15). Deus é que nos dá o pensar, o querer e o agir.
O destaque está na persistência da viúva. Se até um homem ruim atende, por causa da insistência, quanto mais Deus que é nosso Pai amoroso! “Será que vai fazê-los esperar?”
No final da parábola, Jesus lamenta: “Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” Que pena a falta de fé! Nós perdemos a fé por tão pouca coisa! Basta um aparente atraso de Deus em nos atender, pronto.
Vamos responder à pergunta de Jesus, dizendo: “Sim, Jesus. Quando o Senhor vier, vai encontrar fé. Como Santa Mônica, nós, através da oração, vamos perseverar firmes na fé, confiantes na esperança e alegres na caridade”.

Havia, certa vez, um mendigo que passava o dia na rodoviária pedindo esmolas. As pessoas davam moedinhas para ele.
Um dia, ele viu um homem indo embora, foi atrás, bateu nas costas dele e disse: “Por favor, o senhor podia dar-me uma moeda de dez centavos?” Assim que o homem se virou para trás, o mendigo o reconheceu: era seu pai! Então disse: “Meu pai! O senhor não está me conhecendo?”
O pai lançou-se ao pescoço dele e falou emocionado: “Meu filho! Já fazem dezoito anos que estou procurando você! Eu quero dar-lhe tudo o que eu possuo, todos os meus bens”.
Que nós não andemos pela vida em busca de dez centavos, sendo que ao nosso lado está o nosso Pai, rico e amoroso, que quer dar-nos tudo o que possui. O bom Deus quer que lhe entreguemos todas as nossas preocupações, para assim podermos dedicar-nos mais ao cumprimento da sua vontade sobre nós.
Maria Santíssima é nossa Mestra de oração. “Ensina teu povo a rezar, Maria, Mãe de Jesus!”
Deus fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele.









CASA, LAR E FAMÍLIA

12 usos da canela que vão além do tempero

Confira abaixo 12 usos surpreendentes e mais benefícios da canela:

1. Lábios volumosos

Não precisa optar por nenhum procedimento cirúrgico ou estético para conquistar lábios bonitos e volumosos – no melhor estilo Angelina Jolie. Basta misturar uma colher de café de canela em pó com um produto labial de sua preferência (manteiga de cacau, vaselina etc.). Aplique a mistura em seus lábios e aguarde alguns minutos. Seus lábios provavelmente começarão a formigar (se essa sensação for muito desconfortável , não repita o procedimento). Depois retire a mistura com água.

2. Máscara facial anti acne

Misture uma  colher de chá de mel e uma terça parte de colher de chá de canela. Aplique em seu rosto e deixe por cerca de dez minutos. Depois lave bem com água e enxugue.

3. Tratamento para crescimento do cabelo

A perda de cabelo é sempre uma experiência ruim, não importa a causa. Mas a boa notícia é que a canela também pode ajudar! Uma forma de estimular o crescimento é usar, semanalmente, uma máscara caseira feita com canela. (Mas antes de apostar nessa ideia, certifique-se com seu médico de que pode tentar esta alternativa, especialmente se  tem um couro cabeludo sensível).

Misture uma colher de chá de canela e outra de mel em 2 colheres de chá  de azeite quente. Adicione um ovo para engrossar a máscara. Aplique a solução nos cabelos molhados e deixe agir por 10 ou 15 minutos. Depois lave bem com shampoo

4. Combate ao mau hálito

Coloque cinco paus de canela na água (um copo) e deixe ferver. Terá um óptimo anticéptico bucal caseiro!

5. Esfoliar a pele

Para retirar as células mortas da pele e restaurar seu brilho e maciez, faça uma mistura de sal marinho, óleo de amêndoas, azeite, mel e canela em pó. Passe sobre a pele, deixe agir por alguns segundos e depois enxagúe.

6. Fragrância para a casa

Ferva cidra de maçã com um pau de canela e alguns cravos e obtenha uma óptima fragrância para a sua casa.

7. Repelir traças

Um punhado de canela em pau funciona muito bem para repelir traças. Vale a pena ter em casa e colocar em pontos estratégicos!

8. Enfeites

Utilize cinco ou seis canelas em pau e amarre-as com uma fita simples para decorar sua cozinha, área de churrasco ou varanda, por exemplo. Ou ainda, utilize esta ideia na época do Natal e amarre as canelas em pau com um lindo laço de tema natalino.

9. Acabar com as formigas

A canela pode ajudar  a se livrar das formigas que estão andando pela sua casa. Polvilhe um pouco de canela em pó sobre os caminhos formados por elas.

10. Reduzir o açúcar no sangue

Tem bons motivos para incluir a canela na sua dieta. Temperar um alimento com teor elevado de açúcar com ela ajuda a diminuir o impacto dessa substância.

11. Tratamento de gripes e resfriados

A canela é uma grande aliada da nossa saúde. É excelente, inclusive, no tratamento de gripes e resfriados, especialmente se for consumida em forma de chá – que alivia os sintomas da doença, já que aquece o corpo e expulsa o agente infeccioso pelos poros. Uma dica é acrescentar gengibre no preparo para potencializar essa propriedade.

12. Melhorar o colesterol

Muitos médicos recomendam o consumo de meia colher (de sopa) de canela por dia, pois ela tem papel importante no combate ao colesterol. Os antioxidantes presentes na especiaria ajudam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez, o que contribui para que os níveis de colesterol não se elevem.

Agora você já tem óptimos motivos para ter um saquinho de canela em pó ou canela em pau sempre às mãos! Além de deixar os alimentos mais gostosos, a especiaria faz bem à saúde e tem muitas utilidades em casa.








MOMENTO DE REFLEXÃO

Seu nome é Joe.
Tem o cabelo um tanto quanto selvagem, usa velhas camisas que até tem alguns furos, calças jeans e, na maioria das vezes, nenhum calçado. Esta foi sua indumentária durante os seus quatro anos de faculdade. É brilhante.
 Um tipo meio estranho (aliás muito estranho), mas muito brilhante.
 Acabou por se tornar um cristão durante o período de faculdade.

Situada em uma rua do campus, a igreja era freqüentada por pessoas muito bem vestidas e muito conservadoras.

Um dia Joe decidiu ir até lá.
Adentrou com aquele seu jeito: descalço, calças jeans, camiseta e seu cabelo selvagem.
A cerimônia já tinha começado e Joe andou pelos corredores à procura de algum lugar vago. A igreja estava completamente cheia e ele não conseguiu encontrar um assento.

Podia-se perceber que para algumas pessoas a situação era incômoda, mas ninguém disse nada.
Joe foi chegando cada vez mais perto do altar e quando percebeu que não havia nenhum assento vago, ele simplesmente sentou-se direto no tapete.
Embora fosse um comportamento perfeitamente aceitável em meio à uma faculdade, isto nunca tinha acontecido naquela igreja.

Agora as pessoas estavam visivelmente irritadas e a tensão podia ser sentida no ar.

O ministro percebeu que saindo dos fundos da igreja, um velho padre caminhava lentamente em direção à Joe.
O diácono está com seus quase oitenta anos, o cabelo chega a ser prateado, veste um elegante terno e traz um relógio de bolso.
Um homem devoto, muito elegante, muito digno, muito nobre.
Caminha com um bastão e enquanto anda em direção ao jovem, todos dizem a si mesmos
- Não se pode responsabilizá-lo pelo que irá fazer.
Não se deve esperar que um homem com esta idade e formação, vá compreender um jovem da faculdade sentado no chão da igreja...

Passa-se um bom tempo até o homem alcançar o jovem.
A igreja está em total silencio, à exceção do estalar do bastão.
 Todos os olhos estão fixos nele.
 Não se ouve nem uma respiração qualquer.
As pessoas estão pensando, o ministro não pode fazer a leitura até que o diácono faça o que tem que fazer.

E então vêem aquele homem idoso deixar cair seu bastão no chão.
 Com grande dificuldade se abaixa e senta-se ao lado de Joe e lhe diz
- Assim você não estará sozinho.

Estão todos ainda sufocados pela emoção, quando o ministro recupera o controle e diz,
- O que estou a ponto de lhes dizer, vocês jamais se lembrarão.
O que vocês acabaram de assistir, jamais se esquecerão.


Tradução SergioBarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário